14.5.15

MARABRAZ


A MARABRAZ tem como principal missão ajudar a realizar o sonho de milhões de brasileiros em mobiliar a casa toda com preço acessível e justo, oferecendo móveis de qualidade, enorme variedade e bom atendimento. Por isso a rede ficou conhecida como “a especialista em móveis”. 

A história 
Tudo começou em 1972 quando Abdu Hadi Mohamed Fares, um imigrante libanês que havia chegado a São Paulo na década de 1950, comprou um terreno na Avenida Parada Pinto, zona norte da cidade, onde construiu uma loja, e, nos pisos superiores duas residências. Uma para morar com sua família e outra para locação. O nome do comércio familiar que vendia móveis residenciais era CREDI FARES. Desde o início, Fares sempre fez questão de manter um forte vínculo com os consumidores. O tempo vai passando e a cada dia o pequeno comércio familiar ganha mais e mais clientes. Em 1978, quando o patriarca Abdul morreu precocemente aos 48 anos de idade, o patrimônio dos Fares se resumia a duas pequenas lojas de móveis ainda batizadas de Credi Fares, na Vila Nova Cachoeirinha, bairro da zona norte de São Paulo. Nada mal para um estrangeiro que chegou ao Brasil como mascate, mas algo ainda bem distante do que os filhos iriam construir no futuro.


E foi justamente com a morte do patriarca que os quatro filhos (Nasser, Jamel, Adiel e Bahjet), que desde muito jovens já trabalhavam nas lojas, fazendo inúmeras funções, desde limpeza até ajudar nas entregas, assumiram o comando dos negócios. Nos anos seguintes, eles desenvolveram uma fórmula de sucesso para fazer caber nos orçamentos populares as prestações mensais dos móveis que vendiam. E descobriram que, com promoções e mais lojas, ampliavam a sua rentabilidade. Porém, foi somente em meados de 1986 que foi inaugurada a primeira loja com o nome MARABRAZ na Vila Nova Cachoeirinha. O Centro de Distribuição estava localizado atrás da loja. A partir deste momento nascia um grande desafio para os quatro irmãos: trabalhar arduamente para a construção de uma nova marca. Logo após, todas as lojas Credi Fares foram renomeadas para MARABRAZ. Nos anos seguintes outras unidades foram inauguradas pela cidade.


Foi em 1990 que a marca criou um slogan que se tornaria reconhecido por boa parte da população brasileira: “Lojas Marabraz, preço menor, ninguém faz”. Pouco depois, em 1994, para atender a crescente demanda, a empresa inaugurou o segundo Centro de Distribuição em Jaraguá. A história da empresa começaria a mudar em 1997, quando a MARABRAZ assinou o primeiro contrato com a dupla sertaneja Zezé de Camargo & Luciano para que fossem garotos-propaganda. A partir deste momento a marca começaria a ganhar reconhecimento e força no cenário varejista e entre as classes sociais C, D e E. Vale ressaltar que até hoje a dupla aparece nas campanhas publicitárias da marca. A afinidade e penetração das campanhas com Zezé de Camargo & Luciano é tão grande que muitos ainda acham que eles são donos da MARABRAZ (o que não é verdade).


Em dez anos a MARABRAZ se tornou um verdadeiro gigante do varejo de móveis, abriu novas lojas na região metropolitana, baixada santista e interior paulista e, em 2006, inaugurou o terceiro maior Centro de Distribuição da América Latina em Cajamar (SP), com 220.000m² de área, para dinamizar o abastecimento de móveis à sua rede varejista. Além disso, nesse período a rede ampliou a oferta de produtos ao passar a vender colchões, tapetes e móveis para escritório. Outra importante ferramenta para aumentar as vendas foi a criação da campanha Limpa Estoque Marabraz, considerada a maior liquidação de móveis do país e realizada todo mês de janeiro, onde é possível comprar móveis para toda a casa com enormes e generosos descontos. Mais recentemente, em 2012, a rede resolveu apostar na segmentação com a inauguração da primeira MARABRAZ COLCHÕES. Hoje em dia, essas lojas oferecem aos consumidores uma completa linha de colchões (nas categorias casal, solteiro, infanto-juvenil), além de camas box e travesseiros. Em 2014 a maior rede especializada em móveis do país, resolveu renovar sua comunicação e contratou o ator Fábio Porchat para estrelar suas campanhas publicitárias. O objetivo é impactar um novo perfil de público: os jovens.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo de sua história. E foi somente em relação à coloração: o azul forte e claro deu lugar a uma tonalidade mais escura.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1972 
● Fundador: Abdu Hadi Mohamed Fares 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Marabraz Comercial Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Nasser Fares 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 136 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 3.200 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Móveis para dormitório, cozinha e sala 
● Concorrentes diretos: Casas Bahia, Lojas Cem, Gazin, Lojas Colombo, Ponto Frio e Magazine Luiza 
● Ícones: A dupla Zezé de Camargo & Luciano 
● Slogan: Lojas Marabraz, preço menor, ninguém faz. 
● Website: www.marabraz.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a MARABRAZ, maior rede varejista especializada exclusivamente em móveis do mercado brasileiro, conta com mais de 135 lojas localizadas na capital paulista, Baixada Santista, Vale do Paraíba, região metropolitana e interior do estado. De capital 100% nacional, a MARABRAZ possui o terceiro maior centro de distribuição da América Latina, localizado na cidade de Cajamar (SP). As vendas a prazo respondem por mais de 90% das vendas da rede. 

Você sabia? 
Hoje em dia a empresa é dirigida pelos irmãos Fares (Nasser, Jamel, Adiel e Bahjet), que aprenderam a fórmula de crescimento do comércio, e com isso, conseguem ajudar também as pessoas mais carentes da zona norte de São Paulo, apoiando instituições de caridade, promovendo jantares e até com a abertura de uma clínica médica popular, a Clínica Fares. 
MARABRAZ é um dos maiores e mais misteriosos grupos varejistas do país. Isto porque a família Fares odeia holofotes, mídia e raramente se deixa fotografar. 
A família Fares arrematou a marca Mappin em um leilão no início de 2010 por R$ 5 milhões e desde então tem feito mistério sobre o futuro de uma das mais tradicionais varejistas do país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/5/2015

2 comentários:

Unknown disse...

O que significa Marabraz

Anônimo disse...

Mara Maravilha

Braz Brasil