Elas revolucionaram os hábitos de escrita de milhões de consumidores em todo o mundo, que continuam a valorizá-las por sua qualidade e preço acessível. Dificilmente você encontrará no mundo uma pessoa que não tenha escrito ao menos uma palavra com uma caneta BIC. E muito menos que não conheça a marca, que também se tornou sinônimo de isqueiros e barbeadores descartáveis, oferecendo produtos simples, confiáveis e duráveis, por um preço acessível.
A história
A história desta famosa e popular marca tem sua origem no dia 25 de outubro de 1945 quando Marcel Bich, um ex-gerente de produção de uma fábrica de tintas, comprou uma modesta fábrica em Clichy, um subúrbio ao norte de Paris, e em sociedade com Edouard Bouffard começou a produzir peças para canetas-tinteiro e lapiseiras. A dupla fabricava inicialmente para terceiros, entre eles a famosa marca americana Waterman (saiba essa história aqui). À medida que o negócio de peças para instrumentos de escrita começou a crescer, o desenvolvimento da esferográfica avançava, tanto na Europa como nos Estados Unidos, e Marcel viu o enorme potencial desse novo instrumento de escrita. Depois de obter os direitos das patentes para uma esferográfica criada em 1935 pelo inventor húngaro László Bíró, que estava refugiado na Argentina, melhorou seu processo de produção (investiu em tecnologia suíça capaz de cortar e moldar o metal até 0,01 milímetros, conseguindo obter uma esfera de aço inoxidável de um milímetro que permitiu que a tinta fluir livremente) e introduziu no mês de dezembro de 1950 suas canetas confiáveis e a preço acessível na Europa, chamando-as de BIC Cristal®, uma abreviação rápida e fácil de seu sobrenome. Como ele pretendia exportar o produto para os Estados Unidos, o H do final do nome foi suprimido. Isto porque, em inglês “bich” tem a pronúncia parecida com “bitch”, algo como “cadela”, um pesado palavrão.
A caneta, que inicialmente custava 0,50 francos franceses e permitia escrever facilmente através de uma pequena esfera situada na ponta, fez tanto sucesso que, em apenas dois anos, o volume anual de vendas ultrapassou 21 milhões de unidades. Chamada de “caneta atômica” na França, a BIC Cristal®, com sua ponta de escrita esferográfica e seu design ergonômico, ajudou a mudar o mercado mundial de predominantemente canetas tinteiro para o uso quase que generalizado de canetas esferográficas. E sem dúvida, a chave do sucesso foi o conceito “descartável”. Passou-se de penas recarregáveis para canetas extraordinariamente baratas que depois de usadas eram descartadas. Começou então a exportar suas canetas esferográficas para vários países da Europa, como por exemplo, a Bélgica em 1951, Itália, Holanda, Áustria, Suíça e Espanha em 1954 e, em 1956, a empresa começou a operar oficialmente no Brasil. No entanto, devido à grande procura por sua esferográfica (então importadas), quatro anos depois a empresa inauguraria uma fábrica em São Paulo, iniciando sua expansão pela América do Sul.
Ainda em 1956, a empresa lançou outra grande inovação: BIC M10 Clic®, uma caneta de ponta retrátil. Após a aquisição da empresa Biro-Swan em 1957, a BIC passou a vender também para o Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul, ampliando assim sua presença internacional. E, em 1958, ingressou no mercado americano através da aquisição da Waterman Pen, facilitando assim a apresentação de suas canetas esferográficas para os consumidores. Porém, no início os consumidores americanos relutavam em comprar uma caneta BIC, já que tantas outras canetas haviam sido lançadas sem sucesso no mercado americano por outros fabricantes. Para acabar com essa relutância, a empresa criou uma campanha publicitária em rede nacional de televisão para comunicar aos consumidores que esta caneta esferográfica “Escreve logo de cara, sempre!” (“Writes First Time, Every Time” em inglês) e que seu preço era de apenas US$ 0.29. A BIC também lançou anúncios que mostravam as canetas sendo atiradas de rifles, amarradas a patins de gelo e até montadas sobre britadeiras. Após um ano, a concorrência forçou a queda de preços para US$ 0.10 por caneta.
A expansão da BIC na África e no Oriente Médio começou no início dos anos de 1960. E também ampliou seu portfólio com o lançamento em 1961 da caneta esferográfica BIC ORANGE (também conhecida como BIC escrita fina), que apresentava uma ponta fina de 0,8 mm e um tubo laranja em vez de translúcido. Já nesta época, a caneta BIC Cristal® era presença constante em casas, nos escritórios, e nas lojas, transformando-se em um produto tão universal quanto indispensável. Em 1965, a marca francesa ingressou no mercado japonês. Ainda neste mesmo ano, o governo francês concedeu autorização para utilização de canetas esferográficas nas escolas, abrindo um enorme mercado para a marca e fazendo com que suas vendas aumentassem consideravelmente.
Em 1969, quando a BIC já fabricava 25% das canetas usadas em todo o mundo, a empresa criou a BIC GRAPHIC nos Estados Unidos, uma divisão que fornece produtos promocionais impressos, como por exemplo, canetas, lápis, lapiseiras, isqueiros, blocos adesivos, lanternas, entre outros itens, personalizados com logotipos e marcas de empresas que procuram por ações promocionais de alto impacto. Em 1970, a empresa lançou outro de seus grandes sucessos, a BIC 4-Color®, uma caneta retrátil que continha quatro cores: azul, vermelho, verde e preto.
A empresa iniciou a expansão de sua gama de produtos, ainda na década 1970, introduzindo no mercado isqueiros (1973) e barbeadores descartáveis (1975), causando uma revolução. Afinal, nesta época, existiam apenas isqueiros metalizados que precisavam ser recarregados periodicamente e barbeadores necessitavam da troca de lâminas de tempo em tempo. Além disso, a empresa começou a ingressar em novos mercados estrangeiros criando subsidiárias, adquirindo o controle de companhias internacionais ou através de agentes. Em 1979, a BIC ingressou no segmento de colorir e desenhar através da aquisição da Conté®, tradicional empresa fundada em 1795 por Nicolas-Jacques Conté, um cientista francês, que originalmente inventou o lápis “moderno”, permitindo assim o uso de menos grafite e introdução da variedade de dureza do grafite.
Na década de 1990, a BIC focou sua expansão internacional na Europa Central e Oriental, além do continente asiático. Além disso, ampliou sua linha de produtos através de aquisições. Como por exemplo, em junho de 1992, quando adquiriu a Wite-Out®, fundada em 1966 por dois inventores americanos, George Kloosterhouse e Edwin Johanknecht, que criaram a primeira fórmula de líquido corretivo aplicável sobre papel fotostático para foto-copiadora. Essa empresa foi responsável pelo lançamento em 1981 de um corretor líquido de secagem rápida à base de solvente e, em 1990, revolucionou a indústria de produtos corretivos ao apresentar o Líquido Corretivo For Everything, efetivo para todos os usos – máquinas de escrever, escrita manual, fotocópias, fax. Ou em 1997, quando a BIC ingressou no segmento de canetas luxuosas através da aquisição da americana Sheaffer (conheça essa história aqui), que seria vendida em 2014 para a empresa A. T. Cross Company.
Com a chegada do novo milênio, a BIC resolveu se aventurar por novas categorias de produtos, como por exemplo, em 2004 quando ingressou no mercado de canetas-tinteiro escolares recarregáveis com a aquisição da Stypen na França, que desde então são comercializada com a marca BIC; e pouco depois, em 2006, no segmento de etiquetas adesivas com a aquisição da Pimaco no Brasil, que seria vendida pela empresa francesa em 2020. Além disso, nesse período, lançou em 2004 a marca BIC KIDS, que oferece uma linha completa de produtos de colorir (lápis de cor, canetas para desenhar e colorir e giz de cera). Anteriormente essa linha estava sob a marca Conté®. A partir de 2007 a empresa francesa investiu pesado no segmento de produtos promocionais adquirindo várias empresas, como por exemplo, a americana Atchison (maletas promocionais), Antalis (na Europa) e Norwood (segundo maior fornecedor de produtos promocionais de não vestuário do mercado americano).
Em 2009, a empresa francesa lançou um de seus maiores sucessos: a linha BIC ECOlutions™, constituída por produtos que colaboram para a preservação do meio ambiente e utilizam materiais reciclados ou provenientes de fontes menos agressivas ao meio ambiente. Essa linha é composta por diversos produtos como caneta BIC ECOlutions™ Round Stic, cujo material reaproveita embalagens longa vida (pós-consumo) da Tetra Pak (conheça essa história aqui), uma ação que auxilia também as atividades dos coletores e recicladores; cola bastão, única produzida com 100% de plástico reciclado, é lavável, segura e não tóxica.; lápis BIC Evolution ECOlutions™, fabricado com aparas de embalagens de iogurte, evitando que o resíduo seja descartado na natureza sem tratamento; barbeador, feito de material natural renovável (o bioplástico) e bio-pigmentos de origem vegetal; e corretivo à base de água que não tem solventes e portanto é inofensivo ao meio ambiente.
Com o objetivo de oferecer soluções simples, engenhosas e confiáveis, nos últimos anos a BIC lançou centenas de novos produtos de papelaria voltados para crianças, adolescentes, jovens e adultos. Tal iniciativa fez com que a marca passasse a ser vista como parte do dia a dia de seus diversos públicos. Uma de suas mais recentes novidades, lançada em 2020, é a BIC Intensity®, uma vasta gama de produtos (desde instrumentos de escrita, passando pelo colorir até aos marcadores permanentes) com cores intensamente vibrantes, ideais para destacar pontos importantes do texto, quanto em projetos manuais e lettering, modalidade que mescla arte, design e diferentes tipografias.
Hoje em dia a BIC faz parte da história de milhões de pessoas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, desde o incentivo aos primeiros rabiscos na escola até as assinaturas de importantes contratos de negócios. E tem mais. Escreve em muitas cores, destaca, desenha, colore, corrige, produz uma chama ou faz a barba com perfeição. Com os produtos BIC, todo mundo tem certeza de encontrar o que precisa, a um preço justo, e com qualidade e confiabilidade. Isto porque a história da BIC acompanhou as mudanças de necessidades da sociedade. Cada vez que a empresa identifica uma necessidade específica, responde com engenhosidade técnica para otimizar o desempenho, graças às pesquisas e desenvolvimento, apresentando produtos que oferecem respostas fáceis.
para as necessidades diárias.
1973
● Lançamento dos famosos isqueiros de bolso com chama regulável (BIC LIGHTER). O isqueiro rapidamente se tornou um sucesso por sua qualidade, confiabilidade e facilidade de manuseio, e um dos mais importantes produtos da empresa.
1975
● Lançamento dos primeiros barbeadores descartáveis do mundo (BIC Classic). Foi o primeiro barbeador de uma peça com uma lâmina. Este produto estabeleceu novos padrões de conforto e acessibilidade, e revolucionou os hábitos de barbear em muitos países.
1978
● Lançamento do BIC Classic Lady, aparelho descartável de depilar feminino com uma lâmina.
1979
● Criação da BIC MARINE (a partir de 1985 conhecida como BIC SPORT) pelo barão Marcel Bich, que adorava o mar e havia notado a crescente popularidade do windsurfe naquela época. Ele tinha confiança no futuro do esporte e investiu em máquinas modernas que lhe permitiram fabricar milhares de pranchas de windsurfe a um preço acessível. Durante 40 anos esta divisão paradoxalmente escreveu a história do esporte com uma série de lendários competidores e projetistas. A empresa francesa vendeu esta divisão em 2018 para a Tahe Outdoors, e atualmente as pranchas de windsurfe e surfe, além de caiaques, são comercializadas com a marca Tahe.
1980
● Lançamento da BIC Roller®, caneta que proporcionava uma escrita mais fluente.
1985
● Lançamento do mini-isqueiro (BIC MINI LIGHTER).
1988
● Lançamento da linha de lapiseiras BIC Matic®.
● Lançamento da linha de perfume BIC (PARFUM BIC), composta por duas fragrâncias para homens e duas para mulheres. A fabricação e distribuição dos perfumes foram descontinuadas em 1991.
1990
● Lançamento do isqueiro decorativo com chama fixa.
1991
● Lançamento do isqueiro eletrônico (BIC ELECTRONIC LIGHTER).
1992
● Lançamento do BIC Twin Select®, barbeador descartável com duas lâminas.
1993
● Lançamento do BIC Evolution™, lápis de grafite e de cor, feitos com materiais reciclados.
1994
● Lançamento do BIC Twin Lady/Silky Touch®, aparelho com lâmina dupla que transformou radicalmente o ato de depilar para as mulheres.
1996
● Lançamento da caneta corretiva BIC Wite-Out®, seguida pela fita corretiva no ano seguinte.
● Lançamento da BIC Round Stic®, primeira caneta desenvolvida pela empresa com propósitos promocionais.
1997
● Lançamento em sua linha de produtos promocionais da BIC® Wide Body™, uma caneta esferográfica de ponta retrátil e com o corpo mais largo para permitir a impressão de logotipos e imagens.
1998
● Lançamento do mini-isqueiro eletrônico.
● Lançamento do BIC Plus, barbeador descartável com uma lâmina e fita lubrificante.
1999
● Lançamento de várias esferográficas com grip que proporcionava uma escrita muito mais firme.
2000
● Lançamento do acendedor multiuso BIC MEGALIGHTER.
2001
● Lançamento da linha de produtos de escrita (canetas esferográficas, canetas roller e lapiseiras) dirigida às crianças, com os famosos e amáveis personagens da Disney (conheça esse mundo mágico aqui).
2002
●Lançamento do BIC SURESTART OUTDOOR, um acendedor multiuso para lareiras, velas, fogueiras e churrasqueiras.
● Lançamento do porta-isqueiro.
2003
● Lançamento da linha Disney Magic Artist BIC, composta por giz de cera, canetas de ponta de feltro, grande variedade de lápis de cor, assim como os kits de teatro.
● Lançamento da cola BIC Glue.
2004
● Lançamento do depilador feminino descartável com três lâminas BIC Soleil®, sendo o primeiro com cabo ergonômico e arredondado, criado especificamente para a mulher.
● Lançamento do novo marcador permanente BIC.
2005
● Lançamento de uma linha Premium de instrumentos de escrita.
● Lançamento da BIC Select®, uma caneta com corpo de metal.
● Lançamento do BIC 3, barbeador descartável com três lâminas.
● Lançamento do barbeador descartável BIC Comfort 3 com três lâminas e cabeça móvel.
2006
● Lançamento do BIC Duo®, caneta e marcador de texto em um mesmo instrumento.
2008
● Lançamento do BIC Phone, um celular descartável com 60 minutos de conversação, bateria carregada e cartão pré-pago. O produto, inicialmente vendido somente na França, podia ser encontrado em estações de trens, bancas de jornal e aeroportos.
2010
● Lançamento do BIC Flex 4, barbeador descartável com quatro lâminas flexíveis.
● Lançamento das primeiras pilhas e baterias com a marca BIC.
2011
● Lançamento no mercado brasileiro da BIC Bond, uma cola instantânea com exclusivo pino antientupimento, que garante maior durabilidade e praticidade durante a utilização.
2012
● Lançamento no mercado francês da BIC Education, uma linha de tablets e soluções para estudantes e professores que combina escrita com tecnologia digital.
● Lançamento da BIC Cristal® for Her, a tradicional caneta esferográfica projetada especificamente para mulheres (com corpo mais fino para se adaptar a mãos pequenas), com corpo e tampa nas cores rosa e roxo.
2013
● Lançamento do primeiro barbeador masculino recarregável da marca francesa. Até então, a marca somente oferecia barbeadores descartáveis. O barbeador possuía quatro lâminas independentes e flexíveis, além de cabo emborrachado e fita de Aloe Vera e Vitamina E. O novo produto foi resultado de cinco anos de pesquisas e mais de 100 mil horas de trabalho de técnicos e engenheiros. Para completar a oferta, a empresa francesa lançou também uma linha de cosméticos, que inclui creme de barbear e pós-barba.
2014
● Lançamento da BIC Cristal® Stylus, uma caneta esferográfica com duas pontas: uma para escrever em papel e outra em borracha para ser usada em telas sensíveis ao toque, como tablets e smartphones.
2015
● Lançamento do BIC Flex 5, barbeador com cinco lâminas independentes e flexíveis.
2016
● Lançamento da BIC Cristal® Up, canetas esferográficas com corpo e tampa brancos e clip colorido na mesma cor da tinta.
2017
● Lançamento do BIC Comfort 3 Hybrid, aparelho inovador que oferece o custo-benefício de barbeadores descartáveis com a praticidade de aparelhos recarregáveis para oferecer até quatro meses de barba feita.
