5.5.06

EVERLAST


Nem precisa ser tão fã de boxe. Quem já assistiu a uma mísera luta na televisão certamente já notou a onipresença esmagadora de um logotipo discreto, de linhas finas e retas, em todas - todas! - as luvas de pugilistas famosos. Em alguns casos, a marca está nas sapatilhas, no calção e até nas espumas que protegem os cantos do ringue. Apesar de ser considerada a “mãe do boxe”, a marca EVERLAST nos últimos anos se transformou em uma das vedetes do segmento de moda urbana com suas roupas e acessórios transados e modernos que são vistos aos milhares em pessoas descoladas. Poder, coragem e conquista. Estes são os ingredientes que fizeram da EVERLAST um sucesso mundial dentro e fora dos ringues. 

A história 
A mãe do boxe. É assim que pode ser definida a marca EVERLAST. Nunca uma marca esteve tão intimamente ligada a um esporte, sendo responsável direta pelo seu desenvolvimento e profissionalização, como a EVERLAST. A história começou em 1910 como uma fabricante de roupas de natação. Isso mesmo, a marca nasceu dentro das piscinas. A empresa foi fundada por Jacob Golomb e sua mulher Hannah, no tradicional bairro do Bronx em Nova York. Jacob tinha apenas 17 anos e era filho de um alfaiate e de uma nadadora. Ávido nadador ele estava insatisfeito com a durabilidade das roupas de natação, que raramente duravam mais que um verão. Começou então a fabricar trajes que, garantia ele na época, durariam mais de um ano. Deu a marca o nome de “everlast”, derivado do inglês “eterno”. Apesar dos trajes não durarem para sempre, a marca durou até os dias de hoje.
  

Nos anos seguintes, ele expandiu sua empresa e inaugurou uma pequena loja onde vendia uma linha completa para esportes em geral. A história da empresa começou a mudar em 1917, quando um jovem lutador chamado Jack Dempsey apresentou o boxe a Golomb e consequentemente à marca EVERLAST. O lutador pediu a ele que desenvolvesse um equipamento de proteção para cabeça que resistisse a uma sessão de 15 assaltos (rounds) de treinamento intensivo de boxe. Golomb desenhou sob medida o equipamento de treinamento para o lutador. No dia 4 de julho de 1919, Jack Dempsey venceu o Campeonato Mundial na Categoria dos Pesos Pesados usando as luvas que a EVERLAST tinha feito especialmente para ele. Nesse histórico combate ele derrotou Jess Willard.
   

Uma das primeiras grandes inovações da marca no mundo do boxe ocorreu em 1925, quando a EVERLAST desenhou e desenvolveu os calções com cós de elástico, para substituir os calções de cós de couro, até então usados pelos boxeadores. A empresa então cresceu associada às carreiras de ícones do boxe como Rock Marciano, Sugar Ray - o Robinson e depois o Leonard -, Joe Louis, Floyd Patterson, George Foreman, Mike Tyson, Evander Holyfield e os brasileiros Eder Jofre e Acelino Freitas, se tornando referência para o mundo do boxe a partir de então. E não por coincidência a EVERLAST se tornaria famosa pelo slogan “Choice of Champions” (A escolha dos Campeões).
   

Jacob Golomb dirigiu os negócios até falecer, no início dos anos de 1950, quando seu filho Daniel assumiu o comando da empresa. Inclusive foi Daniel que teve a brilhante ideia ampliar o tamanho do logotipo da marca nas luvas dos boxeadores para aumentar a visibilidade na televisão durante a transmissão da lutas. Mas foi nos anos de 1960, quando a EVERLAST começou a patrocinar o lutador Muhammad Ali, que a marca definitivamente caiu na boca, no pensamento e nos punhos dos amantes do esporte espalhados pelo mundo.
  

Somente em 1983 a empresa, acreditando firmemente que a imagem de vitória, conquista, sucesso e qualidade de seus produtos, ao longo de sua história, podia alavancar e fortalecer as vendas da marca, começou um processo de licenciamento para outras categorias de produtos, primeiramente com uma linha de roupas femininas, que incluía shorts e até roupões. Nos anos seguintes o licenciamento iria englobar desde fragrâncias, óculos, roupas esportivas e urbanas (agasalhos, sungas, camisetas e gorros), bolsas, relógios, chinelos, tênis, cuecas e até energéticos (este introduzido em 2010) e suplementos. Em 2007 a EVERLAST foi adquirida pela empresa britânica Sports Direct (atual Frasers Group), proprietária também de marcas esportivas como Slazenger (conheça a história deste ícone do tênis aqui), No Fear, LA Gear, entre outras.
  

Em 2010, para comemorar seu centenário em grande estilo, a marca americana convocou um velho conhecido: o ex-campeão mundial de pesos-pesados e ícone do esporte Muhammad Ali. Imagens antigas do icônico boxeador em ação utilizando equipamentos da marca foram reutilizadas para a nova campanha de divulgação de uma nova gama de equipamentos de boxe que presta homenagem à grandeza de Ali. Além disso, a EVERLAST lançou um movimento global para as comemorações do centenário, intitulado “What do you fight for?” (algo como, “Pelo que você luta?”). As pessoas podiam contar suas histórias no Facebook da marca e, a cada postagem, a empresa doava US$ 1 à Dr. Theodore A. Atlas Foundation, uma organização que presta serviço comunitário de apoio financeiro, jurídico e emocional a crianças necessitadas.
   

No Brasil, como o boxe tem alma de esporte amador, a marca precisou se reinventar para descobrir outra vocação: a fashion. Com uma linha de moda urbana e esportiva (fitness), a EVERLAST está presente em mais de mil lojas multimarcas espalhadas por todo o território nacional desde 2004. Além disso, recentemente a EVERLAST lançou coleções de roupas desenvolvidas e fabricadas no Brasil, tendo como foco o público feminino.
  

Há mais de um século a dedicação da EVERLAST em criar produtos de qualidade e autenticidade tem sido à base de sua força de crescimento. Pioneira na criação de novos produtos e tecnologias voltadas para a luta, a marca oferece o que há de mais moderno em equipamentos, usados por grandes campeões. Entre as principais tecnologias empregadas em suas luvas é possível destacar: Protex2 (formada por dois anéis de espuma anatômica, que proporcionam o máximo de proteção aos punhos, independente da força do impacto), Evergel (fornece um amortecimento aprimorado para a proteção das mãos, punhos e dedos, dissipando a energia do impacto), Everfresh (a melhor e mais eficiente tecnologia no tratamento antimicrobial, que evita odores e mantém as luvas com cheiro agradável) e Compress-X (projetada para dar maior firmeza com extrema absorção de suor e redução de vibração).
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original era composto por um retângulo amarelo, semelhante a uma fivela do cinto do boxeador. Em 1978 o tradicional logotipo da EVERLAST passou por uma remodelação radical, ganhando uma letra “E” estilizada abaixo do nome, simplificando assim seu visual (agora todo em preto). A partir de 2011, esse logotipo também ganhou uma segunda versão, com novas cores: nome em cinza e a letra “E” em amarelo.
  

Os slogans 
Be First. (2018) 
Unleash. (2012) 
What Do You Fight For? (2010) 
Greatness is Within. (2007) 
Choice of Champions.
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1910 
● Fundador: Jacob Golomb 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Everlast Worldwide Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Frasers Group plc) 
● CEO: Mike Ashley 
● Faturamento: US$ 600 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Material esportivo 
● Principais produtos: Roupas e acessórios esportivos e moda urbana 
● Concorrentes diretos: Pretorian, Fairtex, Cleto Reyes, Nike, Puma, Adidas e Le Coq Sportif 
● Ícones: A associação com o boxe 
● Slogan: Be First. 
● Website: www.everlast.com.br 

A marca no mundo 
A EVERLAST, que virou lenda dentro do pugilismo e se tornou marca número 1 em lutas esportivas no mundo, tanto no boxe como em MMA (Mixed Martial Arts), fatura mais de US$ 600 milhões por ano e está presente em mais de 80 países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha e Brasil (que responde por aproximadamente por 10% do faturamento mundial da marca). A marca investe em um público de 15 a 35 anos, masculino e feminino, e atualmente oferece uma linha de moda urbana composta por malharia, jeans, camisas, tênis e acessórios, além da linha esportiva para corrida, fitness, esportes de ação e aventura e de equipamentos para a prática de lutas, como luas, sacos de pancada, sacos de velocidade e protetores. 

Você sabia? 
Hoje em dia a marca patrocina uma equipe de verdadeiros campeões, como por exemplo, os pugilistas americanos Deontay Wilder, Vergil Ortiz e Daniel Jacobs, o mexicano Canelo Alvarez e o lutador de MMA Andre Harrison. 
A marca atualmente está totalmente integrada com o mundo da moda, aparecendo em desfiles e fazendo parcerias com estilistas famosos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/3/2021

4 comentários:

  1. Anônimo12:08 PM

    Sabe onde encontro camiseta da everlest Juliana

    missimpatia_78@yahoo.com.br

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  2. Anônimo5:16 PM

    Nas lojas de shopping têm.
    Hoje em dia em qualquer loja você encontra !

    Procuraa que você acha =)

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  3. Eu queria saber se tem algum site que indique onde há lojas da Everlast nos Estados Unidos, especificamente, Orlando - Boston - New York. Alguém pode me ajudar?
    Agradeço!

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  4. Anônimo9:22 PM

    Everlast, como diz o slogan principal e de responsa , "a escolha dos campeões" não tem frase melhor de se ouvir!!
    E ainda, mais uma empresa de alto nível e reconhecida com méritos que é criada por um judeu, povo criativo e de alto gabarito que brinda a humanidade volta e meia com marcas de produtos, e não só neste segmento como se bem sabe,de todo tipo e de grande qualidade em todos os aspectos e de satisfação garantida!

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