24.5.06

DISNEY CHANNEL


A magia e o mundo DISNEY ao alcance do controle remoto ou da sua telinha. Foi assim que o canal DISNEY CHANNEL possibilitou a milhões de pessoas no mundo terem acesso, através da tela de uma televisão, ao fantástico mundo das produções originais DISNEY e seus clássicos personagens. O canal se transformou em uma ótima opção de entretenimento e está sempre exibindo novidades para satisfazer os telespectadores, de qualquer idade. 

A história 
O THE DISNEY CHANNEL (conhecido assim até meados da década de 1990) foi introduzido no mercado em 18 de abril de 1983 como um canal premium, pago (com pré-estreias ocasionais), exibindo uma programação familiar com desenhos, shows e filmes que foram produzidos durante décadas pela The Walt Disney Company (conheça essa história completa aqui). Inicialmente o canal ia ao ar com 18 horas de programação diárias (das 7:00 horas da manhã à 1:00 da madrugada). O primeiro programa exibido em sua estreia foi o famoso Mickey Mouse Club da década de 1950. Já o filme A Força da Esperança foi a primeira produção original do canal. Estrelado por Roy Scheider e Justin Henry, contava a história de um garotinho de onze anos que começava a achar que sua presença nos jogos de um time de beisebol, nem que tivesse que faltar à escola, faria com que ele se tornasse campeão. As primeiras séries originais produzidas pelo canal incluíam: Dumbo’s Circus, Good Morning, Mickey!, Donald Duck Presents e Contraption.
   

Apenas 18 semanas depois de seu lançamento o canal já estava disponível via cabo em 50 estados americanos. E ao final do primeiro ano o canal já contava com mais de 1 milhão de assinantes. Em 1984 estreou a série musical Kids Incorporated (um grupo de adolescentes que formavam uma banda de música pop) que viria a se tornar um dos programas clássicos do canal e um verdadeiro fenômeno de audiência. Somente no mês de dezembro de 1986 o canal começou a transmitir sua programação 24 horas por dia. Nesta década o canal exibia desenhos e filmes clássicos da Disney, lançando em 1989 o novo programa do Mickey Mouse Club, um enorme sucesso que perdurou por anos. Muitos artistas consagrados nos dias de hoje como Britney Spears, Christina Aguilera e Justin Timberlake surgiram ou foram revelados através desse programa.
   

No ano de 1995, quando já era assistido em mais de 8 milhões de lares americanos, o canal foi lançado na Inglaterra, depois introduzido na Austrália, África e Ásia. Pouco depois, em 1997, o THE DISNEY CHANNEL passou por uma enorme reformulação, incluindo a retirada da palavra “The” do nome, em sua programação, que foi dividida em três grandes blocos: Playhouse Disney (composto por atrações que visavam atrair crianças em idade pré-escolar), Vault Disney (com programação que exibia clássicos da Disney, como por exemplo, Zorro, The Mickey Mouse Club, a antologia de séries televisivas da Disney e programas especiais de televisão antigos, como o The Love Bug) e Zoog Disney (direcionado para um público adolescente). Foi neste mesmo ano que o DISNEY CHANNEL deixou de ser um canal Premium e passou a ser um canal via cabo normal. Além disso, o canal deixou de exibir intervalos comerciais, substituídos pela divulgação de sua programação.
   

No dia 18 de abril de 1998 foi introduzido o novo canal TOON DISNEY (atualmente substituído pelo DISNEY XD, que estreou oficialmente no dia 13 de fevereiro de 2009 e conta atualmente com mais de 80 milhões de assinantes internacionais), composto por uma programação somente de desenhos clássicos da Disney, tais como Duck Tales, Tico e Teco, A Turma do Pateta, Aladdin, Família Dinossauros, e voltado para um público entre 3 e 14 anos. O DISNEY CHANNEL estreou no Brasil somente no dia 5 de abril de 2001 às 18:00 horas, com o programa infanto-juvenil de variedades Zapping Zone, primeira produção original brasileira do canal. O programa continha vários quadros, entre os quais jogos (onde os participantes ligavam para competir e ganhar prêmios, entrevistas, quadros de curiosidades, apresentação de vídeo clipes de famosos artistas, em especial artistas teens) e séries live action em um estilo sitcom destinadas ao público infanto-juvenil.
   

A partir de 2003 o canal ultrapassou as fronteiras do público infantil e avançou sobre a pré-adolescência, conquistando os comumente ávidos consumidores na faixa dos 9 aos 14 anos. Com isso, os desenhos de Mickey, Pateta e Pato Donald tornaram-se coadjuvantes e perderam espaço para uma infinidade de séries originais especialmente criadas para esse público, como por exemplo, That’s So Raven (As Visões da Raven), onde a adolescente Raven Baxter tinha o dom de prever o futuro, e se tornou uma das séries de maior audiência na história do canal. Após o sucesso da série Hannah Montana em 2006, no ano seguinte o canal continuou a reformular sua programação com o lançamento de programas mais dinâmicos e modernos como a série Wizards of Waverley Place, que estreou no dia 12 de outubro e foi assistida por 5.93 milhões de espectadores. Nesta nova fase do DISNEY CHANNEL, as principais estrelas do canal eram Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato e os Jonas Brothers, que seguiriam carreiras de sucesso na música nos próximos anos.
   

O DISNEY CHANNEL começou a exibir as atrações em alta-definição no dia 2 de abril de 2008. Pouco depois, no ano de 2011, o canal fez muitas mudanças em seus produtos televisivos e preparou grandes novidades para a criançada, como por exemplo, o lançamento do DISNEY JUNIOR, novo canal por assinatura direcionado para o Brasil e outros 19 países (atualmente o canal conta com mais de 150 milhões de assinantes internacionais). O novo canal substituiu o Playhouse Disney e SOAPnet (canal para público juvenil), que além de agregar parte da programação dos dois canais, era também um bloco de programação dentro do DISNEY CHANNEL. Com esse novo canal também veio uma nova programação, com séries como Jake e os piratas da Terra do Nunca, Tinga Tinga Tales, e Babar e as Aventuras de Badou, direcionada em grande parte do dia às crianças em faixa pré-escolar, de 2 a 7 anos, podendo agregar algumas produções para público juvenil, mas em horários bem direcionados. Já o DISNEY CHANNEL apostou em novas séries e programas como Shake It Up, Jessie, entre outras.
  

Nos anos seguintes o canal continuou lançando diversas séries, mas poucas alcançaram as grandes audiências de outrora. Além disso, o canal diversificou a distribuição e acesso de sua programação e conteúdo com o lançamento do DISNEY CHANNEL ON DEMAND, serviço de vídeo sob demanda que oferecia episódios das séries originais do canal e da programação do Disney Junior, junto com filmes originais e recursos de bastidores. Com o lançamento no final de 2019 do Disney +, serviço de streaming de vídeo por assinatura, a partir de 2020 a empresa iniciou o encerramento do DISNEY CHANNEL em alguns mercados (como Reino Unido, Turquia, Itália, Irlanda, Taiwan, Hong Kong e sudeste asiático) com seu conteúdo e programação migrando para o Disney+. Esse movimento é parte da estratégia da The Walt Disney Company em focar seus esforços na operação de streaming.
  

Uma programação de sucesso 
O DISNEY CHANNEL se tornou uma ferramenta indispensável para a empresa, sendo responsável pela criação e produção de filmes e séries que se tornaram fenômenos, arrecadando bilhões de dólares para os cofres da The Walt Disney Company e atraindo uma legião de fãs pré-adolescentes em diversos países do mundo.
   

Entre os sucessos do canal estão as séries: 
Lizzie McGuire (2001-2004), onde uma garota de 13 anos (interpretada por Hilary Duff) atravessa o turbulento período da adolescência. 
Hanna Montana (2006-2011), que mostra as aventuras de uma garota de 14 anos, Miley Stewart, que leva vida dupla, como uma menina normal na escola durante o dia e uma cantora famosa, à noite. 
Os Feiticeiros de Waverly Place (2007-2012), estrelada por Selena Gomez e seus irmãos Justin e Max, que apesar de levarem uma vida normal, escondem o segredo de serem feiticeiros em treinamento. 
Zack e Cody: Gêmeos a Bordo (2008-2011), onde os gêmeos Zack e Cody Martin, além de London e o Sr. Moseby, embarcam em um navio onde vivem aventuras divertidas. 
Jonas L.A. (2009-2010), estrelada pelos irmãos e cantores Jonas Brothers (Kevin, Joe e Nick). 
PrankStars (2011-2012), onde uma família promove o encontro de seus filhos pré-adolescentes e adolescentes com seus ídolos e estrelas favoritas em situações engraçadas e inusitadas.
Jessie (2011-2015), que retrata a vida de Jessie, uma garota que se muda do Texas para Nova York, e finalmente sozinha se vê babá de filhos de superastros da TV. 
Dog With a Blog (2012-2015), onde os irmãos Avery Jennings e Tyler James se unem (antes eles se odiavam) para passar por novas situações e surpresas ao descobrir que seu novo cão de estimação, Stan, pode falar e tem um blog na Internet. 
Violetta (2012-2015), uma telenovela argentina que narra a história de Violetta, uma adolescente musicalmente talentosa que retorna a Buenos Aires, sua cidade natal, onde descobre amizades e sua vocação pela música, após passar uma temporada na Europa.
   

O DISNEY CHANNEL sempre deu muito enfoque à música, principalmente ao gênero pop. Por isso o canal já produziu e lançou filmes de enorme sucesso como os musicais The Cheetah Girls (2003), primeiro filme musical feito para a TV na história do DISNEY CHANNEL e que teve uma audiência mundial de mais de 84 milhões de espectadores; High School Musical (estreou o primeiro filme em 2006, cujo segundo filme, no ano seguinte, foi assistido por nada menos que 17.2 milhões de telespectadores); e Camp Rock (2008), protagonizado por Demi Lovato, com participação dos Jonas Brothers. Outro enorme sucesso do canal foi Phineas e Ferb (que estreou no dia 17 de agosto de 2007 e teve sua última temporada em 2015), uma série animada que contava as divertidas aventuras do menino Phineas Flynn e seu meio-irmão, o inglês Ferb Fletcher, que todos os dias piram para construir um grande projeto. Mas eles têm uma adversária: Candace, a irmã mala que fica no pé dos dois. Além disso, desenhos animados como Kim Possible, Little Einstens, Lilo & Stitch, As Aventuras de Brandy & Sr. Bigodes e Jake Long: O Dragão Ocidental, fizeram enorme sucesso em sua programação.
  

A evolução visual 
Ao longo dos anos o logotipo do DISNEY CHANNEL passou por inúmeras alterações, algumas delas radicais. Originalmente apresentando a silhueta do mais popular personagem criado por Walt Disney, Mickey Mouse, dentro de uma tela de televisão, a primeira modificação significativa ocorreu no dia 6 de abril de 1997, quando a palavra THE foi retirada de seu logotipo, que ganhou novas formas e o personagem Mickey em desenho animado. Em 2002 o logotipo assumiu o tradicional contorno estilizado da cara do Mickey e foi bastante simplificado. Já no ano de 2010 o DISNEY CHANNEL divulgou sua nova identidade visual, que passou a ser mais flexível e dinâmica, permitindo assim inúmeras formas de aplicação. Foi somente em 2014 que o canal apresentou sua identidade visual atual, composta pela tradicional assinatura da Disney com o pingo da letra “i” sendo representado pela popular forma do rosto do Mickey. Esse logotipo passou por duas recentes modernizações (apenas no esquema de cores).
  

Os slogans 
Celebrate Family. (2012) 
The Best Place To Be. (2010) 
Dreams Come True. (2009) 
Made Just for You. (2002) 
Follow your dreams. (2001) 
Believe in Yourself. (2001) 
Express Yourself. (2001) 
Our Stars, Your Place. Everyday. (1997) 
America’s Family Network. (1987) 
Disney’s Our Channel. (1986) 
For the Family. All of It. (1985) 
Family Entertainment You Can Trust. (1983) 
Everything You Ever Imagined. And More. (1983) 
O Disney Channel é nosso. (Brasil) 
Você nunca viu a Disney assim! (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 18 de abril de 1983 
● Criador: The Walt Disney Company 
● Sede mundial: Burbank, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Walt Disney Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Bob Chapek 
● Presidente: Ayo Davis 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 162 milhões 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Canais de televisão 
● Principais produtos: Desenhos, filmes, séries e licenciamento de produtos 
● Concorrentes diretos: Nickelodeon, Cartoon Network, Discovery Kids, Boomerang, Boing, Cartoonito, PBS Kids e Gloob 
● Ícones: Os personagens clássicos da Disney 
● Slogan: The Best Place To Be. 
● Website: disney.com.br/tv 

A marca no mundo 
O DISNEY CHANNEL, que exibe desenhos animados, séries e filmes produzidos pela The Walt Disney Company, está presente em mais de 88 milhões de lares americanos e em mais de 150 países ao redor do mundo (disponível em 46 versões - canais locais - e 33 idiomas diferentes), sendo um dos líderes em seu segmento com 162 milhões de assinantes. O canal é uma ferramenta indispensável para introduzir a marca Disney e seu mundo mágico e repletos de personagens para mais de 600 milhões de pessoas no mundo. 

Você sabia? 
O canal do DISNEY CHANNEL no YouTube (conheça essa história aqui) conta com aproximadamente 6.9 milhões de inscritos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing, BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 6/6/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário