22.5.06

JACUZZI®


Milhões de clientes em todo o mundo confiam na marca Jacuzzi®, que representa décadas de inovação, design, desempenho e facilidade de utilização em produtos focados para a saúde e o bem-estar. Relaxar, reduzir o estresse, aliviar dores e dormir melhor, contribuindo para um estilo de vida mais saudável, é o maior propósito da Jacuzzi®. Mais que oferecer qualidade, a marca busca proporcionar uma experiência profunda através de seus produtos, explorando todo o potencial sensorial, terapêutico e inspirador da água. 

A história 
A história da empresa, que virou sinônimo de banheira de hidromassagem, remonta ao ano de 1907 quando os irmãos Jacuzzi, Francesco, Rachele e Valeriano, imigraram da região italiana de Friuli para a costa oeste do estado americano da Califórnia, fixando-se na cidade de Berkeley. Pouco depois, outros quatro irmãos - Galindo, Candido, Giocondo e Giuseppe - se juntaram a eles. Particularmente dotada financeiramente, a família fundou em 1915 uma empresa - Jacuzzi® Brothers - que daria grande contribuição em várias áreas de negócios, principalmente na aviação, graças à invenção da primeira cabine fechada para aeronaves monoplanos, utilizada tanto pelo serviço postal americano como para transportar os primeiros passageiros na área da Baía de San Francisco; e na agricultura onde, fazendo uso dos seus conhecimentos hidráulicos, criou em 1921 um sistema de irrigação por meio de bombas hidráulicas. Em 1925, como resultado de um terrível acidente com um de seus aviões, que matou um dos irmãos, Giocondo, e mais dois funcionários, a empresa decidiu não produzir mais aeronaves.
  

Com o passar dos anos, a empresa tornou-se bem-sucedida fabricando hélices de avião e bombas de irrigação para agricultura. Porém, um fato mudaria os rumos da empresa. Em 1956, uma pessoa da família, o filho de Candido - Ken Jacuzzi -, precisou de um tratamento de hidroterapia para combater os males da artrite reumatóide e assim aliviar suas terríveis dores. O garoto já havia passado por inúmeros tratamentos em hospitais sem surtir resultado algum. Foi então que os engenheiros da empresa adaptaram uma bomba de irrigação para ser usada em uma banheira criando um jato massageador. Estes jatos, que expeliam uma mistura de 50% de ar e 50% de água, proporcionavam uma experiência sem precedentes. A empresa começou então a vender a bomba portátil no mercado. Inicialmente o modelo J-300 era vendido apenas para hospitais e escolas.
  

E Roy Jacuzzi, membro da terceira geração da família, viu aí um bom negócio (um sistema integrado de bomba e banheira), surgindo assim um novo nicho de mercado, introduzindo as primeiras banheiras de hidromassagem do mundo em 1968. O primeiro modelo produzido pela empresa não poderia ter nome melhor: The Roman Bath Jacuzzi®, em homenagem à refinada cultura termal dos antigos romanos. Ao adicionar um jato massageador a uma banheira convencional, a empresa transformaria a vida de milhares de pessoas com os benefícios da hidroterapia. Com a preocupação do povo americano com a saúde, bem-estar e cultura ao corpo, milhões de banheiras foram instaladas em casas e centros recreativos. Com a banheira, os consumidores foram apresentados a hidroterapia, uma ótima opção para aliviar tensões e relaxar, garantindo uma boa noite de sono. Desde então, o sucesso da empresa estaria garantido.
   

Em 1970, a empresa lançou a primeira banheira Spa, uma unidade maior, desenhada para acomodar várias pessoas, possuindo sistema de filtragem para manter a água aquecida e sempre limpa. O novo produto se tornou um sucesso, pois poderia ser instalado em áreas externas, principalmente nos quintais e também em hotéis. O endosso de inúmeras celebridades da época também contribuiu para o enorme sucesso do revolucionário produto. Uma curiosidade: quanto à origem da palavra Spa, não existe consenso. Para alguns a palavra refere-se ao termo em latim “Salut per Aqua” ou “Salus per Aqua” (em português, “Saúde pela Água”). Para outros, refere-se a uma pequena cidade belga chamada SPA, próxima de Liège, conhecida também pelos seus banhos públicos relaxantes e renovadores.
  

A família vendeu a empresa em 1979 e somente Roy Jacuzzi permaneceu à frente do negócio. Na década de 1980 a empresa iniciou um forte processo de exportação para Europa, principalmente para países como Espanha e Itália. A linha de produtos foi ampliada, com a introdução de diversos tamanhos, designs e cores, além de inúmeros itens opcionais, com o portfólio atingindo 12 modelos diferentes. Foi nesta década que surgiram produtos que se tornariam ícones da marca: Avanza, uma banheira de hidromassagem que poderia ser instalada tanto em ambientes internos como externos; Illusion, uma enorme banheira de hidromassagem que mais parecia um vulcão saindo da terra; e Fiore Cornes, primeira banheira de hidromassagem especificamente desenvolvida para instalações em cantos. Em 1996, os mercados estrangeiros já representavam 46% das vendas e faturamento da empresa. Em 2005, a empresa criou a divisão Jacuzzi® Bath Remodel, que oferece serviços completos de reforma de banheiros, especialmente nas áreas de banho. Após uma enorme reestruturação, a empresa foi vendida em 2007 para a Apollo Management por US$ 1.25 bilhões.



Nos anos seguintes a marca continuou inovando ao lançar produtos como a J400, uma enorme banheira de hidromassagem com sistema de áudio AquaSound integrado com micro alto-falantes à prova de água, controle remoto flutuante, jatos iluminados, duas cascatas “WaterColour”, lounge para terapia, jatos para os pés, CD player e rádio AM/FM, aquecimento eletrônico, entre outros itens; Jacuzzi® Morphosis, equipada com cromoterapia (um equipamento que faz a água mudar de cor), jatos direcionáveis e pressão regulável; Jacuzzi® La Scala, uma banheira cheia de recursos de alta tecnologia, que além dos acessórios convencionais vinha equipada com televisão HDTV de 43 polegadas, DVD e som surround; e a Jacuzzi® Shower Omega Morphosis, uma cabine de banho desenvolvida em parceria com o renomado estúdio de design italiano Pininfarina, que possuía uma cascata de água que acompanhava a sinuosidade do assento de madeira, hidromassagem vertical, sauna a vapor, quatro dispositivos de hidromassagem com funções de vaporizador, jato pulsante e contínuo, além de iluminação interna, boxe de cristal no envolto e suporte para essências aromáticas (aromaterapia).
  

Entre as mais recentes novidades da marca está o exclusivo sistema SmartTub®, projetado para tornar mais fácil do que nunca o uso e a manutenção de uma banheira de hidromassagem Jacuzzi®. A partir de um aplicativo, seja na estrada ou no conforto de casa, o cliente pode comparar, monitorar e controlar seu spa para harmonizar com sua vida. O sistema permite ajuste de temperatura, jatos e luzes, bloqueio da banheira de hidromassagem e até configurar um cronograma de uso automatizado. Além disso, o sensor de drenagem e recarga detecta e alerta quando a banheira de hidromassagem termina de encher, de drenar ou quando o nível de água está muito baixo. O sistema ainda alerta automaticamente o revendedor se a banheira de hidromassagem precisar de reparo ou manutenção, detecta quedas de energia, congelamento e superaquecimento, e otimiza a economia de energia com o modo de aquecimento inteligente, pioneiro do setor, que permite controlar quanta energia o cliente usa.
  

Hoje em dia, comprometida exclusivamente com o bem-estar de seus consumidores, a Jacuzzi® está sempre em busca de novas tecnologias aliadas à hidroterapia, como por exemplo, os benefícios da cromoterapia, ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo em uma frequência que resulta em saúde, bem-estar e harmonia; jatos que massageiam o corpo inteiro, cuja tecnologia permite direcionar e regular a intensidade; dispositivo único de sucção, seguro para quem tem cabelos compridos; bombas de última geração para consumo reduzido de energia; e sistema que une o motor e o aquecedor da hidromassagem em um único equipamento, sem risco de choque.
  
Inovação 
Detentora de mais de 300 patentes (em sistemas de bombas de água, tecnologia de jato, controle de ar e design), a Jacuzzi® está sempre desenvolvendo produtos e tecnologia de ponta. Constantemente, são feitas pesquisas visando inovações e soluções para oferecer os melhores produtos, benefícios e o que há de mais moderno em cada linha de produto.
  

Mas a Jacuzzi® é muito mais que uma simples produtora de banheiras de hidromassagem, comercializando produtos também para piscinas e banheiros, como filtros, skimmer, drenos, ralos, dispositivos (aspiração, retorno e hidroterapia), refletores (para piscinas), escadas, colunas de banho (modernos chuveiros que representam um novo conceito em banho vertical), louças sanitárias (cubas e lavatórios) e produtos de manutenção e limpeza (adaptadores, aspiradores, coadores de folhas, esfregão para paredes e estojo de teste de pH). Um dos produtos mais populares da marca é o Spa de Hidromassagem J-495™, que apresenta até 9 opções de assentos e destaca-se notavelmente pelo design com costas altas.
    
A evolução visual 
O tradicional logotipo oval da Jacuzzi® passou por alterações ao longo dos anos apenas para acompanhar a modernidade dos novos tempos, com pequenas modificações na tipografia de letra e nas cores. A partir de 2014 o logotipo passou a ser aplicado todo na cor preta.
  

Mais recentemente, em 2022, a marca resolveu remodelar completamente seu logotipo, que perdeu o tradicional contornou oval e ganhou uma nova tipografia de letra.
  
Os slogans 
Anything else is just a hot tub. (2020) 
There’s only one. (2011) 
The whole world knows our name. (2006) 
Water that moves you. (2005) 
The genuine brand. (2004) 
Live life. Love Jacuzzi. (2001) 
The importance of being Jacuzzi®. (1992) 
The real one. (1990) 
Jacuzzi®: The Home Spa Experience. 
The most trusted name in water. 
Faz tudo para você relaxar. (Brasil) 
Todo o prazer da água. (Brasil) 
Faz toda a diferença. (Brasil)

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1915 
● Fundador: Francesco, Rachele, Valeriano, Galindo, Candido, Giocondo e Giuseppe Jacuzzi 
● Sede mundial: Irvine, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Jacuzzi Brands LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Investindustrial) 
● CEO: David Jackson 
● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
 ● Funcionários: 3.300 
● Segmento: Bem-estar 
● Principais produtos: Banheiras de hidromassagem, spas e equipamentos de piscina 
● Concorrentes diretos: Kohler, Sundance Spas, Cals Spas, Dream Maker, Coast Spas, Vita Spas, Arctic Spas e HotSpring 
● Ícones: A banheira de hidromassagem 
● Slogan: Anything else is just a hot tub. 
● Website: www.jacuzzi.com.br

A marca no Brasil 
A Jacuzzi® chegou ao país em 1958, quando iniciou a fabricação de bombas hidráulicas em São Bernardo do Campo. Acreditando no crescimento do país, em 1964, utilizando as mais modernas tecnologias existentes na época, lançou vários produtos inéditos como equipamentos para piscinas (1969), banheiras com hidromassagem (1974) e inúmeros dispositivos hidráulicos complementares (sistemas de pressão, piscinas de fibra de vidro, acessórios para piscinas, entre outros). Em 1979, depois de conquistar seu espaço no mercado nacional, a empresa instalou sua sede na cidade de Itu, interior de São Paulo. Em 1990 a marca lançou no mercado brasileiro os famosos spas. A partir de então, acentua-se o desenvolvimento de diversos produtos líderes de mercado, culminando em 2010 com o lançamento de sua primeira linha de louças sanitárias.
  

A marca no mundo 
A mais reconhecida marca e líder de mercado em sua categoria, sinônimo de banheiras de hidromassagem, tem aproximadamente 3.300 funcionários e faturamento anual estimado em US$ 1.3 bilhões. Seus produtos, que incluem, além das famosas banheiras de hidromassagem, spas, chuveiros, banheiras, saunas e equipamentos para piscinas (como bombas e filtros), entre outros, são comercializados em mais de 100 países ao redor do mundo. Os maiores mercados da Jacuzzi® são América do Norte e Europa. 


Você sabia? 
A Jacuzzi® opera 10 instalações de produção na América do Norte, Europa e América do Sul, e tem a sua principal unidade europeia no nordeste da Itália. 
Em 2019,  a empresa italiana de investimentos privados Investindustrial adquiriu a Jacuzzi®. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 8/12/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário: