A BRASTEMP tem lugar garantido nos corações dos brasileiros, que não se esquecem de todas as novidades que a marca trouxe para suas casas, definindo tendências e criando produtos, de forma inteligente e divertida, carregados com design moderno e tecnologia. O famoso jargão “não é assim... uma Brastemp” já faz parte do vocabulário dos brasileiros, mostrando que a marca é sinônimo de alta qualidade e inovação quando o assunto é eletrodoméstico. Afinal, quando o assunto é design, tecnologia, sofisticação e alta performance em eletrodomésticos, a BRASTEMP é quem dá a última palavra.
A história
A marca BRASTEMP, que virou sinônimo de eletrodoméstico no Brasil, foi introduzida no mercado pela empresa Brasmotor. A empresa que fabricava peças para a indústria automotiva desde 1945, além de montar e distribuir automóveis e caminhões importados da Chrysler e da Volkswagen (conheça sua história aqui), enfrentava havia algum tempo grave crise quando resolveu diversificar sua atividade industrial. Os funcionários da Chrysler em greve nos Estados Unidos e a decisão da Volkswagen de abrir uma fábrica no Brasil acabaram piorando ainda mais a crise da empresa. Veio daí a opção pela produção de eletrodomésticos da linha branca, especificamente de refrigeração, um mercado que crescia muito no Brasil. A primeira responsabilidade de Hugo Miguel Etchenique Flores, um boliviano formado em engenharia industrial na tradicional Universidade de Maryland, foi com os setores de pintura e esmaltação das geladeiras que eram aqui montadas. Poucos anos depois, a empresa já estava produzindo refrigeradores e, em 1954, nasceu à marca BRASTEMP, em São Bernardo do Campo na região do ABC paulista. O nome era uma associação das palavras Brasmotor + temperatura, mas muitos afirmam também ser uma homenagem ao Brasil.
Desde cedo, a marca demonstrou um espírito inovador e atendo com as principais tendências mundiais. Em 1955, as portas dos refrigeradores ainda não eram aproveitadas como espaço - novidade que só veio a ser introduzida em 1957, com os modelos IMPERADOR (10,5 pés de capacidade), CONQUISTADOR (8,5 pés de capacidade) e PRÍNCIPE (6,5 pés de capacidade). Segundo os anúncios da época, o modelo Imperador atendia aos requisitos máximos de beleza, luxo, espaço e utilidade. Já o Conquistador era um autêntico prodígio de aproveitamento de espaço interior, com linhas externas do mais impecável bom gosto. Por último, o Príncipe foi projetado, nos mínimos detalhes, para atender as conveniências de especo nas residências e apartamentos modernos.
Com apenas quatro anos, em 1958, fez uma parceria tecnológica com a norte-americana Whirlpool (saiba mais dessa empresa aqui), o que resultaria em um grande desenvolvimento de seus produtos. Ainda nesta década, em 1959, lançou a primeira lavadora de roupas automática do país, a BRASTEMP SUPER LUXO. Seu principal diferencial em relação às concorrentes, e fator primordial na conquista da liderança de mercado, era o até então inédito sistema de lavagem por agitação e centrifugação, que revolucionou o mercado. No início da próxima década, em 1960, a BRASTEMP lançou seu primeiro fogão durante a primeira edição feira UD. Esta década também foi marcada por lançamentos inovadores como a primeira geladeira brasileira de duas portas (1964) e a secadora de roupas (1965). Criou, ainda, a figura do esquimó como personagem oficial da marca.
Na década de 1970, lançou o primeiro ar-condicionado, a primeira geladeira fabricada com lã de vidro, uma lavadora exclusiva para a loja de departamento Sears (saiba mais sobre a história deste ícone do varejo aqui), a primeira lava-louça do mercado brasileiro (1977) e o primeiro freezer vertical fabricado no Brasil em 1978. Além disso, os compressores passaram a ser parte do negócio da empresa em 1976, quando o grupo assumiu o controle da Consul (saiba mais aqui), que por sua vez era acionista da Embraco (Empresa Brasileira de Compressores), instalada em Joinville (SC). No início dos anos de 1980, inovou com a introdução do fogão autolimpante e da primeira geladeira com a tecnologia Frost Free, duas praticidades enormes para as vidas agitadas das donas de casa. Além disso, criou o conceito Cozinhas Completas Brastemp.
Na década de 1990, depois de uma longa história de inovações, a BRASTEMP foi reconhecida pelos consumidores como sinônimo de qualidade incomparável no segmento de eletrodomésticos. Foi deles que partiu a expressão “não tem comparação”, que a marca assumiu como assinatura. Foi nesta década, em 1994, que a BRASTEMP e a Consul, outra marca extremamente popular do segmento, se fundiram de vez para formar a empresa Multibrás que foi adquirida em 2000 pelo grupo americano Whirlpool, maior fabricante de eletrodomésticos do mundo. Nesta década ainda, a BRASTEMP introduziu o Zyrium no acabamento de seus produtos de refrigeração, um polímero especial mais resistente a impacto que o aço e que oferecia uma vantagem adicional, total resistência a corrosão; e a linha Clean, de visual mais moderno e limpo.
Próximo à virada do século a marca lançou as Linhas Prata, Inox e Maison, o primeiro Split e o Microondas Crisp (com tecnologia exclusiva que proporciona a preparação de alimentos crocantes e dourados), com a proposta de antecipar a casa do futuro. Com a chegada do novo milênio, a marca mudou o formato das campanhas de mídia, colocando em cena o consumidor BRASTEMP. A grande novidade foi a criação de uma ligação com o mundo da moda, por meio do Brastemp Pla, o mini-refrigerador que se vestia com painéis assinados por grandes estilistas. Nos anos seguintes, a marca não parou de inovar. São provas disso as linhas Mosaic - agora chamada de Built In - (composta por dominós, módulos com os quais é possível montar um fogão a gás, elétrico ou vitrocerâmico, do tamanho que você quiser, com ou sem churrasqueira e fritadeira; cooktops, fornos elétricos e coifas, todos concebidos para as modernas cozinhas embutidas) e Luminata (que tem como diferencial a cor champanhe em seus eletrodomésticos, trazendo sofisticação, requinte e charme para o espaço).
Uma das novidades mais importantes da marca, e inédita no Brasil, introduzida em 2006, foi o Brastemp Independente, um conjunto de soluções para pessoas com deficiências auditiva, visual e física, cujo objetivo é proporcionar mais independência e segurança no uso de eletrodomésticos e serviços da marca no dia-a-dia destes consumidores. O Brastemp Independente oferece um kit para deficientes composto por painéis de controle adesivos, com formas em alto relevo e em braile, um CD com a narração do manual de instruções, além de orientações técnicas para a instalação dos produtos da forma mais adequada para cadeirantes. Inicialmente, tais soluções estavam disponíveis para oito modelos de produtos (dois refrigeradores, um freezer, dois fogões, uma lavadora de roupas e duas secadoras). Em 2014, a marca inovou mais uma vez ao lançar no mercado a plataforma B.blend, que revolucionou a maneira como as pessoas consomem bebidas em casa. Intuitiva e com design inovador, a máquina foi a primeira plataforma do mercado brasileiro a oferecer bebidas em dez categorias, incluindo refrigerantes, que podem ser preparados a partir de cápsulas e ao toque de um botão. Com uma máquina all-in-one, consumidores podem agora preparar em casa bebidas com e sem gás, quentes e geladas.
Reconhecida pelo pioneirismo e sempre atenta às demandas do consumidor cada vez mais exigente, em 2017 a marca apostou no lançamento de uma Nova Geração de produtos, que apresentou novos conceitos em geladeiras, lavadora de roupas, microondas, lava-louças, adegas e purificador. Por exemplo, na nova linha de geladeiras de alta capacidade, a temperatura é minuciosamente controlada, garantindo uma experiência perfeita em todos os momentos, trazendo o primeiro e único refrigerador do mercado com a tecnologia Freeze Control Advanced, um compartimento exclusivo com controle de temperatura independente que possibilita gelar as bebidas até -4ºC, deixando a cerveja gelada, e conservar carnes por até 10 dias sem precisar congelar, mantendo-as no ponto ideal para corte. Já a nova lavadora inteligente, com cestos independentes, permitia a lavagem de diferentes tipos de roupa através da tecnologia DualWash. Tratava-se da primeira Top Load (abertura superior) no mundo a lavar roupas de cores, tecidos e nível de sujeira diferentes, ao mesmo tempo, sem manchar, danificar ou estragar.
A BRASTEMP também inaugurou em 2017, no bairro dos Jardins em São Paulo, o Brastemp Experience, um local criado com a intenção de expor os produtos mais premium e aproximar os consumidores da marca ao proporcionar experiências e compartilhar conhecimentos, por meio de cursos e eventos focados, principalmente, no segmento de gastronomia. Os cursos de gastronomia eram realizados no piso superior, onde estava montada uma cozinha funcional com diversos produtos da linha Gourmand. Além disso, havia também uma área voltada para os arquitetos que buscam ideias – uma forma de estreitar as relações da marca com os profissionais do segmento. Até 2020, mais de 7 mil pessoas tiveram a oportunidade de aguçar os sentidos em atividades imersivas e interativas no local.
A BRASTEMP sempre foi pioneira em inovações quando o assunto é facilitar a vida dentro de casa: foi a primeira a lançar o refrigerador com isolamento em poliuretano e a lavadora automática no país, a tecnologia Frost Free, o fogão autolimpante, o freezer vertical, aproveitou o espaço da porta da geladeira, deixou o consumidor fazer os primeiros eletrodomésticos totalmente personalizados, surpreendeu com uma linha de visual retrô, inverteu a geladeira para deixar sempre à mão o que a gente mais usa, além de contar com um inovador serviço de purificação de água. A BRASTEMP é uma marca autêntica que busca sempre ser diferente e apontar novos caminhos para deixar a vida assim uma Brastemp.
1965
● Lançamento de uma linha de refrigeradores com portas magnéticas. Ao invés de um trinco mecânico os refrigeradores da BRASTEMP passaram a ter uma gaxeta magnética na porta, fazendo com que ela fosse atraída pelo corpo metálico do refrigerador, proporcionando ao consumidor muito mais conforto e praticidade, pois o modelo anterior exigia esforço para abrir e fechar a porta.
1969
● Lançamento do aquecedor de ambiente BRASTEMP, um produto totalmente diferente de seus produtos de linha branca. Diferentemente de seus concorrentes, o modelo possuía um duplo sistema de aquecimento. O aquecedor era movido a gás e estava disponível em duas combinações de cores diferentes.
1974
● Lançamento, de forma pioneira, da forma de gelo Jetgel, composta por um material que não aderia às paredes do congelador ou as formações de gelo. Além disso, podiam ser empilhadas sem que uma grudasse na outra. Porém, a maior novidade era creditada a facilidade de se retirar os cubos de gelo da forma. Dispensando o uso de água, o consumidor só precisava dar uma leve torção nas extremidades da forma para que os cubos de gelo se soltassem.
1980
● Lançamento do primeiro fogão autolimpante do mercado brasileiro.
1983
● Lançamento da tecnologia Frost-Free que impede a formação de gelo no interior dos refrigeradores. Além disso, a tecnologia resfria os alimentos mais rapidamente e de uma forma homogênea o que garantia uma melhor conservação dos mesmos.
1984
● Lançamento de uma linha de refrigeradores com portas reversíveis. A linha era composta por sete produtos diferentes, disponíveis em sete cores. Ao trazer as portas reversíveis aos seus refrigeradores, a BRASTEMP proporcionou maior flexibilidade na construção das cozinhas, pois a simples escolha do lado de abertura da porta permitiu um melhor planejamento do ambiente e otimização do espaço.
1987
● O sistema Frost-Free foi expandido para a linha de freezers da marca.
1989
● Lançamento do conceito de Twin System, produto que reunia refrigerador na parte de cima e freezer na parte de baixo.
2003
● Lançamento do frigobar com porta de vidro.
● Lançamento de uma linha de purificadores de água em esquema de comodato (através do pagamento de uma mensalidade).
2004
● Lançamento da BRASTEMP YOU, primeira linha de eletrodomésticos customizáveis do mundo, composta inicialmente por refrigerador e cooktop. Era possível fazer mais de 25 mil combinações. Além disso, era possível incluir o nome do consumidor no eletrodoméstico, como a assinatura de uma obra de arte.
2007
● Lançamento da BRASTEMP EGGO, mini-lavadora portátil que revolucionou o segmento com seu formato diferenciado, trazendo de forma inédita o ciclo O3 (ozônio) para higienizar as roupas.
● Lançamento do BRASTEMP Prêt-à-Porter, produto que, com um simples toque de um botão, eliminava cheiros e amassados das roupas, inaugurando uma nova categoria de eletrodomésticos.
2008
● Lançamento da linha SPLIT ATIVE, que apresenta os primeiros modelos de ar-condicionado do mercado com adesivos decorativos.
● Lançamento da linha de refrigeradores VINTAGE com visual retrô, transformando o eletrodoméstico em uma peça de design. Depois seriam lançados outros eletrodomésticos dessa linha (batizada de BRASTEMP RETRÔ), como por exemplo, fogões. Vale lembrar que essa linha teve início um ano antes com os frigobares.
2009
● Lançamento da BRASTEMP PLA BABY, um mini-refrigerador, com capacidade de 80 litros, feito especialmente para acomodar leite, “papinhas”, sucos e frutas no quarto dos pequenos. Além dessa facilidade para o dia-a-dia, o produto dava um toque à decoração, oferecendo cinco diferentes e criativas placas removíveis com desenhos de bichinhos – assinadas pela designer Isabela Lotto - que podiam ser trocadas conforme mudava a decoração do quarto ou, simplesmente, para a diversão dos pequenos.
● Lançamento da linha BRASTEMP GOURMAND com eletrodomésticos voltados para os apaixonados por gastronomia. A linha era composta inicialmente por Wine Cooler (adega climatizada com capacidade para 40 garrafas), refrigerador (que possuía compartimentos internos para diferentes alimentos como sobremesas e queijos finos) e fogão (que além de um diferenciado design, características que permitiam preparar desde paellas e medalhões a sobremesas delicadas, com a mesma perfeição, possuía quatro diferentes tipos de queimadores e também várias configurações de funcionamento do forno).
● Lançamento de uma linha de utensílios de cozinha (panelas, colheres de silicone, espátulas e formas), cuja venda inicialmente estava restrita ao site da BRASTEMP.
2010
● Lançamento de uma linha de aspiradores, incluindo o primeiro modelo vertical do mercado brasileiro com o formato de vassoura (batizado de FLY).
● Lançamento da linha BRASTEMP ALL BLACK, composta por fogão, refrigerador, forno microondas, adega, coifa e lava & seca na cor preta.
2011
● Lançamento do Split My Mood, um revolucionário condicionado de ar que propunha uma nova maneira de ambientar não só a temperatura da casa, mas os aromas e cores. Uma combinação irresistível de temperatura com as funções iluminação e odorização. Eram quatro modos de luzes e aromas para trazer diferentes sensações do dia-a-dia e criar um ambiente relaxante.
2013
● Lançamento do ATIVE! SMART COOK, um fogão com conectividade, tecnologia em que a marca é pioneira no país. Foi o primeiro fogão que deixava o consumidor conectado até na hora de cozinhar, para que ele pudesse aproveitar seu tempo com o que mais gosta de fazer. Era possível fazer download de diversas receitas direto para o fogão e ele enviava notificações sobre as etapas de preparo para o smartphone.
