16.9.15

ESTRELLA GALICIA


Se você acha que a Espanha não sabe fazer cerveja, ledo engano. Não somente os espanhóis sabem como fazem com uma qualidade excepcional. Toda essa competência é retratada pela centenária marca ESTRELLA GALICIA, que com seu sabor refrescante vem conquistando consumidores exigentes em muitos países do mundo. Consagradas no universo cervejeiro, as cervejas da marca espanhola são elaboradas especialmente para agradar a quem busca uma bebida produzida com excelência. 

A história 
Tudo começou no final do século XIX quando o senhor José María Rivera Corral retorna de sua imigração para o México e escolhe a cidade de La Coruña, na província espanhola da Galícia, para em 1906 fundar seu novo empreendimento, batizado de La Estrella de Galicia. Além de fabricar gelo, a nova empresa também produzia um produto ainda pouco popular entre os espanhóis: a cerveja. Ele escolheu o nome de sua nova empresa e de sua cerveja como uma referência ao seu antigo negócio em Veracruz, La Estrella de Oro, que comercializava chocolate e farinha. A marca LA ESTRELLA DE GALICIA seria registrada em 1908. Já em 1913, a produção de cerveja se mostrava mais rentável que a de gelo, que acabou sendo interrompida.
  

Em 1921, a modernização de sua fábrica permitiu um significativo aumento na produção e também ampliar sua linha de cervejas com novas versões: além da Pilsen, a Munich, a Bock e a Doble Bock. Durante esta década o cenário do segmento cervejeiro na Espanha era o seguinte: o número de cervejarias foi drasticamente reduzido, seja por falência ou processos de integração horizontal. As fusões foram resultados da necessidade de aumentar a produção para satisfazer uma procura cada vez maior dos consumidores. O consumo de cerveja em garrafa foi popularizado. A LA ESTRELLA DE GALICIA foi uma das poucas cervejarias a sobreviver, principalmente por ser capaz de realizar uma renovação tecnológica, além de modernizar e expandir sua fábrica. O resultado foi uma mudança significativa no processo de produção com a cerveja em barril (não pasteurizada) e engarrafada (pasteurizada). Com isso, o consumo da LA ESTRELLA DE GALICIA aumentou significativamente. Nessa época, iniciou-se o cultivo de lúpulo próprio como resposta à falta de abastecimento de matérias-primas.
   

Em 1936, com a empresa já bem estabelecida, morreu José María Rivera Corral. Seu filho e sucessor, Ramon Rivera Illade, formado em ciências comerciais em Hamburgo e um dos primeiros espanhóis a obter diploma de Mestre Cervejeiro, empreendeu várias transformações para adaptar a fábrica para os novos tempos. Durante a Guerra Civil Espanhola, houve um declínio nas vendas, que foi compensado pelas vendas para o exército do General Franco. Foi um período difícil para a cervejaria da Galícia. Depois de passar por mais dificuldades durante a Segunda Guerra Mundial, a LA ESTRELLA DE GALICIA retomou seu crescimento, assim como todo segmento de cervejas nacionais. Com isso, no final dos anos de 1950, a empresa começou a remodelação da fábrica de Cuatro Caminos, que durou até 1962. Como resultado, a cervejaria automatizou os processos de produção, permitindo oferecer um produto consistente e com personalidade própria.
   

Dois anos mais tarde, com a morte de Ramon Rivera a terceira geração da família assumiu o comando dos negócios. Na década de 1960, o consumo de cerveja explodiu no mercado espanhol. Cada vez mais, a cerveja se tornava uma bebida popular, deixando de ser um produto exclusivo das classes médias. Com isso, a solução foi aumentar a produção através da introdução de mais avanços tecnológicos. Em 1967, a decisão de comprar um terreno na localidade de A Grela, na periferia da cidade, seria decisiva para o crescimento da LA ESTRELLA DE GALICIA. A decisão pesava sobre todas as vantagens de localização, sendo muito mais perto de potenciais mercados consumidores. A nova fábrica foi equipada com tecnologia avançada. A estratégia comercial era fortalecer o mercado galego.
  

