31.5.19

HAVAN


Quem mora em grandes centros urbanos talvez nunca tenha ouvido falar na HAVAN. E há um bom motivo para isso: a rede varejista está toda espalhada pelo interior ou por cidades de médio porte do Brasil. A HAVAN se autodenomina “a loja de departamentos mais completa do Brasil!”. Com uma infinidade de produtos de qualidade, as fachadas de suas lojas são caracterizadas pela semelhança com a Casa Branca. E tem mais. Suas unidades são reconhecidas por uma réplica da famosa Estátua da Liberdade. Além disso, seu fundador, Luciano Hang, é seu maior garoto-propaganda. É assim que uma das varejistas que mais cresce no Brasil, conquista cada vez mais mercado e, principalmente, proeminência. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 26 de junho, quando Luciano Hang (foto abaixo), filho de operários do setor têxtil, e Vanderlei de Limas, resolveram abrir uma pequena loja de atacado de tecidos, com apenas 45 m², um balcão e um funcionário, localizada na Avenida Primeiro de Maio, na cidade de Brusque, a 100 quilômetros de Florianópolis, em Santa Catarina. O novo empreendimento foi batizado de HAVAN, junção das sílabas iniciais do nome e sobrenome dos dois sócios: Hang e Vanderlei. No final desta década, a HAVAN passou a importar tecidos e artigos de baixo valor agregado, para atender ao varejo da região. Com o crescimento do número de visitantes e a diversificação dos produtos, a loja se tornou pequena e uma nova unidade foi inaugurada no centro da cidade. Vanderlei vendeu sua participação no negócio em 1991, depois de discordar dos planos de Hang para a ampliação da loja.


O ano de 1994 foi de suma importância para a marca. A HAVAN já era destaque no varejo regional e começou a estabelecer seus diferenciais de marketing. A construção de um novo prédio de 7.000 m² ganhou contornos estilizados da Casa Branca, a poderosa residência oficial do presidente dos Estados Unidos. Isto porque o empresário se viu obcecado em encontrar um padrão arquitetônico para o negócio. A inspiração veio da admiração que ele tinha pelos Estados Unidos - país que visitou pela primeira vez no ano de 1989 - e pela cultura empreendedora dos americanos. A loja foi inaugurada em 25 de julho. E nessa inauguração começaria a surgir um dos símbolos da rede. Isto porque, uma criança de apenas 7 anos disse a Hang que, para o prédio ficar perfeito, só faltava a Estátua da Liberdade. Ele guardou a sugestão. No ano seguinte, em dia 21 de outubro, foi inaugurada a primeira unidade em Curitiba, no Paraná. Com 2.500 m², a HAVAN conquistou toda a região. Após uma remodelação, a loja passou a ter as mesmas características de arquitetura da Casa Branca, como a matriz da rede. Foi neste mesmo ano que a HAVAN implantou a primeira réplica da famosa Estátua da Liberdade, na filial de Brusque, que representa a liberdade de escolha dos clientes e se tornou um símbolo de reconhecimento da rede (espécie de um totem). Inspirados no modelo americano de liberdade, estes símbolos fortaleceram a marca da HAVAN no mercado brasileiro, fazendo com que, em muitas regiões do país, atualmente estejam mais associados à marca do que à sua verdadeira origem nos Estados Unidos.


Em 1999, a desvalorização cambial fez com que a HAVAN definisse um novo rumo para seus negócios, passando a atuar no segmento de lojas de departamentos. Com isso, o número de produtos foi ampliado (a proposta era vender de tudo no mesmo espaço: roupas, eletrodomésticos, ferramentas, produtos para a casa, cosméticos, brinquedos, etc.) e novas unidades foram inauguradas nos anos seguintes em cidades como Florianópolis (2002), Criciúma (2004) e Joinville (2004). Além disso, em 2003, o lançamento do site aproximou a HAVAN do público consumidor ao permitir que eles conhecessem a empresa, seus produtos e campanhas através da internet (recentemente a rede aperfeiçoou seu comércio eletrônico com a possibilidade de comprar no site e retirar o produto na loja física, sem pagar por frete). No ano de 2005, com a inauguração da filial no Shopping Center Neumarkt, em Blumenau, a primeira em um shopping, a HAVAN passou a adotar um novo padrão de loja, combinando arquitetura, decoração e apresentação do mix de produtos de forma moderna e integrada.


Sempre com seu viés de inovação, em 2008, a rede assumiu a restauração do antigo Castelinho de Moellmann, em Blumenau, considerado um dos principais cartões postais de Santa Catarina e que se encontrava em total estado de abandono. Com um investimento expressivo e sua visão mercadológica, Luciano implementou a primeira loja temática da rede, aliando o passado e futuro. Pouco depois, em 2010, a HAVAN continuou crescendo na região sul do país com a inauguração de lojas em Foz do Iguaçu, São José dos Pinhais (que marcou a regionalização da rede na grande Curitiba), Barra Velha, Maringá, e Palhoça. Em 2011, ano em que celebrou o 25º aniversário, a HAVAN cumpriu seu ousado projeto de expansão e inaugurou 15 novas unidades entre os estados do Paraná e Santa Catarina. O ano seguinte foi um marco de sucesso em sua história com a rede atingindo 50 mega unidades e consolidando-se como a loja de departamentos mais completa do Brasil.


Em 2013, dando continuidade ao acelerado projeto de expansão, a HAVAN conquistou novos mercados pelo país com a inauguração de suas primeiras lojas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Além disso, lançou a Havan Viagens, uma agência de turismo que chegava para diminuir distâncias no Brasil e no mundo, e compartilhar com os clientes a realização de seus sonhos de férias. O serviço foi oferecido inicialmente na loja matriz, em Brusque. No ano seguinte, a rede inaugurou novas unidades em Minas Gerais, Bahia, Rondônia e Pará, totalizando assim 86 lojas em todo o Brasil. Já em 2015 a HAVAN era referência em atendimento e produtos de excelente qualidade, com inúmeros prêmios conquistados na categoria varejo. Em 2016, um burburinho sobre quem era o dono da HAVAN acabou virando o tema de uma campanha publicitária de Natal da marca. Como os donos dessas empresas não costumam aparecer, surgiram na internet e nas cidades em que a HAVAN estava presente rumores de quem eram os possíveis proprietários: a filha da ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula, o bispo Edir Macedo e até o empresário Silvio Santos, eram alguns dos exemplos. A mudança ocorreu após a empresa ter sido associada à figura de políticos. “Eu não ligava enquanto achavam que a HAVAN era uma empresa americana, chinesa ou coreana. Mas quando começaram a associar a rede a políticos, me preocupou”, disse Hang na época. Foi aí que entrou ele entrou em ação. A campanha publicitária “De quem é a Havan?” o consagrou como personalidade do ano, através do prêmio ADVB Top de Marketing. A campanha mostrava uma enquete com clientes na loja, na qual eles citavam personalidades diversas. Em outro vídeo, Hang se apresentava como dono da varejista e falava das promoções de Natal. Em 2017, a rede inaugurou sua 100ª filial em Rio Branco no Acre, evento que contou com mais de 150 mil pessoas.


Durante sua trajetória, a HAVAN e, especialmente Luciano Hang, descobriram que, no interior do país, o mercado é completamente diferente. Os preços baixos, a decoração curiosa de suas lojas e o espaço para alimentação e lazer conquistaram milhões de clientes, que muitas vezes chegam em ônibus intermunicipais. A proximidade de rodovias, o amplo estacionamento e a facilidade de acesso a transporte público também ajudaram para o sucesso da rede. Segundo a consultoria Boston Consulting Group, mais de 80% das cidades em que a HAVAN está presente têm menos de 500.000 habitantes.


Os slogans 
A Loja Mais Amada do Brasil. (2018) 
Não tem crise para quem vende barato.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 26 de junho de 1986 
● Fundador: Luciano Hang e Vanderlei de Limas 
● Sede mundial: Brusque, Santa Catarina, Brasil 
● Proprietário da marca: Havan Lojas de Departamentos Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Luciano Hang 
● Faturamento: R$ 7 bilhões (2018) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 125 
● Presença global: Não (somente no Brasil) 
● Funcionários: 16.000 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Produtos para casa, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, roupas, calçados e itens de decoração 
● Concorrentes diretos: Magazine Luiza, Casas Bahia, Walmart, Extra e Carrefour 
● Ícones: A réplica da Estátua da Liberdade 
● Slogan: A Loja Mais Amada do Brasil. 
● Website: www.havan.com.br 

A marca no Brasil 
Hoje a HAVAN, que fatura mais de R$ 7 bilhões (dados de 2018), está presente em mais de 80 cidades de 17 estados brasileiros, por meio de 125 lojas que somam mais de um milhão de metros quadrados construídos. Cada loja em média oferece 100 mil itens nacionais e importados, incluindo itens para casa, eletrodomésticos, eletrônicos, brinquedos, roupas e produtos de decoração. A filial da cidade de Barra Velha, conhecida como Parada Havan, é a maior loja da rede e foi construída às margens da BR-101 para atender não somente a população da região, mas também os viajantes que trafegam pela principal rodovia do estado de Santa Catarina. Mais de 1 milhão de produtos são movimentados diariamente no enorme Centro de Distribuição da empresa em Barra Velha, Santa Catarina. 

Você sabia? 
Grande parte de suas lojas é decorada com uma réplica da Estátua da Liberdade de 33 metros de altura em média. A maior delas fica em Barra Velha (SC) e tem 57 metros de altura - mais do que a estátua do Cristo Redentor (que possui 38 metros). 
Em 2019 a HAVAN lançou uma assistente virtual, que atende no chat no site da rede. Chamada Liberdade, ela pode sanar dúvidas, rastrear pedidos, aumentar o limite do Cartão HAVAN, desbloquear senhas, entre outras funções. 
Além dos programas sociais obrigatórios a empresa promove eventos que atraem milhares de pessoas, como por exemplo, a Expo Havan Noivas e o Natal Luz Havan, que conta com uma programação com shows gratuitos, chegada do Papai Noel e acendimento de milhares de lâmpadas, contornando as fachadas das lojas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), portais (G1), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/5/2019

Um comentário:

Diniz Lima disse...

As lojas também são um ponto turistico. Sempre que vou na Havan vejo pessoas tirando fotos/selfies em frente à estátua da liberdade.