7.5.21

BUSCH BEER


Suas latas e garrafas são presença constante em pescarias, caças, caminhadas nas montanhas, trilhas, camping e até em pistas de automobilismo e campos de beisebol. Com raízes na tradição, ingredientes excepcionais e sabor refrescante, a BUSCH BEER é uma das cervejas preferidas de milhões de americanos. Considerada uma cerveja de nicho, voltada aos praticantes de atividade ao ar livre, sua imagem foi cunhada no poder refrescante e no estilo de vida repleto de natureza e ar puro. 

A história 
Tudo começou dentro da Anheuser-Busch, cervejaria fundada em 1852 e que produzia a popular Budweiser (conheça a história deste ícone americano aqui), primeira cerveja nacionalmente americana. A cervejaria havia passado por períodos difíceis em decorrência da Lei Seca (1920-1933) e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), e desejava ampliar seu portfólio de produtos para saciar a emergente classe média americana. Em 1955, o então presidente da empresa, August A. Busch Jr., fez uma aparição na televisão para anunciar com sucesso o primeiro grande lançamento de uma nova cerveja depois do período de proibição da década de 1930, surgindo assim à BUSCH BAVARIAN BEER, uma cerveja tipo american lager e acessível (mais barata), inspirada nos Alpes da Baviera. A cerveja extremamente refrescante foi lançada no mercado com o slogan “Clear and bright as Mountain Air” e direcionado a um público de gostava de atividades ao ar livre, inicialmente associada ao esqui. Era tão refrescante quanto um riacho frio da montanha, o que explica as populares montanhas geladas que se tornaram ícone da marca. Nessa época a cerveja era vendida regionalmente nas regiões sul, meio-oeste e meio-atlântico do país.
  

A BUSCH BAVARIAN passou mais de duas décadas “escondida” no enorme portfólio de cervejas da Anheuser-Busch, sendo mais consumida regionalmente, especialmente no meio-oeste americano. Foi então, que no ano de 1979, a empresa resolveu relançar, agora nacionalmente, a cerveja com um novo nome: BUSCH BEER. A cerveja também apresentou uma nova fórmula, ainda mais leve e refrescante, além de se manter como uma marca mais acessível no segmento. A campanha de relançamento da marca também contou com um novo posicionamento que passou a comunicar a cerveja para amantes e praticantes de atividades ao ar livre, como pesca, caça, camping e trilhas. Com isso surgiu o popular slogan “Head For The Mountains” e a expressão “Buschhhhhh” como o próprio som de refrescância da marca.
   

Uma década mais tarde, em 1989, a empresa resolveu ampliar a linha de produtos da marca com o lançamento da BUSCH LIGHT DRAFT (a expressão “draft” seria retirada do nome em 1994), uma cerveja com apenas 4.1% de graduação alcoólica, um sabor muito mais leve e menos calorias (95 calorias por lata) e apenas 3.2 gramas de carboidratos, quase a metade da versão original. A nova cerveja rapidamente se tornou um enorme sucesso, sendo uma das mais vendidas da Anheuser-Busch.
   

A década seguinte foi marcada pela expansão do portfólio da marca. Começou em 1994 com o lançamento da BUSCH BEER NA, primeira cerveja sem álcool da marca. E prosseguiu em 1995 com o lançamento no mercado da BUSCH ICE, uma cerveja que passa por um processo de fabricação completamente diferente, chamado de “Ice-brewing”, no qual a cerveja é levada a temperaturas abaixo de zero e, em seguida, os cristais de gelo são removidos dando a ela maior teor de álcool (5.9%). A nova versão foi apresentada ao público com o slogan “Brave The Cold”.
  

Nos anos seguintes, a BUSCH BEER foi conquistando cada vez mais o consumidor, alcançando o posto de segunda marca mais vendida da Anheuser-Busch no mercado americano. E isto se deveu em grande parte, ao aumento do consumo de cervejas com baixas calorias e com menos teor alcoólico, tornando a BUSCH LIGHT uma das líderes de mercado em sua categoria. Além disso, a BUSCH BEER iniciou o lançamento de edições limitadas ligadas aos temas natureza, animais e atividades ao ar livre. Como por exemplo, em 2006 quando a marca lançou latas temáticas que estampavam imagens da vida selvagem e da natureza, parte da campanha “The Great Outdoors”.
  

A cerveja BUSCH LIGHT alcançou um status de ícone cult nos estados do meio-oeste americano. Durante anos, como forma de piada, os consumidores a chamavam de “Busch Latte”. Por isso, em 2019, em alguns estados americanos, a marca resolveu entrar na brincadeira e lançar uma edição limitada de latas com o nome BUSCH LATTE. Junto com o novo nome (por tempo limitado), apresentou o slogan “Brewed for America’s Heartland” (algo como “Feito para o coração da América”). O ano de 2020 se tornou histórico nos 65 anos de história da marca com o lançamento da BUSCH LIGHT APPLE, a primeira inovação de sabor da cerveja. A nova versão, que esteve disponível por tempo limitado, era uma cerveja light feita com sabores naturais de maçã.
   

Com ingredientes de alta qualidade, uma mistura de lúpulos americanos e importados e uma combinação de grãos finos, além de um preço ligeiramente inferior ao da marca principal Budweiser, a BUSCH BEER é a segunda marca mais popular da cervejaria Anheuser-Busch e se tornou um verdadeiro ícone no segmento para os americanos.
  

A comunicação 
Há décadas a BUSCH BEER tem um posicionamento forte e marcante: The beer brewed for the Great Outdoors (algo como “A cerveja fabricada para as atividades ao ar livre”). Com uma comunicação voltada a um público de 35 anos ou mais e que são amantes de atividades ao ar livre, como pescarias, caça, trilhas, caminhadas e camping, a BUSCH BEER se tornou uma das mais fortes marcas de cerveja do mercado americano. Em 2017, a marca lançou a evolução de sua popular campanha “The Great Outdoors”, que continuou a honrar essas raízes profundas e celebrar aqueles que são apaixonados por atividades ao ar livre a se sentirem à vontade quando cercados pelas florestas, rios e riachos. Essa campanha apresentou, por tempo limitado, latas com cores ousadas e imagens da vida selvagem. E para reforçar esse posicionamento a marca trabalha com a Ducks Unlimited e a National Forrest Foundation para ajudar a conservar pântanos e 200 milhões de acres de florestas. Por isso, todos os anos a marca lança latas de edição limitada com impressão camuflada.
  

Em 2017, pela primeira vez em sua história, a BUSCH BEER resolveu anunciar no intervalo do Super Bowl, a grande final do futebol americano profissional e que possui os 30 segundos mais caros da TV mundial. O comercial apresentou em primeira mão a mascote da marca: Busch Guy (interpretado pelo ator Gerald Downey) e trouxe uma atualização que aparecia nos antigos anúncios de TV da marca que transformam o abrir de uma lata da cerveja (“Buschhhhhh”) em um som da natureza. Assista ao comercial abaixo (é preciso fazer login para comprovar ser maior de idade).
  

Como um dos companheiros e melhor amigo dos praticantes de atividades ao ar livre é o cachorro, mais recentemente a BUSCH BEER resolveu colocá-los no centro de sua comunicação, marketing e até no desenvolvimento de produtos específicos para os bichanos. Com isso, em setembro de 2020, a marca lançou no mercado a BUSCH DOG BREW, uma espécie de cerveja (claro que sem álcool e lúpulo), feita com caldo de carne de porco com osso, água, milho integral, aipo, manjericão, hortelã, cúrcuma e gengibre. Segundo a marca, a bebida tem muitos nutrientes e um sabor muito agradável para os cachorros. Tudo para que os amantes da BUSCH BEER possam desfrutar de uma bela cerveja gelada com seu amigo peludo. Uma curiosidade: se quiser brindar junto com seu cãozinho e tomar, está liberado, pois a marca relatou que a bebida não faz mal para os humanos. Com esse novo produto a marca também busca apoiar cachorros que precisam de lares e abrigos, ao reverter parte das vendas para ajudar esses animais em parceria com a Best Friends Animal Society.
  

Além disso, a BUSCH BEER lançou uma promoção inusitada durante esse período de reclusão por causa da pandemia do COVID-19. A marca ofereceu três meses de cerveja grátis a 500 pessoas que adotassem cães de um abrigo em Minneapolis, no estado americano de Minnesota. E os peludos de quatro patas continuaram fazendo parte da comunicação da marca quando, em abril de 2021, lançou mais uma promoção inusitada que pagava US$ 20 mil, mais benefícios, em busca de um CTO (Chief Tasting Officer) peludo e de quatro patas, cuja principal tarefa será testar e promover nas redes sociais a BUSCH DOG BREW.
  

A BUSCH BEER também tem uma forte ligação com os esportes americanos, como por exemplo, beisebol e futebol americano universitário, além da NASCAR, principal e mais popular categoria do automobilismo na América, onde a marca é patrocinadora da equipe Stewart-Haas Racing (SHR) e do carro #4 do piloto Kevin Harvick, que ostenta pinturas especiais da cerveja em várias corridas. A marca foi a cerveja oficial da NASCAR entre 1988-1997 e 2019-2021.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 1979, quando a cerveja foi renomeada para BUSCH BEER.
   

Na década de 1980 a marca apresentou um logotipo com nova tipografia de letra e, depois, acrescentou as populares montanhas geladas à sua identidade visual. Depois de passar por uma remodelação acentuada, no ano de 2017 a marca adotou um novo logotipo que apresentava a volta das populares montanhas, com um design moderno, e nova tipografia de letra e cores.
  

A BUSCH BEER também utiliza um logotipo secundário, que nada mais é que a reprodução de seu rótulo. As montanhas geladas no rótulo e logotipo fazem alusão à afirmação da marca de ser “As crisp and cold as a mountain stream” (em tradução livre “Tão nítido e frio como um riacho de montanha”).
   

Os slogans 
The Sound of Refreshment. (2019) 
Brewed for America’s Heartland. (2019) 
Crisp. Cold. Buschhhhh. (2017) 
Here’s to Earning It. (2014) 
You’ve earned it. (2013) 
Mountains of Real Beer Taste. (1994) 
Head For The Mountains. (1979)
Buschhhhhh. (1979) 
Clear and bright as Mountain Air. (1955)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1955 
● Criador: Anheuser-Busch 
● Sede mundial: St. Louis, Missouri, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Anheuser-Busch Companies LLC 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Michel Doukeris 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Miller, Michelob Ultra, Coors, Icehouse, Corona, Milwaukee’s Best, Heineken e Blue Moon 
● Ícones: As montanhas geladas 
● Slogan: The Sound of Refreshment. 
● Website: www.busch.com 

A marca no mundo 
A BUSCH BEER comercializa suas cervejas nos Estados Unidos e no Canadá, sendo uma das marcas mais populares. No enorme e competitivo mercado americano a marca ocupa as posições de décima e nona mais consumida, respectivamente com as versões original e light. O consumo anual dessas duas versões entre os americanos é superior a 10 milhões de barris. A marca é de propriedade da Anheuser-Busch, maior cervejaria dos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/5/2021

Um comentário:

Meggasaber Blog disse...

Muito interessante infinidades de marcas e logos