Sabor, história e paladar se mesclam com perfeição em seus uísques de qualidade indiscutível, principalmente entre os apreciadores e conhecedores da bebida. Quer seja envelhecido 12, 18 ou 25 anos, suas qualidades seduzem e unem uma verdadeira confraria de apreciadores em todo o mundo. Os uísques CHIVAS REGAL representam o luxo do líquido sagrado vendido em garrafas cuja tradição supera 200 anos de história.
A história
A história começou com Robert Chivas, um fazendeiro em uma remota região escocesa e pai de 12 filhos, entre eles James e John, que caminharam por três dias para tentar mudar de vida na cidade portuária de Aberdeen. John começou a trabalhar em uma tecelagem e seu irmão James encontrou emprego com William Edward em uma loja que comercializava comidas e bebidas. Com a morte de Edward, em 1801, James Chivas assumiu os negócios junto com o sócio Charles Stewart, e juntos criaram a Stewart & Chivas, uma empresa que vendia cafés, temperos exóticos, produtos franceses e rum caribenho. Durante a visita da Rainha Vitória à Escócia, em 1842, a família real adquiriu muitos produtos da Stewart & Chivas e, no ano seguinte, James Chivas ganhou o selo real como “Provedor de Mantimentos para Sua Majestade”. Ainda nesta década, eles começaram a adquirir barris de carvalho para futuramente produzir sua própria mistura de uísques.
E então, na década seguinte, devido aos insistentes pedidos de seus clientes, eles passaram a produzir uma mistura própria de uísque, batizada inicialmente de Glen Real Dee, que alcançou rapidamente grande sucesso entre os escoceses por sua suavidade, muito diferente de outros uísques da época. Isto porque o uísque escocês era popular, mas não como é conhecido hoje, muito em virtude de não possuir os benefícios de um longo envelhecimento, o que tornava o seu gosto um pouco refinado. James Chivas foi o pioneiro na estocagem de barris de uísque na adega da loja para amadurecer e dar um aspecto mais suave e encorpado aos seus blends. Devido à alta qualidade da bebida, sua fama se espalhou por toda Escócia e rapidamente chegou até a Inglaterra. Em 1857, James dissolveu a sociedade e chamou seu irmão, John, para juntos fundarem a CHIVAS BROTHERS, nome que permaneceu mesmo depois da morte de John, em 1862. A destilaria foi pioneira na arte de mesclar os melhores uísques de malte e de grão do país, principalmente os uísques de Speyside (no coração da Escócia).
James colocou seu filho Alexander no negócio em 1879, introduzindo-o na arte da destilação de uísques. Alexander aprendeu bem o ofício com o pai, pois as lojas da família não paravam de prosperar e a CHIVAS produzia uísques cada vez melhores. A preocupação em produzir os melhores uísques parecia uma obsessão, como disse Charles Howard, Master Blender da CHIVAS BROTHERS, em 1894: “O nome Chivas deve equivaler ao máximo da qualidade”. O uísque da empresa começou então sua escalada rumo ao sucesso, se tornando um dos favoritos entre os escoceses. Foi somente em 1909 que a empresa introduziu no mercado o famoso uísque com a marca CHIVAS REGAL, envelhecido 25 anos e criado pelo Master Blender Charles Howard. Ele se transformou no primeiro uísque de luxo do mundo quando foi exportado de Aberdeen para Nova York, com o objetivo de atender ao paladar sofisticado da alta sociedade norte-americana. Porém, com o início da Primeira Guerra Mundial e a Lei Seca nos Estados Unidos, esse uísque praticamente desapareceu do mercado. Logo após o encerramento da Lei Seca nos Estados Unidos, o uísque CHIVAS REGAL foi relançado no mercado por volta de 1938, agora envelhecido 12 anos, e rapidamente ganhou status e se tornou popular entre os americanos abonados.
Durante a Segunda Guerra Mundial, como grande parte da Europa, a destilaria passou por tempos difíceis. A falta de produtos e o racionamento interromperam a produção de uísques. Graças à política astuta de manter o estoque, iniciada pelo velho James Chivas, a empresa conseguiu sobreviver ao cataclismo. Poucos anos após o término do conflito, em 1949, a empresa foi comprada pela canadense Seagrams, fazendo com que seu famoso uísque ganhasse uma melhor e maior distribuição no mundo, além de muita força no marketing e na propaganda. Em 1950, a CHIVAS BROTHERS começou a procurar uma destilaria para garantir o suprimento de malte uísque. A escolhida foi Strathisla, a mais antiga das terras altas (Highlands), inaugurada em 1786 e situada às margens do Rio Spey, famoso pela pureza de suas águas. O estilo pitoresco, o telhado em forma de pagode ornamentado, o clima perfeito era mais que propício para produzir maltes puros e suaves. É dali que saem algumas das melhores obras de arte engarrafadas por CHIVAS até os dias de hoje. No dia 2 de junho de 1953, para comemorar a coroação da Rainha Elisabeth II da Inglaterra, foi apresentado o CHIVAS REGAL ROYAL SALUTE em uma embalagem de porcelana, que já nascia como uma mistura dos melhores uísques produzidos na Escócia. Este uísque era uma rara combinação de maltes envelhecidos 21 anos (inspirado no tradicional número de salvas de canhão) em barris de carvalho. Fez tanto sucesso que se tornou uma marca separada que leva a assinatura da CHIVAS BROTHERS.
Ainda durante esta década a marca conquistou um fã de peso: Frank Sinatra, que em suas apresentações exigia somente uísque CHIVAS em seu camarim. Além disso, outros artistas populares da época, como Dean Martin, Sammy Davis Jr., Peter Lawford e Joy Bishop, também se tornaram fãs da marca. Em 1960, CHIVAS REGAL já era exportado para aproximadamente 35 países, enquanto as vendas nos Estados Unidos atingiram 100 mil caixas, pouco mais de 50% do mercado de uísques de luxo. Em 1989, Colin Scott assumiu o cargo de Master Blender, e sob seu comando, a partir da década de 1990, a marca revitalizou seu portfólio e provou que tradição e inovação podem, sim, combinar.
Em 2001, parte da Seagrams Co., incluindo a CHIVAS BROTHERS, foi adquirida pelo grupo francês Pernod Ricard. Nesse mesmo ano, a CHIVAS BROTHERS completou 200 anos de fundação. E como presente para seus fiéis consumidores preparou um brinde especial para este bicentenário: as garrafas ganharam novo design e foram criadas três latas colecionáveis. O bônus era um livro, “Chivas 200 anos 200 Dicas”, que continha em pequenas doses, receitas, fatos históricos, informações sobre a produção e curiosidades variadas em torno do famoso uísque. Entre 2002 e 2008 as vendas do uísque CHIVAS cresceram 61% no mundo.
A marca sempre investiu em parcerias com grandes nomes internacionais para redefinir a garrafa de seu icônico uísque. Nomes como Evan Douglis, Alexander McQueen e Vivienne Westwood já imprimiram seu estilo nas garrafas de edições limitadas de CHIVAS. Em 2009, foi a vez da marca se unir ao renomado estilista francês Christian Lacroix para criar uma edição limitada de seu uísque 12 anos. Na garrafa magnum (de 1.5 litros), “vestida com uma capa prateada” e vendida nas lojas de free shops dos principais aeroportos do mundo, foi aplicada uma técnica de metalização a laser para criar um visual exuberante. Recortes em formato de ícones e brasões da marca CHIVAS permitiam que o uísque fosse visualizado criando um efeito dourado. A edição limitada, restrita a apenas 15.000 garrafas, foi projetada para expressar a essência da marca, seu luxo exuberante, audácia, autenticidade e glamour. A parceria fez tanto sucesso que em 2010 o estilista francês colaborou para criar outra garrafa exclusiva, desta vez para o CHIVAS 18. Revestida em um tecido de tapeçaria, com elegantes bordados em jacquard francês, a caixa do uísque, que lembrava um singular porta-joias usado pela antiga nobreza europeia, reflete toda a extravagância e o detalhamento do trabalho artesanal. Internamente, a caixa era revestida com uma superfície espelhada, lembrando uma antiga relíquia da realeza. Dentro da embalagem, revela-se a garrafa, que recebeu uma técnica especial de metalização e decoração a laser, em um design extremamente luxuoso. Apenas 3.000 garrafas foram produzidas, com preço sugerido de US$ 495. A mais recente parceria de sucesso da marca com personalidades famosas da arte foi executada pelo designer de sapatos inglês Tim Little, proprietário e diretor criativo da marca Grenson, que utilizou na caixa do uísque CHIVAS REGAL elementos que remetem aos tradicionais sapatos de couro britânicos. Apesar da marca remeter as tradições e heranças do passado, CHIVAS não deixa de surpreender seus aficionados.
No mês de outubro de 2012, a marca lançou uma versão “ultra suave” de seu tradicional uísque 12 anos, comercializada exclusivamente nas lojas Duty Free dos principais aeroportos internacionais. O CHIVAS BROTHERS BLEND, como foi batizado, leva em sua composição, além de maltes selecionados, ingredientes como mel e geleia. O sabor frutado inclui toques de pêssego e pera. No ano de 2013, a marca inovou mais uma vez ao lançar, em edição especial para o mercado japonês, o CHIVAS REGAL MIZUNARA, uma mistura especial infundida com respeito pelas técnicas de mistura do uísque japonês, que amadureceu em parte em barris feitos de Mizunara, um carvalho raro e único cultivado no Japão. E mais recentemente, em 2016, lançou o CHIVAS REGAL ULTIS, o primeiro uísque blended malt da marca, que utiliza apenas cinco dos mais preciosos single malts de Speyside da CHIVAS, e representa o estilo e a diversidade desta prestigiada região de uísque de renome mundial. O uísque foi produzido com maltes selecionados de Tormore, Longmorn, Strathisla, Allt A’Bhainne e Braeval, apresentando sabores complexos, um tom dourado e um aroma rico. Com milhões de barris no inventário, menos de 1% são usados para criar CHIVAS REGAL ULTIS, com a equipe de blenders cheirando e selecionando aqueles de mais alta qualidade para criar a mistura individualmente, um método tradicional de seleção manual que já não é padrão na indústria nos dias de hoje.
O luxo em garrafas
A família de uísques CHIVAS REGAL é mundialmente reconhecida por sua qualidade excepcional. Resultado de um cuidadoso processo de envelhecimento dos maltes em barris de carvalho por 12, 18 e 25 anos, CHIVAS REGAL promove a celebração de momentos especiais.
Sua linha de produtos é composta por:
CHIVAS REGAL 12
O ícone da marca é um dos uísques mais premiados e vendidos em todo o mundo. Produzido a partir da combinação perfeita de uísques envelhecidos em barris de carvalho por no mínimo 12 anos, seu sabor é rico e frutado. Perfeito para ser degustado puro, com gelo ou em coquetéis exclusivos. Seu aroma é uma infusão aromática de ervas selvagens, urzes, mel e frutas silvestres. Arredondado e cremoso no paladar, este uísque explode com o sabor de maçãs, com a doçura do mel, notas de baunilha, avelã e caramelo.
CHIVAS REGAL 18 GOLD SIGNATURE
Lançado no mercado em 1997, é o uísque super premium mais vendido no mundo, com mais de 2.5 milhões de garrafas comercializada todos os anos. Envelhecido em barris de carvalho por 18 anos ou mais, é composto por um blend de alguns dos mais raros single maltes da Escócia. O resultado se nota ao primeiro gole: macio, complexo e com final longo e memorável. Complexo e rico, seu aroma possui toques de frutas secas, amêndoas, caramelo e chocolate escuro. O sabor: notas florais com um leve toque esfumaçado doce e amadeirado, com uma aveludada sensação de chocolate escuro.
CHIVAS REGAL 25
Foi o primeiro uísque de luxo do mundo. Lançado originalmente em 1909 foi relançado em 2007 preservando a tradição e a qualidade excepcional dos uísques CHIVAS REGAL. Este uísque é um blend único que reúne os melhores uísques envelhecidos por no mínimo 25 anos, produzido apenas em quantidades limitadas. Criado pelo Master Blender Colin Scott, este luxuoso uísque foi lançado no dia 28 de setembro em um evento realizado na Biblioteca Pública de Nova York (New York Public Library), e prestigiado por uma diversidade de estrelas de cinema como Julianne Moore, Lucy Liu, Diana Krall e Daniel Wu. Cada garrafa, numerada individualmente, reflete a qualidade incomparável e o legado do líquido dourado que traz em seu interior, com notas suaves de apricot e pêssego. O uísque fez sua estreia em cidades cosmopolitas de 30 países espalhados pelo mundo, dentre eles o Brasil, que foi o único da América Latina a receber o produto, vendido por um preço médio de R$ 1.000 a garrafa.
CHIVAS REGAL EXTRA
Promete uma experiência excepcionalmente rica e generosa de uísque escocês. O segredo de seu sabor está na mistura seletiva de uísques envelhecidos em barris de xerez. Originários da Espanha, os mais finos barris de xerez oloroso garantem excelente qualidade, conferindo aos uísques a cor âmbar mais profunda, além de ricos sabores doces e picantes. O resultado é uma expressão notável do trabalho artesanal do Master Blender. É o primeiro blend da marca sem identificação de idade.
CHIVAS REGAL THE ICON
Lançado oficialmente em 2015 é o auge da linha de uísques da marca, um blend profundo e complexo de mais de 20 de uísques raros da Escócia, alguns de destilarias que não existem mais. Condizente com o líquido luxuoso que a preenche, cada garrafa é apresentada em cristal soprado, criada por artesãos especializados da Dartington Crystal. É um símbolo de luxo de uma nova era e uma celebração de mais de 200 anos de trabalho artesanal e excelência.
Campanhas que fizeram história
Desde 2003, a marca CHIVAS vem passando por uma revitalização de sua imagem, iniciada com o lançamento da campanha global “This is the Chivas Life”, a qual enfatizava os bons momentos da vida compartilhados com os amigos, especialmente quando se aproveita para tomar um uísque suave e de alta qualidade como CHIVAS REGAL. A campanha, composta por comerciais de televisão, mídia impressa e externa, promovia, acima de tudo, um apetite exuberante pela vida com experiências extraordinárias em lugares fantásticos.
Em 2009, com investimento de US$ 50 milhões, a marca lançou a campanha “Live with Chivalry” e levantou um manifesto que buscava resgatar valores nobres entre a sociedade, como por exemplo, a honra, o cavalheirismo e a amizade, que ficaram esquecidos nas últimas décadas. Essa plataforma de comunicação global da marca foi inspirada em uma pesquisa comportamental realizada em 17 países ao redor do mundo. A nova fase da campanha, iniciada em 2011, tinha como base o conceito de amizade (“Brotherhood”). A marca também possui forte relação com a música, que começou na década em 1990 com o patrocínio da turnê mundial de Frank Sinatra. Nos anos seguintes patrocinou nomes de peso no segmento musical como The Black Eyed Peas, Robbie Williams e Christina Aguilera.
O nome
O nome CHIVAS vem, provavelmente, da palavra gaélica Eimh (pronuncia-se Sheive), que significa “lugar estreito”. Seimhas ou Schivas era como se chamavam as famílias que viviam perto do rio Ythan, de margens estreitas. Depois de algumas alterações, as famílias passaram a serem conhecidas como CHIVAS.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por grandes alterações ao longo dos anos. Durante décadas CHIVAS REGAL utilizou como identidade visual uma espécie de brasão. Em 2012 a marca adotou uma imagem mais sofisticada, utilizando um logotipo dourado apenas com a palavra CHIVAS e um símbolo inspirado no Luckenbooth (dois corações entrelaçados que simbolizam a amizade e que representa o tradicional amor escocês), o que significa que a marca faz seus produtos com amor e paixão.
A inconfundível garrafa de CHIVAS REGAL também passou por pequenas modificações ao longo dos anos, especialmente no formato do gargalo. As maiores modificações ocorreram no rótulo, cuja última versão apresentada em 2012, adquirindo ares mais modernos, mas sem perder a classe.
Os slogans
Live with Chivalry. (2009)
This is the Chivas Life. (2003)
What are you saving the Chivas for?
Dados corporativos
● Origem: Escócia
● Fundação: 1801
● Fundador: John e James Chivas
● Sede mundial: Paisley, Escócia
● Proprietário da marca: Chivas Brothers Holdings
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pernod Ricard S.A.)
● CEO: Alexandre Ricard
● Faturamento: US$ 1.8 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.500
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Uísques
● Concorrentes diretos: Johnnie Walker, Buchanan’s, Cutty Sark, Grant’s, Dewar’s e Ballantine’s
● Slogan: Live with Chivalry.
● Website: www.chivas.com
A marca no mundo
Os uísques da CHIVAS, a marca mais valiosa da francesa Pernod Ricard, são produzidos em apenas três destilarias (Strathisla, Speyside e Scotland) localizadas na Escócia, e vendidos em mais de 150 países ao redor do mundo, com forte presença na China, Estados Unidos, França, México, Japão, Austrália, Índia e Oriente Médio. Na categoria de uísques envelhecidos 12 anos, CHIVAS é um dos mais vendidos do mundo com aproximadamente 40 milhões de garrafas (mais de uma a cada segundo) comercializadas anualmente, ocupando a posição de oitava maior marca de destilados do planeta. O uísque CHIVAS é a terceira bebida alcoólica mais vendida no setor de varejo e de viagens (aeroportos).
Você sabia?
● A marca para apoiar uma nova linhagem de empreendedores que usam ideias de negócios para melhorar vidas, criou o Chivas Venture, um fundo de US$ 1 milhão para procurar e apoiar os empreendedores sociais mais promissores.
● Anualmente a marca CHIVAS investe mais de US$ 90 milhões em marketing e propaganda.
● Atualmente, Colin Scott é o Master Blender da CHIVAS BROTHERS, um maestro de apurado olfato e muitos anos de experiência no assunto. Na empresa desde 1973, ele assumiu esse cargo em 1989. E desde 1909, apenas cinco homens dominaram o estilo de CHIVAS REGAL, Charles Howard, Charles Julian, Allan Baillie, Jimmy Lang e o atual Master Blender, Colin Scott.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Newsweek, BusinessWeek e Time), Jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 25/2/2018
E quanto ao Royal Salute? Não tem data de estréia. E o Chivas 12 mais vendido? Como pode passar por cima do Logan e do JW Black Label.
ResponderExcluiro fera é Royal Salute!
ResponderExcluircomprei uma garrafa de chivas num leilao. ela e muito antiga, mas ainda da para ver a referencia. como e que eu posso saber a idade da garrafa?
ResponderExcluirAcabei de adiquirir um Chivas 18 anos. Havia me prometido um para comemoração da minha aposentadoria. Saúde, gente!! Bom demais!!
ResponderExcluirAcabei de desfrutar um doze anos, muito suave msm... Delicioso, pra o natal vou pedir um 25 anos
ResponderExcluirÓtimo paladar,vou comemorar minha formatura com o de 18 anos, ótima aquisição.
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