30.11.18

KASPERSKY LAB


A detalhada inteligência de ameaças e a experiência em segurança da Kaspersky Lab se transformam em soluções e serviços para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores ao redor do mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa russa inclui proteção de endpoints superior e inúmeras soluções e serviços de segurança especializada para combater ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Por isso a Kaspersky Lab coloca a segurança mais testada e mais premiada a sua disposição, seja para proteger sua vida digital, sua mobilidade, o mundo digital de sua família ou da sua empresa. 

A história 
Em 1987, Eugene Kaspersky (foto abaixo) graduou-se na Faculdade de Matemática e Educação Superior da KGB (que depois mudaria seu nome para Instituto de Criptografia, Telecomunicações e Ciência Informática da Academia FSB) em Moscou, onde estudou matemática, criptografia e tecnologia da computação. Ele se especializou em engenharia matemática. Em agosto de 1989, o jovem engenheiro de software descobriu que seu computador pessoal - um trambolho que rodava o MS-DOS em discos flexíveis já extintos, os floppies - tinha sido atacado e infectado pelo implacável vírus Cascade. Fascinado pelo desafio, decidiu detectar o vírus, analisá-lo e criar um software capaz de neutralizá-lo. A educação especializada de Eugene em criptografia o ajudou a analisar o vírus criptografado, a entender seu comportamento e desenvolver uma ferramenta de remoção para ele. Após o êxito na remoção do vírus, a curiosidade e a paixão dele por tecnologias de computador o motivou a começar a analisar mais programas maliciosos e a desenvolver módulos de desinfecção para eles. As primeiras versões tinham apenas 40 definições de vírus e eram distribuídas principalmente para amigos e familiares.


Dando prosseguimento a sua paixão por tecnologias de defesa digital, em 1990, Eugene começou a reunir uma equipe de pesquisadores tão entusiasmados quanto ele para criar o programa antivírus AVP Toolkit Pro, que quatro anos depois foi reconhecido pela Universidade de Hamburgo como o software antivírus mais eficaz do mundo. Eugene também foi responsável por criar o primeiro antivírus do mundo que separa o software da base de dados - padrão da indústria atual. Também foi ele quem teve a ideia de colocar a primeira interface gráfica em um software antivírus. Com visão empresarial, Eugene e seus colegas, que incluía sua mulher Natalya e os amigos Alexey De-Monderik e Vadim Bogdanov, decidiram estabelecer sua própria empresa. Foi então que no dia 26 de junho de 1997, a Kaspersky Lab foi fundada, com Eugene liderando a área de pesquisa de antivírus. Inicialmente, ele não queria usar seu sobrenome na empresa, mas foi convencido por sua esposa. A empresa começou com apenas 19 funcionários. Em junho de 1998, um estudante taiwanês lançou um vírus chamado CIH (também conhecido como Chernobyl). Durante as primeiras três semanas, o AVP foi o único software na época capaz de removê-lo. Isso aumentou a demanda e levou a acordos com empresas de antivírus no Japão, Finlândia e Alemanha para integrar o AVP em seu software. O primeiro escritório da empresa no exterior foi aberto na Inglaterra em 1999.


No mês de novembro de 2000, o AVP foi renomeado como Kaspersky Anti-Virus. Isto porque o nome AVP já estava registrado como marca nos Estados Unidos. Nessa época a empresa já contava com 65 funcionários e vendia seus produtos para mais de 40 países. Pouco depois, em 2001, foi lançada versão do antivírus portátil, que vinha instalada em dispositivos móveis da Sony. No ano de 2003 a empresa intensificou sua expansão internacional com a inauguração de escritórios no Reino Unido, Polônia, Holanda e China. Mais tarde, expandiu-se para Alemanha, França, Estados Unidos e Japão. Pouco depois, no início de 2004, a Kaspersky Lab se tornou a primeira empresa do segmento a atualizar sua base de dados de antivírus de hora em hora. A empresa chegou ao Brasil em 2006 por meio de um distribuidor. No início do ano seguinte, a empresa lançou no mercado uma linha de produtos para o mercado corporativo.


Em março de 2008 a empresa criou o GReAT (Global Research & Analysis Team), uma equipe de pesquisa e análise global formada por um grupo de elite de 40 especialistas em segurança que operam em todo o mundo e fornecem inteligência e investigação para combater ameaças. Essa equipe é conhecida por descobrir e analisar detalhadamente as ameaças mais sofisticadas do mundo, incluindo campanhas de espionagem e sabotagem virtual, entre outras. Foi esse time globalmente renomado de especialistas que, em 2012, detectou um dos vírus mais complexos já vistos, o Flame, em uma investigação feita a pedido da ONU. Esse programa pirata, desenhado muito provavelmente pelos Estados Unidos e Israel, servia para espionar o programa nuclear iraniano. Dois anos antes, eles também tinham investigado o vírus Stuxnet, descoberto depois de causar estragos nas instalações atômicas dos aiatolás. E a empresa também foi a primeira a alertar sobre um ataque maciço contra o sistema bancário da Ucrânia.


