Dirigir ou andar de automóvel sem ouvir música, saber o melhor caminho para se chegar ao destino final ou até mesmo falar ao telefone não seria nada agradável. Pensando nisso, a renomada marca alemã BLAUPUNKT desenvolve os mais avançados rádios, localizadores por satélite (conhecidos como GPS) e sistemas de som para oferecer inovações e sistemas que trazem benefícios reais em termos de conforto e prazer ao dirigir.
A história
A BLAUPUNKT (pronuncia-se Blaow-Poonkt) foi fundada na cidade de Berlim no dia 6 de novembro de 1923 por Ottmar Voelk, Alfred Daeschner e Alfons Geister com o nome de Ideal Radiotelefon und Apparatefabrik. A princípio a empresa produzia apenas fones de ouvido. Cada peça de equipamento era cuidadosamente testada por técnicos, em rigorosos processos, e recebia um adesivo, um pequeno círculo azul, uma espécie de símbolo de qualidade e aprovação, que pouco depois viria a dar origem ao nome da marca. Não demorou muito tempo até que os consumidores procurassem os produtos com o Ponto Azul. A BLAUPUNKT, que em alemão significa justamente “Blue Dot” (ponto azul), foi então registrada como marca em 1924. No ano de 1932 a empresa introduziu no mercado alemão o primeiro rádio para automóvel, chamado Autosuper AS 5, apresentado pela primeira vez em agosto na Berlin Radio Show. Tratava-se de um equipamento de grandes dimensões para rádio de ondas médias e longas, que pesava 15 quilos e exigia muito espaço. Não existia na época qualquer tipo de antena especial para automóveis, sendo utilizadas as antenas convencionais. Por ocupar muito espaço, tornava-se impossível a sua instalação ao alcance do condutor. O comando de volante provou ser a solução perfeita naquela altura. O primeiro rádio para automóvel custava um terço do preço de compra de um pequeno veículo, o que acabou tornando-o um produto de luxo.
Em 1936 o ponto azul foi registrado como marca, com a empresa passando a se chamar oficialmente BLAUPUNKT no ano de 1938. Pouco depois a empresa foi adquirida pelo Grupo Bosch, que transformou a BLAUPUNKT em sua divisão de som automotivo. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa mudou as suas instalações para a cidade de Hildesheim. A BLAUPUNKT foi responsável pelo lançamento do primeiro rádio FM para automóveis em 1951. No final da década, em 1959, a empresa atingiu a marca de 1 milhão de rádios produzidos. Uma década mais tarde, inovou mais uma vez ao lançar o primeiro rádio stereo para automóveis, chamado Car Radio Frankfurt.
A marca dos 10 milhões de rádios produzidos foi atingida em 1971. Três anos mais tarde introduziu no mercado o primeiro rádio ARI (receptor de informação de tráfego), uma espécie de navegador de bordo dos tempos primitivos. Foi em meados desta década que a marca chegou ao Brasil, onde lançou o primeiro rádio automotivo com sintonia digital, os famosos “PLL”, na década seguinte. Outras novidades surgiram nos anos seguintes, como por exemplo, a primeira combinação de rádio stereo e cassete, em 1980; o primeiro protótipo do sistema de orientação EVA (uma espécie de piloto de tráfego eletrônico para motoristas), em 1982; o primeiro rádio stereo com CD-Player integrado, apresentado na Feira Internacional de Berlim em 1983; o primeiro rádio com frente removível, em 1987; e o primeiro rádio equipado com RDS (um sistema com receptor que permitia identificar a estação de rádio e visualizar o nome do programa no display), em 1988. No final desta década, em 1989, a empresa iniciou a produção em massa do primeiro sistema de navegação (GPS) do mundo.
As inovações desenvolvidas e introduzidas pela marca nos próximos anos foram o primeiro “radiophone” (rádio e telefone móvel) em um só aparelho, disponível no mercado desde 1997; e o primeiro rádio com MP3, lançado em 2001. Através de constantes desenvolvimentos, os sistemas de navegação evoluíram, permitindo hoje a chamada navegação dinâmica, que rapidamente reconhece tráfego e refaz os percursos, automaticamente. E a BLAUPUNKT se tornou uma das líderes neste segmento. Uma das novidades da marca na época, foi a linha de GPS TravelPilot, um sistema de navegação portátil operado de forma simples e intuitiva, apresentando cálculo e recálculo de rotas instantâneos, imagens de edifícios e monumentos em 3D, digitação inteligente, fácil sistema de inserir destinos, entre outras funções. Outra novidade, lançada em 2007, foi o Melbourne SD27, um sistema de som para carro que substituía o CD player tradicional por um slot para cartões de memória SD.
Exatamente no dia 18 de dezembro de 2008, a BLAUPUNKT foi vendida para a empresa alemã Aurelius AG. E a partir de 2010, com a necessidade em expandir seu know-how (conhecimento) em tecnologia, passou a licenciar sua marca para produtos eletrônicos diversos como televisores, dispositivos bluetooth, fones de ouvido de alta performance, purificadores de ar, sistemas de alarme e monitoramento doméstico, entre outros. Mesmo com a diversificação em sua linha de produtos, a BLAUPUNKT ingressou em uma enorme crise financeira, que culminou com sua insolvência em 2016. Uma empresa de investimentos de Luxemburgo comprou os direitos internacionais da marca e iniciou o licenciamento de inúmeros produtos com a marca alemã.
A evolução visual
A identidade visual da marca alemã passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O tradicional Ponto Azul passou a fazer parte da identidade visual da marca em 1938. Nos anos seguintes esse logotipo passou por remodelações.
Os slogans
Enjoy it.
The advantage in your car.
Favorite car companion.
Music makes everything better. (década de 1950)
This is how happy a car radio can make you. (década de 1950)
In love with Blaupunkt. (década de 1950)
Der Pluspunkt im Auto.
Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 6 de novembro de 1923
● Fundador: Ottmar Voelk, Alfred Daeschner e Alfons Geister
● Sede mundial: Leudelange, Luxembrugo
● Proprietário da marca: GIP Development SARL
● Capital aberto: Não
● CEO: Lars Placke
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 95 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 100
● Segmento: Eletrônicos
● Principais produtos: Rádios para automóveis, GPS, alto falantes e purificadores de ar
● Ícones: O ponto azul
● Slogan: Enjoy it.
● Website: www.blaupunkt.com/br/
A marca no mundo
A BLAUPUNKT está presente em 95 países ao redor do mundo, vendendo uma diversificada linha de produtos eletrônicos como rádios para automóveis, GPS, centrais multimídia, amplificadores, televisores, purificadores de ar, fones de ouvido, alto falantes e sistemas de segurança doméstica.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 22/8/2017
Sempre ouvi falar bem desta marca de som automotivo , depois desta matéria
ResponderExcluirDeu para sentir o seu potêncial .
Adquirido pelo Grupo Bosh após 1938, já qualifica a marca.
ResponderExcluirSendo alemão então pode comprar sossegado.
Boa marca.
ResponderExcluirA fábrica era no Tatuapé em São Paulo.
ResponderExcluir