2014
● Lançamento do SIDE INVERSE, um refrigerador com conectividade. O produto possuía uma central inteligente que ajudava o consumidor a gerenciar a compra, o armazenamento e o preparo dos alimentos. Por meio da função Smart Stock, por exemplo, o consumidor podia cadastrar e acompanhar os prazos de validade dos itens da geladeira e gerar uma lista de compras.
2015
● Lançamento da BRASTEMP VITREOUS, uma linha de eletrodomésticos que traz o vidro como principal elemento de design, sofisticação e exclusividade para o ambiente da cozinha. A linha é composta por refrigerador, cooktops de indução e a gás, forno elétrico, microondas, coifas de ilha e parede e lava-louças, que contam com acabamento em vidro branco.
2017
● Lançamento de uma nova geração de lava-louças com a função Smart Sensor, que identifica o nível de sujeira nas louças e programa automaticamente o ciclo, calculando o tempo e a quantidade de água.
● Lançamento do primeiro purificador de água com opção de água com gás do mercado. Com interface 100% touch e detalhes cromados, apresenta a função “Bubble Expert”, que permite ao consumidor escolher entre duas opções de nível de gás.
2018
● Lançamento do primeiro refrigerador INVERSE da categoria com três compartimentos (portas) com acessos independentes. A tecnologia Freeze Control Pro, permite ao usuário configurar quatro opções de temperatura independentes em uma gaveta para vinhos brancos e espumantes, laticínios, carnes (até dez dias sem congelar) e cerveja que pode ser gelada a até -4ºC.
A BRASTEMP é um bom exemplo para entendermos como a propaganda manipula o real, criando conceitos e transformando o modo das pessoas perceberem uma marca. Tudo começou na década de 1960, quando a BRASTEMP, lutando por um lugar entre as grandes marcas de eletrodomésticos, decidiu investir em campanhas publicitárias. Além de uma presença maior na mídia eletrônica, inclusive com a utilização de figuras conhecidas do rádio e da televisão, começou a criar campanhas para o reforço da marca. O objetivo era firmar a ligação entre o nome BRASTEMP e a ideia de “frio”, “refrigeração” e “refrigerador”, já que nesta época seu principal produto era geladeira. Assim, em 1963, foi criada a figura de um esquimó puxando um trenó (que em 1967 passaria a integrar o logotipo da marca). O personagem, sempre muito vivaz, vestindo roupas coloridas, apareceu em desenhos animados na televisão, falando em comerciais de rádio, ilustrando anúncios de revista e informativos internos da BRASTEMP. O personagem símbolo, com várias adaptações interessantes, sobreviveu por quase três décadas, sendo bastante imitado durante esse período. Mais recentemente, o esquimó voltou diretamente do passado para também fazer parte da linha Retrô, agora estampado no grafismo do painel dos produtos.
Mas mesmo durante este período, a marca veiculou anúncios com atores famosos (de carne e osso), como o galã Antônio Fagundes, que estrelou uma propaganda em 1984, quando a marca completou 10 milhões de refrigeradores produzidos; a atriz Bruna Lombardi, que se tornou garota-propaganda da BRASTEMP em 1986; além de nomes como Walmor Chagas, Paulo Goulart, Beth Goulart, Jô Soares, Luíza Burnet e Humberto Martins. Em 1992, a campanha criada pela agência de publicidade Talent marcou época. A estratégia da campanha criada foi inovadora. Em vez de dizer ao consumidor “compre o produto por causa de suas qualidades técnicas”, como era feito até então, a campanha da BRASTEMP dizia simplesmente: “compre porque essa marca é a melhor de todas”, assim mesmo, sem dar qualquer justificativa para isso. Para reforçar ainda mais esse conceito de “preferência sem justificativa”, a Talent criava propagandas com homens sentados em uma poltrona dizendo basicamente “eu comprei uma geladeira, mas ela não é assim uma Brastemp”.
Inicialmente divulgados em revistas e na televisão pela dupla de atores Arthur Kohl e Wandi Doratiotto (foto acima), sentados em uma poltrona, o slogan “Brastemp não tem comparação” e principalmente a frase “Não é assim uma Brastemp” viraram expressões de uso nacional (a frase é até hoje lembrada pelos brasileiros na hora de falar sobre algo que não é tão bom), transformando a marca em sinônimo de qualidade. Ao longo do tempo, todo tipo de personagem passou pela poltrona - a empregada, o cunhado, o marido, a amiga, as tias, até o cachorro - sempre contando uma história ou situação engraçada de quem não tinha produtos da marca.
A última fase da campanha foi veiculada em 2003 com magnífica interpretação da trinca formada por Luiz Fernando Guimarães, Fernanda Torres e Andrea Beltrão. O objetivo principal da campanha era apresentar os produtos que não tinham comparação no mercado. A tática funcionou muito bem por mais de uma década. As vendas dispararam e a marca tornou-se sinônimo de qualidade, mesmo sem a propaganda dar qualquer justificativa técnica para isso. Para assistir aos memoráveis comerciais clique no ícone abaixo. Em 2018, a marca apostou na volta da dupla de atores, Arthur Kohl e Wandi Doratiotto, conectados ao universo online para apresentar a nova geração de eletrodomésticos.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O tradicional esquimó passou a fazer parte da identidade da marca em 1967. A partir de meados da década de 1980, a marca começou a adotar uma identidade mais limpa e simples, apenas com a assinatura BRASTEMP. Em 2001, o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra. Alguns anos mais tarde, em 2007, a imagem visual da marca passou por uma radical modernização, que apesar de manter a mesma tipografia de letra adotou um fundo laranja. O atual logotipo da marca foi adotado em 2015 e apresentou uma nova tipografia de letra com linhas mais modernas e suaves. Esse logotipo pode ser aplicado com ou sem o fundo laranja.
Sem dúvida, Brastemp. (2016)
Inspiração muda tudo. (2010)
Seja autêntico. (2005)
Não tem comparação. (1992)
Não é à toa que todo mundo quer ter Brastemp. (anos de 1980)
Um profundo respeito pela qualidade. (anos de 1970)
Quem é líder sabe o que faz. (anos de 1970)
O que há de melhor. (1971)
Tecnologia com carinho. (1965)
Um orgulho para sempre. (anos de 1960)
É para sempre.
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1954
● Criador: Hugo Miguel Etchenique
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Whirlpool S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente: Carlos Brega
● Faturamento: R$ 4 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Eletrodomésticos
● Principais produtos: Refrigeradores, máquinas de lavar, fogões, fornos e microondas
● Concorrentes diretos: Electrolux, Bosch, Panasonic, Samsung, LG, Midea, Dako, Continental e Esmaltec
● Ícones: O esquimó
● Slogan: Sem dúvida, Brastemp.
● Website: www.brastemp.com.br
A marca no Brasil
Hoje em dia, a marca BRASTEMP tem seus produtos vendidos em todo território nacional oferecendo uma completa gama dos produtos da chamada linha branca (refrigeradores e freezers, fogões, fornos elétricos, lavadoras de roupa, secadoras, lava-louças, fornos microondas), além de cooktops, frigobares, adegas, chaleiras elétricas, coifas e depuradores de ar. A BRASTEMP oferece, ainda, um serviço de purificação de água, que pode ser adquirido por meio de assinatura mensal.
Você sabia?
● Atualmente, mais de 40% dos produtos da marca à venda não são brancos.
● Poucas marcas de eletrodomésticos no mundo estão entre as 4 mais lembradas e preferidas, e a BRASTEMP é uma delas. Comparada a grandes ícones mundiais de consumo, a BRASTEMP reafirma, ano após ano, a sua posição entre as marcas mais lembradas do país na pesquisa Top of Mind, realizada pelo jornal Folha de São Paulo. É a número um entre consumidores de classe AB e a primeira entre as marcas nacionais. Inovadora e pioneira desde sua criação, a marca conquistou os lares brasileiros, o coração e cabeça dos consumidores.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 3/5/2021
Olá. Trabalho no mkt da brastemp e achei muito interessante esse post, está super completo e atualizado. Parabens!
ResponderExcluirGostaria de saber como você tem todo esse acervo de informações e até pedir para que a gente analise-o pra ver se essas informações são verídicas. Também quero dizer que a logomarca que está no blog está desatualizada, a atual não tem a assinatura 'seja autêntico'.
Qualquer coisa pode entrar em contato. Att, Lara.
Olá!! Trabalho na Whirlpool e gostei muito de ver essa matéria sobre a Brastemp.
ResponderExcluirParabéns!!
Estava pesquisando para um trabalho de publicidade e propaganda sobre a Brastemp. e seu blog foi o mais relevante em assunto.
ResponderExcluirParabens!
esvata procurando informações sobre a Brastemp para um trabalho, e o seu foi mais relevante em assunto.
ResponderExcluirParabens
Adorei esse antigamente brastemp. Eu amo muito brastemp não tem comparação.
ResponderExcluirAntigamente é simplesmente que não tinha tecnologia. Agora lançamentos tecnologias varias do eletrodomésticos brastemp nao é assim... seja autentico...
sou apaixonada pela marca e procuro saber o máximo sobre ela.amei a matéria.
ResponderExcluirSIM.OTIMO TRABALHO, MAS DEVEMOS PRIORIZAR,QUALIFICACAO DE QUALIDADES.DO PRODUTO DURABILIDADES , Q. NAO TEMOS MAIS,AI TERAS AINDA MAIS MERCADO, DO PRODUTO OK............
ResponderExcluirOlá, bem bacana seu post, meus parabéns, linha tempo fantástica !
ResponderExcluirUm belo e interessante hístórico. Mas falta detalhes como o ano em que cada modelo de lavadora foi lançado.
ResponderExcluirAhhhh.
ExcluirOrgulho de trabalhar nessa empresa.
ResponderExcluirCuriosidade....qual é, aproximadamente, o valor de uma ideia como a do slogan da Brastemp??
ResponderExcluirOlá. Estou em busca de um comercial com crianças do ano que nasci que foi em dezembro de 1976. E quando minha mãe estava grávida colocou meu nome de Graziela depois de ver uma linda propaganda da Brastemp. Busquei por tudo mas não acho. Será que poderiam me ajudar? Obrigada
ResponderExcluirPesquisando a historia de um refrigerador brastemp conquistador que tenho em minha casa, encontrei neste post a história completa da marca. Muito bom
ResponderExcluirOs modelos das lavadoras antigas de ferro é passado, mais é lindo ver essas máquinas ainda hoje, a pergunta é: Vc teria as fotos dos modelos dessas máquinas de ferro desde o lançamento até o último modelo? Me interessa fazer um Book!
ResponderExcluire FONTES USADAS NAS LOGOMARCAS, QUAL SERIA?
ResponderExcluirAchei ótimo só ficou faltando falar sobre a mudança radical que houve quando foi lançada a primeira lavadora que funcionava com uma placa eletrônica e não tinha mais aquela mecânica pesadissima que tinha que dispôr de um senhor motor para gerar força suficiente para mover a tal mecânica estou falando da Brastemp "MONDIAL"
ResponderExcluirNem uma outra e ssim,uma Brastemp...Pra mim Brastep e sem comparacao e .
ResponderExcluirOrgulho de trabalhar nesta empresa. Demais 😍
ResponderExcluirFiquei emocionada!! Meus Eletros são Brastemp, desde o ano 2000, tudo funcionando perfeitamente, nunca foram para concerto. Espero um dia poder adquirir esses modelos novos que mais parecem um sonho!! Mas as condições atuais não me permitem, aí eu fico na internet babandooooo com tanta novidade, beleza , tecnologia e sem dúvida, tanta qualidade. Meu nome Claudia 87 988554301
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