2018
● Lançamento na América do Norte da BodyMark™ By BIC, marcadores de tatuagens temporárias. Especificamente projetados para uso na pele, e com uma ponta pincel fina e flexível, estes marcadores de tatuagens temporárias permitem, dependendo do uso e da técnica, desenhar todos os tipos de tatuagens. A linha oferece oito tons de cores: preto, castanho, vermelho, rosa, roxo, azul, azul-claro e verde.
2019
● Lançamento da Made For YOU by BIC, aparelho com 5 lâminas para homens e mulheres, projetado tanto para barbear o rosto como depilar o corpo.
2020
● Lançamento da BIC Us, uma nova linha de produtos de beleza unissex que inclui barbeadores, creme de barbear, loção para o corpo e loção para o rosto.
Desde que foi lançada no final de 1950, a BIC Cristal® se tornou um verdadeiro ícone mundial do segmento de escrita e ícone do design. O objetivo era criar um produto que atendesse a uma necessidade fundamental do consumidor: um objeto suave e prático para escrever. Porém, o resultado foi muito além: a BIC Cristal® democratizou a escrita e proporcionou a todos o poder da expressão criativa, abrindo, assim, milhares de possibilidades de futuro e conquista. O sucesso e a fama foram tamanhos, que a caneta foi parar, em 2001, na coleção permanente do aclamado Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA), no Departamento de Arquitetura e Design. Além disso, passou a fazer parte do acervo do Museu Nacional de Arte Moderna do Centro Georges Pompidou, em Paris.
Sua forma hexagonal, inspirada nos lápis de madeira, permitia tanto uma boa aderência quanto impedia que a caneta saísse rolando encima da mesa. A tinta, sempre carregada pelo efeito da gravidade, podia ser vista através de um tubo de plástico que permitia verificar quanto restava. Um pequeno orifício na barra exterior mantinha a pressão do ar equilibrada dentro e fora (sem ele, seria impossível usar o objeto dentro de um avião ou no topo de um prédio, por exemplo). A ponta, inicialmente de aço e carboneto de tungstênio, proporcionava uma escrita suave. Uma curiosidade: desde 1991 há um pequeno orifício na ponta da tampa da caneta para que no caso de uma ingestão acidental, a tampa não sufoque a vítima, permitindo a passagem de ar.
Com o passar dos anos, a caneta BIC Cristal® ganhou inúmeras variações como uma versão em miniatura; 7 variações de pontas que vão da ultrafina, cuja ponta tem 0,7 milímetros até a Cristal® Bold, cuja ponta chega a 1,6 milímetros; além de uma linha com tinta, corpo e tampa em várias cores (BIC Cristal® Fashion); e também edições temáticas e limitadas, como por exemplo, a BIC Cristal® Silver (com corpo e tampa metalizados na cor prata), vendida entre 1989 e 1992. E para demonstrar sua evolução tecnológica durante os anos, uma de suas mais modernas versões, batizada de BIC Cristal® Stylus, tem uma ponta esferográfica de um lado e uma ponta emborrachada do outro, para ser utilizada em telas sensíveis ao toque. Inicialmente disponível nas cores azul, preto, vermelho e verde, com os anos as opções oferecidas foram ampliadas para mais de 14 cores.
Uma única BIC Cristal®, que pesa aproximadamente 5 gramas, é capaz de escrever mais de 2 quilômetros, preencher 986 sudoku, escrever 506 cartões postais ou ainda criar uma reprodução de 37×42 cm do famoso quadro de Johannes Vermmer chamado “Girl with a Pearl Earring”. Além disso, o tamanho do ponto de uma caneta de ponta média é um milímetro. São vendidas 57 canetas BIC Cristal® por segundo no mundo. Já no Brasil, são vendidas aproximadamente 1 milhão de canetas BIC Cristal® por dia. A produção dos componentes da BIC Cristal® - esfera, corpo da caneta e tinta - é assegurada integralmente pela empresa francesa para garantir uma experiência de escrita suave e de alta qualidade.
O famoso logotipo da BIC é dividido em duas partes: o “BIC BOY” e as três letras B-I-C, versão abreviada do sobrenome de família do fundador da empresa, Marcel Bich. Em 1950, quando ele lançou sua famosa caneta BIC Cristal® em Clichy na França, o logotipo era composto apenas por três letras (na cor branca) dentro de um paralelogramo vermelho, depois, em 1960, se tornaria laranja e ganharia, em 1961, a presença do popular BIC BOY.
O famoso personagem BIC BOY foi criado pelo designer francês Raymond Savignac, responsável pela primeira campanha publicitária da marca em 1952 que tinha como slogan “Elle court, elle court, la Ponte Bic” (em português, “A ponta BIC gira e gira”). Em 1960, a marca desenvolveu uma nova campanha, batizada de “Nouvelle Bille” (Nova Bolinha), para promover sua nova BIC Ballpoint® e para chamar a atenção das crianças Raymond criou um estudante com a cabeça sendo substituída pela ponta redonda das famosas canetas, segurando uma caneta por trás. Surgia assim o BIC BOY. Em 1961, o personagem foi incorporado definitivamente ao lado esquerdo do logotipo que passou a ter a cor laranja e nunca mais foi modificado.
Fight For Your Write. (2014)
More for your money…Always! (2012)
Big Dreams Start from Writing. (2011)
Bic Cristal® Takes You Further. (2010)
Our Quality Comes in Writing. Flick Your Bic. (1973)
Writes first time, every time! (1958)
It’s run, it’s run, the Bic Point. (1952)
Elle court, elle court, la Ponte Bic. (1952)
Tem sempre uma Bic que combina com você. (Brasil - 2019)
Seu mundo se abre com canetas Bic. (Brasil - 2015)
Para cada fase, uma Caneta Bic. (Brasil - 2013)
Bic, é assim que se escreve. (Brasil)
● Origem: França
● Fundação: 25 de outubro de 1945
● Fundador: Marcel Bich e Edouard Bouffard
● Sede mundial: Clichy, França
● Proprietário da marca: Société Bic S.A.
● Capital aberto: Sim (1972)
● Chairman: John Glen
● CEO: Gonzalve Bich
● Faturamento: €1.62 bilhões (2020)
● Lucro: €93.7 milhões (2020)
● Valor de mercado: €2.67 bilhões (junho/2021)
● Presença global: 160 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 12.500
● Segmento: Papelaria
● Principais produtos: Canetas, corretores, colas, lápis, isqueiros e barbeadores
● Concorrentes diretos: Faber-Castell, Molin, Crayola, Paper-Mate, Pilot, Pentel, Caran D’Ache, Sharpie, Staedtler e Gillette
● Ícones: A caneta BIC Cristal® e o personagem BIC BOY
● Slogan: Tem sempre uma Bic que combina com você.
● Website: www.bicworld.com
A marca no mundo
Hoje em dia, para satisfazer necessidades específicas dos consumidores, a BIC oferece uma ampla linha de produtos de papelaria vendidos sob uma série de marcas em categorias diversas como instrumentos de escrita e marcadores (BIC), colorir e desenhar (BIC KIDS), produtos para corrigir (BIC WITE-OUT®), colas instantâneas e produtos promocionais, além de barbeadores e isqueiros. Os produtos da empresa francesa, mais de 450 itens ao todo, são produzidos em 25 fábricas ao redor do mundo e estão presentes em mais de 4 milhões de pontos de venda em 160 países. A empresa, que faturou €1.62 bilhões em 2020, vende diariamente 4.3 milhões de isqueiros, 13 milhões de produtos de papelaria, 6 milhões de barbeadores e 4 milhões de produtos promocionais. Os maiores mercados da empresa francesa são Estados Unidos, Brasil e Europa. A divisão de produtos para escrita responde por 35% do faturamento da empresa, a de isqueiros 38% e a de barbeadores e depiladores por 25% (a BIC vende aproximadamente 4 bilhões de barbeadores por ano).
Você sabia?
● Em 1952 a BIC participou, pela primeira vez, da caravana de publicidade do tradicional Tour de França. A participação continua até os dias de hoje.
● Em 2005, o isqueiro BIC MAXI entrou para a coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York (MOMA), no Departamento de Arquitetura e Design.
● O isqueiro BIC MAXI acende 3 mil vezes ou mais. Em média um barbeador BIC oferece mais de 10 dias de barbear, tão eficiente para a primeira como para a última utilização.
● A BIC, extremamente associada a produtos descartáveis, já teve em seu portfólio produtos que se transformaram em verdadeiros fracassos, entre os quais uma linha de perfume e até meia calça descartável. A empresa até que teve uma boa ideia associando a sua fama de descartável a uma linha de roupas íntimas descartáveis, mas o grande problema foi utilizar a marca BIC, que está fortemente associada a canetas, barbeadores e isqueiros.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame, Emablagem Marca, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 18/6/2021
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
voces sabem qual é a fonte da escrita BIC?? alguem sabe me dizer?
ResponderExcluirobrigado
Bom-dia. Gostaria de dar uma sugestão, perdoa-me se estiver sendo meio interometido.Os aparelhos Bic de barbear, para homens, clao, são muito bons, pequenos e de fácil manuseio. Minha sugestão é a seguinte: nós homens com a idade nascem pelos dentro do nariz, dos ouvidos...
ResponderExcluirSeria viável fazer a extremidade do cabo do aprelho de barbear BIC mais arredondado e nele uma pequena lâmina em forma de cunha, dem a ponta ser um estilete, meio arredondada a lâmina e acionada por um pequeno botão para que ela apareça na ponta , cabo, do aparelho, para podermos passar sem se machucar dentro do nariz e dentro dos ouvidos!
a extremidade do cabo do aparelho, CONFORT, O MAIS SIMPLES, MAIS ARREDONDADO E UMA PEQUENA LÂMINA QUE ACIONADA APARECERIA E SE PODERIA PASSA-LA LENTAMENTE DENTRO DO NARIZ SEM SE MACHUCAR, NUM FORMATO MEIO ARREDONDADO EM FORMA DE CUNHA, SEM SER PONTUAGUDA.
crEIOQUE QUEM INOVAR NESSA PARTE TERÁ SEUS APRELHOS MAIS VENDIDOS.
É UM GRANDE PROBLEMA APARARAR OS PELOS DENTRO DO NARIZ E OUVIDOS.
Eu passo lentamente os parelhos BiC, esse menores dentro do nariz para raspar os peoos interiores, se tivesse uma pequena lâmina meio arredondada estilo côncavo, poseria passar o cabo, o pé do cabo dentro do nariz e raspar meus pelos.
Perdoa-me pela sugestão, mas seria muitoa bem vinda tal inovação!
Um grande abraço.
Lucas Durand.
lucasdurand@ig.com.br
A Bic me surpreendeu quando fui fazer um trabalho sobre multinacional baseado nela não sabia que ela era tão histórica em forma de tempo de sua criação e de sua ideologia.
ResponderExcluirnão é só uma empresa que só faz umas canetinhas baratas mais sim que teve uma grande histórico mundial EX:Exportada na Europa, EUA, Brasil, Japão, México etc...
É impressionante o tempo de duração de uma barbeador descatavel da Bic. Usei o de uma lâmina por muito tempo e atualmente estou usando o de tres.
ResponderExcluirO corte é mais macio que a do concorrente e tem que se tomar muito cuidado quando novos porque o bicho corta muito.
Só gostaria que fosse criado um sistema de limpesa mais eficiente para que não precisemos ficar batendo o dito parelho na pia.
Tenho um trabalho pra fazer mas não estou encontrando produtos que surgiram na década de 70/80 e tenha referencias de como foi o comportamento do consumidor em relação a esses produtos, se alguém poder me ajudar fico agradecido meu e-mail é carlosedurado.mendes@ymail.com
ResponderExcluira bic tem uma grande historia
ResponderExcluirMeu nome é Antônio Luis Mota da Silva
ResponderExcluirE essa foi a melhor história que eu li em todos os tempos.
Jamais imaginei que a BIC era a maior empresa do mundo.
Meus parabéns, estou encantado com essa história.
Olá... Estávamos conversando a respeito da caneta ser ou não transparente nos anos 1950... Não chegamos a uma conclusão, pois não encontramos nenhuma fotografia de uma caneta Bic transparente dessa década.
ResponderExcluirVocês tem alguma fotografia de uma caneta Bic anterior a 1959?
História Maravilhosa. Faltou a foto das canetas comemorativas dos 60 anos,Dourada e Prateada. Adquiri as Duas e Dei de Presentes. Não foi feito Propagandas sobre Elas na TV. Por quê?
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