14.9.19

SMITHSONIAN CHANNEL


Misturar entretenimento com rigor científico é a tônica do Smithsonian Channel, que oferece através de suas impecáveis produções curiosidade, conhecimento e inspiração. É o lugar para histórias inspiradoras, documentários com imagens poderosas e entretenimento incrível. Combina a capacidade de contar histórias com recursos incomparáveis da tecnologia e as ricas tradições do renomado Smithsonian Institution. Tudo através de uma tela, que une uma programação premiada lançando uma nova luz sobre gêneros populares como história, ciência, natureza e cultura pop. 

A história 
Para contar a história do canal é preciso conhecer o Smithsonian Institution, uma instituição educacional e de pesquisa fundada no dia 10 de agosto de 1846 por um Ato do Congresso Americano e cuja missão principal era “aumentar e difundir o conhecimento” ao povo americano. Mais de um século e meio depois, o Smithsonian Institution consiste em 19 museus (incluindo os três principais museus mais visitados do mundo) e o Zoológico Nacional. Existem mais de 150 museus afiliados em 39 estados americanos, Panamá e Porto Rico, e exposições itinerantes por toda a América que visitam mais de 100 museus todos os anos. A instituição possui mais de 700 cientistas de classe mundial e nove centros de pesquisa em todo o mundo, e mais de 136 milhões de artefatos - dos chinelos de rubi de Dorothy aos artefatos do Lunar Orbiter (um programa espacial desenvolvido pelos Estados Unidos para envios de cinco sondas espaciais não-tripuladas a Lua entre os anos de 1966 e 1967). Por mais de 150 anos, o Smithsonian Institution tem inspirado gerações através do conhecimento e da descoberta, apresentando tesouros e lembranças a mais de 30 milhões de visitantes a cada ano.


A tradicional instituição ficou conhecida por produzir estudos em diversas áreas da ciência, mas também por divulgar e transmitir esse conhecimento em exposições, revista e redes sociais. Mas faltava um grande veículo de mídia para disseminar todo esse conhecimento histórico. No final de 2006, a instituição resolveu ampliar seu alcance e formou a Smithsonian Networks (SNI/SI Networks L.L.C.), uma joint-venture com a Showtime Networks, da CBS Corporation, cuja missão era criar canais de TV com programas amplamente inspirados nos ricos e incontáveis acervos do Smithsonian Institution. Finalmente no dia 26 de setembro de 2007 o Smithsonian Channel foi ao ar nos Estados Unidos. O novo canal exibia em sua rica programação documentários, séries e filmes relacionados ao universo científico, e cujo conteúdo era inspirado nos museus, nas instalações de pesquisa e nas revistas do Smithsonian Institution. Os programas e documentários abordavam temas como história natural, viagens, aviação, ciências, natureza e exploração espacial. Eram documentários e séries feitos com base científica, com muito estudo por trás, trazendo assim um novo olhar para a televisão e aos espectadores. No início, o canal era assistido em 150 mil lares americanos. Rapidamente o Smithsonian Channel tornou-se conhecido e popular pela qualidade impecável de sua programação factual, vencedora de vários prêmios Emmy.


Em 2010 o canal lançou uma de suas séries mais populares: Aerial America, onde cada episódio mostra cada um dos 50 estados americanos com imagens áreas de tirar o fôlego, retratando história, pequenas cidades, culturas, regiões selvagens e muito mais, tudo narrado por Jim Conrad. A partir de 2013, o canal começou a expandir sua presença internacionalmente com seu lançamento no Canadá e, no de 2016, em Singapura. E o número de assinantes cresceu exponencialmente. Em abril de 2017, o Smithsonian Channel começou a oferecer 10 horas de programação em 4K, tornando-se a primeira rede dos Estados Unidos a disponibilizar um modelo 4K On Demand com programas atualizados a cada trimestre. Em 2018 o canal foi lançado oficialmente em alguns países da América Latina e, em fevereiro de 2019, no Reino Unido e Irlanda (em mais de 20 milhões de lares), reforçando assim seus planos de expansão internacional. Além disso, ainda em 2018 o canal lançou um novo produto: Smithsonian Channel Plus, serviço de streaming de assinatura mensal que também oferece acesso à vasta biblioteca de conteúdo anterior do canal e que incorporou o antigo serviço de streaming do Smithsonian Earth (mais especializado em documentários e programas espetaculares da vida selvagem). Com isso, o Smithsonian Channel passou a distribuir seu conteúdo em multiplataformas.


Finalmente no dia 26 de abril de 2019, como resultado de uma parceria com o Grupo Bandeirantes de Comunicação, responsável pelo gerenciamento das operações do canal, por sua grade de programação e pelas áreas de vendas publicitárias, o Smithsonian Channel foi lançado no Brasil. Entre os programas que foram ao ar no horário nobre (das 18h à meia-noite) estavam Mummies Alive, que percorre quatro continentes para apresentar múmias enigmáticas com mais de cinco mil anos de história; Smithsonian Spotlight, que retrata, em seu primeiro episódio, os cem anos do Museu Nacional de História Natural do Smithsonian Institution; Epic Yellowstone, que exibe histórias da vida selvagem e dos perigos das mudanças climáticas neste que é um dos maiores parques nacionais do mundo; The Real Story, que conta os bastidores de alguns dos maiores filmes de Hollywood e exibe histórias verdadeiras que inspiraram alguns dos mais famosos sucessos de bilheteria do cinema; America’s Secret Space Heroes, que explora algumas das maiores conquistas espaciais, nas palavras dos próprios engenheiros da Nasa; e Million Dollar American Princesses, que revela os bastidores dos casamentos entre herdeiras americanas e nobres britânicos nos séculos 19 e 20, como o caso da bisavó da princesa Diana.


A chegada do canal no mercado brasileiro já começou render frutos. Isto porque o Smithsonian Channel anunciou o lançamento mundial de duas grandes produções originais sobre o Pantanal: “O Reino da Onça-Pintada” (acompanha a maior concentração desses felinos no mundo) e “Pantanal: Tesouro Verde” (apresenta o espetáculo da vida selvagem que se forma às margens da área conhecida como “lago rebelde”). Cada especial tem uma hora de duração e foca na maior planície alagável contínua do planeta, abrangendo seu mosaico de pastagens, matas, rios e lagos, além de espécies de animais icônicas do Brasil, como onças-pintadas, antas, jacarés, capivaras entre outras. Hoje em dia, o Smithsonian Channel apresenta documentários, séries e programas inovadores e premiados, destacando o patrimônio histórico, cultural e científico da América e do mundo. O canal é responsável pela produção de toda sua programação, desde séries de longa duração até especiais pontuais e detalhados. As informações científicas com a chancela do Smithsonian Institution são um diferencial da programação do canal.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma alteração ao longo dos anos. Isso aconteceu em 2014 quando um novo logotipo foi apresentado. Além das mudanças de cores, o tradicional símbolo do sol passou a ser posicionado no lado direito do logotipo.


Os slogans 
It’s brighter here. 
A vida brilha aqui. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 26 de setembro de 2007 
● Criador: Smithsonian Institution e Showtime Networks 
● Sede mundial: Washington DC, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: SNI/SI Networks LLC 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Tom Hayden 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 37 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Canais de TV, documentários, séries e filmes e licenciamento de produtos 
● Slogan: It’s brighter here. 

A marca no mundo 
Atualmente o canal Smithsonian Channel está presente em mais de 50 milhões de casas americanas e em mais 36 países e territórios ao redor do mundo como Canadá, Cingapura, Reino Unido e países da América Latina. Oferecendo conteúdo de não ficção nas áreas de história, viagens, ciências, exploração espacial, natureza e cultura pop, o canal é inspirado no vasto acervo e conhecimento do Smithsonian Institution, instituição americana que reúne o maior complexo de museus e centros de pesquisa do mundo, com narrativa do canal americano Showtime/CBS

Você sabia? 
O Smithsonian Institution foi fundado quando o inglês James Smithson doou sua enorme fortuna para a América pelo “aumento e difusão do conhecimento”. 
Em 2019, foi divulgada mundialmente a fotografia e vídeo do famoso buraco negro, que pela primeira vez foi observado da Terra, e essa descoberta foi pesquisada e financiada pelo Instituto Smithsonian, junto com a Universidade de Harvard. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Folha, Estadão, O Globo e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/9/2019

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