1.12.16

VANISH


Cuidar das roupas da família nunca foi tão fácil. Gordura, vinho tinto, café, lama, suco de frutas e muitas outras manchas em tecidos são removidas facilmente pelos produtos VANISH, que utilizam alta tecnologia aliada a eficiência. Portanto, quando o assunto é remover manchas “Confie no rosa”, como diz seu popular slogan. Afinal, lavar roupa é uma coisa, tirar manchas é VANISH. 

A história 
Tudo começou no ano de 1983 quando a pequena empresa escocesa chamada Projectina Co Ltd., fundada por Robert G. Macfarlane na cidade de Skelmorlie, lançou no mercado do Reino Unido um sabão em barra com alto poder de remover manchas de roupas e tecidos. O novo produto, batizado de VANISH (que significa desaparecer ou sumir, em inglês), começou aos poucos conquistar a confiança das donas de casa. Pouco depois, em 1986, a marca foi adquirida pela empresa americana Ecolab, gigante mundial no desenvolvimento de produtos e serviços de limpeza. Porém, no ano seguinte a marca VANISH foi comprada pela empresa holandesa Benckiser, que no ano de 1999 através de uma enorme fusão com a inglesa Reckitt & Colman formou a Reckitt Benckiser, que rapidamente se tornou uma das líderes mundiais na categoria de produtos para limpeza doméstica. Nos anos seguintes a linha de produtos foi ampliada, como por exemplo, com a versão líquida e em pó, a tecnologia de remoção de manchas foi aprimorada e a marca foi introduzida em vários países ao redor do mundo.


A marca ingressou oficialmente no mercado brasileiro no ano de 2000 através do lançamento do alvejante sem cloro, na versão líquida, um produto seguro para remoção de manchas em roupas brancas e coloridas. Como primeira marca para remover manchas, VANISH criou uma nova categoria de mercado nos cuidados com roupa no Brasil. Em 2002 foi lançada a versão de tratamento para tecidos. Apesar das consumidoras perceberam a eficiência dos produtos para tratar roupas e tecidos a marca precisou lidar com as constantes dúvidas das consumidoras em como utilizar VANISH. Foi então que melhorou a comunicação via rótulo para o lançamento de Vanish Poder O2 (em pó), em 2004, que posteriormente também teve extensão de linha para gel e pré-tratamento. Porém, somente o rótulo não foi o suficiente. Novas dúvidas surgiram e a marca decidiu criar uma espécie de bula para informar o consumidor de forma mais clara e completa. Esta estratégia foi repetida nos lançamentos de Vanish Poder O2 Max (tira mancha de gordura), em 2005, e VANISH tira manchas secas, em 2006. Ainda este ano foi introduzida a versão especificamente desenvolvida para tratamento de roupas brancas.


Nos anos seguintes, com o aumento da competitividade nessa categoria devido ao crescimento da demanda por produtos para remoção de manchas, a marca VANISH respondeu à preocupação dos consumidores em manter suas roupas em boa condição com novos lançamentos como Vanish Tira-Manchas Rápido (2010) em embalagem de 90 ml, ideal para ser levado na bolsa; a versão especificamente desenvolvida para tratamento de roupas brancas com ação bactericida, capaz de eliminar 99,9% dos germes testados, sem prejudicar as fibras dos tecidos, introduzida em 2011; Vanish Poder O2 Líquido Concentrado (2012), que promete avançar no poder de limpeza com uma eficácia até 50% maior, além da inovadora embalagem com tampa multiuso, que permite dosar a quantidade ideal de produto e massagear o mesmo diretamente nas manchas; Vanish Super Barra (2013), com formato diferenciado em diagonal que facilita a aplicação nas manchas, sendo o único formulado com enzimas proteicas que ajudam na remoção de manchas; e Vanish Resolv, ideal para tirar manchas difíceis de colarinhos e punhos.


Além de todas essas novidades, a marca lançou produtos específicos para remoção de manchas em carpetes (limpa e elimina odores) e a versão spray, que facilita a aplicação. Uma das recentes novidades da marca, introduzida em 2015, é o Vanish Oxi Action, produto que promove a remoção de manchas em apenas 30 segundos. Devido a sua fórmula com oxigênio ativo que age quimicamente nas manchas, é possível remover em 30 segundos diferentes manchas oxidáveis, tais como vinho, café, chá preto, molho de soja, beterraba e geleia de amora. Essa linha também conta com a versão Vanish Oxi Actio Crystal White, que recupera o branco em até três tons. Hoje em dia a marca oferece mais de 12 produtos para pré-tratamento de manchas, remoção de manchas para tecidos coloridos e brancos, ação bactericida e limpadores de tecido.


Ao longo dos anos, a comunicação da marca focou na confiança no rosa (cor símbolo de VANISH) a partir do posicionamento de removedor de mancha especializado, em diferentes versões e para distintos usos. Por isso, a marca é conhecida globalmente por sua cor rosa e pelo popular slogan “Trust Pink, Forget Stains” (em português “Confie no rosa, esqueça as manchas”). Durante sua história, a marca VANISH sempre apostou no desenvolvimento de produtos com novos formatos e tecnologias para atender às necessidades dos consumidores. Afinal, hoje em dia, tirar manchas de roupas e tecidos parece uma tarefa difícil de ser concluída. Principalmente em roupas de crianças, que exigem um maior cuidado. Para que a lavagem de roupas seja mais simples, use VANISH, que remove as manchas, mantém o branco mais branco e as cores mais vivas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em 1999 a marca adotou uma nova tipografia de letra e a letra V ganhou um alongamento no lado direito. O atual logotipo da marca apresenta um fundo rosa (cor característica da VANISH).


Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Lançamento: 1983 
● Criador: Projectina Co Ltd. 
● Sede mundial: Slough, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Rakesh Kapoor 
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Limpeza doméstica 
● Principais produtos: Sabões em pó, líquido e barra para remover manchas 
● Concorrentes diretos: Shout, Omo, Tide, Ariel, Clorox e Persil 
● Ícones: A cor rosa 
● Slogan: Confie no rosa, esqueça as manchas. 
● Website: www.vanish.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a VANISH, marca líder mundial no tratamento de manchas, oferece em mais de 60 países uma completa linha de produtos (sabão em pó, líquido, gel, barra e até spray) eficientes na remoção de manchas em roupas brancas e coloridas, além de carpetes e tecidos em geral. A marca, que pertence à anglo-holandesa Reckitt Benckiser, tem forte presença no Reino Unido e em diversos países da Europa, faturando anualmente mais de US$ 1.2 bilhões. No Brasil, desde 2000 a marca se mantém como líder no mercado de alvejantes sem cloro, com mais de 75% de participação. 

Você sabia? 
Nos Estados Unidos VANISH é comercializado com a marca Spray ‘n Wash. Isto porque, no mercado americano Vanish é uma marca de produto de limpeza para vaso sanitário lançada em 1937 e de propriedade da SC Johnson & Son
Os produtos VANISH não devem ser usados em veludo, lã, linha, seda, couro e peças com bordados, paetês e brocados, sempre respeitando a etiqueta das roupas quanto às restrições de lavagem. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/12/2016

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