Em 1971 aconteceu uma grande mudança: o nome da marca foi abreviado apenas para ESTRELLA GALICIA. O sucesso de vendas da marca na década de 1970 resultou no desenvolvimento de novos produtos e a produção alcançou a marca de 10 milhões de litros. Os resultados mais espetaculares foram alcançados com o lançamento da ESTRELLA GALICIA em lata no ano de 1979 e com a introdução em 1982 de uma cerveja extra (batizada de La Colorada) e da ESTRELLA DE NAVIDAD, uma edição limitada disponível apenas para as festas de Natal (o que se transformou em uma tradição anual da marca espanhola), e que hoje utiliza em sua produção lúpulo próprio cultivado nos terrenos que a empresa possui no Centro de Investigações Agrárias de Mabegondo em La Coruña. Pouco depois, em 1985, o primeiro anúncio televisivo da marca foi transmitido pela Televisão Galega.
  

Outra novidade ocorreu em 1988 com o lançamento da primeira cerveja sem álcool da marca. Batizada inicialmente de ESTRELLA GALICIA SIN (em 2011 seria relançada como ESTRELLA GALICIA 0,0) começou a ser fabricada em pequenas quantidades até meados dos anos de 1990, quando se desenvolveu a produção de cerveja a pressão sem álcool. O consumo de cerveja diminuiu com a adesão da Espanha à Comunidade Europeia e, posteriormente, durante os primeiros anos da década de 1990, devido à queda no turismo. Mas durou pouco tempo, pois a Espanha se tornou o terceiro maior produtor de cerveja da Comunidade Europeia, atrás apenas da Alemanha e Reino Unido. O consumo por pessoa melhorou consideravelmente e a ESTRELLA GALICIA aproveitou esse momento. Em 1993 a empresa lançou a 1906 RESERVA ESPECIAL (uma cerveja tipo Vienna Lager), em comemoração ao ano em que a fábrica original foi inaugurada.
   

A transferência de comando dos negócios para a quarta geração ocorreu em 1999 e, até 2004, as vendas dobraram. O que contribuiu para este aumento, por um lado, foi o clima, que era muito favorável, com pequenos invernos rigorosos e verões quentes e, por outro, com a intensificação do turismo. Neste momento a região da Galícia ficou pequena e a empresa empreendeu a busca por novos mercados. Iniciou a expansão para o mercado nacional e, timidamente, internacional, quando foram dados os primeiros passos em países europeus, nos Estados Unidos e no México, nestes dois países através de acordos com distribuidores locais. Também ocorreu o lançamento de novas cervejas com formatos mais atrativos como a garrafa long neck, a tampa abre-fácil ou o rótulo serigrafado.
  

Nos anos seguintes a ESTRELLA GALICIA intensificou seus esforços para aumentar ainda mais sua participação no mercado espanhol, principalmente com o lançamento de campanhas publicitárias nacionais. Além disso, ampliou exponencialmente seu portfólio com o lançamento de novos produtos como: ESTRELLA GALICIA LIGHT (com menos da metade de álcool e um terço menos das calorias, o que resultou em uma cerveja um pouco mais suave, ligeiramente menos amarga e com uma cor pálida característica das cervejas Pilsen), SHANDY ESTRELLA GALICIA (cerveja tipo Lager aromatizada com um toque de limão e leve teor alcoólico), 1906 RED VINTAGE (introduzida em 2013, se caracteriza por suas notas de malte tostado, espuma cremosa e compacta, com bolhas muito pequenas, baseada em uma antiga receita da “Especial Extra” também conhecida como “La Colorada”, produzida pela empresa anteriormente) e ESTRELLA GALICIA PILSEN (cerveja muito refrescante e mais fácil de beber).
   

Outra estratégia adotada pela marca foi o lançamento de edições especiais, sazonais e limitadas, como por exemplo, ESTRELLA GALICIA XACOBEU (uma cerveja 100% malte de cor pálida) e ESTRELLA GALICIA SELECCIÓN (uma cerveja com um caráter forte e tonalidade escura, introduzida em 2012). Além dessas novidades, a expansão internacional também foi expandida com as cervejas da marca chegando a países como China, Japão, Filipinas e Rússia. Nos anos seguintes, a cervejaria investiu no lançamento de cervejas Premium e especiais, como por exemplo: 1906 BLACK COUPAGE (2014), uma cerveja com notas de chocolate e café; ESTRELLA GALICIA SIN GLUTEN (2015), cerveja de cor dourada brilhante, obtida através da aplicação de uma enzima que quebra a cadeia de algumas proteínas durante o processo produtivo, entre elas, o glúten; FÁBRICA DE CERVEZAS ESTRELLA GALICIA (2017), uma linha de cervejas artesanais que conta com o lançamento de diferentes edições limitadas ao longo do ano, e cujo fator comum é a utilização de ingredientes 100% naturais galegos, tanto da terra como do mar; 1906 GALICIAN IRISH RED ALE (2020), uma cerveja de inspiração irlandesa resultante da mistura de quatro maltes e quatro lúpulos; ESTRELLA GALICIA 0,0 NEGRA (2020), cerveja escura e sem álcool; e ESTRELLA GALICIA 0,0 TOSTADA (2020), uma cerveja Lager sem álcool com aroma de notas que lembram biscoitos tostados e ainda tons florais provenientes do lúpulo.
   

Já no Brasil, como resultado de uma forte expansão internacional nos últimos anos, ESTRELLA GALICIA chegou em 2008, inicialmente com suas cervejas sendo importadas da Espanha. Mas em 2014, com a grande receptividade das cervejas espanholas, passou a fermentar e engarrafar a bebida (inicialmente apenas na embalagem de 600 ml, recipiente preferido dos brasileiros e que só existe por aqui) na fábrica da Casa di Conti, dona do vermute Contini, localizada em Cândido Mota, no interior de São Paulo, com matéria-prima importada da Espanha. Até o mestre-cervejeiro, responsável por acompanhar a produção, era espanhol. Foi a primeira vez que a marca foi produzida fora da cidade de La Coruña, no noroeste da Espanha.
   

O aumento do investimento de marketing no mercado brasileiro pode ser visto em 2016, quando a marca lançou a edição comemorativa pelos 110 anos da ESTRELLA GALICIA. A versão festiva trazia a primeira receita elaborada pela família Rivera, em 1906, e embalagem que retratava a trajetória cervejeira da família nestes mais de um século. O rótulo especial replicava a arte original da cerveja (incluindo o antigo nome LA ESTRELLA DE GALICIA) e carregava a assinatura “Maestros Cerveceros desde 1906”, complementado com duas fileiras de cevada cruzadas no gargalo da embalagem. O pack com seis unidades da edição especial foi confeccionado em papel especial e possuía o desenho de uma flor de lúpulo, o que dava ao design um toque artesanal.
   

O ótimo desempenho e a importância do mercado brasileiro para a marca pode ser comprovado no final de 2021, quando a cervejaria espanhola anunciou um investimento de R$ 2 bilhões em sua operação no país, que engloba a construção de uma fábrica de cerveja no município de Araraquara, interior de São Paulo. Será a primeira fábrica da corporação espanhola Hijos de Rivera, proprietária da ESTRELLA GALICIA, fora da Espanha, e deve entrar em operação até o final de 2023. Essa estratégia se uniu ao contrato de longo prazo com o sistema Coca-Cola (conheça essa outra história aqui) para dar musculatura de distribuição no território nacional. O portfólio atual da marca no Brasil conta com garrafas de 600 ml e latinhas de 269 ml, long neck de 330 ml e 200 ml (conhecida como ESTRELLA GALICIA MINI), além da comercialização da versão sem álcool (incluindo as versões Tostada e Black), e da linha premium 1906 (composta pelas cervejas Red Vintage, Reserva Especial e Black Coupage).
  

O museu 
Em junho de 2019, a marca espanhola inaugurou o MEGA - MUNDO ESTRELLA GALICIA, considerado o primeiro museu sobre cervejas da Espanha, localizado na cidade de La Coruña. O local oferece um tour especial onde o visitante tem a oportunidade de participar de atrações surpresas até a degustação das cervejas da marca. Através de mais de 3.000 metros quadrados de espaço de exposição é possível percorrer 8 setores, desde as origens da cerveja e da marca, matérias-primas e processo de elaboração, processo de engarrafar/enlatar, distribuição, publicidade e patrocínios (a marca está presente na Fórmula 1 e tem parcerias com diversos clubes de futebol, incluindo o Corinthians). O percurso termina na sala de degustação onde existem várias opções para desfrutar e provar cervejas da marca. Após a visita, os mestres cervejeiros guiam os visitantes para um workshop, onde os sentidos e as recordações levam a um mundo de cores, odores, sabores e sensações. O local ainda conta com uma enorme loja da ESTRELLA GALICIA.
     

Dois ícones espanhóis unidos 
A centenária ESTRELLA GALICIA resolveu se associar a série La Casa de Papel, exibida pelo Netflix (conheça essa outra história aqui) e que se transformou em um dos maiores sucessos mundiais, o que favoreceu o reconhecimento da marca e suas cervejas em vários países. Se você assistiu La Casa de Papel de uma forma mais atenta, percebeu que a cerveja espanhola ESTRELLA GALICIA está presente em praticamente todos os episódios. E isto não aconteceu porque o diretor tinha uma preferência pela cerveja, e sim, por estratégia e investimento de marketing. Por exemplo, na primeira temporada, a cerveja aparece de forma mais sutil, com um logotipo atrás da cena, com um brinde com as garrafas da marca, com quadros e porta-guardanapos no bar que o Professor frequentava. Já na segunda temporada, a cerveja aparece de forma mais marcante, em muitas refeições, em outdoors nas ruas e em caminhões no trânsito. Inclusive a marca está forte presente nas cenas finais do Assalto à Casa da Moeda. Aqui vale uma explicação: a marca espanhola já realizava este tipo de estratégia em outras séries, como por exemplo, na americana “Era Uma vez”, e cujo objetivo era agregar uma dimensão global a uma marca (e seu produto) com alto caráter local. Estes investimentos também faziam parte da estratégia de internacionalização da marca ESTRELLA GALICIA, que estava sendo exportada para muitos países como Brasil, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Suíça, México e Estados Unidos.
  

Em 2020, a marca espanhola resolveu ampliar a parceria com a com a série La Casa de Papel e lançou uma edição especial de sua cerveja. As garrafas das cervejas, que constantemente aparecem em cenas da série, apresentavam rótulos tematizados com personagens da série. A edição limitada (composta por 32 milhões de garrafas) foi lançada na Espanha, Brasil, Alemanha, Suíça, Itália, Uruguai e Paraguai. O produto limitado fazia parte do lançamento da quarta temporada da série. O sucesso foi tamanho que, em 2021, a marca repetiu a ação com mais de 85 milhões de garrafas colocadas no mercado internacional, com distribuição em 60 países.
  

Ainda em 2021, cinco anos após o lançamento de La Casa de Papel e, coincidindo com a quinta e última temporada, a ESTRELLA GALICIA apresentou sua nova campanha de posicionamento dentro de um acordo estratégico com a série sob o lema: “La Historia termina, la Resistencia continúa” (“A história acaba, a resistência continua”). O personagem de Berlín dava voz à campanha que narrava o heroísmo diário e totalmente real dos diferentes protagonistas: Bar Chaflán em A Coruña, a empresa familiar Capas Seseña, o comediante Pancracio del Circo de los Muchachos ou o artista Baiuca. Afinal, a filosofia da série coincide com o propósito da marca de lutar contra a padronização da cerveja, tentando sempre ser a cerveja mais amada e não a mais vendida. A campanha foi lançada em 20 mercados estratégicos na Europa e América como Estados Unidos, Costa Rica, Uruguai, Brasil, Itália, Alemanha ou Reino Unido.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Originalmente denominada LA ESTRELLA DE GALICIA, o primeiro logotipo da marca era todo em vermelho e já continha a tradicional estrela. Foi somente em 1971 que a cereja abreviou seu nome para ESTRELLA GALICIA e apresentou pela primeira vez um logotipo redondo, que também adotou uma nova tipografia de letra (além da cor preta). Nos anos de 2000, esse logotipo seria modernizado e ganharia uma imagem mais impactante.
   

Foi somente em 2006 que a marca apresentou uma nova identidade visual com seu tradicional formato oval e uma nova tipografia de letra, além da composição das cores preta e vermelha. Depois de passar por mais uma pequena modernização, em meados de 2021 a ESTRELLA GALICIA apresentou uma nova identidade visual com nova tipografia de letra (que pode ser mais claramente percebida nas letras L e nos pingos dos “is”). Além disso, o logotipo perdeu o contorno dourado e a tradicional estrela ganhou um novo design (mais minimalista) e nova cor (agora branca).
  

As tradicionais garrafas de ESTRELLA GALICIA também sofreram acentuadas modificações no decorrer dos anos. Antes denominada de LA ESTRELLA DE GALICIA, as garrafas bojudas ganharam um formato mais longilíneo somente em 1998. E essa garrafa passaria por mais duas remodelações em 2006 e 2015.
  

Em junho de 2021, como resultado da adoção de uma nova identidade visual a marca apresentou um novo design para suas garrafas. Adotado em todas as linhas da marca, o novo rótulo é baseado em uma revisão da imagem da marca em 2006, e na qual a cervejaria recuperou o design original da tradicional estrela (agora em branco).
   

Entre as medidas adotadas, destacam-se a redução de 12% do vidro em suas garrafas e a substituição do papel de todos os seus rótulos por papel branco certificado com o selo FSC. A imagem abaixo mostra o novo design dos rótulos em todas as variações de cervejas da marca.
  

Os slogans 
Incomparável. (2021) 
Resistência cervejeira desde 1906. (2018) 
Maestros Cerveceros desde 1906. (2017) 
Felices cerveceros desde 1906. (2015) 
Estrella Galicia, Outrageously Good. (2014) 
Exageradamente buena. (2012) 
Deberíamos conocernos. (2011) 
Tenemos algo especial desde 1906. (1996) 
Cerveceros desde 1906. (anos de 1970)
   

Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 1906 
● Fundador: José María Rivera Corral 
● Sede mundial: La Coruña, Galícia, Espanha 
● Proprietário da marca: Corporación Hijos de Rivera S.L. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Ignácio Rivera 
● Faturamento: €500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Damm, San Miguel, Amstel, Sagres, Birra Moretti, Heineken, Budweiser, Beck’s e Stella Artois 
● Ícones: A estrela do logotipo 
● Slogan: Incomparável. 

A marca no mundo 
Com uma produção superior a 300 milhões de litros de cerveja ao ano, a ESTRELLA GALICIA está posicionada de maneira extremamente sólida no mercado espanhol (é uma das líderes) e avança rapidamente em países como Austrália, China, Rússia, Estados Unidos, Brasil, entre muitos outros. A cerveja é comercializada em mais de 60 países ao redor do mundo. O carro chefe da empresa é a cerveja ESTRELLA GALICIA ESPECIAL (produzida continuamente desde 1906). 

Você sabia? 
A ESTRELLA GALICIA ESPECIAL não leva milho ou outros cereais em sua formulação, diferentemente da maioria das cervejas populares, cuja proporção de cereais não maltados na composição pode chegar a 40%. O processo se completa com uma cepa de levedura exclusiva, que chega a cada mês de um banco da Alemanha. 
Em 2015, a ESTRELLA GALICIA foi premiada como a melhor cerveja espanhola do ano no concurso New York International Beer, no West Club de Manhattan. E, em 2020, a marca espanhola ganhou o prêmio triplo no World Beer Challenge - espécie de Oscar das cervejas. Tanto a 1906 Reserva Especial, a 1906 Red Vintage e a 1906 Black Coupage ficaram no topo da lista de melhores do mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/6/2022 

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8 comentários:

Larissa Godêncio disse...

Muito legal esse blog. Aqui tem quase todo tipo de empresa que você pesquisar!
Você poderia colocar alguma coisa sobre a Tv Cultura, Sbt e a dtc? Eu já procurei em todo lugar, mas além da wikipédia (nada confiável) não tem nenhum site com informação.

Unknown disse...

Qual a fonte utilizada na marca?

Unknown disse...

Cerveja encorpada com um amargo tradicional que tem que existir saborosa adorei !!!

hajbetoven disse...

Parabéns!! Excelente blog.
A cerveja!? Vou experimentar!!!

Unknown disse...

Top nota 10 muito boa! excelente!

Unknown disse...

Espero um dia conhecer a galicia e tomar uma cerveja como essa parabéns a melhor cerveja que já tomei 👍🏾

Unknown disse...

Uma boa cerveja 👍🏾

Unknown disse...

Primeira vez que tomo essa cerveja, muito gostosa e saborosa. Parabéns. Eduardo. Goiânia - Go.