30.10.15

SKECHERS


Quer seja um tênis de alta tecnologia para correr, um confortável chinelo para ficar em casa, um tênis infantil cheio de luzinhas para a criançada brincar a vontade ou uma bota para passear, a americana SKECHERS oferece calçados para todos os pés. Com esse leque variado de modelos disponíveis, responde às necessidades dos consumidores em todo o mundo, sendo reconhecida por aliar conforto, alta tecnologia, leveza, qualidade e tendências da moda em seus calçados a preços atrativos. 

A história 
Tudo começou com Robert Greenberg, um veterano da indústria de calçados que em 1983 havia fundado a L.A. Gear, empresa que nos anos seguintes se tornou uma das marcas de calçados e tênis mais populares do mercado americano, especialmente devido à febre da aeróbica entre as mulheres jovens. Após diversos problemas, incluindo financeiros, ele deixou a empresa e, em 1992, juntamente com seu filho Michael, fundou a SKECHERS, em Manhattan Beach, na Califórnia, que inicialmente era apenas uma distribuidora das famosas botas da britânica Dr. Martens. Porém, pouco tempo depois, após desentendimentos com a marca britânica, a empresa resolveu desenvolver e lançar sua própria linha de produtos em 1993. Inicialmente a SKECHERS vendia botas utilitárias masculinas de cano longo e uma pequena linha de tênis para a prática de skate.


O primeiro calçado de relativo sucesso da marca foi o Chrome Dome, lançado em 1993 como um tênis unissex inspirado pelas tendências da moda grunge da época, com enorme solado e tecido desgastado e desbotado. O sucesso entre o público jovem foi tão grande, que a SKECHERS passou vender seus produtos em grandes lojas de departamento do país. Em 1994 a SKECHERS deu seus primeiros passos para se tornar uma marca internacional com o início da distribuição de seus calçados na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul e Japão. No ano seguinte a empresa inaugurou sua primeira loja própria na cidade californiana de Manhattan Beach, ingressando assim no varejo calçadista. Pouco depois, em 1997, além de inaugurar sua primeira loja em Nova York, a SKECHERS lançou sua linha de calçados infantis para meninas e meninos. Em 1998 lançou, mesmo que de forma tímida, uma linha de tênis masculino para prática esportiva. A linha feminina seria lançada no ano seguinte. No ano de 2000, com aproximadamente 50 lojas próprias localizadas em cidades turísticas, a marca contratou a primeira celebridade para endossar uma linha de seus produtos: a cantora Britney Spears. O ano seguinte foi marcado pela inauguração de lojas próprias em grandes cidades da Europa, como Londres e Paris.


Já em 2002, além de contratar o ator Robert Downey Jr. para promover a marca internacionalmente, a empresa continuou ingressando em novos mercados no continente europeu e lançou a linha SKECHERS WORK, com calçados voltados para trabalhos profissionais, que exigem durabilidade e conforto para os pés. No ano de 2003 inaugurou novas lojas na Europa (Madri e Amsterdã) e uma loja conceito em plena Times Square, em Nova York, um dos locais turísticos mais movimentados do mundo. Em 2004 iniciou a distribuição direta na Europa através de seis novas subsidiárias e, já no ano seguinte, superou US$ 1 bilhão em faturamento. Pouco depois, dando seguimento ao seu plano de expansão internacional, a empresa inaugurou sua primeira subsidiária na América Latina, localizada no Brasil. Em 2008, com mais de 200 lojas próprias em funcionamento, a SKECHERS inaugurou suas primeiras unidades na China.


Até agosto de 2009 uma empresa de nicho, a SKECHERS lançaria um calçado que a transformaria mundialmente. Era o Shape-Ups, um tênis com solado arredondado e super alto que simulava o caminhar na areia da praia e ajudava a tonificar as pernas e o bumbum, além de melhorar a postura com o tempo. Para alardear sua inovação, a SKECHERS utilizou uma estratégia pouco comum em um mercado dominado por grandes estrelas do esporte. Contratou pseudo-celebridades para endossar suas campanhas publicitárias, como a socialite americana Kim Kardashian e ex-participantes dos reality shows The Bachelor e American Idol. O sucesso foi tamanho, que em 2010, foram vendidos mais de 50 milhões de pares dos tênis “milagrosos”. Em 2011, criou oficialmente a divisão SKECHERS PERFORMANCE™, que oferece tênis esportivos que incorporam tecnologias avançadas, sejam elas para caminhar, treinar ou correr. Essa divisão trabalha em parceria com grandes atletas, que trazem experiência, conhecimento e paixão para o processo de criação de produtos inovadores.


Nos anos seguintes, além de lançar calçados mais casuais para o dia a dia, a empresa iniciou uma promoção mais forte e consistente de seus tênis voltados para o público cativo das academias. Em meados de 2013, a marca inaugurou sua primeira loja em solo brasileiro, localizada na cidade de Brasília, oferecendo as três principais linhas que formam o DNA da SKECHERS: infantil, casual e performance. Um dos grandes sucessos recentes da marca é a palmilha de espuma viscoelástica Memory Foam, empregada nos calçados esportivos e casuais, e que contorna os pés trazendo sensação de conforto imediato. Essa palmilha tem como característica principal a “memória”. A tecnologia faz com que a espuma se comporte de maneiras diferentes, consoante a temperatura. Quando está fria é mais dura e, à medida que fica mais quente, vai-se tornando mais maleável e suave, adaptando-se à forma do pé.


Em pouco mais de duas décadas a SKECHERS se tornou referência por criar um calçado para a prática de corrida com a tecnologia Mid-FootStrike, que induz a pisada com a parte central do pé, promovendo uma passada mais próxima da natural, como se estivesse descalço, o que favorece o desempenho e melhora a postura. Já na linha infantil, líder de vendas no segmento no mercado americano, é também sucesso mundial com os modelos Twinkle Toes, com brilho e aplicações de paetês, cheios de estilo e ares lúdicos. O encantamento para as crianças fica por conta das luzes que acendem em diversas partes do calçado. A linha de performance, ou esportiva, preza a alta tecnologia em seus modelos. O modelo mais vendido da marca e sucesso mundial é o GOwalk, indicado para caminhadas e de extremo conforto, cujo solado permite interagir com qualquer superfície e induz a uma passada natural. Outra novidade é o GOrun 2, uma nova geração de calçados de corrida (pesa apenas 190 gramas), projetado com inovadoras tecnologias que promovem a pisada com o médio pé. Já o modelo GOspeed foi desenvolvido juntamente com o maratonista número 1 dos Estados Unidos, Meb Keflezighi, para que a sensação de impacto na região média do pé seja mínima.


Já os praticantes adaptados à corrida minimalista, os tênis oferecem a tecnologia Resalyte™, um reforço na região da pisada que gera 25% mais amortecimento, aumentando assim também a durabilidade do calçado. A SKECHERS também se destaca pela linha casual que reúne estilo e conforto, além de mostrar o lado fashion da marca, com aplicações, estampas, bordados e design arrojado. Entre as novidades está o modelo Daddy’s Money, tênis de cano alto com salto interno para o público adolescente. A sapatilha feminina Bikers Dollface, em couro liso e camurça, também é sucesso entre o público. Por meio de acordos de licenciamento, a empresa também oferece linhas de vestuário, bolsas, óculos, e muito mais.


A SKECHERS também investe muito em marketing. Dentre as celebridades que endossam os produtos da marca estão o famoso baterista Ringo Starr, a cantora Demi Lovato, a modelo e atriz Kelly Brook, a personalidade da TV Brooke Burke, os lendários jogadores de futebol americano Joe Montana e Joe Namath, as estrelas do beisebol Pete Rose e Mariano Rivera, a vencedora do The Voice americano Danielle Bradbery e o lendário pugilista Sugar Ray Leonard. Além disso, o maratonista Meb Keflezighi, a corredora Kara Goucher e jogador profissional de golfe Matt Kuchar representam a divisão SKECHERS PERFORMANCE™.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 1998 quando a identidade visual ganhou nova tipografia de letra e o tradicional S foi totalmente estilizado, ganhando mais impacto visual. Mais recentemente a marca passou a utilizar como logotipo somente o nome da marca (aplicado em azul-marinho ou azul-claro). Já o tradicional S continua a ser utilizado em seus produtos.


Os slogans 
Go Like Never Before. (linha Skechers Performance) 
Shape up while you walk. (linha Skechers Shape-Ups) 
The shoes that can breathe. (2006) 
From Skechers. (2006) 
Skechers, It’s the S. (1992)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1992 
● Fundador: Robert e Michael Greenberg 
● Sede mundial: Manhattan Beach, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Skechers USA, Inc. 
● Capital aberto: Sim (1999) 
● Chairman & CEO: Robert Greenberg 
● Presidente: Michael Greenberg 
● Faturamento: US$ 2.38 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 138.8 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 5 bilhões (outubro/2015) 
● Lojas: 1.210 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.950 
● Segmento: Calçados e Moda 
● Principais produtos: Calçados, tênis, meias e roupas 
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, New Balance, Puma, Reebok, Under Armour, Crocs, Geox e Timberland 
● Ícones: O tradicional S estilizado 
● Slogan: Go Like Never Before. 
● Website: www.br.skechers.com 

A marca no mundo 
A SKECHERS, uma das maiores empresas produtoras de calçados do mundo, vende sua vasta linha de produtos, que incluem botas, tênis, sapatilhas, chinelos, sandálias, através de 1.210 lojas próprias, loja on-line e grandes varejistas. Com presença em mais de 120 países ao redor do mundo, a empresa faturou US$ 2.38 bilhões em 2014. Nos Estados Unidos é a segunda marca de calçados mais vendida, sendo a líder de vendas no segmento infantil. A empresa projeta, desenvolve e comercializa mais de 3.000 modelos de calçados para homens, mulheres e crianças. 

Você sabia? 
O Centro de Distribuição da empresa em Rancho Belago, na Califórnia, é um dos maiores do mundo, com capacidade para distribuir mais de 100 milhões de calçados todos os anos. 
A SKECHERS tem como filosofia de marketing o mantra “Unseen, Untold, Unsold” (algo como “não visto, não comentado, não vendido”). 
A evolução da SKECHERS como marca se deve, entre outros fatores, à inventividade e originalidade marcantes da Califórnia transmitidas a seus calçados. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/10/2015

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