5.5.06

CAREER BUILDER


CareerBuilder é o ponto de encontro dos desempregados ou para quem procura uma recolocação melhor. O melhor local para deixar um currículo. E também a melhor chance de uma boa recolocação no mercado de trabalho. A CareerBuilder sempre está mudando o jeito que as empresas recrutam seus talentos. E também como, as pessoas procuram oportunidades melhores. Por isso, a marca CareerBuilder se tornou um ícone da internet e um dos mais aclamados sites de recrutamento da rede mundial de computadores. Mas, muito mais que isso, se tornou líder global em soluções de capital humano. 

A história 
Tudo começou com a fundação da empresa NetStart Inc. em 1995 por Robert J. McGovern, cujo objetivo era vender à empresas um software que listava as vagas de empregos disponíveis via internet e gerenciava emails criados pelo futuros candidatos. No ano seguinte, após receber investimentos de US$ 2 milhões, foram desenvolvidas novas tecnologias que diminuíam o tempo da aplicação do processo de recrutamento, como por exemplo, o software TeamBuilder e o site CareerBuilder.com. Em 1998 surgia uma lenda neste segmento, com a empresa passando a se chamar oficialmente CareerBuilder (em português “Construtor de Carreiras”) e sendo lançado oficialmente a página na internet. Dois anos depois foi introduzido um completo banco de currículos. O sucesso foi tamanho que, em 2001, se tornou uma das 100 páginas mais acessadas da internet, com 5.5 milhões de acessos, provando toda sua agilidade e competência no processo de recrutamento. Nos anos seguintes a empresa cresceu através da aquisição de concorrentes.


Em 2003 a marca lançou uma agressiva campanha de marketing com o slogan “The smarter way to find a better job” (em tradução livre “O caminho mais inteligente para encontrar um emprego melhor”). Foi neste mesmo ano que a empresa começou sua expansão internacional, fincando presença em mercados como a Inglaterra, Itália, Espanha, Irlanda, França, entre outros. Em 2007 assinou um acordo com a poderosa Microsoft acelerando ainda mais seu crescimento em escala global. Ainda neste ano lançou um hotsite onde pessoas podiam se ver como estariam daqui a 50 anos, caso permaneçam no emprego em que estavam. Chamado de “age-o-matic”, bastava enviar uma foto de rosto e responder a algumas perguntas básicas como, por exemplo, quanto o trabalho o deixa humilhado ou como é o seu chefe. Depois disso, a foto era modificada de tal forma que olheiras, cabelos brancos e careca apareciam para demonstrar o mal que este emprego fazia a você – e a seguir dava o link da página na internet da CareerBuilder para que o usuário começasse a procurar uma nova proposta ou emprego melhor. Com a grave crise econômica que assolou o mundo a partir de 2008, o site da CareerBuilder se tornou uma espécie de salvação para milhares de desempregados, especialmente no mercado americano.


Em abril de 2012, a empresa anunciou a aquisição da empresa mineira CEVIU, um portal focado na empregabilidade de profissionais da área de informática. Com a aquisição, o maior site de carreiras online dos Estados Unidos se uniu ao maior site de empregos em tecnologia e informática do Brasil. Juntos, CareerBuilder e CEVIU trabalham diariamente para levar à trabalhadores e empregadores uma grande variedade de recursos de recrutamento de profissionais e busca de oportunidades de emprego no Brasil e no mundo. Pouco depois, em 2014, foi a vez de incorporar a empresa de tecnologia em recrutamento Broadbean da Inglaterra. Hoje em dia, através de uma constante inovação, tecnologias incomparáveis e um excelente atendimento ao cliente, a CareerBuilder ajuda a criar uma ponte entre o profissional certo e a vaga ideal de uma forma mais ágil do que outros sites.


A CareerBuilder introduziu através dos anos outros serviços e páginas na internet extremamente úteis tanto para quem está procurando emprego como para os empregadores: cbsalary.com (site onde através de um programa, é possível calcular e comparar salários de acordo com a profissão e os locais), sologig.com (divisão da empresa direcionada a trabalhadores freelance para consultoria de projetos) e careerrookie.com (site voltado para profissionais recém-formados que buscam uma colocação melhor no mercado ou o primeiro emprego).


Campanhas que fizeram história 
Em 2005 a agência Cramer-Kasselt de Chicago lançou uma campanha publicitária intitulada “Monkeys” que virou um grande sucesso no mercado americano. Os quatro comerciais, que estrearam no intervalo do Super Bowl (final do futebol americano profissional e programa de maior audiência da televisão americana), estrelavam simpáticos e bagunceiros chimpanzés em situações irônicas. Além disso, no ano seguinte a marca colocou no ar o Monk-e-mail, uma ação viral com chimpanzés, personagens de seus comerciais. Era uma ferramenta que permitia mandar uma mensagem para um amigo. Porém o diferencial é que a mensagem seria falada por um macaco. Depois de entrar no site, o usuário podia escolher o chimpanzé, personalizá-lo com acessórios, roupas e cenário, selecionar a voz e escrever a mensagem.


Clicando nos ícones abaixo é possível assistir dois comerciais da popular campanha.

       

    

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma acentuada remodelação em toda sua história. Isto ocorreu em 2015, quando as tradicionais cores laranja e azul-escuro foram abandonadas, uma nova tipografia de letra foi adotada e um símbolo (uma letra C estilizada) foi inserido no logotipo.


Os slogans 
Find the Right Job. Right Now. (2014) 
Empowering Employment. (2012) 
Start Building. (2009) 
Experience better. (2008) 
A better job awaits. (2005) 
The smarter way to find a better job. (2003) 
When is your future? (1999)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1995 
● Fundador: Rob McGovern 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: CareerBuilder LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Matt Ferguson 
● Faturamento: US$ 920 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 3.000 
● Segmento: Recursos humanos 
● Principais produtos: Classificados online de currículos e empregos 
● Concorrentes diretos: Monster, Indeed.com, Adecco, LinkedIn e Catho Online 
● Ícones: Os chimpanzés de suas propagandas 
● Slogan: Find the Right Job. Right Now. 
● Website: www.careerbuilder.com 

A marca no mundo 
A marca CareerBuilder tornou-se líder no recrutamento de funcionários através de uma rede de pesquisa englobando mais de 340 jornais locais, portais como AOL e MSN e 10.000 empresas, com mais de 18 milhões de leitores, 25 milhões de acessos mensais e 45 milhões de currículos arquivados em seu banco de dados. Aproximadamente 300.000 empregadores postam em sua página da internet mais de 1.2 milhões de vagas de empregos. A empresa tem presença em mais de 20 países, oferecendo seus serviços em mais de 60 mercados globais, desde Estados Unidos e Canadá, até Europa, Ásia e América do Sul. 

Você sabia? 
A CareerBuilder tem como proprietários o grupo Tegna Digital, o conglomerado multimídia Tribune Media e a editora The McClatchy Company. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/9/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário