30.11.09

AVÈNE


Toda a gama de produtos da marca francesa AVÈNE apresenta em sua formulação base a água termal da região que batiza a empresa, lhe conferindo assim propriedades dermatológicas únicas. Além dos enormes benefícios para a pele, a marca pratica uma política de preços reduzidos permitindo à maioria das pessoas terem acesso aos benefícios extraordinários destes produtos. Item indispensável de beleza, sua tradicional água termal em lata se tornou um produto queridinho entre modelos e celebridades. 

A história 
A história desta tradicional marca francesa remonta ao longínquo ano de 1743 quando foi inaugurado o Centro Termal, na fonte de Sainte-Odile, com o nome da pitoresca vila onde foi implantado: Avène-les-Bains, situada no vale de Orb, no coração do parque natural regional do Haut-Languedoc, um lugar relaxante repleto de lagos, lagoas, cavernas e lençóis freáticos no sul do país que continham uma água com propriedades medicinais. Conta a lenda, que anos antes, em 1736, um cavalo do Marquês de Rocozel com lesões graves na pele, após percorrer as encostas da Serra Negra, no sudoeste da França, foi conduzido até uma nascente de água, onde depois de beber e andar pelas águas seus pelos tornaram-se brilhantes novamente e em poucos dias sua doença de pele estava completamente curada. Para comprovar sua descoberta, o Marquês, que era o proprietário da fonte, construiu a primeira instalação térmica em Avène para tratar pacientes que sofriam de dermatite, eczema, psoríase (doença crônica caracterizada pelo aparecimento de manchas e pequenas lesões na epiderme), queimaduras e outros problemas de pele. Os resultados foram surpreendentes e os benefícios da água termal, em função de sua excelente ação cicatrizante e hidratante, totalmente comprovados.


Em 1826, as termas foram recomendadas por grandes nomes da dermatologia, como por exemplo, Jean-Louis Alibert. Quase meio século depois, a fama das propriedades curativas daquela água termal começou a ganhar o mundo, quando em 1871 grandes quantidades foram enviadas a cidade de Chicago para auxiliar no tratamento das queimaduras mais graves das vítimas de um grande e trágico incêndio que ocorreu na cidade americana. Pouco depois, em 1874, com base em muitos estudos e provas científicas, as termas Avène foram consideradas pelo presidente da República Francesa como de “Interesse Público”, vindo desta forma, reforçar a qualidade das propriedades dermatológicas daquelas águas.


Em 1975, o Laboratório Pierre Fabre, fundado em 1962 e segunda maior empresa farmacêutica independente na França, comprou o Centro Termal. Em 1990, depois de completamente reformado e modernizado, foi reinaugurado um novo Avène Hydrotherapy Center, com capacidade para acomodar confortavelmente mais de 2.000 pacientes. E foi somente nesse ano que eles decidiram utilizar a água termal de Avène para fins dermatológicos. Foi então que surgiram os produtos de cuidados dermatológicos EAU THERMALE AVÈNE, acondicionados em latinhas com spray, para serem vendidos ao consumidor final. Pouco depois a empresa desenvolveu e expandiu sua linha de produtos, lançando no mercado desde cremes anti-idade, hidratantes (corpo, mãos e lábios), esfoliantes, sabonetes em barra até protetores solares (incluindo uma linha especial para proteger zonas pontuais e sensíveis do rosto e do corpo, como nariz, orelhas, cicatrizes e tatuagens, lesões pós-cirúrgicas e pós-procedimentos dermatológicos) e uma linha exclusivamente voltada para o público masculino (cremes de barbear e pós-barba), utilizando a mais alta tecnologia, garantindo a total eficácia nos tratamentos oferecidos, englobando todos os tipos de pele, até as mais sensíveis. A partir desse momento a marca AVÈNE começou a ficar conhecida no mundo inteiro através da exportação de sua completa linha de produtos para tratamento da pele.


Em 1996 a marca criou o Tolérance Extrême, uma verdadeira revolução. Isto porque ele foi primeiro produto cosmético rigorosamente estéril e concebido com o mínimo de componentes puros embalado em um ambiente de classe A (o mais alto grau de exigência tecnológica). Ou seja, um hidrante puro e livre de conservantes, perfumes e parabenos. Esta década também foi marcada pela grande expansão internacional da marca, que teve seus produtos introduzidos em mercados de países como Portugal (1992), Bélgica (1993), Itália (1994), Suíça (1995), Argentina (1996), Israel (1998), Brasil (1999), Inglaterra (1999), Austrália (1999) e Canadá (1999). Com a chegada do novo milênio a AVÈNE experimentou uma nova onda de crescimento global, ingressando com mais força nos mercados asiáticos, africanos e do leste europeu. Somente no ano de 2003, os produtos da AVÈNE foram lançados oficialmente no mercado americano, onde rapidamente conquistou a posição de líder no segmento de águas termais.


Em 2005, o Centro Hidroterápico seria ampliado para atender até 4.000 pacientes, que se internam ali todos os anos para fazer tratamentos de queimaduras graves, grandes cicatrizes ou psoríase, entre outros males, se submetendo a banhos e duchas que ajudam a combater essas enfermidades. Os programas de tratamento duram três semanas e só são feitos com prescrição médica. O Centro também serve como um dos laboratórios para desenvolvimento de novos produtos da marca francesa. Em 2010 a empresa conseguiu a patente D.E.F.I. (Dispositivo Exclusivo Fórmula), que recompensa o desenvolvimento de um novo sistema de vedação das embalagens que assegura uma proteção integral, fazendo com que o produto permaneça estéril durante toda a sua utilização. Nos últimos anos a AVÈNE ingressou no segmento de maquiagens com o lançamento de pó compacto facial e batons hidratantes que utilizam a água termal com ingrediente básico. Além disso, desenvolveu uma linha de produtos para as delicadas peles de recém-nascidos, bebês e crianças que utilizam a famosa água termal em sua composição.


