29.5.06

HERTZ


Ela revolucionou a indústria automobilística tanto quanto as tradicionais montadoras de Detroit. Afinal, em algumas cidades do mundo, em muitos casos, é mais difícil conseguir um táxi do que alugar um de seus carros. Com a HERTZ alugar um carro é a melhor opção seja a negócios ou a lazer. A locadora americana oferece as melhores condições para pagamento, ofertas imperdíveis para locação em finais de semana, além de excelência no atendimento e qualidade na prestação de serviços. Onde quer que suas viagens o levem, a HERTZ está sempre pronta para levá-lo até lá. 

A história 
Tudo começou em setembro de 1918 quando o jovem Walter L. Jacobs, pioneiro no ramo de locação de meios de transporte, com um empréstimo de US$ 2.500 abriu um pequeno negócio de locação de veículos - inicialmente batizado de Rent-a-Ford - localizado em um terreno escondido na cidade de Chicago, estado americano de Illinois. Com 12 automóveis, modelo Ford T, que ele mesmo consertou e pintou, expandiu suas operações a tal ponto que, em cinco anos, os negócios geravam receitas anuais de impressionantes US$ 1 milhão e possuía uma frota de 600 veículos. Em 1923 ele vendeu sua locadora para o austríaco John Daniel Hertz, então presidente da empresa de táxi Yellow Cab, mas continuou como executivo da empresa por muitas décadas. Foi neste momento que a empresa passou a chamar Hertz Drive-Ur-Self System e pouco depois adotou sua tradicional cor amarela, já utilizada na outra empresa do novo proprietário para identificar sua frota de táxis. A fascinação pela cor amarela não era à toa: após um estudo realizado pela conceituada Universidade de Chicago, chegou-se a conclusão de que a cor amarela era a que mais chamava atenção do público. Dois anos depois se tornou a primeira locadora com presença de costa a costa nos Estados Unidos através do sistema de franquia.


O ano de 1926 foi de extrema importância para a empresa, pois além de ser adquirida pela GMC (General Motors Company), apresentou uma ideia vital de merchandising na locação de veículos: uma espécie de cartão de crédito, chamado National Credential, sendo o precursor do cartão HERTZ International AUTO-matic que viria a ser lançado somente em 1959. Foi também a primeira locadora de automóveis a estar presente dentro de um aeroporto em 1932 no Chicago’s Midway Airport. Pouco depois, em 1938, a locadora iniciou sua expansão internacional pelo Canadá. No período de pós-guerra aproveitou-se da retomada das viagens e do turismo e, em 1950, inaugurou sua primeira locadora no continente europeu, localizada na França. A HERTZ trocou de mãos novamente em 1953 quando foi adquirida pela empresa Omnibus Corporation, que deixou de lado suas atividades com ônibus, para se concentrar apenas nos negócios de leasing e locação de automóveis. Um ano depois ganhou novo nome: THE HERTZ CORPORATION.


Pouco depois, em 1955, foi a primeira rede de locadoras a estar presente em mil localidades no mundo. No final desta década, em 1959, foi a primeira locadora de automóveis a utilizar um sistema centralizado de cobrança. No começo da década de 1970 inaugurou o Centro de Reservas Mundial (conhecido como Worldwide Reservations Center) e o HERTZ Data Center na cidade de Oklahoma City, que operava 24 horas por dia, 365 dias por ano, no mundo todo. Com isso, a HERTZ passou a prestar um serviço extremamente eficiente, sempre visando a total satisfação de seus clientes, estejam onde estiverem. Em 1994, a Ford comprou as ações em aberto da empresa e a HERTZ se tornou uma subsidiária totalmente independente da montadora americana. Quase uma década depois a empresa foi vendida novamente, desta vez a um grupo de investidores por US$ 15 bilhões. Em março de 2002 a HERTZ tornou-se a primeira empresa global de aluguel de veículos a operar na China, com pontos de locações em várias cidades do enorme país asiático, como Pequim, Xangai e Guangzhou.


Em 2008 a empresa revolucionou o mercado com o lançamento do Hertz Connect (pouco depois renomeado para Hertz on Demand e agora conhecido como HERTZ 24/7™), um serviço em que consumidores pagam uma taxa anual e apenas o valor do aluguel por hora para usar os veículos da frota. Com isso, eles poderiam contar com a facilidade do carro, sem ter que cobrir as despesas com taxas, estacionamento e até combustível. Inicialmente o serviço de compartilhamento de carros (“carsharing”, em inglês) foi oferecido nas cidades de Londres, Paris e Nova York. Hoje em dia o serviço conta com mais de 300.000 membros e 5.000 veículos/vans em mais de 800 localidades em 8 países do continente europeu. No final de 2012, após dois anos de tentativas, a HERTZ anunciou a compra da Dollar Thrifty Automotive Group por US$ 2.3 bilhões, aumentando assim ainda mais sua presença internacional (já que a concorrente estava presente em aproximadamente 80 países) e no mercado americano e canadense. Apesar de atuarem no mesmo segmento, cada negócio era voltado para um perfil diferente de público. A HERTZ, por exemplo, atende muito bem consumidores que procuram por locação de automóveis para viagens de negócio. Já a Dollar é mais voltada para pessoas que realizam viagens de lazer e a Thrifty é mais orientada para a geração de caixa do grupo.


Em dezembro de 2016, a mineira Localiza Rent a Car anunciou a aquisição das operações brasileiras da empresa (que atuava no país desde 1996), surgindo assim a Localiza Hertz, que assumiu aproximadamente 9.200 carros da HERTZ Brasil e uma rede de 42 agências, sendo dezesseis localizadas em aeroportos. Com isso, a Localiza também passou a oferecer aos seus clientes toda a estrutura da HERTZ em mais de 150 países. A HERTZ também oferece um aplicativo para fazer reservas, contratar serviços, localizar pontos de locação mais próximos, entre outras funções, colocando assim toda a sua expertise a serviço do cliente através de dispositivos móveis.


Em 2018 a HERTZ comemorou 100 anos, cujo pioneirismo e inovação fizeram da marca um verdadeiro símbolo do segmento. A HERTZ foi pioneira ao disponibilizar locação de automóveis a um público maior e a oferecer uma rede de localidades convenientes e atrativas para a locação de automóveis de costa a costa no território americano já em 1925. Uma das atividades pioneiras mais importantes foi a locação “fly-drive” (voar/conduzir), introduzida em 1932, combinando o uso de um carro alugado com uma viagem de avião. Logo depois, em 1933, foi a primeira locadora a lançar o programa “Alugue aqui e devolva em outra localidade” (o chamado “Rent-It-Here/Leave-It-There”). A empresa também foi a primeira a disponibilizar automóveis de vários tamanhos, marcas e modelos, permitindo que os locatários escolhessem o veículo que melhor atendesse às suas necessidades. Além de ser a primeira na indústria de locação de veículos, em 1947, a implantar uniformes para seus funcionários, padronizando assim sua comunicação visual.


A linha do tempo 
1965 
Criação da divisão de aluguel de equipamentos para a construção civil e industrial (HERTZ EQUIPMENT RENTAL), como máquinas de terraplenagem, equipamentos de manuseio de materiais elétricos, compressores de ar, bombas, geradores, pequenas ferramentas, equipamento de compactação e caminhões de construção. Em 2016 essa divisão se tornou uma empresa independente e com capital aberto na Bolsa de Valores. 
1966 
Introduziu em sua frota o Shelby Mustang GT350-H como parte do programa Rent-a-Racer, que disponibilizava carros altamente esportivos e potentes para aluguel. Era uma incrível oportunidade dada às pessoas comuns da classe trabalhadora de poder alugar esses carros esportivos dos sonhos através da HERTZ. O programa “Alugue um Carro de Corrida” fez enorme sucesso entre os americanos por anos. 
1972 
Introdução do #1 Club, um sistema computadorizado que tornava o aluguel de um carro fácil e rápido. 
1978 
Introdução do serviço nacional de assistência para emergência em estradas. 
1984 
Lançamento do sistema de Instruções de Direção Computadorizadas (CDD), que oferecia aos clientes direções detalhadas de como chegar ao destino, incluindo tempo e distância estimados. As indicações eram disponibilizadas nos locais de atendimento de clientes através de terminais com sistema touch-screen e de fácil utilização. A HERTZ oferecia as indicações em seis idiomas: inglês, francês, alemão, italiano, japonês e espanhol. 
1987 
Introdução do Sistema de Devolução Instantânea (HERTZ INSTANT RETURN), agilizando assim o processo. Na localidade de devolução, um agente da empresa atende o cliente com um computador portátil em mãos e antes mesmo do cliente sair do carro, o agente já efetua a transação de devolução. 
1988 
Pioneira ao oferecer automóveis para locação equipados com telefones celulares. 
1989 
Redefiniu o segmento com a criação do programa de fidelidade Hertz #1 Club Gold (hoje Hertz Gold Plus Rewards), que se tornou um símbolo internacional de excelência ao proporcionar para seus membros vantagens (diárias grátis), benefícios exclusivos e serviço rápido e ágil no momento da reserva e retirada do veículo. 
2001 
Introdução do serviço de aluguel chamado HERTZ PRESTIGE COLLECTION, no qual oferecia veículos de luxo, como por exemplo, Jaguar, Land Rover, Audi, Cadillac e Volvo
2002 
Introdução do sistema de rádio via satélite SIRIUS em toda sua frota nos Estados Unidos, que oferecia 65 canais de música, isentos de publicidade, e mais 55 canais de notícia, esportivos e de entretenimento, em âmbito nacional. 
2004 
Introdução, de forma pioneira, de um sistema de locação onde o cliente podia escolher o automóvel pela marca da montadora e o modelo. 
2006 
Introdução do HERTZ FUN COLLECTION, um serviço direcionado para turistas que buscam uma experiência excitante ao volante, disponibilizando para locação modelos de automóveis conversíveis, roadsters e SUVs (veículos utilitários esportivos). 
Introdução do HERTZ GREEN COLLECTION, uma frota de veículos de consumo eficiente e ecologicamente correto. Uma das opções que essa linha oferece é a locação de automóveis híbridos. Além disso, carros elétricos estão disponíveis. 
2011 
Lançamento do serviço HERTZ ADRENALINE COLLECTION, que oferece para locação modelos de automóveis super esportivos, como por exemplo, Mustang Shelby, Dodge Challenger, Corvette Convertible e Camaro SS. 
Lançamento dos quiosques ExpressRent, que oferecem a possibilidade de alugar automóveis de forma prática e rápida em aeroportos e outras localizações através de computadores. 
2016 
Lançamento do HERTZ ULTIMATE CHOICE, um programa que permite ao cliente chegar aos pontos de retirada e escolher o carro que quer dirigir dentro da categoria reservada.


Com a Hertz você nunca estará perdido 
Muitos antes da popularização dos conhecidos GPS, a HERTZ disponibilizou em seus carros o sistema de navegação. Isto aconteceu em 1995 com a introdução do NeverLost® no mercado americano. O sistema-guia, amigável ao usuário, oferecia instruções de direção passo a passo para praticamente qualquer destino em uma área geográfica, através de uma pequena tela instalada dentro do veículo, entre o assento do motorista e do passageiro, com sistema de voz operado por computador. A empresa inicialmente instalou 600 unidades na sua frota em nove localidades em aeroportos e, um ano mais tarde, expandiu o serviço opcional para um total de 16 cidades americanas com a instalação de mais de 7.500 unidades adicionais, disponibilizando mais de 8.000 unidades no total. Atualmente, a HERTZ possui mais de 150.000 sistemas NeverLost® disponíveis em mais de 100 cidades nos Estados Unidos e Canadá. Em 2011 foi apresentada a geração 5 do sistema, que contava com acesso touch screen, serviço de concierge (o passageiro liga, pede informações e o concierge carrega remotamente no aparelho do carro) e o online trip planner, em que o motorista planeja sua viagem online ao alugar o veículo.


A comunicação 
A comunicação da marca começou a ganhar notoriedade no outono de 1975 quando o então astro de futebol americano, o jogador do Buffalo Bills O.J. Simpson, apareceu pela primeira vez como porta-voz nas peças publicitárias da HERTZ. A empresa de aluguel de carros procurava uma nova maneira de atrair clientes e encontrou no carismático astro esportivo um forte motivo para convencer o público. A aparição de O.J. Simpson na publicidade abriu as portas para atletas afro-americanos na publicidade. Até então as campanhas eram feitas quase que exclusivamente por atores brancos. O primeiro comercial mostrava o astro atravessando um terminal de aeroporto, vestido com um terno e carregando uma maleta, pulando sobre assentos das fileiras e grades para pegar seu carro alugado na HERTZ, que já o aguardava depois do voo. Uma mulher torcia e gritava: “Vá, O.J., vá!”. O comercial era encerrado pelo slogan “Hertz, the superstar in rent-a-car” (em português algo como “Hertz, a estrela do aluguel de carros”). E foi um sucesso instantâneo entre os americanos.

   

Nos anos seguintes Simpson se transformou na imagem da HERTZ e apareceu nos comerciais da marca com a lenda do golfe Arnold Palmer e a atriz Jamie Lee Curtis. Durante quase 20 anos O.J. Simpson foi o porta-voz da HERTZ e transformou a marca entre as mais populares na lembrança dos americanos. O.J. Simpson teve seu contrato encerrado em 1994 após ser acusado de assassinato de sua ex-mulher, Nicole Brown, e de seu amigo Ronald Goldman. Após um longo e cinematográfico julgamento, ele foi absolvido, mas se envolveu em outros crimes, como assalto à mão armada, e acabou sendo preso em 2008.


A mascote 
Em 2011 a HERTZ resolveu criar uma mascote que representasse a marca no mundo inteiro. Batizado de HORATIO (Horácio no Brasil), esse simpático bonequinho amarelo com uma grande cabeça e uma piscadela permanente surgiu para rejuvenescer a marca e atrair um público mais jovem, tendo presença constante em sua comunicação. O personagem foi nomeado assim pelo principal executivo da empresa em homenagem à Horatio Nelson Jackson, um médico que se tornou uma das primeiras pessoas a dirigir um carro pelos Estados Unidos. Trazido à vida pela voz do ator Owen Wilson, Horatio servia como a voz da marca e reforçava que a HERTZ permitia que as pessoas viajassem da maneira que desejavam. A mascote também tinha presença maciça nas mídias sociais para dar dicas de roteiros, segurança, viagens, gastronomia e muito mais.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original da marca tinha um formato de coração. Esse formato era um símbolo do significado alemão da palavra “Hertz” (“coração”). Pouco depois, a HERTZ simplificou sua identidade visual, que passou a utilizar as cores preta e amarela. Na década de 1970 o fundo amarelo se tornou quadrado, foi adotada uma nova tipografia de letra e a expressão “Rent A Car” retirada. Em 1988 surgiu, talvez, o logotipo mais famoso da marca: o fundo amarelo foi eliminado, o nome da marca passou a ser escrito em amarelo com contorno em preto, criando um efeito 3D.


Em 2009 a HERTZ alterou sua identidade visual com o lançamento de um novo logotipo, que ganhou uma nova fonte de letra, a cor preta para o nome da marca e passou novamente a contar com um fundo amarelo (mas poderia ser aplicada também sobre um fundo preto). O atual logotipo da marca foi apresentado em 2018: nome em preto e um traço amarelo abaixo. Se for aplicado em fundo preto, o nome HERTZ adota o amarelo como cor.


Os slogans 
We’re here to get you there. (2018) 
Traveling at the speed of Hertz. (2012) 
Journey on. (2010) 
We’re Hertz. They’re not. (2007) 
Love the road. (2007) 
Rent Wisely. (2006) 
We’re going your way. 
There’s Hertz and Not Exactly. (1993) 
We’re America’s wheels. (1989) 
You don’t just rent a car. You rent a company. (1987) 
Where winners rent. (1979) 
The superstar in rent-a-car. (1975) 
Let Hertz put you in the driver’s seat. (1966) 
Hertz put you in the driving seat. (1961) 
Get the Hertz habit it’s getting around. (1959) 
More people by far use Hertz Rent a car. (1957) 
Acelerando com o Brasil. (Brasil, 2013)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Setembro de 1918 
● Fundador: Walter L. Jacobs e John Daniel Hertz 
● Sede mundial: Estero, Flórida, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: The Hertz Corporation 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Hertz Global Holdings Inc.) 
● Chairman & CEO: Kathryn Marinello 
● Faturamento: US$ 7 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Pontos de locação: 10.200 
● Frota: 500.000 veículos 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 30.000 
● Segmento: Locação de automóveis 
● Principais produtos: Aluguel diário, terceirização de frota e vendas de carros 
● Concorrentes diretos: Avis, Enterprise, Alamo, National Car Rental, Budget, ZipcarSixt e Europcar 
● Slogan: We’re here to get you there. 
● Website: www.hertz.com 

A marca no mundo 
A HERTZ está presente em 150 países ao redor do mundo com mais de 10.200 localidades (mais de 1.600 delas em aeroportos), disponibiliza uma frota superior a 500 mil veículos, recebe aproximadamente 40 milhões de ligações e faz mais de 30 milhões de reservas todos os anos. A locadora número um no mercado mundial tem faturamento estimado de US$ 7 bilhões (excluindo as marcas Dollar e Thrifty) e oferece uma vasta gama de modelos atuais de automóveis em locações por curto período de tempo (diária, semanal ou mensal) em aeroportos, bairros centrais, centros comerciais, áreas residenciais e de resorts. É a locadora número um dentro dos aeroportos americanos e em 130 dos maiores aeroportos europeus. 

Você sabia? 
A HERTZ também possui produtos e serviços de locação como GPS, cadeirinha de bebê, serviço de motorista, grupos especiais e diferenciados, programas com tarifas exclusivas para clientes de grandes empresas, além de possibilitar a locação de automóveis por menores de 21 anos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 14/5/2020

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