29.5.06

BANG & OLUFSEN


A marca BANG & OLUFSEN é um dos maiores ícones mundiais em design, tecnologia e qualidade no segmento de áudio e vídeo. Não se podem comparar os sofisticados - e caríssimos - produtos da BANG & OLUFSEN com uma marca qualquer. Possuir uma dessas joias na parede ou na estante de casa é como ostentar uma obra de arte. Ao aliar alta qualidade com design diferenciado, a B&O entrou para a seleta lista das empresas que fabricam objetos de desejo. Para ter ideia de sua importância, dezoito itens projetados pela empresa fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (mais conhecido como MoMA). E tamanha fama conquistou clientes estrelados como Brad Pitt, Madonna, Steven Spielberg e Sting que não se importam em desembolsar mais de US$ 70 mil em um sistema de som. 

A história 
A empresa foi fundada pelos colegas de faculdade de engenharia elétrica Peter Boas Bang e Svend Olufsen na Dinamarca em novembro de 1925 com a ajuda financeira de seus pais. A primeira invenção da dupla aconteceu no sótão de uma fazenda em Quistrup, uma pequena cidade dinamarquesa. A engenhoca era um eliminador de baterias que possibilitava a conexão de um receptor de bateria à rede elétrica, assegurando uma descarga de energia silenciosa para os ruidosos aparelhos de rádio da época. Dois anos mais tarde a empresa construiu sua primeira fábrica. A partir deste momento, a BANG & OLUFSEN mostrou a que veio.
  

Com soluções inovadoras, precisão sonora e design diferenciado, a marca se tornou referência mundial baseada em seu princípio básico: a tecnologia deve servir as pessoas e não vice-versa. E foi partir daí que a BANG & OLUFSEN seguiu criando soluções com qualidade e inovação, características que surpreendem e impressionam seus clientes. Sob esse conceito surgiu o Five Lamper (1929), rádio extremamente moderno e primeiro grande sucesso da marca; os alto-falantes Type D, no final da década de 1920; o Beolit 39 (1939), primeiro de uma série de rádios que apresentou uma nova forma de nomear os produtos, começando com o prefixo Beo; a Beovision Capri (1959), primeira TV da marca, que apresentava corpo de madeira, tela de 17 polegadas e pernas fixas, iniciando assim o olhar da B&O para o movimento do mobiliário moderno dinamarquês em expressão, material e forma; o Beomaster 900 (1964), rádio alongado e de fácil utilização; e o Beovox CX 100 (1984), alto-falantes clássicos (design limpo com a caixa de alumínio e o tecido preto), que estão entre os mais bem sucedidos na história da B&O e estiveram em produção até ao final de 2003.
   

Nos anos seguintes a B&O ampliou sua área geográfica de atuação, ingressou em novos mercados, inaugurou lojas próprias e prosseguiu lançando produtos inovadores, como por exemplo, o BeoSound 9000 (1996), tocador de 6 CDs em formato vertical (torre), um exemplo perfeito de inovação, tecnologia e movimento no legado da marca; o BeoVision 5 (2003), um televisor de plasma de 42 polegadas com tecnologia digital, que podia ser pendurado na parede como as telas planas convencionais ou instalado no chão, num ângulo especialmente desenhado para garantir perfeita visibilidade; o Becom 6000 (1998), telefone sem fio com perfil curvo e formato simples; e o BeoLab4, um sistema de colunas de som que comprovava mais uma vez que a excelência de som é compatível com a originalidade e o design.
  

E as novidades tiveram prosseguimento com o BeoCenter 2, que unia em um mesmo produto CD, DVD, rádio e leitor em formato MP3; o alto-falante BeoLab 5, dotado de um sensor capaz de calibrar o som de acordo com cada ambiente, que os engenheiros demoraram 20 anos para concluir; as caixas de som BeoLab 9, que usam tecnologia Acoustic Lens para criar um ambiente ideal para escutar música em qualquer ponto da sala; o BeoSound 2, um tocador portátil de música digital que funcionavava com cartão de memória SD; e o telefone Beocom 2, com formato curvilíneo e feito em um único pedaço de alumínio, sem cortes, fazendo com que a curva adapte-se ao rosto e mãos da pessoa. O design de boa parte destas obras-primas esteve sob o comando do talentoso inglês David Lewis (falecido em 2011).
  

Depois de reinventar o design de aparelhos eletrônicos como equipamentos de som e televisores, a empresa quis fazer o mesmo com o som para automóveis. Em 2006, a BANG & OLUFSEN ingressou em um novo mercado ao anunciar o lançamento de um sistema de som exclusivo para os modelos A8 da marca alemã Audi. Batizado de Bang & Olufsen Advanced Sound System, esse foi o primeiro produto voltado para automóveis produzido pela marca dinamarquesa e vendido de forma opcional. E o sucesso foi tanto que a marca passou a desenvolver e projetar sistemas de som para outros modelos da montadora alemã, além de equipar outros modelos de luxo, como por exemplo, Aston Martin DBS, BMW 6 Series e Mercedes-Benz AMG. Essa divisão automotiva (rádios e alto-falantes) seria vendida em 2015 para a Harman International. Além disso, ainda em 2006, a marca dinamarquesa, em parceria com a coreana Samsung, lançou seu primeiro aparelho celular, batizado de Serene. Em 2009 a marca lançou um despertador com design revolucionário batizado de BeoTime.
  

Em 2010 a marca anunciou outra obra-prima: BeoVision 10, um televisor Full HD com tela LCD, frequência de imagens de 200/240 Hz e iluminação por LED nas bordas. Além de diversas tecnologias para aprimorar a qualidade da imagem, como a VisionClear, o televisor também compensava a taxa de contraste e de movimentos rápidos de imagens com a taxa de fotogramas em frequências de 200 a 240 Hz (a taxa convencional é de 60 Hz), de modo a garantir a imagem mais natural possível em cenas de muito movimento, como de esportes ou filmes de ação. Além disso, uma tecnologia chamada Beolink facilitava a conexão com demais aparelhos da marca. O preço, no Brasil, era de R$ 27.000.
  

Em janeiro de 2012 a empresa lançou a linha B&O Play, uma linha vocacionada para produtos autônomos com operações simples e claras, em detrimento de instalações domésticas integradas. A nova linha, que se tornou um sucesso instantâneo, era composta por produtos portáteis, de uso intuitivo, agradáveis para integrar ao cotidiano e que ofereciam excelentes experiências de alta qualidade. O primeiro produto da linha foi o Beolit 12, um sistema de som de alta fidelidade Hi-Fi para iPod, iPad ou iPhone, Mac ou PC, disponibilizando o melhor som com um design único. Com preços são mais acessíveis, a linha B&O Play engloba produtos projetados para representar o padrão de utilização diferente da geração digital, sempre com um design contemporâneo e divertido.
  

Entre as novidades recentes da marca estão: Beoplay A1 (2016), uma caixa de som portátil Bluetooth com formato compacto arredondado, acabamento em alumínio e parte frontal em relevo, além da parte traseira com superfície emborrachada; Beovision Harmony (2019), televisão que oferece uma experiência totalmente nova em som e imagem, com uma performance coreografada de movimento e clareza acústica, imagens vívidas e design único (traz um sofisticado sistema de caixas de som que se desdobram como o movimento de uma borboleta na hora do uso do painel OLED de 77 polegadas); Beoplay H95 (2020), fone de ouvido projetado para uma experiência de audição final com conforto duradouro e cancelamento de ruído ativo eficaz.
   

Em 2020, em celebração aos 95 anos, a marca lançou a linha “Gold Collection”, composta por uma série de produtos (fones de ouvido com e sem fio, alto-falantes portáteis e domésticos, além de TVs) com a nova cor exclusiva e luxuosa de alumínio em tons de ouro a objetos feitos de materiais premium, como carvalho maciço, mármore e couro de pele de cordeiro. Além disso, para tentar atrair um público mais jovem e influente nos meios digitais, a marca dinamarquesa lançou fones de ouvido altamente tecnológico, especialmente desenvolvidos para gamers.
  

Belo design, soluções criativas, qualidade extraordinária e uma vontade incontrolável para perseguir a perfeição são os fatores essenciais para que a BANG & OLUFSEN alcance a excelência na criação dos potentes aparelhos de áudio e vídeo e sistemas de som. A B&O tem um apelo de design tão distinto que a revista Wired descreveu como “entrega de mídia de qualidade por meio de objetos impressionantes”. Uma das marcas mais fortes do mundo lapidada sobre mais de 90 anos de inovação dinamarquesa aliada a um processo artesanal de fabricação, tem uma incrível reputação baseada no desenvolvimento de tecnologias únicas. Todos os produtos da marca são batizados com o prefixo BEO, uma abreviação de como a BANG & OLUFSEN ficou conhecida: B&O.
  

O diferencial 
Inovação é o DNA da BANG & OLUFSEN. Não faltam marcos em sua trajetória que atestam isso: é dela a primeira soundbar do mercado, o primeiro sistema multi-room, a primeira TV de tela plana e o primeiro leitor de CDs vertical. O diferencial da marca começa na forma como a empresa pensa e desenvolve um produto. É a única do setor de eletroeletrônicos no mundo cuja engenharia está submetida ao departamento de criação. Ou seja, antes de definir os componentes eletrônicos, um departamento batizado de Idealand (algo como “terra das ideias”) determina o design ideal para um equipamento projetado visando um público específico. Seus produtos de áudio e vídeo levam de três a seis anos para serem desenvolvidos e com um detalhe: todos são testados um a um e contam com um certificado de garantia assinado manualmente. A marca é reconhecida por aliar tecnologia e visual na produção de equipamentos altamente diferenciados, que superam as expectativas de consumidores extremamente exigentes. As linhas geométricas e minimalistas dos equipamentos exibem não apenas elegância peculiar como também possuem uma funcionalidade e uma ergonomia notáveis.
   

Comunicações sem fios, sistemas de comando digitais, sincronização, que agora são soluções tecnológicas comuns, já se encontram presentes há anos nos produtos B&O. Resumindo: ao montar uma sala, é a mobília que combina com eles. Não o contrário. E tem mais: uma característica verdadeiramente extraordinária nos produtos B&O é a sua capacidade de integração. Todos os equipamentos interagem entre si de uma forma transparente e natural. Mesmo os sistemas mais antigos podem ser integrados com outros recentes sem qualquer tipo de incompatibilidade ou perda de funções e qualidade. A maioria de seus produtos, na década de 1970 e 1980, foi projetada e desenvolvida pelo designer Jacob Jensen, um mito dentro da empresa dinamarquesa.
   

Lojas ou galerias? 
As primeiras lojas da marca foram inauguradas somente na década de 1990 para vender seus produtos diretamente aos consumidores. Rapidamente centenas de unidades foram abertas por vários países europeus. Mas não seria justo expor os produtos da marca dinamarquesa em lojas comuns. Por isso, a BANG & OLUFSEN criou espaços absolutamente conceituais para acomodar suas obras-primas. Há poucos anos atrás estreou mundialmente o seu novo conceito de lojas chamado Blue Print Evolution, que mais parece uma moderna galeria de arte. Desenvolvido pelo arquiteto dinamarquês Erik Sorensen, o inovador projeto expõe os produtos como eles realmente são considerados por seus seletos consumidores: peças de colecionador. A ideia era fazer com que os “objetos”, apoiados nas paredes, pudessem ser apreciados sob vários ângulos, uma evolução em relação ao tradicional padrão home theater.
  

A fábrica 
As obras-primas, verdadeiras esculturas que emitem som e imagem, saem em sua grande maioria da unidade fabril localizada em Struer, remota cidade dinamarquesa de apenas 17 mil habitantes. A fábrica, aliás, é um capítulo à parte. Instalada no meio de uma fazenda, com ovelhas pastando ao redor, ela tem uma fachada modernista, feita em vidro, de um lado e, do outro, uma arquitetura tradicional. Isso foi resultado do bombardeio que sofreu do exército alemão, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a BANG & OLUFSEN cortou o fornecimento de aparelhos para a Alemanha. Os donos reconstruíram o prédio em 1948, mas mantiveram as ruínas resultantes dos bombardeios. Ainda hoje os aparelhos que saem de lá são feitos de maneira quase artesanal. Um exemplo disso são os aclamados televisores da marca, que podem demorar até 9 horas para ficarem prontos, enquanto alguns gigantes do setor produzem um aparelho em menos de 3 minutos, em média. Isso explica por que a B&O lança apenas dois ou três novos modelos por ano, que são aguardados com ansiedade pelos ávidos fãs da marca. A expectativa de uso dos produtos também é diferenciada. Para garantir essa durabilidade, a fábrica continua produzindo as peças de um equipamento que sai de linha por mais oito anos. Já foram identificados clientes que utilizam seus produtos há mais de 35 anos.
  

O museu 
Inaugurado no dia 25 de maio de 2008, o museu da B&O está situado em um anexo do prédio mais antigo da pitoresca cidade de Struer. O fantástico espaço de 2.320 m² mostra muito mais do que a trajetória e as peças históricas da marca dinamarquesa, sendo um lugar ideal para os apreciadores da alta tecnologia e designs inovadores em aparelhos de áudio e vídeo. Através de tecnologias multimídia e interativas de última geração, a história da B&O é apresentada em sequência cronológica, conduzindo os visitantes através de uma fantástica viagem na trajetória evolutiva do som, da imagem e das mídias eletrônicas, mostrando a influência do desenvolvimento da tecnologia no cotidiano das pessoas. Apresentando um portfólio impressionante de produtos históricos da marca, o museu também apresenta projeções, em telas e paredes, de gravações históricas assim como raridades e materiais da B&O, como por exemplo, panfletos, pôsteres, brochuras, catálogos, fotos e filmes.
  

A evolução visual 
Ao longo de sua história a marca BANG & OLUFSEN modificou significativamente seu logotipo. Depois de adotar uma nova tipografia de letra, a atual identidade visual apresentou o nome da marca em letras maiúsculas e adotou as iniciais “B&O” (utilizadas em seus produtos pela primeira vez em 1932) como principal símbolo de reconhecimento.
  

Os slogans 
Everyone deserves the Bang & Olufsen experience. 
Like no one else. (2016) 
Bang & Olufsen exists to move you with enduring magical experiences. (2012) 
What moves you. (2011) 
Everything is possible. (2004) 
A life less ordinary. (1999) 
See. Hear. Feel. (1995) 
The only serious alternative to being there. (1988) 
It only looks beyond your reach. (1985) 
Harmonie in Technik und Design. (1979) 
Isn’t technology beautiful. (1978)
  

Dados corporativos 
● Origem: Dinamarca 
● Fundação: 17 de novembro de 1925 
● Fundador: Peter Bang e Svend Olufsen 
● Sede mundial: Struer, Dinamarca 
● Proprietário da marca: Bang & Olufsen A/S
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Juha Christensen 
● CEO: Kristian Teär 
● Faturamento: US$ 295.4 milhões (2019/2020) 
● Lucro: - US$ 83.5 milhões (2019/2020) 
● Valor de mercado: US$ 385 milhões (novembro/2020) 
● Lojas: 485 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Alemanha, Reino Unido, Suíça e Estados Unidos
● Funcionários: 750 
● Segmento: Áudio e vídeo 
● Principais produtos: TVs, sistemas de som, alto-falantes e fones de ouvido 
● Concorrentes diretos: Bowers & Wilkins, Bose, Harman, Paradigm, KEF e Dynaudio 
● Ícones: O design moderno e arrojado 
● Slogan: Bang & Olufsen exists to move you with enduring magical experiences. 
● Website: www.bang-olufsen.com 

A marca no mundo 
Aproximadamente 485 lojas próprias (além de show rooms dentro de outras lojas) da BANG & OLUFSEN estão espalhadas por 70 países, oferecendo produtos de áudio e vídeo de altíssima qualidade como TVs, sistemas de som, alto-falantes e fones de ouvido. Além disso, a marca dinamarquesa está presente em mais de 3.500 pontos de venda de grandes varejistas. No Brasil a marca desembarcou em 1999 com a inauguração de sua primeira loja (chegou a ter 3 unidades, mas fechou todas). Em seu país de origem, a marca é lembrada por 98% dos consumidores e detém 20% do mercado, com faturamento global superior a US$ 295 milhões (dados de 2019/2020), 89% provenientes de vendas fora da Dinamarca, especialmente da Alemanha, Reino Unido, Suíça, Estados Unidos, China e Holanda. 

Você sabia? 
O famoso slogan “Bang & Olufsen, for those who discuss design and quality before price” (algo como “Bang & Olufsen, para aqueles que discutem design e qualidade antes do preço”), foi lançado em 1968 e citado até os dias de hoje. 
A BANG & OLUFSEN foi a primeira fabricante de caixas acústicas no mundo a abolir o uso da madeira e passar a utilizar o alumínio. O metal é comprado bruto pela empresa, que o trata de maneira artesanal na própria fábrica. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Forbes, BusinessWeek, Exame e Time), Jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/11/2020

6 comentários:

  1. Anônimo9:02 AM

    Objetivamente...qualidade de vida.
    É assim que há de ser a vida. Prabéns!

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  2. Anônimo4:12 PM

    Eu estava ávido de informações sobre esta marca, estava há 1 mês tentando decobrir algo na Net. Se Blog me esclareceu tudo o que Eu queria! Obrigado! "for those who discuss design d quality before price”

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  3. José Manuel Coutinho5:05 AM

    Agradecia que informassem onde existem estas lojas em Portugal

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  4. Anônimo3:35 PM

    Em Portugal, as que eu conheço são no Cascais Shopping e no Atrium Solum Coimbra, mas há muitas mais.

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  5. Bela história!!! O Rolos Royce das caixas acústicas.
    Tenho duas BeoVox 50, caixas compactas (pouco mais altas que uma caneta Bic) que usam apenas um tweeter e um woofer. O som é impressionante - o problema é exigirem um plugue especial.

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  6. Ofereceram me umas Beovox cx100, onde posso comprar os fios para ligação a TV

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