Um dos produtos de maior sucesso da marca é a linha YsthéAL, que oferece poderosos produtos anti-rugas com três ações: anti-idade, antioxidante e recuperação da firmeza. YsthéAL é referência há mais de 20 anos no mercado de anti-idade. Já foram mais de 25 milhões de produtos vendidos desde o seu lançamento e, a cada 1 minuto, um produto é vendido nas farmácias europeias. Atualmente os produtos da marca AVÈNE são concebidos para as peles sensíveis e intolerantes; validados por testes rigorosos de eficácia, tolerância e hipoalergenicidade; testados sob controle dermatológico e pediátrico; com texturas elaboradas para maior conforto da pele; e utilizam princípios ativos inovadores, rigorosamente selecionados. Por isso, seus produtos de skincare, especialmente destinados para peles reativas, são reconhecidos no mundo inteiro.


A qualidade 
A água utilizada pelo laboratório AVÈNE, leva 40 anos para percorrer o trajeto de 80 quilômetros até chagar à nascente límpida e pura para ser captada e encaminhada para a unidade de produção. As águas subterrâneas das fontes termais são enriquecidas, durante o seu percurso, por preciosos oligoelementos (como o ferro, o manganês, o zinco e o cobre) que reforçam o sistema de defesa da pele. Em todo esse tempo, não tem contato com a luz porque percorre o interior das montanhas Cevénnes. Também não é contaminada por nenhum tipo de bactéria ou produtos químicos usados no solo. Na hora de ser extraída, merece cuidados especiais. Máquinas retiram a água do subsolo e a encaminham diretamente para a fábrica em dutos fechados. Com uma composição única e invariável, a Água Termal Avène brota ao ritmo de 70.000 litros por hora.


Há um minucioso controle de qualidade. Se alguma impureza ou um único micro-organismo for encontrado, a utilização da água fica suspensa até que dois testes seguidos comprovem sua pureza. Por tamanha riqueza, essa espécie de tesouro natural oferece benefícios à saúde da pele em geral. Os produtos AVÈNE nutrem a pele e ajudam na renovação celular. Além disso, como possui capacidade anti-inflamatória e cicatrizante, a água termal AVÈNE é tolerada por peles sensíveis e irritadas. Embora a Água Termal Avène ainda não tenha desvendado todos os seus segredos, as pesquisas realizadas há mais de trinta anos pelos Laboratórios Dermatológicos Avène, do grupo Pierre Fabre, bem como os diversos trabalhos farmacológicos e clínicos realizados, permitem avaliar o essencial. E um pilar importante dessas pesquisas é o Laboratório da Água, estrategicamente localizado entre a Estação Termal e a Unidade de Produção. Este laboratório de pesquisa multidisciplinar constitui a parte científica do pólo de excelência rural da Comunidade de Municípios de Avène. O laboratório controla e supervisiona continuamente a pureza e qualidade da Água Termal Avène.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O atual logotipo da marca foi adotado no ano de 2016.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Lançamento: 1990 
● Criador: Pierre Fabre Laboratories 
● Sede mundial: Paris, França 
● Proprietário da marca: Pierre Fabre Dermo-Cosmetique S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Pierre-Yves Revol 
● Presidente: Eric Ducournau 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Dermo-cosméticos 
● Principais produtos: Cremes antienvelhecimento, sabonetes, hidratantes, água termal e protetores solares 
● Concorrentes diretos: Vichy, La Roche-Posay, Uriage, Caudalie e Bioderma 
● Ícones: A água termal em lata com spray 
● Slogan: Dedicated to dermatology since 1743. 

A marca no mundo 
A AVÈNE, uma das marcas líderes na Europa e nos Estados Unidos no segmento dermo-cosmético para peles sensíveis e intolerantes, com necessidade de cuidados suplementares, possui atualmente uma ampla gama de produtos, desde a tradicional água termal até cremes hidratantes, sabonetes em barra e protetores solares, que são comercializados em mais de 90 países através das principais redes de farmácias e drogarias. 

Você sabia? 
As matérias-primas são rigorosamente selecionadas, com estudos farmacológicos e clínicos efetuados sob controle médico, bem como a indústria farmacêutica, utilizando normas excepcionais para garantir a qualidade dos produtos que levam a marca AVÈNE. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/2/2018

26.11.09

GEORGE FOREMAN® GRILL


Você não precisará mais cozinhar ou assar carnes, frangos ou peixes em uma poça de gordura. Além de prático, de fácil manuseio e limpeza, os grills com a marca GEORGE FOREMAN® garantem uma alimentação saudável livre de gordura. Com esses argumentos a marca que leva o nome do boxeador campeão mundial conseguiu tornar os pequenos grills portáteis em equipamentos indispensáveis em qualquer cozinha moderna. Por isso hoje, quando se pensa em grill, o nome GEORGE FOREMAN® é o primeiro que vem a cabeça.  

A história  
George Edward Foreman (imagem abaixo) é reconhecido como medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968 e pelos grandes feitos no boxe profissional, como a histórica vitória sobre Joe Frazier em 1973, que o fez campeão mundial dos pesos-pesados. A história da marca começou quando o texano, uma lenda viva do boxe profissional, voltou aos ringues no início da década de 1990. O lutador estava 11 quilos acima do peso ideal e ninguém acreditaria que ele pudesse recuperar sua antiga forma. Como precisava fazer uma dieta rigorosa ingerindo muita proteína no período da manhã, Leon Dreimann, então presidente da Salton, uma pequena produtora de eletrodomésticos portáteis do estado da Flórida, que em 1983 havia lançado um grill para assar carnes em casa, inventado por Michael Boehm e que não fazia sucesso, lhe mandou um deles de presente. Como a grelha eliminava a gordura das carnes, George espalhava à imprensa que “podia comer 5 hambúrgueres sem engordar”, e por isso ficou conhecido nos Estados Unidos como “cheeseburger guy”. Vale ressaltar que hambúrguer era seu alimento favorito. Em 1994, aos 45, George conquistou um novo título de campeão do mundo, desta vez contra Michael Moore, nocauteando o pugilista de 26 anos no 10º round.
  

Depois das propagandas gratuitas, a Salton propôs um contrato milionário, para que o nome do lutador fosse utilizado na linha de grils, como sinal de sua aprovação. Nesta época, George Foreman, na esteira de seu espetacular retorno ao boxe, ganhava a vida como garoto-propaganda de marcas consagradas como McDonald’s (conheça essa outra história aqui), Pepsi-Cola (saiba mais aqui) e Doritos (clique aqui e conheça essa história), topou o desafio por um simples motivo: seria também sócio da empresa. Ainda em 1994, tendo o boxeador como garoto-propaganda de sua principal linha de produto, foi lançado oficialmente no mercado americano o GEORGE FOREMAN® GRILL, grelhas elétricas portáteis para assar carnes dentro de casa.
  

Os grills elétricos tinham visual moderno, eram simples de operar e possuíam revestimento antiaderente, dispensando o uso de óleo ou manteiga. Carnes, frangos, peixes e legumes eram grelhados dos dois lados simultaneamente em poucos minutos graças às suas duas placas aquecidas com ajuste para diferentes espessuras de alimentos. A superfície das grelhas era levemente inclinada com canais especialmente desenhados para escoar a gordura do alimento enquanto este era grelhado. A gordura era coletada em uma bandeja removível. Com uma comunicação baseada em “infomerciais” (nada mais que comerciais de televisão informativos, com demonstração do funcionamento do produto, incluindo a presença do boxeador), somada ao carisma e à visão empreendedora de George Foreman e um posicionamento centrado em uma alimentação saudável, o resultado não poderia ser outro: um sucesso estrondoso.
   

Além de retirar a gordura das carnes, o grill portátil GEORGE FOREMAN®  aposentou as frigideiras e as queimaduras de óleo quente nas mãos e braços - além de não deixar a cozinha toda engordurada. E tudo isso agradou em cheio os consumidores americanos. Em em 1996, as vendas do GEORGE FOREMAN® GRILL geraram US$ 5 milhões em receitas. Pouco depois, em 1998, George, uma montanha de músculos mal encarada cuja missão era conversar de igual para igual com as donas de casa, foi popularmente chamado de “Rei dos grills” após serem vendidas mais de 10 milhões de unidades do GEORGE FOREMAN® GRILL, isso somente nos Estados Unidos. Nessa época as vendas dispararam, atingindo surpreendentes US$ 200 milhões. O sucesso sem precedentes dos grills ficou evidente em suas vendas, representando quase 37% das vendas totais da empresa. Até o ano de 2002, George recebia os royalties dos produtos com o seu nome. A Salton então comprou os direitos da marca por um valor de US$ 50 milhões e também o uso vitalício do nome por um valor de US$ 137.5 milhões.
   

Novos modelos foram lançados no mercado nos anos seguintes, oferecendo vários formatos, novas cores, diversos tamanhos - como pequenos, médios e grandes -, com estufa de pães na parte de cima, com seletor de temperatura, e até um com chapa externa. O sucesso em território americano despertou o desejo de milhões de consumidores em outros países do mundo e os produtos com a marca GEORGE FOREMAN® GRILL começaram a serem exportados. No início do novo milênio o produto foi lançado no mercado brasileiro, com sete modelos, preços que variavam entre R$ 100 e R$ 200, e design e cores que lembravam os descolados computadores Macintosh da Apple (conheça essa outra história aqui). O resultado, novamente, não poderia ser outro: um enorme sucesso de vendas.
  

A marca continuou lançando novidades, como por exemplo, o The Next Grilleration (2006), um grill que incorpora não somente o conceito de saúde já característicos da marca, mas garantia também uma limpeza rápida, pois suas grelhas (superior e inferior) eram facilmente removidas e podiam ser lavadas na torneira ou na lavadora de louça; o iGrill, com capacidade para 14 hambúrgueres e um sistema de tripla camada antiaderente, denominado “George Touch”, e que ainda permitia o acoplamento de aparelhos tocadores de MP3, por meio de caixas de som integradas, além de oferecer o controle de temperatura com diversos tipos de cozimento; e a Fritadeira Lean Mean George Foreman®, que utiliza a tecnologia “Smart Spin”, onde 55% da gordura absorvida durante a fritura era descartada utilizando a força centrífuga.
  

Em 2010, a Spectrum Brands finalizou a fusão com a Russell Hobbs Inc. (então proprietária da marca GEORGE FOREMAN®). Pouco depois, a marca lançou no mercado o revolucionário GEORGE FOREMAN® EVOLVE GRILL SYSTEM, cuja flexibilidade e a conveniência do sistema de placas removíveis permitiam criar uma infinidade de deliciosas refeições, assadas, cozidas ou grelhadas como churrasco, lasanha, sanduíches, tortas, bolos e até crepes. A marca GEORGE FOREMAN® entendia melhor do que ninguém como desenvolver tecnologias inovadoras para que milhões de pessoas ao redor do mundo pudessem cozinhar de forma prática e saudável comidas deliciosas. E com isso em mente, nos anos seguintes, em alguns mercados mundiais, a marca foi estendida para outros eletrodomésticos portáteis.
  

Mas o “reino” de George Foreman passou a ser ameaçado por outra novidade surgida em meados de 2010 na feira de tecnologia em Berlim: a air fryer. Diferente do grill, o novo aparelho ampliou a variedade de alimentos que podem ser preparados sem o uso de gordura, por ter um compartimento maior e utilizar ar quente em alta rotatividade para cozinha-los. Com a diminuição nas vendas dos grills, a marca resolver lançar em 2018 a GEORGE FOREMAN® AIR FRYER para concorrer neste novo mercado. O aparelho chegou às lojas norte-americanas com diversos acessórios como cesta para sanduíches, assadeira, espeto e pinças.
  

Mais recentemente, a marca continuou ampliando sua linha de produtos através de lançamentos inovadores, como a linha GEORGE FOREMAN® CONTACT SMOKELESS, grills com tecnologia que elimina odores gordurosos e fumaça, para que se possa levar sem esforço a experiência de cozinhar ao ar livre para dentro de casa. A linha ainda conta com painel de controle digital sensível ao toque para orientar no processo de seleção do tempo e da temperatura para cada tarefa de grelhar. Outra novidade é a série GEORGE FOREMAN® SUBMERSIBLE™ GRILL, que elimina o incômodo de limpezas complicadas, permitindo remover o painel de controle e colocar todos os componentes restantes na máquina de lavar louça ou pia para uma limpeza completa. A marca também oferece uma linha de Indoor/Outdoor Electric Grill, com suporte removível que permite utilizar o grill tanto dentro de casa (em bancadas) como em áreas externas (com suporte se transforma em uma espécie de churrasqueira).
   

O ex-atleta é um caso raro de celebridade esportiva que conseguiu colocar seu nome em uma série de produtos não esportivos. Outros atletas também lançaram suas linhas de grill, como por exemplo, Evander Hollyfield Real Deal Grill e Carl Lewis Health Grill. Mas nenhum deles fez tanto sucesso como o GEORGE FOREMAN® GRILL. George Foreman, chamado carinhosamente de “Big George” por ser um peso-pesado do empreendedorismo, tem um contrato vitalício para rodar o mundo divulgando o produto com seu famoso bordão: “Nocauteie a gordura com George” (em inglês “Knock out the fat with George”).
  

A evolução visual  
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. Há anos atrás o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra e a palavra “grill” foi removida da marca GEORGE FOREMAN®, que em alguns mercados passou a comercializar outros eletrodomésticos portáteis além dos populares grills.
  

A identidade visual da marca também pode ser aplicada em um fundo vermelho com o nome em branco.
  

Os slogans  
Let’s meal for real. (2020) 
Lose the fat! Not the taste™. (2014) 
Healthy cooking. (2010) 
The lean mean fat reducing grilling machine. (2008) 
Great tasting healthier food in minutes. (2006) 
I’m so proud of it I put my name on it. (2004) 
Knock Out the Fat with George. (1995) 
It’s so good I put my name on it! (1995) 
The World’s Nº1 is all you need.
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Lançamento: 1994  
● Criador: George Foreman e Leon Dreimann  
● Sede mundial: Middleton, Wisconsin, Estados Unidos  
● Proprietário da marca: Spectrum Brands Holdings Inc.  
● Capital aberto: Não  
● CEO: David Maura  
● Faturamento: US$ 450 milhões (estimado)  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 100 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Segmento: Eletrodomésticos portáteis  
● Principais produtos: Grills, chapas e panelas elétricas  
● Concorrentes diretos: Hamilton Beach, Presto, Ninja, West Bend, PowerXL, De’Longhi, Black & Decker, Oster, Breville e Cuisinart  
● Ícones: O boxeador George Foreman  
● Slogan: Lose the fat! Not the taste™.  

A marca no mundo  
Atualmente a extensa linha de grills, chapas, sanduicheiras e panelas elétricas (Air Fry) que levam a assinatura GEORGE FOREMAN® é comercializada em mais de 100 países ao redor do mundo, com faturamento estimado em mais de US$ 450 milhões anuais. Desde o lançamento da linha GEORGE FOREMAN® GRILL, foram vendidos 130 milhões de grills de mais de 250 modelos diferentes em todo o mundo.  

Você sabia?  
 George Foreman ganhou mais dinheiro vendendo grill do que com sua carreira no boxe profissional: estimados US$ 250 milhões.  


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, The New York Times e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 2/5/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