Longe de ser ideal para ambientes corporativos, desde o final do mês de julho de 2017, a empresa oferece uma versão gratuita de sua proteção antivírus, chamada Kaspersky Lab Free (contém antivírus para arquivos, e-mail e web, atualizações automáticas, autodefesa; quarentena; entre outros). Mesmo sem muitos dos recursos que estão disponíveis nas versões pagas, a ferramenta parece ser mais confiável que as opções gratuitas de outros desenvolvedores disponíveis. Ainda em 2017, a Kaspersky Lab celebrou o seu 20º aniversário. Em setembro desse mesmo ano, a empresa foi alvo de uma enorme polêmica. Isto porque se encontrou na mira dos Estados Unidos. O Departamento de Segurança Doméstica deu um prazo de 90 dias para que todos os órgãos públicos federais deixassem de usar o antivírus de Kaspersky - com o qual milhões de civis trabalham -, porque o acusavam de passar informações ao Serviço de Segurança Nacional da Rússia (FSB), herdeiro da temida KGB. A proibição foi oficializada, quando o presidente Donald Trump assinou uma legislação que proíbe o uso do Kaspersky Lab em agências civis e militares. A empresa russa negou repetidamente que tenha vínculos com qualquer governo e disse que não ajudaria um governo com espionagem cibernética.


Hoje, o portfólio da empresa engloba soluções de segurança de TI voltadas às necessidades dos mais diversos clientes, como Kaspersky Anti-Virus (inclui proteção em tempo real, detecção e remoção de vírus, trojans, worms, spyware, adware, keyloggers e rootkits, além de atualizações automáticas e uma ferramenta para criação de disco de resgate), Kaspersky Internet Security (inclui todos os componentes de proteção do Anti-Virus junto com um firewall), Kaspersky Total Security (inclui proteção em tempo real com o suporte do KSN, detecção e remoção de vírus, spywares, trojans, worms, adwares, keylloggers, rootkits e outros tipos de malwares), Kaspersky Small Office Security (criado especificamente para empresas com 5 a 50 computadores, é fácil de instalar e gerenciar, e oferece a segurança mais testada e premiada do mundo para computadores, servidores de arquivos e dispositivos móveis, protegendo a empresa de ataques on-line, fraude financeira, ransomware e perda de dados) e Kaspersky Endpoint Security for Business (oferece proteção local ou em nuvem para empresas de pequeno e médio porte). Com esses produtos, usuários domésticos, pequenas empresas, empresas de médio porte e grandes corporações estão protegidos contra diferentes tipos de ameaças, sendo ferramentas convenientes para o controle e o gerenciamento da segurança.


A segurança de endpoint sempre foi a essência do negócio da Kaspersky Lab, especialmente no segmento de empresas de pequeno e médio porte. Ao mesmo tempo, nos próximos anos, a Kaspersky Lab espera que um dos principais impulsionadores de seu crescimento esteja no mercado empresarial, particularmente na área de segurança non-endpoint. Nascida de uma experiência pessoal, a empresa russa assistiu a missão de um homem curioso se transformar em um objetivo mundial na luta contra o cibercrime. A independência da empresa permite ser mais ágil, pensar de maneira diferente e agir com rapidez. Por isso está sempre inovando, oferecendo uma proteção que é eficaz, acessível e fácil de usar.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo de sua história. O logotipo original da Kaspersky Lab (nas cores vermelha e preta) foi substituído por um mais moderno. Recentemente esse logotipo ganhou uma modernização.


Dados corporativos 
● Origem: Rússia 
● Fundação: 26 de junho de 1997 
● Fundador: Eugene e Natalya Kaspersky, Alexey De-Monderik e Vadim Bogdanov 
● Sede mundial: Moscou, Rússia 
● Proprietário da marca: AO Kaspersky Lab 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Eugene Kaspersky 
● Faturamento: US$ 698 milhões (2017) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 200 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.900 
● Segmento: Tecnologia 
● Principais produtos: Antivírus e soluções de segurança de internet e redes 
● Concorrentes diretos: Symantec, McAfee, AVG, Avast, Avira, Bitdefender e FireEye 
● Slogan: The power of Protection. 
● Website: www.kaspersky.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a Kaspersky Lab opera em 200 países e territórios com 35 escritórios instalados em 31 deles. Seus produtos e tecnologias oferecem proteção a mais de 400 milhões de usuários e mais de 270.000 clientes corporativos em todo o mundo. A empresa, que emprega 3.900 profissionais e especialistas de segurança em TI, faturou US$ 698 milhões em 2017. A Kaspersky Lab é a quarta maior desenvolvedora de antivírus do mundo, a segunda maior da Europa e a primeira em mercados como Espanha, França e Alemanha. Entre seus clientes está, por exemplo, o Exército do Brasil. A Kaspersky Lab também colabora extensivamente com a Interpol (apoia o Centro de Crimes Digitais no Complexo Global de Inovação, em Singapura, com produtos e sua inteligência em ameaças online), Europol e departamentos policiais nacionais para ajudá-los ativamente em sua luta contra o cibercrime. 

Você sabia? 
Atualmente, o banco de dados da empresa é uma das mais completas e abrangentes coleções de segurança virtual, usadas na detecção e prevenção de sistemas que estejam infectados por mais de 500 milhões de programas maliciosos. 
Em 2012 a marca criou sua mascote: um simpático urso verde chamado MIDORI KUMA
Desde 2010, a Kaspersky Lab é patrocinadora oficial da equipe de Fórmula 1 Ferrari. E foi a partir de 2012, que o logotipo da Kaspersky Lab apareceu no carro da escuderia italiana, bem como no macacão dos pilotos e no uniforme da equipe. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), portais (G1 e TechMundo), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 30/11/2018

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