14.11.19

JBL


A missão da JBL é projetar soluções de áudio para aprimorar as experiências de seus consumidores, simplificando como as pessoas interagem com a tecnologia e as conectando com o mundo ao seu redor através do som. Resumindo: a JBL supera os limites da inovação, dando vida à música. Referência em produtos de áudio, a JBL tem uma rica e inovadora história com destaque no meio musical, desde estúdios de gravação, shows até grandes festivais de música, como o icônico Woodstock de 1969. A JBL também ganhou espaço no cinema e no teatro. E claro na preferência de milhões de consumidores apaixonados pelo melhor som. 

A história 
Não é possível falar sobre a história da JBL sem citar o nome James Bullough Lansing. Esse engenheiro americano, filho de um minerador de carvão, fundou em 1927 a Lansing Manufacturing Company para fabricar alto-falantes, megafones e outros componentes, e achou em Kenneth G. Decker o sócio ideal para administrar a empresa financeiramente. Localizada em Los Angeles na Califórnia, a empresa encontrou uma indústria de cinema emergente, com o lançamento de filmes sonoros. Inicialmente, o processo de fabricação dos alto-falantes (em forma de cones de 6 e 8 polegadas) era manual e tinha a colaboração até de familiares. Mas rapidamente essa situação mudou com uma encomenda para sonorização (alto-falantes) do filme “O Cantor de Jazz”, o primeiro filme da história do cinema falado, marcando o fim de uma era e inserindo uma nova forma de se fazer cinema. A Academia de Artes e Ciências do Cinema reconheceu ainda hoje que o sistema desenhado por Lansing contribuiu para definir padrões de toda a indústria do cinema, tornando-se referência para outros fabricantes em todo o mundo. A partir daí, começou o grande sucesso da empresa, que ainda não tinha na marca as iniciais de seu fundador, mas era chamada apenas de Lansing. Entretanto em 1939 um trágico acidente de avião interrompeu a vida de Decker. Impactado pela enorme perda, James vendeu a sua parte na empresa em 1941 para a Altec, empresa de áudio criada por ex-funcionários da gigante norte-americana Western Electric. Nessa fase e com todo o apoio da Altec, ele criou outros produtos consagrados, como o speaker 604 e o Voice of the Theatre A-4, outro sistema de som personalizado para salas de cinema.


Pouco depois do término da Segunda Guerra Mundial, James resolveu sair da Altec e, no dia 1 de outubro de 1946, fundou a Lansing Sound Inc. (que mais tarde se chamaria James B. Lansing Sound) em San Marcos na Califórnia. Se antes ele ficou conhecido no cinema, o destino fez com que a empresa renascesse a partir de um novo estilo musical, que iria mudar toda uma geração: o rock’n roll. O alto-falante D101, de 15 polegadas, foi o primeiro produto da nova empresa e o driver de alta frequência D175. Os eletrônicos eram inspirados em produtos da Altec Lansing, companhia anterior na qual James trabalhava, e permaneceram no catálogo da empresa até a década de 1970. Infelizmente, James não veria a empresa se tornar um gigante global no segmento de áudio. Isto porque, em setembro de 1949 ele cometeu suicídio em sua casa e deixou a empresa ao comando do vice-presidente, William Thomas, que comprou a parte do negócio pertencente à viúva de James e iniciou um processo de revitalização pelas duas décadas seguintes. Em 1955 nascia oficialmente a marca JBL, adotada para resolver disputas judiciais com a Altec Lansing Corporation. O nome da empresa - James B. Lansing Sound Incorporated - foi mantido, mas o nome do logotipo foi alterado para as iniciais JBL, com o seu distintivo ponto de exclamação. Pela sua qualidade, os produtos da empresa começaram a fazer sucesso junto a bandas e produtores musicais. E com isso, ainda nesta década, a JBL fez uma parceria com a lendária marca de instrumentos musicais Fender, e o alto-falante de 15 polegadas D130F foi colocado em amplificadores de guitarra da empresa, se tornando o equipamento favorito de músicos como Dick Dale e Jerry Garcia, do Grateful Dead. Isto sinalizou a entrada da JBL no mercado profissional da música, ainda que de forma mais tímida. Pouco depois, lançou no mercado outro grande sucesso: o conjunto estéreo JBL Paragon, instalado em um gabinete.


Em 1962 a JBL criou a primeira caixa de estúdio de 2 vias, utilizando um motor de alta frequência. E para aprofundar o diálogo entre a empresa e outros profissionais da música, a Divisão Profissional da JBL foi criada em 1968. A divisão desenvolveu soluções de estúdio para equipar os engenheiros com as ferramentas necessárias para se adaptar às novas técnicas de gravação. Com isso, a marca colaborou na composição do estúdio de gravação Capital Records, responsável por discos de grandes sucessos de bandas como Beatles e Beach Boys. Em 1969, Bill Thomas vendeu a JBL à Jervis Corporation, mais tarde renomeada Harman International, liderada por Sidney Harman. No mesmo ano, a JBL forneceu a sonorização para o lendário festival de Woodstock. Sob a administração da nova proprietária, a marca JBL foi mantida e também associada a produtos de uso doméstico, como caixas de som e home speakers. Um dos motivos para o enorme crescimento da JBL aconteceu ainda em 1969 com o lançamento do L100, modelo de alto-falante mais vendido da história da empresa. Esses alto-falantes ficaram tão marcados na memória que foram relançados em 2018 em uma versão retro.


Na década de 1970, a JBL ingressou oficialmente na Europa e no Japão. Os monitores de referência da marca viraram um sucesso nessa época: eram equipamentos de som com uso mais profissional, mas que podiam ser instalados em sistemas domésticos para quem buscava a maior qualidade possível. Além disso, em 1973, lançou a série 4300, incluindo o primeiro alto-falante de 4 vias. Nos anos de 1980, a JBL continuou direcionando o foco ao consumidor, sem deixar de lado o segmento de estúdios, locais de shows e cinema. Em 1982, a marca se tornou a primeira a adotar o titânio em diafragmas de alta frequência pra melhorar qualidade dos equipamentos. A marca ganhou enorme visibilidade mundial pouco depois, em 1983, quando George Lucas selecionou a JBL para desenvolver o primeiro sistema de áudio de sala de cinema licenciado pela THX. Depois disso, fabricantes automobilísticas como Toyota, Ferrari e Smart passaram a usar a JBL em seus sistemas de áudio veiculares.


Na década de 1990, a JBL focou ainda mais em avanços técnicos, com novos designs internos de alto-falantes com ímãs de neodímio e outras novidades. E foi nessa década, em 1995, que surgiu a linha Eon System de alto-falantes portáteis. Em 2004, a JBL foi uma das primeiras marcas do segmento a lançar docks de áudio para iPod, ampliando a capacidade sonora do player que mudou o mundo. Já no decorrer do novo milênio os destaques foram a linha VRX900 de speakers profissionais em formato curvo, além do sistema de alto-falantes VerTec pra uso em eventos de grande porte. E não foi qualquer coisa: eles foram usados primeiramente em uma convenção nacional do Partido Democrata nos Estados Unidos e na premiação do Grammy. Já em 2010, a novidade mais celebrada foi o monitor de referência M2. Oficialmente, a JBL começou a vender os seus produtos no Brasil somente nesse ano. Até então ela era um sonho distante para aficionados por áudio que acabavam importando alguns dos seus produtos. Foram as caixas de som Bluetooth e os fones de ouvido que ajudaram a popularizar a marca no país. A chegada oficial ao país somente se concretizou com a aquisição da gaúcha Selenium.


Ao prestar atenção aos hábitos e estilo de vida de seus usuários e se concentrar nos cenários da vida real quando as pessoas precisavam de áudio de qualidade, a marca criou em 2012 o alto-falante portátil JBL Flip, que ofereceu aos ouvintes algo totalmente novo: excelente qualidade de som em um formato compacto. A combinação de tamanho diminuto e som grandioso, fez do Flip uma sensação da noite para o dia, apavorando a concorrência e comercializando mais de 1 milhão de unidades no primeiro ano. Com base nesse enorme sucesso, nos anos seguintes a JBL desenvolveu mais seis formatos de alto-falantes portáteis para atender outros usos específicos, como por exemplo, caminhadas, piqueniques ou ir à praia. Desde que ingressou na categoria, a marca JBL lançou mais de 25 modelos de alto-falantes portáteis, cada um deles aprimorado e ajustado para atender às necessidades específicas dos ouvintes.


A Harman International, então proprietária da marca JBL, foi adquirida no dia 14 de novembro de 2016, em um acordo de aproximadamente US$ 8 bilhões, pela sul-coreana Samsung Electronics. Com isso, a marca JBL pode aproveitar a estrutura e distribuição da Samsung para fazer com que seus produtos cheguem a um maior número de consumidores no mundo. Entre os produtos mais famosos dos últimos, estão às séries Clip, Charge e Pulse de caixas de som, cada uma com uma peculiaridade e um público mais direcionado, além é claro dos famosos fones de ouvido com tecnologia de cancelamento de ruído. A marca até já lançou um módulo pra família Moto Z da Motorola, transformando o smartphone em um speaker. No dia 5 de setembro de 2019 a marca JBL alcançou o tremendo marco de 100 milhões de alto-falantes portáteis vendidos em todo o mundo, consolidando sua posição como líder em áudio portátil e referência em sua categoria.


Superar as expectativas de exigentes consumidores impulsiona o desenvolvimento de produtos da JBL e inspira inovações. Por exemplo, a marca foi a primeira a equipar caixa de som com conexão Bluetooth com um driver diferenciado, cuja área do cone aumentada proporciona um som mais potente. Também estabeleceu um recorde mundial no Guinness Book, conectando 1.000 unidades do JBL Flip 4 tocando músicas de uma única fonte.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos. O logotipo original com as iniciais JBL e seu “ponto de exclamação” surgiu em 1955 e foi criado por Arnold Wolf, que chegou a ser o CEO da empresa anos depois. Depois de adotar oficialmente a distintiva cor laranja, o logotipo da marca passou a ostentar a inscrição “by Harman” (proprietária da JBL).


Os slogans 
Dare To Listen! (2017) 
Amplify Life. (2017) 
Hear the truth. (2011) 
Pro sound comes home. (2004) 
Plays louder, longer. (2001)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de outubro de 1946 
● Fundador: James Bullough Lansing 
● Sede mundial: Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Harman International Industries Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dinesh Paliwal 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 12.000 
● Segmento: Áudio 
● Principais produtos: Fones de ouvido, amplificadores e caixas de som 
● Concorrentes diretos: BeatsBose, Sony, Marshall, Sonos, Kenwood, Pioneer, Boombotix e Bower & Wilkins 
● Ícones: A cor laranja 
● Slogan: Dare To Listen! 
● Website: www.jbl.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente, a JBL vende em mais de 130 países uma ampla gama de produtos de áudio como fones de ouvido, caixinhas portáteis com Bluetooth e equipamentos profissionais e domésticos. Além de sonorização de ambientes, a JBL também produz equipamentos de áudio profissional para eventos e DJs, e ainda fornece equipamentos para a indústria automotiva. Hoje, a JBL é líder de mercado em alto-falantes portáteis no mundo. 

Você sabia? 
Em 1933, Douglas Shearer, então executivo dos estúdios MGM, projetou o primeiro sistema de alto-falantes para o cinema. A Lansing construiu os componentes do sistema. 
Em 2002, a JBL voltou a receber um prêmio da Academia de Cinema por excelência técnica, conceito, visual e engenharia dos alto-falantes para cinema que estrearam no JBL 4675. 
Na verdade o nome do fundador da empresa era James Martini, mas ele adotou o Lansing por conta própria e pegou emprestado o Bullough de uma família que abrigou ele por um tempo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites de tecnologia (TecMundo e CanalTech), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/11/2019

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