24.11.09

PERRIER JOUËT

Se você nunca ouviu falar em uma marca chamada PERRIER JOUËT não se assuste. Bilhões de pessoas no mundo também nem sabe o que ela vende. O título de grife mais exclusiva de champanhe do mundo não é exagero para essa marca francesa que produz garrafas cheias de borbulhas capazes de surpreender até os maiores críticos do segmento. Afinal, elegância, exclusividade, refinamento e a busca pela perfeição são os eternos valores de PERRIER JOUËT, um verdadeiro símbolo de tradição e qualidade na fabricação de champanhe.
-
A história
A história da exclusiva e chique grife francesa começou de forma bastante romântica em 1811: o casamento de Pierre-Nicolas-Marie-Perrier, um fabricante de rolhas, com Adéle Jouët, oriunda de uma família que cultivava vinhedos há muitas gerações, deu origem a CASA PERRIER JOUËT, estabelecida na Avenue de Champagne, em uma nobre área de Épernay, região de Champagne, na França. A casa PERRIER JOUËT rapidamente ficou conhecida por ser uma das primeiras a exportar o borbulhante e incomparável líquido para outras localidades, como em 1815 quando seu líquido sagrado já estava disponível na Inglaterra, tornando-se inclusive fornecedora oficial da rainha Vitória em meados do século XIX.
-
-
Pierre, aliás, detém o mérito de ser o primeiro a produzir cuvées de champagne brut (1854), assim como ser pioneiro na fabricação de bebidas de safras de anos especiais nas redondezas. Em 1858, ele também foi um dos primeiros a gravar sua marca nas rolhas de seus preciosos champanhes com uma medida de garantia contra as imitações que começavam a acontecer. Nos anos seguintes, com o grande sucesso de seus champanhes a PERRIER JOUËT começou a comprar outros vinhedos na região. Em 1902, Henri Gallice, sobrinho e sucessor no comando da casa, solicitou a Emile Gallé, um mestre vidraceiro, que decorasse uma garrafa de PERRIER JOUËT, a qual ficaria guardada por muitos anos para então se tornar símbolo da renomada marca francesa. Decorada com anêmonas e rosas, esta garrafa foi descoberta 60 anos mais tarde.
-
-
Os indescritíveis champanhes Belle Epoque (conhecidos nos Estados Unidos como “Fleur de Champagne”), lançados em 1969 e vendidos em poucas casas especializadas na época, são produzidos apenas em anos cujas safras são declaradas como excepcionais, que atestam sua incomparável qualidade e delicadeza. Essa seletividade garante a extraordinária qualidade do produto, que ainda vem envasado na maior marca registrada da PERRIER JOUËT: a garrafa ornada com flores. Em 1976 foi a vez do champanhe Belle Epoque Rosé estrear no mercado. Associações de estilo também fizeram parte da história da PERRIER JOUËT, cujos champanhes são sempre obrigatórios nos lançamentos de coleções da Chanel e no Bal de la Rose em Mônaco. Além disso, parcerias com grifes de luxo, como a Baccarat, já renderam caixas especiais como a que inclui uma garrafa de Cuvée Belle Époque Millésime 1995 e um colar Hortensia.
-
-
Em 2001, a tradicional e luxuosa marca foi adquirida pela Allied Domecq, que em 2005 seria adquirida pela empresa francesa Pernod Ricard, passando a fazer parte de uma das maiores companhias de bebidas alcoólicas do mundo. A marca conduziu recentemente, no dia 9 de março de 2009, a abertura da mais antiga garrafa de champanhe que o mundo já teve notícia: PERRIER JOUËT 1825, produzida com uma seleção de uvas Pinot Noir, Chardonnay e Pinot Meunier. Esta relíquia, considerada pelo Guiness (Livro dos Recordes) a remanescente mais antiga do mundo, foi aberta por ocasião do lançamento de seu cuvée Belle Époque 2002, reunindo em Reims, doze dos melhores especialistas do mundo em champanhe para uma degustação vertical com a PERRIER JOUËT 1825, juntamente com outras 19 safras históricas da marca. Será que champanhes tão antigos eram bebíveis? Não somente, eram bebíveis, mas também geniais e únicos.
-
-
O da safra de 1911, por exemplo, era de uma perfeição absoluta e rara; o de 1874 era magnífico; e o de 1825 de um grande comportamento, e mesmo após dois séculos, algumas das bolhas ainda se encontravam no líquido, sendo possível apreciar suaves sabores de caramelo e trufas. Só mesmo uma grife, no sentido literal da palavra, como a PERRIER JOUËT, poderia proporcionar momentos como esse. Atualmente, restam apenas mais duas garrafas da PERRIER JOUËT safra 1825 e a empresa divulgou que não pretende abri-las tão cedo.
-
-
Também recentemente, a marca criou uma linha de champanhes cuvée para apenas 100 pessoas. Tudo foi customizado. Até mesmo o sabor do champanhe foi feito de acordo com a personalidade de cada cliente, que levaram para casa uma caixa com 12 garrafas, também customizadas. “Não vendemos um produto. Oferecemos um momento único” disse um dos executivos responsáveis pela marca.
-
-
Quase dois séculos depois de sua fundação, a PERRIER JOUËT permanece firme em seu propósito de fabricar champanhes sublimes. Em seu portifólio de preciosidades constam champanhes fabricados em sua maior parte com uvas Chardonnay, vindas de vinhedos de Cramant e Avize, classificados como 100% na escala de “crus”, e que proporcionam ao produto final maior elegância e frescor. A grande maioria das cepas utilizadas para a elaboração de seus champanhes é proveniente de “grand crus”, ou seja, vinhedos da mais alta qualidade.
-
-
As preciosidades borbulhantes
PERRIER JOUËT GRAND BRUT: produzida a partir de uvas Chandonnay (20%), Pinot Noir (40%) e Pinot Meunier (40%), este champanhe de cor dourado é sinônimo de leveza, elegância e refinamento. Depois de engarrafada, este champanhe permanece três anos em uma adega subterrânea.
PERRIER JOUËT BLASON ROSÉ: desenvolvida especialmente para agradar ao paladar feminino, este excepcional champanhe é reconhecido pelo seu sabor adocicado e por não causar nenhum amargor, chegando a lembrar um vinho. Este champanhe é produzido a partir de uvas Pinot Noir (50%), Chardonnay (25%), Pinot Meunier (25%), além da adição, de 15% deste total, de vinho tinto da cepa Pinot Noir proveniente do Vale de Marne. Tal alquimia revela um champanhe com hipnótica coloração provençal capaz de intrigar o mestre das cores Matisse. No nariz e na boca uma grata unidade sensorial de morangos, framboesas, cerejas, além de um delicioso frescor.
PERRIER JOUËT BELLE EPOQUE: grande destaque da casa francesa, especialmente por sua garrafa ornamentada com flores, outrora pintada à mão, este inconfundível champanhe, envelhecido por oito anos, é produzido a partir uvas de safras consideradas excepcionais, sendo composto por Chardonnay (50%), Pinot Noir (40%) e Pinot Meunier (10%).
PERRIER JOUËT BELLE EPOQUE BLANC de BLANCS: champanhe raríssimo produzido com uvas brancas do tipo Chardonnay de safras excepcionais.
-
-
A mais cara do mundo
Recentemente, em 2008, a grife francesa das borbulhas lançou um champanhe prá lá de especial que se tornou o mais caro do mundo, sendo vendido por nada menos de €4.166 a garrafa. Os felizardos compradores desta edição exclusivíssima do champanhe PERRIER JOUËT, puderam personalizar os rótulos, estampando sua assinatura neles. Quem se dispôs a comprar um dos cem lotes que foram colocados à venda – em caixas de 12 garrafas ao preço de 50 mil euros e em apenas sete países (Estados Unidos, Reino Unido, Japão, China, Rússia, Suíça e França) – foi convidado a conhecer a adega de Epernay, na região francesa de Champagne, para escolher entre vários licores e acrescentá-los pessoalmente à bebida. Com este lançamento, o champanhe Dom Pérignon, produzido pelo grupo LVMH, perdeu o título de mais caro do mundo conquistado em 2005, quando uma série especial da bebida foi comercializada por €4 mil a garrafa.
-
-
Um luxo para poucos
Seguindo a tendência atual, de que agora os apreciadores de champanhe querem saber de tudo, desde os ingredientes, a matéria-prima, detalhes da produção e até, se possível, dar seu toque pessoal, a PERRIER JOUËT, famosa por fabricar alguns dos champanhes mais exclusivos do mercado, resolveu abriu as portas e parte de seus segredos de 200 anos de existência a alguns abonados ao redor do mundo. Cerca de 100 pessoas poderão conhecer a adega, falar diretamente com Hervé Deschamps, o mentor dos champanhes da marca e ainda farão uma bebida personalizada. Lançado em 2008, o Project By and ForPelo e Para (o cliente), em uma tradução livre – dá direito a 12 garrafas do champanhe personalizado, e custa aproximadamente R$ 300 mil.
-
-
O programa dura apenas um dia e meio. Ele contempla um tour privado pelas adegas onde repousam as garrafas de PERRIER JOUËT, pernoite na sede da vinícola, que é fechada ao público, além de uma aula com o próprio Deschamps. A ideia é que os convidados e seus acompanhantes conheçam os principais rótulos e depois optem pelo sabor que mais agrade ao paladar. Após um período de seis meses a um ano, os participantes recebem em casa um conjunto de garrafas com seu nome e a assinatura de Deschamps.
-
-
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1811
● Fundador:
Nicolas-Marie-Perrier e Adéle Jouët
● Sede mundial: Épernay, França
● Proprietário da marca:
Pernod Ricard
● Capital aberto:
Não
● Chairman: Patrick Ricard
● CEO:
Agnès Laplanche
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 400
● Segmento:
Bebidas alcoólicas
● Principais produtos:
Champanhes de luxo
● Ícones: As garrafas adornadas com anêmonas e rosas
● Website:
www.perrier-jouet.com
-
A marca no mundo
Atualmente a marca, segunda maior em vendas no segmento de champanhe Ultra-Premium no mundo, comercializa seus líquidos sagrados em mais de 90 países, produzindo aproximadamente 12.5 milhões de garrafas todos os anos.
-
Você sabia?
Nenhum dos champanhes PERRIER JOUËT é envelhecido em barril ou tonel madeira. Isto porque a grife busca uma leveza que visa conquistar o paladar feminino, e a vinificação é feita em modernos tanques de aço inoxidável, que possibilitam rigoroso controle de temperatura.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Time e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 21/4/2010

20.11.09

ROYAL CANIN


Na ROYAL CANIN, tudo é feito para o cão e o gato. Não são realizadas pesquisas com o consumidor ou estudos de mercado. Em vez disso, as inovações são baseadas exclusivamente nas necessidades dos animais e nos avanços científicos. Tudo para desenvolver dietas nutricionais para solucionar as necessidades de milhões de cães e gatos espalhados pelo mundo. Por isso, os produtos da marca são desenvolvidos por veterinários e nutricionistas, de forma completa e balanceada, com o propósito único de atender a todas as necessidades nutricionais dos animais. 

A história 
Tudo começou em 1967 quando um cirurgião veterinário e criador de cães da raça Pastor Alemão, o Dr. Jean Cathary, resolveu criar a ROYAL CANIN no pequeno vilarejo de Gard, região de Camargues, ao sul da França, motivado pela preocupação com os constantes problemas de saúde de seus cachorros, culminando com a necessidade de tratá-los para eliminar a carência de vitaminas e sais minerais na dieta, o que resultaria em sanar alguns problemas, como por exemplo, a eczema. Percebendo que a causa das complicações estava associada à má nutrição, nesta época os cachorros eram alimentados apenas com comida, o veterinário se dedicou à formulação e fabricação de novos produtos que tiveram como resultado animais mais alegres e ativos, que perdiam o excesso de peso e ficavam com o pelo mais brilhante. A primeira ração, a base de flocos de cereais, foi batizada como Soupe Jaune. Desse momento em diante, a marca ROYAL CANIN iria se desenvolver baseada em três princípios: o animal em primeiro lugar, precisão nutricional e nutrição aliada à saúde.


Em pouco tempo os produtos tornaram-se conhecidos e, rapidamente ocorreu uma expansão da rede de especialistas que comercializavam a marca na França. Isto culminou, em 1970, com o desenvolvimento de Centros de Distribuição no país e consequentemente as primeiras exportações para outros países europeus, como por exemplo, Alemanha, Espanha, Itália, Dinamarca, Suécia e Holanda. Pouco depois, em 1972, o grupo de nutrição animal GuyoMarc’h adquiriu a empresa. Em 1975, a empresa lançou as primeiras rações desenvolvidas especificamente para criadores. E já no ano seguinte, a ROYAL CANIN conseguiu o reconhecimento científico de seus alimentos por meio da parceria com médicos veterinários e criadores profissionais, conquistando assim novos mercados. Em 1980, ocorreu o lançamento do produto AGR, primeiro alimento no mundo especialmente desenvolvido para filhotes de raças grandes, que se tornou o único alimento para esse tipo de cão durante 17 anos. Ainda nesta década, em 1987, a empresa cruza o Atlântico e ingressa no enorme mercado americano. E no ano seguinte inicia suas operações no Japão.


A década seguinte tem início com muitas novidades: criação da ROYAL CANIN do Brasil em Descalvado (interior de São Paulo); reposicionamento da marca de standard para Premium, com produtos 30% mais caros; formulação do RCCI (Royal Canin Cynotechnique International), primeira linha de alimentos de elevada nutrição para cães adultos; e o lançamento do PR27, primeiro alimento específico para raças pequenas. Pouco depois, em 1994, a ROYAL CANIN formulou o RCFI (Royal Canin Felinotechnique International), uma linha de alimentos de alta nutrição para gatos. Até o final da década a empresa ainda formularia o primeiro programa nutricional no mundo a considerar, além da idade e da atividade física do cão, a relação tamanho/peso das diferentes raças caninas; e o VET CAT, primeiro programa nutricional para gatos e gatas esterilizados com venda exclusiva em clínicas veterinárias.


Com a chegada do novo milênio, e consequentemente diferentes estilos de vida, que requeriam diferentes requisitos nutricionais, a ROYA CANIN lançou no mercado produtos revolucionários e especificamente desenvolvidos, como por exemplo, o primeiro alimento para gatos que viviam em ambientes internos. Em 2002, a americana Mars Incorporated adquiriu a ROYAL CANIN, que a partir deste momento, poderia se beneficiar da gigantesca estrutura e experiência da tradicional empresa nessa área.


Nos anos seguintes a marca foi introduzida em novos mercados mundiais, além de lançar produtos como a mais completa linha de nutrição saúde para cães (SIZE HEALTH NUTRITION), alimentos específicos para as raças Poodle, Dachshund, Pug, West Highland White Terrier, Golden Retriever Junior e Poodle Junior; além do desenvolvimento de alimentos para o segmento dos felinos domésticos, para os quais ainda não tinham sido ainda disponibilizados qualquer resposta nutricional (gatos com apetite caprichoso e gatos com sensibilidade buco-dental). Mais recentemente, em 2014, a marca lançou uma ração especificamente desenvolvida para o tratamento da diabetes em cachorros.


O resultado de tanta inovação são rações com a melhor solução nutricional possível, que mesmo tendo um preço bem mais elevado que as demais marcas conquista cada vez mais mercado através de pessoas não se importam em gastar muito com a saúde de seus animais de estimação. Isso porque o anima de estimação passou a ser um ente da família e merece todo conforto, independentemente de quanto os donos tenham de pagar por isso. Além das ações junto a pet shops e clínicas, a ROYAL CANIN aposta fortemente na interatividade da internet para fidelizar novos consumidores. No site da marca é possível escolher a ração correta para o cachorro ou gato por meio de um questionário. O dono responde a perguntas como idade, raça e necessidades específicas e tem como resposta o produto mais indicado – tamanha a especificidade das rações e dietas oferecidas. Isto porque, a marca disponibiliza mais de 140 alimentos, incluindo produtos específicos para raças, portes, idades, estilos de vida, necessidades específicas, cuidados especiais e auxiliares no tratamento de algumas doenças.


A linha do tempo 
1989 
Lançamento das linhas FELISTAR e CANISTAR, dietas especificamente desenvolvida para serem prescritas por veterinários para o tratamento de obesidade e pedras renais. 
1999 
Lançamento do PERSIAN 30, o primeiro alimento com respostas nutricionais específicas para gatos da raça Persa. Desenvolvido a partir de pesquisa e parceria com criadores de todo o mundo, era adaptado à morfo-fisiologia do gato Persa e trazia com exclusividade todas as respostas nutricionais, em um único alimento. 
Lançamento do STARTER, primeiro alimento para desmame dos filhotes destinado aos criadores. 
Lançamento de alimentos com HAIRBALL TRANSIT SYSTEM (facilita a eliminação das bolas de pelo ingeridas) e DERM SYSTEM (beleza da pele e do pelo). 
2000 
Lançamento da SIZE NUTRITION, três programas nutricionais únicos no mundo (Mini/Medium/Maxi) que integravam os parâmetros da idade, atividade, tamanho, mas também o estado fisiológico dos cães, contribuindo para a prevenção dos problemas articulares, cardíacos e obesidade. 
Lançamento de uma linha específica para cães que trabalham ou vivem em condições climáticas extremas. 
2001 
Lançamento do INDOOR 27, primeiro alimento para gatos que vivem em ambientes internos. 
Lançamento do GIANT, primeiro programa nutricional especificamente desenvolvido para cães de raças gigantes (com mais de 45 kg). 
2002 
Lançamento da linha FELINE NUTRITION, que reforçava as defesas naturais, combatia o envelhecimento celular e regenerava os pelos e a pele. 
Lançamento do MEDIUM IMMUNITY PROGRAM, primeiro programa nutricional para cães de raças médias que favorecia o reforço das suas defesas naturais em cada etapa da vida. 
Lançamento do YORKSHIRE, primeiro alimento desenvolvido sob medida e exclusivamente formulado para cães da raça Yorkshire Terrier. 
Lançamento do VET CAT NEUTERED, uma nova geração de alimentos nutricionais de prevenção máxima, que contemplava as especificidades fisiológicas de gatos e de gatas esterilizados. 
Lançamento do OUTDOOR 30, uma ração direcionada para gatos que vivem em ambientes externos. 
2003 
Lançamento da VETERINARY DIET, uma linha dietética composta por 18 alimentos secos e 18 alimentos úmidos para cães e para gatos numa associação de medidas preventivas e curativas. 
2004 
Lançamento do HT42d para fêmeas adultas de todos os tamanhos, desde o cio até o 42º dia de gestação. 
Lançamento do QUEEN 34, produto pioneiro e com respostas nutricionais específicas para as fêmeas de gata em fase de reprodução (estro, gestação e lactação). 
2005 
Lançamento do VET EARLY CARE CAT, primeiro programa veterinário para gatos esterilizados, uma revolução dietética na nutrição felina. 
2006 
Lançamento do BREED HEALTH NUTRITION, uma linha de alimentos especialmente formulados para responder às sensibilidades específicas de algumas raças de cães, como Pastor Alemão Junior, Schnauzer Miniatura e Labrador Retriever Junior. 
Lançamento do FELINOTECHNIC HEALTH NUTRITION, primeira linha de alimentos especificamente dedicada aos criadores de gato, um programa nutricional exclusivo para a fase de reprodução e desenvolvimento dos filhotes. 
2007 
Lançamento do NEUTERED CANINE, primeiro programa nutricional completo para cães esterilizados, desde a fase de crescimento à fase adulta. 
Lançamento do RECOVERY, alimento dietético para cães e gatos submetidos a cuidados intensivos no período de convalescença. 
Lançamento do SATIETY SUPPORT CANINE, alimento dietético para cães obesos com influência comprovada na saciedade do animal. 
2008 
Lançamento do DIGESTIVE COMFORT, alimento indicado para melhorar a função digestiva do gato, com níveis de eficácia comprovados, reduzindo em 35% o volume fecal. 
Lançamento do RENAL SPECIAL, uma linha de 6 alimentos dietéticos para o tratamento da Doença Renal Crônica. Estes alimentos, dotados de elevadíssima apetência, constituem uma resposta específica para as exigências nutricionais dos gatos com doença renal. 
Lançamento de uma linha de produto especificamente destinada a mais de 25 raças de cães e gatos. 
2009 
Lançamento do SATIETY SUPPORT FELINE, linha dietética para o tratamento da obesidade felina com um alimento inovador que favorece o cumprimento da dieta através de pouches (dose que facilitam a prescrição clínica e a correta utilização por parte do dono). 
2010 
Lançamento de uma ração especificamente desenvolvida para atender as necessidades nutricionais de gatos mais velhos. 
Lançamento do DERMACOMFORT, alimento desenvolvido para cães adultos com predisposição à irritação da pele e ao prurido. 
2011 
Lançamento de uma ração para cachorros mini (quando adultos não ultrapassam 4 quilos).


O animal em primeiro lugar 
A ROYAL CANIN, fiel à filosofia de “Conhecimento e Respeito”, empenha-se em oferecer respostas nutricionais precisas às necessidades de cada cão e gato, para garantir seu bem estar e longevidade. Colocando a Pesquisa e o Desenvolvimento no centro de seu processo de inovação, emprega um procedimento diferenciado, voltado para o animal, sem concessão ao antropomorfismo. Um dos principais objetivos da equipe de pesquisadores da empresa consiste na partilha do conhecimento adquirido com seus parceiros da comunidade veterinária através de inúmeros artigos e publicações. A ética ROYAL CANIN baseia-se na sua perspectiva única do cão e do gato: a convicção de que não são seres humanos, mas, sim animais e, por conseguinte, o verdadeiro respeito consiste em tratá-los como tal.


O verdadeiro respeito implica um determinado número de deveres, sobretudo em conhecer as especificidades fisiológicas e nutricionais do animal e consequentemente proporcionar uma alimentação específica que leve em conta as suas verdadeiras necessidades nutricionais. De acordo com sua filosofia, a empresa adota sistemas e práticas de qualidade a fim de cumprir sua missão: satisfazer as necessidades nutricionais de cães e gatos, respeitando suas especificidades, oferecendo-lhes um alimento adequado, proporcionando-lhes uma boa saúde e permitindo-lhes uma longevidade máxima. Além disso, tem como missão, atender as expectativas dos donos em termos de qualidade, segurança alimentar e de serviços. A partir de estudos científicos próprios e desenvolvidos através de parcerias com universidades, veterinários e criadores, a ROYAL CANIN desenvolve alimentos únicos e precisos, com a experiência de quem conhece as especificidades fisiológicas e necessidades nutricionais dos gatos e cães.


A evolução visual 
O primeiro logotipo da marca, além de conter a tradicional coroa, um dos ícones da marca francesa, apresentava também a figura de um cão da raça Pastor Alemão. Com o tempo a identidade visual ganhou uma imagem mais moderna e uma nova tipografia de letra, além é claro, do redesenho da tradicional coroa.


Os slogans 
Knowledge and Respect. 
Conhecimento e Respeito. (português) 
Conocimiento y Respeto. (espanhol) 
Health Nutrition, fit for a lifetime.


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1967 
● Fundador: Jean Cathary 
● Sede mundial: Aimargues, França 
● Proprietário da marca: Royal Canin S.A.S. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Mars Incorporated) 
● Chairman: Steven Badger (Mars) 
● CEO: Jean-Christophe Flatin 
● Faturamento: €1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 13 
● Presença global: 92 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 6.000 
● Segmento: Pet Care 
● Principais produtos: Rações e alimentos para cães e gatos 
● Concorrentes diretos: Premier, Eukanuba e Pro Plan (Purina
● Slogan: Knowledge and Respect. 
● Website: www.royalcanin.com.br 

A marca no mundo 
A ROYAL CANIN é uma das maiores e mais reconhecidas marcas de pet food do mundo, com presença em 92 países, 13 fábricas e 6.000 funcionários, além de contar com uma sólida reputação no desenvolvimento de alimentos para cães e gatos. No Brasil, quarto maior mercado da marca no mundo, é considerada uma referência em tecnologia e inovação, e sua fábrica está localizada em Descalvado (no interior paulista), contando com o apoio logístico de 36 distribuidores exclusivos em todo o país e cujos produtos são vendidos em mais de 15 mil pontos de venda. 

Você sabia? 
Para garantir a fama de produto de qualidade, o que compensaria seu preço 40% acima da média, a empresa ignora as gôndolas dos supermercados e vende suas rações somente em pet shops, clínicas veterinárias ou lojas especializadas. 
No segundo semestre de 2013 a empresa se viu envolvida em um escândalo após troféus com o logotipo da marca ser entregues a proprietários de cães utilizados em rinhas ilegais contra ursos acorrentados na Ucrânia. Após o vazamento de imagens na internet, a ROYAL CANIN se pronunciou dizendo que “a empresa pedia desculpas pela iniciativa, pois iria contra o respeito aos animais que guia todas as pesquisas e ações da Royal Canin mundialmente”


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 25/8/2014