22.5.06

LA PERLA


Os valores da sedução, uma conquista definitiva das mulheres, são os primeiros sinais de um revolucionário culto ao corpo, sublinhado por transparências, rendas e formas que exaltam a figura feminina. E a marca LA PERLA faz isso com maestria através de seus produtos sofisticados e ao mesmo tempo pra lá de sensuais. Não por menos conquistou estrelas como Elle Macpherson e Naomi Campbell, a cantora Madonna, as atrevidas Dita Von Teese e Kourtney Kardashian e a atriz Meg Ryan, que fazem questão de vestir lingeries da prestigiosa grife italiana. 

A história 
A LA PERLA, que se transformou em uma marca de alta costura em lingerie, foi fundada pela artesã Ada Masotti em 1954 na cidade italiana de Bolonha, onde a tradição das fábricas de seda e fabricação de tecidos remonta ao século XVII, quando esta inaugurou um pequeno e modesto ateliê artesanal para confecção de espartilhos. Poucos anos mais tarde, ela expandiu seu talento e experiência com espartilhos (tinha o apelido de “tesoura de ouro”) para diferentes tipos de lingeries e roupas de dormir. A primeira coleção, batizada de LA PERLA (“a pérola” em italiano), era composta de lingeries (calcinhas, sutiãs, corpetes e cinta ligas) decorados com pedras semipreciosas e pérolas. O estojo forrado de veludo vermelho que servia de embalagem às suas criações, muito semelhante a um porta-joias, contribuiu para alcançar um incomparável sucesso no início dos negócios, e foi fonte de inspiração para a criação do nome da marca. Utilizando as melhores matérias-primas - sedas italianas, rendas e tules bordados - e um senso estético apurado, Ada sempre valorizou as formas femininas. Ela tinha um conhecimento profundo do corpo feminino e a fusão entre inovação e tradição serviria para projetar a marca no mundo.


Ainda na década de 1960 iniciou uma tímida expansão internacional da marca. Neste período a LA PERLA inovou ao oferecer lingeries ousados em várias cores, como vermelho, amarelo e lilás, em contrapartida ao tradicional bege, branco ou preto, comumente utilizado na época. O sucesso de seus lingeries coloridos foi quase imediato. Outra novidade lançada pela marca italiana foi o conjunto de lingerie com cores diferentes, além de estampas florais e padronagens xadrez. Depois de uma década dedicando-se exclusivamente a confecção de lingeries a marca resolveu diversificar sua linha com o lançamento em 1965 da moda praia, composta por sofisticados biquínis e maiôs inspirados na alta costura. Neste mesmo período foi lançado o primeiro sutiã triângulo em seda, que permitia o movimento livre e refletia a preferência da moda por um busto menor.


Na década de 1970, a LA PERLA começou a traçar um novo caminho no segmento de roupas íntimas ao lançar peças com Lycra e tecidos que possuíam grande elasticidade, moldando-se ao corpo e dando uma aparência ainda mais sensual. Os novos lingeries proporcionavam maior maleabilidade e conforto, bastante ideal para as mulheres com pernas finas e bustos pequenos daquela época. Em 1981, o filho da fundadora da empresa, Alberto Masotti, assumiu o comando da LA PERLA, expandindo e desenvolvendo ainda mais a marca. Nesta década a LA PERLA diversificou sua linha de produtos introduzindo uma pequena coleção de roupas íntimas masculinas (1985); lançando uma coleção de óculos; o primeiro perfume (introduzido em 1986, acondicionado em um moderno frasco desenvolvido pelo designer Pierre Dinand, que apresentava formas delicadas imitando as curvas femininas), entre outros itens. As novidades em termos de lingeries foram muitas: passou a ser uma peça de sedução, para ser mostrada e confeccionada com diversos tipos de materiais.


Em 1991 inaugurou suas primeiras lojas próprias nos principais centros de moda no mundo: Milão e Paris. No ano seguinte a marca italiana foi uma das primeiras a levar suas roupas íntimas para a passarela em um desfile realizado em Paris, onde uma das modelos vestida de palhacinho, em seda e rendas, usava chapéu e sapatos. Foi um verdadeiro sucesso. Nos anos seguintes a marca iniciou a abertura de várias lojas próprias em importantes metrópoles como Londres, Nova York, Barcelona, Hong Kong e Tóquio. Além disso, em 1993, lançou sua primeira fragrância masculina, chamada Grigioperla. Em 1994 introduziu um sutiã (Sculpture Bra) que deixava os contornos dos seios mais elegantes e ao mesmo tempo sensuais. Foi uma revolução e caiu no gosto das exigentes consumidoras da marca. A comunicação da marca nesta época se tornou mais ousada utilizando fotos de mulheres belíssimas e homens em uma espécie de transgressão aos valores tradicionais. O resultado foi o projeto chamado “Senso”, um catálogo livro onde os fotógrafos projetaram a elegância erótica da mulher em sonhos e transgressões através de fotografias sensacionais.


Nos anos seguintes a expansão da linha de produtos da marca teve continuidade com o lançamento de calças jeans (depois descontinuada); novos perfumes, como por exemplo, o Prive, introduzido em 1998; uma pequena linha de cosméticos; a coleção de prêt-à-porter (introduzida em 2002 e assinada pelo estilista Alessandro Dell’Acqua); uma coleção de lingeries mais ousadas e sexy, em 2003; e sapatos (introduzidos em 2007); entre outros produtos. A partir de 2005 a marca começou a apostar muito no mercado asiático (especialmente China) e no leste europeu com abertura de lojas nas principais cidades dessas regiões. Em outubro de 2008, a marca italiana foi comprada pela JH Partners, sediada em San Francisco, então proprietária da Samsonite, por aproximadamente US$ 230 milhões. Os novos proprietários investiram na expansão internacional da marca italiana inaugurando novas lojas e também na criação de novos produtos, como o perfume La Perla J’aime La Nuit, que evocava noites românticas e a magia de uma linda mulher, envolta em um véu de segredos; e sua primeira coleção de roupas íntimas especialmente para noivas, composta por corpetes, calcinhas e sutiãs feitos em tecidos macios e que receberam detalhes em renda Chantilly, além de uma linha especial para a noite de núpcias, com peças inspiradas na década de 1920.


Em meados de 2013, a LA PERLA foi vendida para holding SMS Finance, controlada pelo empresário Silvio Scaglia, que relançou a marca no mercado com grandes investimentos. Ainda neste ano, lançou o serviço Made to Measure, peças exclusivas e personalizadas que se tornam únicas à medida que são costuradas à mão, personalizadas com um monograma bordado em fios de ouro. Porém, de forma surpreendente, o empresário alemão Lars Windhorst, através de seu fundo de investimento, adquiriu a empresa italiana em agosto de 2018. Este ano também foi marcado pelo lançamento da linha La Perla Second Skin, que apresentou roupas íntimas cortadas a laser sem costura. E sob nova direção, a marca italiana resolveu focar suas coleções em roupas íntimas, para dormir e moda praia. Além disso, criou a LA PERLA BEAUTY, responsável pelo desenvolvimento e lançamento de fragrâncias de luxo, cosméticos e produtos para o cuidado da pele. Outra novidade foi o lançamento da LA PERLA HOME, uma linha de roupas de cama (lençol e fronhas), cobertores, mantas, robes e toalhas feitas com os melhores tecidos. Uma verdadeira alquimia sedutora de bordados, cores, conjuntos e detalhes de alto design em grande estilo italiano. Em 2019, para comemorar seus 65 anos, a LA PERLA lançou a linha Maison, composta por peças com apliques de renda feitos à mão com técnicas tradicionais de bordado florentino, mantendo a marca firmemente enraizada em seu patrimônio cultural.


Hoje em dia, mãos hábeis e talentosas, capazes de transformar tecidos exclusivos e as mais delicadas rendas em verdadeiros objetos de desejo são responsáveis pela criação das principais coleções da marca italiana. Os modelos apresentam silhuetas ousadas e elegantes, elaboradas com tecidos delicados e acabamentos complexos. Recortes translúcidos, detalhes em renda e uma paleta de tonalidades românticas arrematam o visual sofisticado, sexy e glamoroso da das roupas íntimas femininas da grife. A LA PERLA oferece diversas linhas: roupas íntimas clássicas; coleções mais ousadas; uma linha mais acessível e voltada às consumidoras mais jovens; peças com estilo mais casual e preço mais acessível; e até uma coleção de lingeries pretas decoradas com elegantes detalhes em renda. Foi graças à sabedoria com que sempre celebrou o corpo feminino, que a LA PERLA se firmou nos dias de hoje como um das mais prestigiadas grifes de moda italiana. Prova disso são os corpos femininos que desfilam os produtos da marca tanto nos mais luxuosos quartos de hotéis, nas agitadas areias da chique e badalada Riviera Francesa, como em alguma ilha exótica da Indonésia.


A sedução do luxo 
Fazer da lingerie de luxo uma protagonista é o grande trunfo da LA PERLA. De tão lindos, pijamas como camisolas curtas podem fazer às vezes de blusas ao lado de calças. Da mesma forma, um robe com detalhe de renda vira quimono e ganha às ruas na companhia de calças jeans e tênis, em um mix bem moderno. Também os materiais exclusivos são grandes diferenciais na composição das coleções da marca italiana. Os materiais utilizados na confecção de suas desejadas e sofisticadas lingeries são de altíssima qualidade e tecnologia. Um exemplo disso é que a LA PERLA resgatou uma antiga técnica criada pelos ingleses na confecção de rendas. Além disso, as peças são trabalhadas com técnicas como o sutache (laços e fitas em seda) e o frastaglio, aplicações em relevo em tecidos de renda, tule ou outros.


Exemplos desse esmero na fabricação de suas peças não faltam. Como por exemplo, em 2006 quando a marca italiana resolveu prestar uma homenagem ao centenário da pintora mexicana Frida Kahlo, falecida em 1954. Olga Masotti, nora da fundadora da grife italiana, criou um colorido corpete (espartilho) inspirado nos traços marcantes da artista, considerada uma das mais importantes do século passado. O modelo, uma série limitada de apenas 50 exemplares no mundo, era todo bordado à mão com 3.500 cristais Swarovski. O preço da “obra de arte”: US$ 3.400. Pouco depois, em 2008, a marca criou uma sofisticada coleção de edição limitada inspirada em marca d’água (filigrana) com a utilização de joias e pedras preciosas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca italiana passou por apenas uma remodelação ao longo dos tempos. Isto ocorreu há alguns anos atrás, quando o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1954 
● Fundador: Ada Masotti 
● Sede mundial: Bolonha, Itália 
● Proprietário da marca: La Perla Fashion Holding N.V. 
● Capital aberto: Sim 
● CEO: Pascal Perrier 
● Diretor criativo: Alessandra Bertuzzi 
● Faturamento: €106 milhões (2018) 
● Lucro: Não divulgado 
● Valor de mercado: €535.9 milhões (outubro/2019) 
● Lojas: 100 
● Presença global: 80 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 900 
● Segmento: Moda íntima 
● Principais produtos: Lingeries, pijamas, biquínis, maiôs e perfumes 
● Concorrentes diretos: Agent Provocateur, Victoria’s Secret, Chantelle, Intimissimi, Wolford, Kiki de Montparnasse e Baci Lingerie 
● Ícones: Os materiais e a sensualidade de seus lingeries 
● Slogan: Makers of fine lingerie. 
● Website: www.laperla.com 

A marca no mundo 
Os luxuosos produtos LA PERLA (roupas íntimas, camisolas, moda praia, perfumes), além de serem vendidos nas melhores e mais chiques lojas de departamento do mundo, podem ser encontrados em aproximadamente 100 lojas próprias espalhadas por países como França, Itália, Estados Unidos, Espanha, Japão, Inglaterra, Alemanha, Rússia, China, Cingapura, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, entre outros. Além disso, os produtos da grife podem ser encontrados em mais de 3.000 sofisticados pontos de venda no mundo. Os produtos da grife italiana são comercializados 60% na Europa, 23% na Ásia e 17% no mercado americano. 

Você sabia? 
Embora o principal foco da marca seja lingerie, uma linha de sungas masculinas ganhou destaque em 2006 quando o ator Daniel Craig assumiu o papel de James Bond pela primeira vez. Em seu filme de estreia, Casino Royale, ele fez história quando saiu do mar em uma sunga azul com detalhes pretos da LA PERLA, um dos momentos memoráveis de 007. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Exame, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites de moda (Farfetch), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 31/10/2019

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