Para milhões de brasileiros um cafezinho é tudo de bom a qualquer hora do dia. Para a marca 3 CORAÇÕES é oferecer produtos da mais alta qualidade sob um diversificado portfólio capaz de agradar aos mais exigentes paladares, incluindo cafés e cappuccinos que conquistam os consumidores pelo delicioso sabor e irresistível aroma.
A história
A empresa foi fundada em 1970 por Mauro Alves, Jan Sérgio de Oliveira e Pedro Basílio como uma modesta torrefadora e distribuidora de café, localizada no pequeno município de Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. O nome “3 Corações” foi adotado em homenagem às três filhas de Pedro, sendo que cada coração no logotipo da marca as representa, e o outro maior que os envolve, corresponde ao do próprio pai. Durante os anos seguintes, o café 3 CORAÇÕES, com sua alta qualidade e sabor delicioso, conquistou o paladar dos mineiros. Mas apesar da filosofia da empresa estar baseada na inovação e ousadia, a 3 CORAÇÕES era uma empresa regional e se encontrava em grandes dificuldades financeiras e sem infraestrutura para competir no mercado com grandes marcas. Foi então, que no início da década de 1980, o cafeicultor Aprígio Tavares, e seu filho Ricardo, assumiram a empresa, sanaram as dívidas, investiram em equipamentos e novas tecnologias, e projetaram a marca 3 CORAÇÕES nacionalmente.
Em 1992 a 3 CORAÇÕES lançou no mercado de forma pioneira um produto que faria a marca conhecida no país inteiro e mudaria os rumos da empresa: o cappuccino em pó (uma mistura de café, leite, cacau e canela, este último ingrediente apontado como o grande diferencial para o enorme sucesso do produto). Nos anos seguintes, amparada pela qualidade e reconhecimento de seu cappuccino, cuja textura, sabor e cremosidade conquistaram milhões de consumidores, a empresa lançou no mercado novos tipos de café, novas embalagens (como por exemplo, á vácuo) e o café solúvel. O enorme sucesso da marca 3 CORAÇÕES chamou a atenção de grandes empresas do mercado, e no mês de dezembro de 2000, a marca foi vendida por US$ 41.2 milhões para o grupo israelense Strauss-Elite, que investiu pesado em tecnologia, modernos laboratórios de pesquisas e novos equipamentos.
Exatos cinco anos mais tarde, no final de 2005, a empresa anunciou uma fusão com a São Miguel, fundada em 1959 para comercialização e revenda de porta a porta de grãos de café verde em São Miguel, interior do Rio Grande do Norte, e segunda maior empresa de café no Brasil. No ano de 2011 a marca remodelou as embalagens de sua tradicional linha de cappuccinos, que ganharam traços mais modernos e arredondados, remetendo ao formato de um coração, ícone da marca. Outra inovação na nova embalagem foi o formato do código de barras, agora representado pelo contorno de uma xícara de café. Além disso, a linha contava com um novo integrante: o Cappuccino Shake, uma versão gelada e deliciosa para o verão. Em 2012, para celebrar 20 anos do cappuccino da marca, a empresa lançou uma lata comemorativa, edição limitada, com 16 sachês de dose individual, sendo quatro novos sabores, além dos já existentes: Classic, Chocolate, Canela, Baunilha, Avelã, Conhaque, Laranja e Menta. Ainda este ano, assinou um contrato de parceria com a Grão Espresso e passou a oferecer seus blends de cafés e bebidas para as lojas da rede.
Em 2013, com o objetivo de aliar praticidade e inovação, a 3 CORAÇÕES lançou o Cappuccino Pronto para Beber, uma bebida gelada voltada para o público jovem, disponível nos sabores Classic, Light e Chocolate. E a linha dos tradicionais cappuccinos também cresceu com o lançamento do sabor Chocomenta. Além de todas essas novidades, a marca diversificou e inovou na apresentação de seus produtos, como por exemplo, com a linha de Cappuccinos Sachet, cujas embalagens práticas são perfeitas para preparar a bebida a qualquer hora e lugar; e o refil, para reabastecer o pote de cappuccino de forma mais econômica.
E não parou por aí. Ainda em 2013, a marca se uniu com a especialista de máquinas de café italiana Caffitaly, criando a TRES®, uma máquina de espresso e multibebidas com mais de 20 sabores de bebidas quentes, como por exemplo, cafés, cappuccino, chocolate quente e chás. A máquina, oferecida em sete modelos, se tornou um verdadeiro sucesso vendendo aproximadamente 900 mil unidades até os dias de hoje. A marca também ingressou em uma nova categoria de produto ao lançar o achocolatado Chocolatto 3 Corações.
Em 2017, a marca investiu alto em marketing e se tornou patrocinadora oficial da seleção brasileira de futebol, cujo objetivo era reforçar os laços com os consumidores que são apaixonados pela energia da seleção e pelo café. Mais recentemente, em 2018, a marca lançou a nova linha 3 Corações Rituais, que convida os consumidores para novas experiências com cafés especiais, plantados e colhidos nas regiões cafeeiras mais nobres do Brasil. A linha possui cafés 100% arábica com importantes certificações que garantem alta qualidade com rastreabilidade (BSCA – Associação Brasileira de Cafés Especiais e ABIC Gourmet) e processo produtivo responsável (Rainforest Alliance). O portfólio dessa nova linha chegou ao mercado com cinco blends 100% arábica (Cerrado Mineiro, Mogiana Paulista, Sul de Minas, Orgânico e Florada), disponíveis nas versões torrado & moído, grãos e cápsulas. Por todas essas inovações, a marca 3 CORAÇÕES, que alia tradição, sabor intenso e qualidade comprovada de seus grãos, através de seu café tipicamente mineirinho encantou os paladares mais exigentes do país.
Um portfólio de qualidade
Hoje em dia a marca 3 CORAÇÕES, reconhecida pela alta qualidade de seus produtos, oferece um amplo e diversificado portfólio, que busca atender a todos os gostos, incluindo sabores mais intensos, sabores atenuados, cafés descafeinados e até orgânico:
● CAFÉ (torrado e moído): Tradicional, Extra Forte (encorpado e intenso), Premium (cujo processo de torra favorece o destaque de sabores de diferentes origens), Orgânico (com café cultivado totalmente livre de agrotóxico), Gourmet (proveniente de colheitas que são verdadeiras joias) e Descafeinado (reduzido teor de cafeína).
● CAFÉ (solúvel): Tradicional e Descafeinado.
● CAFÉ (espresso): Gourmet (especialmente desenvolvido para máquinas de café espresso).
● CAFÉ com Leite: solúvel feito à base de café instantâneo e leite desidratado, enriquecido com cálcio, nas versões Tradicional e Zero (sem adição de açúcar)
● CAPPUCCINO: Classic (produto que projetou a marca nacionalmente), Chocolate (com um toque generoso de cacau baiano), Baunilha (com um delicioso toque de baunilha), Chocomenta (com uma deliciosa combinação de chocolate e menta), Diet (adoçado com aspartame), Descafeinado (reduzido teor de cafeína), Balance (apresenta zero adição de açúcar, zero lactose e extrato de café verde) e Light (0% de gordura e 42% menos de calorias).
Campanhas que fizeram história
Em 2009 a marca lançou a campanha “O amor está no ar”, onde um filme embalado pela famosa canção americana “Love is in the air”, contava a história do aroma que invadia a cidade e conquistava milhares de corações. A campanha reforçou a presença da marca 3 CORAÇÕES em São Paulo e deu sequência ao fenômeno que foi o lançamento da marca em 2007, com a campanha “Carinhoso”, que tinha como slogan “Café 3 Corações. Sabor que apaixona.”. Em apenas um ano e meio a 3 CORAÇÕES se tornou a segunda marca mais consumida na cidade.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por sutis alterações ao longo dos anos. Apesar de manter os principais símbolos de identificação (remodelados), o logotipo atual adotou uma nova tipografia de letra, muito mais impactante.
Em 2010, o café 3 CORAÇÕES cresceu tanto e ficou tão conhecido que o conglomerado decidiu adotá-lo como marca institucional. Para isso foi criada uma identidade visual corporativa diferente da marca de café 3 CORAÇÕES.
As embalagens de seus principais produtos, cafés e cappuccinos, também evoluíram com o tempo, como mostra a imagem abaixo.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 12 de outubro de 1970
● Fundador: Mauro Alves, Jan Sérgio de Oliveira e Pedro Basílio
● Sede mundial: Eusébio, Ceará, Brasil
● Proprietário da marca: Três Corações Alimentos S.A.
● Capital aberto: Não
● Diretor presidente: Pedro Lima
● Faturamento: R$ 1.6 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 5.000
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Cafés, cappuccinos, máquinas e cápsulas
● Concorrentes diretos: Pilão, Mellita, Nescafé, Café do Ponto, Café Floresta, Caboclo, Café Seleto, Café Brasileiro, Moka e Dolce Gusto
● Ícones: O coração
● Mascote: Carinhoso
● Slogan: Sabor que apaixona.
● Website: www.cafe3coracoes.com.br
A marca no Brasil
A marca 3 CORAÇÕES é líder em cafés no estado de Minas Gerais, ocupa a segunda posição em São Paulo e detém 60% de participação no Brasil há mais de 20 anos com sua linha de cappuccinos. A marca oferece um portfólio composto por mais de 25 produtos distribuídos por mais de 250 mil pontos-de-venda em todo o país, incluindo também filtros de papel e porta-filtros. A marca 3 CORAÇÕES fatura mais de R$ 1.6 bilhões anualmente.
Você sabia?
● A marca possui como mascote uma simpática embalagem de café animada chamada de “Carinhoso”. O personagem costuma estampar as embalagens dos cafés nas edições especiais de verão (de óculos-escuro) e inverno (com direito a cachecol, luvas e até esquis).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 3/9/2018
10 comentários:
Muito bom!
Melhor Empresa de café do Brasil !!
Sou apaixonado pelo que faço por essa Empresa.
Muito bom
Excelente marca brasileira.
Ótimo café,o melhor mercado,adoro!👏👏👏
Uma trajetória de muita luta para chegar a este patamar...Parabéns aos envolvidos!
Me encantei com o sabor do café, e me apaixonei pela história por trás dessa delícia . Melhor café desde então.♡♡♡♡♡
Amoooooo😋😋😋😋 bão demais
participei de um concurso cultural de criar uma frase e ganhei na epoca um carinhoso tenho ele até hoje, mas não lembro o ano, mas faz bastante tempo
Uma história muito linda e vitoriosa
Adoro os produtos Santa Clara o café 😋😋😍😍
Postar um comentário