5.12.19

SUPER BOCK


Quem disse que os portugueses sabem apenas produzir bons vinhos. Ao longo de mais de nove décadas, a SUPER BOCK construiu um legado ancorado nas fortes tradições cervejeiras e na preservação de um riquíssimo patrimônio de qualidade, que sempre foi trabalhado, de forma consistente, para promover a melhor experiência, adequada ao perfil dos apreciadores mais exigentes de cerveja. Uma cerveja portuguesa que une autenticidade, tradição, qualidade e sabor. Que apesar de todos os importantes prêmios internacionais, a verdadeira conquista é os milhões de fiéis consumidores em todo o mundo que não resistem ao seu sabor único. Assim é a SUPER BOCK. 

A história 
A história começou no mês de outubro de 1927, quando a Companhia União Fabril Portuense das Fábricas de Cerveja e Bebidas Refrigerantes (CUFP), fundada em 1890 e que já oferecia a cerveja Cristal Pilsener para os portugueses, apresentou uma segunda marca durante a Exposição Industrial Portuguesa, realizada no Palácio de Cristal, na cidade do Porto. A nova cerveja criada pelo mestre cervejeiro Alberto Marques Fonseca foi batizada de SUPER BOCK. Foi nomeada assim uma vez que resultava do aperfeiçoamento das cervejas do tipo “bock” originalmente alemã, caracterizadas por ter um sabor mais forte, encorpado, geralmente de cor escura, com baixa fermentação e alto teor alcoólico, e que correspondia ao tipo de cerveja que seria inicialmente produzido. A inovação da nova cerveja gerou entusiasmo na exposição e valeu até um prêmio a cervejaria, que decidiu registrar oficialmente a marca no dia 9 de novembro do mesmo ano. Assim nascia a cerveja SUPER BOCK. Nesta época, a produção da cervejaria ultrapassava pouco mais de 1 milhão de litros por ano. Nos anos seguintes, para atender ao gosto e paladar dos portugueses, a SUPER BOCK passou a ser uma cerveja tipo pilsener, com um teor alcoólico menor, mas mantendo a baixa fermentação.


Em 1942, as restrições de navegação no Oceano Atlântico, em virtude da Segunda Guerra Mundial, dificultavam o transporte de malte importado e obrigaram a cervejaria a utilizar, exclusivamente, maltes nacionais na produção da SUPER BOCK. O aumento da demanda pela SUPER BOCK levou a empresa a construir um novo complexo de produção e, em 1964, as garrafas de cerveja começaram a sair de Leça do Balio. A marca começou a ser exportada ainda nesta década e uma de suas primeiras experiências foi o Japão, além de ex-colônias portuguesas como Angola e Moçambique. Somente no ano de 1967 são lançados os primeiros anúncios publicitários da marca sob o slogan “A cerveja que supera a sua exigência”. Já no mês de agosto de 1972 a empresa inaugurou uma rede de distribuição, em Lisboa, composta por 12 caminhões, e a cerveja SUPER BOCK passou a ser distribuída nacionalmente. O ano de 1977 foi histórico para a marca portuguesa. Isto porque a SUPER BOCK conquistou a sua primeira medalha de ouro no concurso internacional Monde Selection de la Qualité, um dos mais importantes do setor. O reconhecimento da qualidade da cerveja pode até ter sido tardio (afinal, SUPER BOCK tinha mais de 50 anos de mercado na época), no entanto até os dias de hoje sagrou-se uma campeã invencível, conquistando 35 medalhas do referido concurso.


No ano de 1990, já com o nome de Unicer, a cervejaria foi totalmente privatizada. E pouco depois, em 1992, a SUPER BOCK finalmente atingiu a liderança do mercado português, mantendo-se na preferência dos consumidores até os dias de hoje. Pouco depois, em 1995, com o aumento nos investimentos de marketing e comunicação, a SUPER BOCK se tornou a primeira marca portuguesa a nomear um festival de música. Surgia assim o Super Bock Super Rock, que se transformaria no maior festival de rock realizado em território português. Na primeira edição do evento, subiram ao palco bandas famosas como The Cure, Morphine, Jesus and Mary Chain e Faith No More. Com isso, a marca começou a conquistar a preferência de um público jovem. Os investimentos em marketing continuaram e, em 1998 e 2001, a marca patrocinou dois dos maiores eventos culturais portugueses: a Expo’98 e Porto 2001 (como a Capital Europeia da Cultura). Com isso, SUPER BOCK ganhou enorme exposição e reconhecimento de marca, inclusive internacional.


Nos anos seguintes, a ousada estratégia da marca foi pautada por um ambicioso investimento em inovação, tanto em novas cervejas, como em novas embalagens, que vieram trazer novo dinamismo ao mercado português deste segmento. Esta ampliação do portfólio da marca começou em 2003 com o lançamento da SUPER BOCK STOUT, uma cerveja tipo stout (surpreendente combinação de maltes especiais que resulta em uma cerveja preta com um aroma e um gosto distintos coroada por uma espuma cremosa e duradoura), que em apenas três meses já era líder de mercado no segmento. Nesse mesmo ano, a marca ingressou no segmento de cervejas sem álcool, com a SUPER BOCK TWIN (um teor alcoólico menor ou igual a 0,5%). Após esses enormes sucessos, a aposta em inovação foi a SUPER BOCK GREEN, em 2004, uma cerveja com toque de limão, criando assim um novo segmento no mercado de bebidas em Portugal, as cervejas com sabor. Em 2006 a marca ampliou sua linha com as versões SUPER BOCK MINI (garrafa de 250 mililitros), SUPER BOCK ABADIA (a primeira cerveja de receita artesanal produzida em Portugal, fabricada com uma variedade de maltes especiais e especiarias que lhe confere uma tonalidade rubi inconfundível) e a SUPER BOCK TANGO (uma cerveja com suco de fruta). Além disso, lançou o Super Bock Xpress, um sistema único de extração de cerveja à pressão (tipo chope) para consumo doméstico em barril de 5 litros.


Já em 2007, a marca inovou em suas embalagens ao introduzir no mercado a primeira garrafa de cerveja portuguesa inteiramente fabricada em alumínio (mantém a cerveja fresca por mais tempo). Este ano também foi marcado pelo relançamento da nova linha de cervejas sem álcool, criada através de uma parceria com o Departamento de Engenharia Química da Universidade do Porto. Pouco depois, em 2008, a marca apresentou outra novidade: Super Bock XpresS em garrafa, que segunda a empresa era a versão chope nessa embalagem. Além disso, lançou duas novas versões da linha SUPER BOCK ABADIA: Gold e Rubi, cada uma concebida para acompanhar pratos de peixe e de carne respectivamente. Em 2009 a marca começou a conquistar o enorme mercado chinês com o lançamento de suas cervejas. Inclusive recentemente a marca introduziu a SUPER BOCK GOLD, uma cerveja mais leve criada e especialmente destinada ao mercado chinês. Ainda em 2009, chegou ao mercado a SUPER BOCK MINI com sistema pull-off, cuja tampa possui um anel para facilitar a abertura, dispensando a ajuda de um abridor. Já no ano seguinte teve início a comercialização da embalagem IceBocks, uma caixa que permitia adicionar gelo para refrescar as cervejas mini, e da primeira edição da SUPER BOCK VERÃO, uma cerveja mais refrescante e com baixo teor alcoólico. Em 2011, com investimentos milionários a marca lançou a SUPER BOCK CLASSIC, uma cerveja lager encorpada, com 5.8 graus de teor alcoólico, cor dourada e sabor persistente.


No ano de 2013 a marca lançou a SUPER BOCK SELEÇÃO 1927, uma linha de cervejas especiais e sazonais, de características artesanais, em edições limitadas. Essa linha oferece as versões Munich Dunkel (produzida com malte especial Munique, é uma cerveja castanha e brilhante com espuma cremosa e cor de areia), Bengal Amber IPA (cerveja especial da cor do açafrão das Índias, com espuma cremosa), Bavaria Weiss (o malte de trigo ocupa o palco principal nos ingredientes desta cerveja, fermentada a temperatura elevada e não filtrada, o que a torna muito clara e turva). Pouco depois, a linha inovou ao apresentar a Scottish Smoked Lager, uma cerveja feita com malte de uísque escocês Peated. Mais recentemente essa linha ganhou a versão Japanese Rice Lager (uma cerveja lager, da cor dos girassóis, com espuma branca e pura, caracterizada por ser refrescante e pelo amargo delicado, pelo equilíbrio do doce do arroz com uma acidez generosa, com notas da alga Kombu e flor de sal de Tavira).


Em 2014, a marca ampliou seu mercado de exportação para países árabes, com o desembarque dos primeiros carregamentos com meio milhão de litros de Super Bock Sem Álcool 0,0% na Arábia Saudita, graças a um processo que não inclui a interrupção da fase de fermentação, e permite a conservação das características essenciais da cerveja (disponível também nos sabores Limão, Maçã, Romã, Morango e Tâmaras). Depois disso, a marca ampliou sua presença em outros países do Oriente Médio. No ano de 2017, para celebrar as nove décadas de existência, a marca lançou uma cerveja comemorativa, em edição limitada, para a qual recuperou a garrafa usada na década de 1960. A réplica remetia simbolicamente para o período em que a SUPER BOCK iniciou sua internacionalização. Hoje em dia, SUPER BOCK é cuidadosamente produzida a partir de matérias-primas selecionadas e de elevada qualidade, que lhe conferem um conjunto de características de cor, sabor, espuma e corpo que a diferenciam das restantes no mercado e que a tornam uma cerveja largamente apreciada por milhões de pessoas no mundo inteiro.


O museu 
No mês de outubro de 2015 a empresa inaugurou a Super Bock Casa da Cerveja, uma espécie de museu dentro de sua histórica fábrica, situado em Leça do Balio, Matosinhos. No local totalmente modernizado é possível assistir a todo o processo de fabricação da cerveja, conhecer as matérias-primas que lhe dão origem, assim como os momentos marcantes, histórias e curiosidades da marca SUPER BOCK. O percurso, que pode ser guiado ou livre, dura 90 minutos e começa habitualmente na Sala das Medalhas, onde estão expostos todos os prêmio conquistados pela SUPER BOCK.


Depois o visitante é dirigido para a Oficina da Cerveja Artesanal, que mais parece um laboratório, cheio de tubos e caldeiras de cobre controladas por cinco pessoas. É dali que sai toda a produção da linha SELEÇÃO 1927, assinada por Beatriz Carvalho, a primeira portuguesa sommelier de cerveja. Para produzir dois mil litros de cerveja artesanal são necessárias entre oito e dez horas de trabalho. Depois vem a parte do processo de produção - o engarrafamento e a colocação dos rótulos. Saindo deste ambiente e subindo as escadas, o visitante encontra a Sala Dourada, cujas paredes reluzentes são feitas com os vidros de 96.800 garrafas derretidas de SUPER BOCK. Ali está exposto o título do registro original da marca, que custou 66 escudos em 1927. Mais à frente é possível observar a evolução das garrafas e rótulos ao longo das décadas. A visita termina no Lounge, um moderno e aconchegante ambiente onde o visitante tem direito a duas provas e harmonizações com cervejas SUPER BOCK. Ao lado, existe uma loja, onde é possível adquirir todos os tipos de cervejas da marca, incluindo edições limitadas, e outros produtos e lembranças da SUPER BOCK.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras remodelações ao longo dos anos, mas sempre manteve uma característica em comum: a cor vermelha. O logotipo original só foi remodelado em 1970, quando a nova identidade visual da marca adotou uma nova tipografia de letra e o formato oval. Depois de passar por outra remodelação na década de 1980 (quando o dourado passou a fazer parte da identidade da marca), no ano de 1995 o logotipo adotou um visual mais limpo e uma moderna tipografia de letra. Em 2002 ocorreu uma mudança radical: formato circular, cores mais vivas, efeitos 3D e a inclusão do famoso slogan “Sabor Autêntico”. Pouco depois, em 2007, o logotipo passou por uma modernização e apresentou uma tipografia de letra ligeiramente modificada. Em 2012, o logotipo foi completamente simplificado e, no ano de 2019, apenas modernizado.


Ao longo dos anos, o design das garrafas também evoluiu e acompanhou a evolução visual da marca portuguesa.


Os slogans 
Leva a amizade a sério. (2015) 
A Vida é Super. (2012) 
Super Bock puxa pela amizade. (2011) 
Sabor Autêntico. (década de 1980) 
Cerveja Sabor. (década de 1980) 
A cerveja que supera a sua exigência. (1967) 
Prazer sem limites. (sem álcool)


Dados corporativos 
● Origem: Portugal 
● Lançamento: 9 de novembro de 1927 
● Criador: Companhia União Fabril Portuense (CUFP) 
● Sede mundial: Leça do Balio, Matosinhos, Portugal 
● Proprietário da marca: Super Bock Bebidas S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Rui Manuel Rego Lopes Ferreira 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Portugal, China, Angola, Espanha, Inglaterra e Suíça 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas e chopes 
● Concorrentes diretos: Sagres, Estrella Galicia, Heineken, Stella Artois, Amstel, Beck’s, Grolsch e Budweiser 
● Ícones: A cor vermelha 
● Slogan: Sabor Autêntico. 
● Website: www.superbock.pt 

A marca no mundo 
A marca SUPER BOCK, líder no mercado português com aproximadamente 45% de participação e cerveja lusitana mais vendida e conhecida no mundo, vende sua vasta gama de cervejas, incluindo a linha artesanal, em mais de 50 países. A marca tem forte presença em ex-colônias portuguesas como Angola e Moçambique, além de países europeus como Espanha, Inglaterra, França e Alemanha. A marca oferece suas cervejas em garrafas (vários tamanhos), latas e barris. Todos os anos, aproximadamente um terço dos 450 milhões de litros produzidos tem como destino mercados exteriores. 

Você sabia? 
A SUPER BOCK é uma das primeiras cervejas portuguesas a receber o Certificado de Qualidade SGS ICS (Serviços Internacionais de Certificação). 
A marca tem ainda apostado fortemente nos esportes, através do patrocínio das principais equipes portuguesas de futebol. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/12/2019

Um comentário:

Alsfosfs disse...

Obrigada ao jetoso e a este site que nos ajudaram bastante na realização do nosso trabalho e aprofundamento dos nossos conhecimentos <3