24.3.16

H2OH!


H2OH! é uma surpreendente mistura de leveza e sabor absurdamente refrescante. É original, moderno e inovador. Perfeito para refrescar o dia de um jeito leve, com um toque de limão. Para espalhar mais OH!. Afinal, só H2OH! contém OH!. 

A história 
A origem da marca H2OH! começou nos Estados Unidos quando a poderosa PepsiCo resolveu lançar um novo refrigerante no mercado em 1989. Comercializado em caráter experimental, na cidade de Denver, estado do Colorado, o novo refrigerante foi um verdadeiro fracasso e consequentemente retirado do mercado pouco depois. A H2OH! foi então guardada no catálogo de marcas registradas da PepsiCo. E por lá ficaria esquecida por alguns anos. Até que, em 2003, a tradicional 7 Up, também pertencente a PepsiCo, estava em processo de reformulação da fórmula para a produção de um novo refrigerante em virtude da expressiva queda nas vendas. Isto porque, o segmento de refrigerantes, já em crise, era recheado de concorrentes e alvo de campanhas contra a obesidade. O desafio era dar fôlego novo à antiquada soda sabor limão.


A partir de intensas pesquisas foi desenvolvida uma nova fórmula, utilizando como base o refrigerante 7 Up. A nova formulação utilizava quantidades menores de gás, comparando-se aos refrigerantes tradicionais, além de não possuir açúcar e corantes em sua composição, mas, com o sabor de limão do refrigerante 7 Up, também em doses menores. O primeiro protótipo, batizado internamente de Splash, foi um fracasso retumbante nos testes de pré-lançamento. Isto porque a bebida passava a sensação de ser uma versão de 7 Up aguada e sem graça. Foi então que a empresa decidiu afastar a bebida da categoria dos refrigerantes para aproximá-la das águas aromatizadas. Para começar, aumentou-se a quantidade de água na composição (aproximadamente 99%) e diminuiu-se ainda mais o volume de gás. O suco de limão de 7 Up original continuou presente, só que em menor concentração, e adicionou-se um composto com vitaminas, uma clara atenção especial à proposta saudável do produto.


Bastava agora escolher uma marca para a nova bebida. E pesquisando no catálogo de marcas registradas da PepsiCo, foi encontrado H2HO!, que seria perfeito para o posicionamento da nova bebida. Afinal, era uma água com “OH!” de surpresa. Ao invés de lançar a nova bebida no competitivo e voraz mercado americano, a empresa resolveu introduzi-la na Argentina. Foi então que no mês de julho de 2005 H2OH! estreou no mercado. O sucesso e a aceitação por parte dos consumidores foi tão boa, que a empresa, pouco depois, lançou H2OH! no México e em Portugal. H2OH! foi posicionada no mercado para um público que não abre mão do prazer e bem-estar, e também quer se refrescar com um produto leve, suave, saboroso e sem açúcar.


Finalmente, no mês de setembro de 2006, em parceria com a AmBev, H2OH! foi lançada no mercado brasileiro, primeiramente nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A proposta da marca era oferecer o melhor da leveza, sem abrir mão do prazer e do sabor. Uma bebida levemente gaseificada, zero açúcar, com suco natural de fruta e fonte de vitaminas B3, B5 e B6. H2OH! trouxe para o mercado brasileiro uma inovação no segmento de bebidas, pois o produto criava uma nova categoria de bebidas, a das “águas aromatizadas”. E isto causou muita controvérsia e polêmica. Com isso, no mês de outubro a Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais (ABINAM), com o intuito de proteger o consumidor, entrou com ação junto ao Ministério Público contra a marca H2OH!, alegando que o nome do produto (H2OH!) estaria fazendo uma referência à fórmula química da água, o que, consequentemente induzia o consumidor ao entendimento de que se tratava realmente de água. Na verdade H2OH! era uma bebida a meio caminho entre a água com sabor e o refrigerante diet. Mesmo com todas as discussões, H2OH! se tornou um enorme sucesso entre os consumidores brasileiros e começou a ser distribuído em outros estados do país.


O sucesso alcançado no mercado brasileiro também acarretou um fato inusitado até então. Em maio de 2007, a AmBev teve que rever sua estratégia de fabricação e distribuição por causa da demanda inesperada acima do previsto, causando a falta do produto em algumas regiões do país. Foi então que H2OH! passou a ser fabricada em várias unidades fabris da AmBev espalhadas pelo território nacional. Em junho, a marca iniciou a expansão de sua linha de produto com o lançamento do sabor limão e tangerina. Nesta época, menos de um ano após seu lançamento no país, H2OH! já alcançava 23% das vendas totais de bebidas light e diet em São Paulo, deixando para trás concorrentes fortes como Coca-Cola Light e Guaraná Antarctica Diet. No mês de março de 2008, um novo sabor estreou no mercado: limão e maçã. Pouco depois, em setembro de 2009, como forma de comemoração aos 3 anos da marca no Brasil, foi introduzido o sabor limão e abacaxi com hortelã”. Ainda neste ano, estreou no mercado o sabor limão e maracujá.


Em abril de 2011, a empresa lançou novos produtos como parte da nova linha denominada H2OH! FRUTAS: os sabores laranja e frutas citrus. A principal diferença é que as fórmulas dessa nova linha continham maior quantidade de suco de frutas em sua composição, o que lhes conferia visual e sabor diferenciados. Em meados do ano seguinte o novo sabor uva estreou no mercado brasileiro (não fez tanto sucesso e acabou sendo retirado de circulação). Em outubro de 2013, com chegada das altas temperaturas, a marca líder no segmento de bebidas levemente gaseificadas, expandiu mais uma vez seu portfólio com o lançamento de H2OH! LIMONETO, que trazia o sabor intenso de um “picolé de limão” em uma bebida muito refrescante. Mais recentemente, no início de 2015, a marca lançou HELLO BY H2OH! uma opção perfeita para quem quer uma bebida de baixa caloria (15 calorias a cada 500ml), sem açúcar, sem gás em sua fórmula e sabor refrescante de limão.


Durante todos esses anos, a marca H2OH! investiu pesado em sua comunicação no mercado brasileiro, sendo posicionada como moderna e antenada com o estilo de vida atual. Suas campanhas publicitárias sempre assumiram um tom mais ousado, contemporâneo e autêntico. Hoje em dia, adota o conceito “Contém OH!”, que reforça o posicionamento de H2OH! como uma marca surpreendente, inovadora e ousada. Além disso, nos últimos anos a marca foi introduzida em outros países, especialmente na América Latina, onde seus produtos se tornaram um enorme sucesso.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma remodelação em toda sua história. Isto aconteceu em junho de 2013 quando o logotipo apresentou o nome da marca escrito com uma nova tipografia de letra e na vertical (antes o nome era na horizontal). O resultado foi um visual que trouxe modernidade aos rótulos e à marca, sem perder sua essência.


Os slogans 
Absurdamente refrescante. 
Incrivelmente leve! 
Sabores únicos com el gas justo. (espanhol)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 2005 
● Criador: PepsiCo 
● Sede mundial: Purchase, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: PepsiCo, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Indra Nooyi 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Bebidas não alcoólicas 
● Principais produtos: Refrigerantes de fruta de baixa caloria e gaseificação reduzida 
● Concorrentes diretos: Aquarius Fresh, Sprite, Fanta, Guaraná Antarctica e Schweppes 
● Slogan: Absurdamente refrescante. 
● Website: www.h2oh.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a linha de produtos com a marca H2OH!, cujos sabores variam de acordo com os mercados locais, é comercializada em mais de 20 países, com forte presença na América Latina. A marca é líder no segmento de bebidas levemente gaseificadas com forte participação de mercado em países como Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Honduras, Costa Rica, Panamá, El Salvador, República Dominicana e Nicarágua. No mercado brasileiro, a marca é comercializada em embalagens PET de 500 ml, 1L e 1.5L. 

Você sabia? 
No mercado brasileiro a PepsiCo mantém parceria na distribuição de seus produtos com a AmBev, maior empresa de bebidas do país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 24/3/2016

Nenhum comentário: