10.4.18

MINI BABYBEL®


O redondinho vermelho inconfundível torna a hora do lanche uma verdadeira diversão. Feito com leite pasteurizado e rico em proteínas e cálcio, o queijo Mini Babybel® é a companhia perfeita para acompanhar deliciosos sanduíches e snacks. Os ingredientes para o seu sucesso incluem uma receita simples e saudável, com 98% de leite, um sabor único e um gosto pela inovação, que conquistou milhões de gulosos pelo mundo afora. 

A história 
Para contar a história da marca Mini Babybel® é preciso voltar ao ano de 1865 quando Jules Bel fundou uma pequena empresa produtora de queijos em Orgelet na região francesa de Jura. Mas foi somente em 1921 que a empresa inovou ao criar o primeiro queijo processado em porção individual (com seu tradicional formato triangular), lançado no mercado com a marca que a tornaria uma das companhias líderes globais na venda de queijos, a “La Vache qui Rit”, ou em uma tradução simples para o português: “A Vaca Que Ri”. Outro fato histórico para a empresa aconteceu no ano de 1952 com o lançamento do Babybel® (em embalagem de 200 gramas), um queijo Tipo Saint Paulin de origem francesa e criado pelos monges Trapistas. Este queijo é fabricado com leite pasteurizado e caracterizado por sua massa amarela, muito macia, untuosa e fechada, de sabor suave e sem acidez. Sua casca fina, amarelada, se forma com tratamento com água, salmoura e uma pequena dose de corante de urucum.


Mas este queijo faria sucesso realmente só em 1977, quando foi lançado no mercado francês o Mini Babybel®, a versão reduzida (embalagem de 20 gramas) do tradicional queijo, feito com 98% de leite, sem corantes ou conservantes e naturalmente ricos em cálcio e proteínas. Mini Babybel® trouxe ao consumidor francês uma nova e inédita delícia, oferecendo o sabor único do Babybel® envolto em pequenas conchas individuais redondas feitas de cera (parafina) vermelha, para manter seu frescor. Prático, delicioso e em sintonia às novas tendências de consumo, o novo produto fez sucesso imediato, especialmente entre as crianças no lanche escolar. Isto porque, o queijo foi lançado para facilitar a vida, e por isso era tão conveniente. Afinal, as porções individuais do delicioso queijo não requeriam talheres e davam independência às crianças ao desembrulhar e comer. Além de ser prático no lanche escolar, era ideal para levar na bolsa e o tamanho exato para aquele lanchinho fora de hora.


Já o crescimento internacional da marca começou em 1979, quando Mini Babybel® cruzou o Atlântico para ser lançado na costa americana, seguido de sua entrada em novos mercados na Europa (no Reino Unido, um de seus mais importantes mercados, foi lançado em 1981), Ásia e África. Então começou a deliciosa história do Mini Babybel® e seus fervorosos fãs nos cinco continentes. No mercado americano, desde seu lançamento, a marca se estabeleceu como um lanche saudável e divertido para ser consumido em qualquer lugar - o que o tornou particularmente adequado aos hábitos alimentares americanos. O Mini Babybel® também ficou conhecido por sua embalagem, consistindo de uma bolsa de rede em que cada pedaço de queijo é envolto em cera, com um invólucro de celofane externo. A primeira variação do produto foi o Mini Babybel® Light (embalagem azul-clara), um queijo com menos gordura e calorias que o original, introduzido na década de 1990.


A partir de 1998 outras variações do tradicional queijo foram lançadas no mercado como Mini Babybel® Cheddar (embalagem roxa, lançado em 2000), Mini Babybel® Gouda (embalagem laranja), Mini Babybel® Emmental (embalagem amarela), Mini Babybel® Goat (queijo de cabra), Mini Babybel® White Cheddar (embalagem creme ou preta, lançado em 2011), Mini Babybel® Sharp Original (embalagem vermelho-escuro) e Mini Babybel® Mozzarella (embalagem verde), este último introduzido em 2012. A marca também lançou novos produtos, como por exemplo, o Babybel® Maxi, com embalagem de 200 gramas ou 380 gramas; o Chesse and Crackers, uma prática embalagem com um dos seus pequenos queijos juntamente com um pacote de bolachas crackers; e o Mini-Roulés, o tradicional queijo em um novo formato, enrolado em tiras.


Além das variações, a marca também passou a oferecer aos consumidores edições limitadas (incluindo uma com vários sabores diferentes) e embalagens especiais em datas comemorativas, como por exemplo, o Dia das Bruxas, oferecendo assim a mesma alta qualidade e senso de diversão saudável que fizeram do Mini Babybel® um enorme sucesso. Mais recentemente, em 2016, para atender a alta demanda do mercado americano, a empresa inaugurou uma nova fábrica em Brookings, no estado da Dakota do Sul, cuja capacidade de produção é superior a 1.5 milhões de unidades por dia. A grande novidade recente da marca é o Mini Babybel® Bio, produzido a partir de leite 100% biológico.


Além de nutricionalmente ricos, estes queijinhos são também inovadores do ponto de vista da utilização, pois possuem uma forma ideal para transportar e consumir em qualquer local ou a qualquer hora: na escola, na praia, em festas ou em passeios de família. Já na gastronomia, o Mini Babybel® é ideal para ser consumido com vinho branco suave e com espumantes. Como aperitivo, lanche ou até servido com legumes ou uma salada de folhas para o almoço ou jantar, essas delícias encontraram o seu lugar em todos os paladares.


Uma campanha criativa 
Recentemente em Portugal, a marca lançou a campanha Esquadrão Queijinho, onde super-heróis animados (em formatos dos tradicionais queijinhos) tinham como principal missão salvar mães e filhos das tentações menos saudáveis na hora de escolher um snack ou preparar o lanche para a escola. O esquadrão composto por Super Queijinho, Super Geek, Super Artista, O Capitão Palhaço, Miss Zen e Miss Aventura, mostra que Mini Babybel® é saudável, nutritivo e conveniente. O mote da campanha era “Salva o Dia com Babybel”.


A polêmica 
Em 2012, a tradicional marca se envolveu em uma enorme polêmica na França. Isto porque a marca sofreu a ira dos consumidores franceses devido a uma promoção dirigida ao público infantil que foi considerada apelativa e ofensiva para com as pessoas com dificuldade de aprendizagem. O queijo famoso, redondo, com embalagem vermelha e comum em lanches escolares na Europa, estava dando carimbos de tinta para a criançada na França no verão. Um deles dizia: “Des vacances de malade mental”, uma expressão que em linguagem figurada significa “tenha férias mentais”, mas em linguagem literal diz “tenha férias como um doente mental”. Associações francesas de pais de crianças com dificuldades de aprendizagem imediatamente expressaram sua indignação e ameaçaram um boicote à marca e todos os seus produtos.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente representado pela icônica embalagem do produto (redonda e vermelha), o logotipo passou por duas remodelações (1990 e 2003), ganhando novas tipografias de letras e design. Em 2014, a atual identidade visual da marca foi apresentada, representada pela embalagem do produto em uma versão totalmente modernizada.


Os slogans 
Snack a little bigger. (2013) 
Unwrap Your Inner Child. 
Real cheese, only smaller. (2008) 
Real cheese, worth chasing. (2007)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1952 (Babybel®) e 1977 (Mini Babybel®) 
● Criador: Fromageries Bel S.A. 
● Sede mundial: Suresnes, França 
● Proprietário da marca: Fromageries Bel S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Antoine Fiévet 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 76 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Queijos 
● Concorrentes diretos: Président, Saint Albray, Galbani e Polenghi 
● Ícones: A embalagem de cera vermelha 
● Slogan: Snack a little bigger. 

A marca no mundo 
Atualmente a Mini Babybel®, sexta maior marca do mercado mundial de queijos, é comercializada em 76 países e oferece diversas variedades. Aproximadamente 75% do consumo de Mini Babybel® é feito fora da França e por ano são devoradas mais de 1 bilhão de unidades do delicioso queijinho, extremamente popular nos Estados Unidos, Reino Unido e França. A marca pertence ao grupo francês Bel, também proprietário de outras famosas marcas de queijo como The Laughing Cow e Boursin. 

Você sabia? 
A tradicional embalagem do produto pode variar de país para país. Por exemplo, na Europa são 6 mini-queijos em cada embalagem. Já no Brasil são cinco unidades. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Newsweek, BusinessWeek, Forbes, Fortune e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 10/4/2018

Nenhum comentário: