9.4.20

NEXCARE


A NEXCARE é uma marca para cuidados pessoais com diversas opções que protegem, previnem, restauram a pele e aliviam a dor com conforto e total segurança. São produtos para cuidados e primeiros socorros com qualidade hospitalar na sua casa. Afinal, pequenos ferimentos, como cortes e arranhões superficiais, podem infeccionar e a melhor coisa a fazer para garantir uma cicatrização limpa e adequada é usar os produtos NEXCARE. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1990 com a 3M Company, fundada em 1902 como uma fabricante de lixas de papel, dona de ícones como a fita adesiva Durex™, as esponjas Scotch Brite™ e os bloquinhos de recado Post-It™, e considerada uma das empresas mais inovadoras do mundo. A 3M já possuía vasta experiência na fabricação e desenvolvimento de materiais para uso hospitalar como máscaras de proteção respiratória, máscaras descartáveis, gazes, esparadrapos, ataduras cirúrgicas e bandagens adesivas como a Steri-Strip™ (lançada nos anos de 1960). A empresa também desenvolveu e lançou em 1960 o Micropore™ Surgical Tape, espécie de esparadrapo hipoalergênico (antialérgico), que foi a chave para o sucesso de sua divisão de negócios médico-hospitalares. Foi então que a 3M resolveu bater de frente com a poderosa Johnson & Johnson em um segmento onde a rival reinava absoluta com a marca Band-Aid, que se tornou sinônimo de uma categoria de produto no mundo. E para isso iria utilizar de toda sua experiência e confiança de médicos e enfermeiros em seus produtos.


Já líder nos hospitais com seus curativos absorventes e transparentes e fitas adesivas, a empresa combinou suas avançadas tecnologias com um pensamento inovador para desenvolver uma linha de bandagens adesivas e itens para tratamento de feridas para o consumidor final. Foi então que no ano de 1994 a empresa lançou no mercado a Nexcare Active™ Strips Bandages, uma bandagem adesiva com poder de aderência extra à transpiração da pele graças ao adesivo resistente ao suor. O nome da nova marca era uma montagem clara das palavras em inglês “next” (próximo ou junto) e “care” (cuidado ou zelo), indicando um posicionamento de proximidade, carinho e atenção. No ano seguinte introduziu uma versão colorida de suas bandagens adesivas. Em 1996, a NEXCARE já era a segunda marca de bandagens adesivas do mercado americano, incomodando e muito a rival Band-Aid em tão pouco tempo.


Em 1997, apostando na inovação a marca lançou o primeiro curativo (bandagem adesiva) à prova d'água do segmento, permitindo adultos e crianças a brincarem e se divertirem em ambientes molhados como o mar e a piscina sem prejudicar a cicatrização de feridas. Nesse mesmo ano a marca foi introduzida no mercado canadense. E pouco depois, lançou o Tattoo™ Waterproof Bandages, primeiro curativo à prova d’água desenvolvido especialmente para crianças, que continha estampas de desenhos e imagens. Em julho de 1999 a marca NEXCARE, voltada para a linha de primeiros socorros, foi oficialmente lançada no Brasil. E depois, em muitos outros países do mundo, iniciando assim a construção de uma marca global. Nos anos seguintes a marca NEXCARE passaria também a englobar os produtos de cuidados pessoais e primeiros socorros anteriormente produzidos pela empresa, como por exemplo, gazes, esparadrapos, ataduras, máscaras descartáveis de proteção e até o esparadrapo Micropore™ (ideal para peles sensíveis), produtos antes comercializados com a marca 3M.


Por volta de 2004 a marca lançou o curativo líquido (spray), que ao ser aplicado, seca rapidamente criando uma película uniforme e transparente sobre a pele, que facilita e acelera o processo de cicatrização. O produto também pode ser aplicado nas rachaduras dos seios de lactantes, em cortes cirúrgicos (protege a pele previamente à aplicação de curativos adesivos convencionais) e após tratamentos estéticos de peeling. Em 2007, a marca NEXCARE revolucionou o segmento novamente ao lançar a bandagem adesiva patenteada em forma de diamante. O formato exclusivo fornecia uma vedação de 360º ao redor da almofada e vinha em uma variedade de suportes para oferecer o máximo em conforto e proteção contra água, sujeira e germes. No ano seguinte, a marca ingressou em uma nova categoria ao lançar no mercado um tratamento para afta, chamado Nexcare with Microvex Cold Sore Treatment, que continha benzocaína para alívio da dor e alantoína como protetor da pele, bem como vitaminas E e C. Nesta época, também apresentou o emplastro para reduzir pequenos inchaços e entorses, além de tratar dores e tensões musculares.


E, em 2009, lançou com pioneirismo, primeiramente no Brasil, a fita adesiva de proteção para os pés, ideal para a proteção do calcanhar e dos dedos - regiões frequentemente agredidas pelo atrito com os sapatos. Discreta e resistente, a fita cria uma barreira protetora que impede o contato direto do sapato com a região dos pés vulnerável à formação de bolhas e feridas, prevenindo, assim, os machucados. Desde então, a NEXCARE apresentou uma linha completa apropriada para os machucados nos pés, com produtos para prevenir, proteger, hidratar e aliviar a dor. Incluindo um creme para os pés, cuja formulação possui propriedades hidratantes que auxiliam no tratamento da pele, reduzindo significativamente a descamação e o ressecamento da pele. Outra novidade foi o lançamento, em 2012, da bolsa térmica gel infantil, uma opção divertida para baixar a febre ou aliviar a dor de cólicas das crianças. Nessa época a marca lançaria um de seus produtos mais famosos: Nexcare Acne Patch, bandagens adesivas que funcionam como uma esponja para absorver a secreção e a oleosidade de espinhas. Originalmente, este produto era um curativo médico com Tegasorb™ patenteado pela 3M para absorver o pus da ferida quando enfermeiras em Taiwan experimentaram cortá-los em pedaços pequenos para colocar na acne.


Além disso, a marca ampliou sua linha com os curativos superflexíveis, que tem como grande diferencial não descolar, o que contribui para a melhor cicatrização, mesmo quando aplicado em regiões de maior movimentação como joelhos e cotovelos; fita Micropore™ bege, um grande destaque por proporcionar cuidado e proteção com descrição na pele; e as bandagens adesivas para peles sensíveis, que são feitas em silicone e contam com uma tecnologia patenteada que garante a remoção sem dor, além de não irritar a pele e garantir perfeita adesão. E a marca NEXCARE também investiu em comunicação. Como por exemplo, em 2014, quando lançou uma campanha publicitária com a personagem “Nexcare Nana”, uma simpática idosa que era a dublê e testadora oficial de produtos da marca. A idosa de 87 anos aparecia em vídeos originais experimentando os produtos NEXCARE na água, na sujeira e fazendo testes de germes em situações divertidas e hilárias. Uma das recentes novidades da marca é o Nexcare Animal Print Waterproof Bandages, bandagens adesivas com estampas que imitam pele de onça, zebra, tigre, girafa, entre outros animais.


Hoje em dia milhões de pessoas ao redor do mundo têm a NEXCARE como sua marca de referência em cuidados de ferimentos e saúde da pele. Em resposta a essa confiança, a marca continuamente amplia sua linha e alcance, para que possa atender à crescente demanda por produtos de tratamento de ferimentos e primeiro socorros de alta qualidade. A NEXCARE possui apenas um compromisso: fornecer os melhores produtos em desempenho de cicatrização e proteção da pele.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo.


Os slogans 
Incentive. Cuide. (2018) 
Tough. Love. (2018) 
Com Nexcare, o machucado para de incomodar e a brincadeira continua. (2016) 
Serious About Healing. (2013) 
Proteção de verdade, Proteção da 3M. (2011) 
Cuida lo que más querés. (espanhol)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1994 
● Criador: 3M Company 
● Sede mundial: St. Paul, Minnesota, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: 3M Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Mike Roman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados pessoais 
● Principais produtos: Bandagens adesivas, compressas de gaze, esparadrapos e spray antissépticos 
● Concorrentes diretos: Band-Aid, Elastoplast, Dettol Plasters, Handyplast e Curad 
● Slogan: Incentive. Cuide. 

A marca no mundo 
Atualmente a NEXCARE, marca de cuidados pessoais da 3M, está presente em mais de 80 países ao redor do mundo comercializando uma completa linha de produtos com mais de 75 itens que inclui bandagens adesivas, gazes, esparadrapos, ataduras elásticas, álcool em gel, máscaras de proteção, protetor para os pés, protetores auditivos e oculares, entre outros. 

Você sabia? 
A NEXCARE mantém parcerias com Bancos de Sangue e a Cruz Vermelha em vários países da América do Norte, Europa, Ásia e América Latina. O objetivo dessa parceria é tornar a doação de sangue uma prioridade global e “criar uma cultura de doação”. A marca chegou até a lançar uma linha de bandagens de edição limitada com designs de inspiração global para celebrar a doação de sangue. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/4/2020

Nenhum comentário: