10.5.06

MENTOS


Suas irresistíveis balas mastigáveis conquistaram o mundo graças a sua fórmula inovadora: por fora, crocante e doce; por dentro, macia e cheia de sabor, alguns deles inusitados. Possuem um sortimento de sabores e embalagens próprias para cada situação. Além, é claro, de um efeito refrescante sem igual. As balas, pastilhas e gomas de mascar MENTOS são desenvolvidas para causar as mais deliciosas sensações em milhões de bocas ao redor do mundo. 

A história 
A história dos confeitos MENTOS começou no ano de 1932 quando os irmãos Machiel e Pierre van Melle, donos da empresa Van Melle, produtora de balas e fundada em 1900 na pequena cidade holandesa de Breskens, durante uma viagem de trem para Cracóvia na Polônia, souberam de uma receita diferente para produzir caramelo macio de frutas. Essa viagem influenciou os irmãos a criarem uma bala com sabor de menta (peppermint) chamada inicialmente DROPS MENTOS. No início o produto, em formato oval com uma dura cobertura de açúcar e recheio cremoso, foi comercializado somente na Holanda. Após o término da Segunda Guerra Mundial, com a fábrica original destruída em um bombardeio, a empresa construiu uma nova planta fabril na cidade de Roterdã e pouco depois, no início da década de 1950, as refrescantes balas MENTOS começaram a serem exportadas para países europeus como França, Alemanha e Reino Unido.


Na década de 1960, acompanhando as mudanças culturais e comportamentais na sociedade mundial, o produto foi introduzido no mercado na embalagem estilo rolo (atualmente conhecido como Stick), contendo 14 pequenas balas, tornando a marca MENTOS ainda famosa no mundo inteiro por sua praticidade e aumentando consideravelmente suas vendas. MENTOS foi lançado no mercado americano em 1972 e, no ano seguinte, o produto ganhou novos sabores como canela (cinamon), Menthol e sabores de frutas (como laranja, limão e morango). Um verdadeiro sucesso amparado pelos seus primeiros comerciais de televisão apresentados ao público em 1976. Os confeitos no sabor de chocolate foram introduzidos no mercado em 1989, mas, devido a pouca aceitação, foram descontinuados poucos anos depois. Na década de 1990, a campanha publicitária The Freshmaker se tornou um sucesso entre os jovens, sendo responsável pelo aumento das vendas de MENTOS nos anos seguintes. Em março de 2001, a empresa produtora de MENTOS, a holandesa Van Melle, se associou com a italiana Perfetti, fundada por Ambrogio e Egidio Perfetti em 1946, resultando na Perfetti van Melle.


Nos anos seguintes a marca MENTOS revolucionou o mercado de balas e gomas de mascar com a introdução de produtos diferenciados e inovadores como MENTOS BREATHMAKERS (2002), pastilhas em tamanho menor, mas com um poder refrescante muito mais forte que a original; MENTOS SUGARFREE (2005), o tradicional confeito sem açúcar; MENTOS CHEWING GUM, primeira goma de mascar da marca, lançada em 2005 na Europa; MENTOS PURE FRESH (2007), gomas de mascar com recheio líquido sem açúcar com poder mais longo de refrescância e sabor intenso vendidas em potinhos modernos e práticos, perfeitas para levar no porta copos do carro, colocar mesa do escritório e para compartilhar com os amigos; MENTOS DUO BLACK ICE (2009), com duplo sabor de menta forte que produz a sensação prolongada de hálito fresco; e mais recentemente MENTOS CHOCO (2014), uma deliciosa bala mastigável com recheio líquido de chocolate; e MENTOS COOL GEL, uma goma de mascar que possui recheio com gel refrescante, proporcionando um hálito fresco instantaneamente.


Nos últimos anos a marca também tem lançado no mercado edições limitadas, como por exemplo, em 2017, quando introduziu o MENTOS SAY HELLO (nas versões menta e frutas), onde cada bala mastigável tinha impressa em sua camada dura de açúcar desafios como “High Five” (aquele comprimento típico americano) ou “Selfie”. Ao todo eram 34 desafios diferentes como dançar moonwalk (aquele passinho que Michael Jackson fazia tão bem), apertar as mãos, trocar números de telefone, contar uma piada, ou até jogar pedra, papel e tesoura. Esses desafios foram criados para incentivar a interação entre os consumidores, fazendo com que se afastem de seus telefones e desfrutem de um momento compartilhado com outras pessoas ou amigos.


Além disso, a marca se destacou no mercado por sempre introduzir embalagens ousadas e práticas, fazendo com que o consumo de MENTOS disparasse em virtude de atender as necessidades específicas de várias situações de consumo e os anseios dos consumidores. Além dos tradicionais “Rolls” (rolinhos), caixinhas, MINI MENTOS (com apenas cinco balas), a marca apresenta também o MENTOS CUBE (lançada em 2009), uma goma de mascar cúbica, com textura suave, refrescância instantânea e sabor prolongado, cuja embalagem é quadrada para acompanhar o formato do produto. Balas, pastilhas e gomas de mascar com conceito, embalagens e sabores inusitados que transformaram MENTOS em uma marca inovadora e espontânea, que leva refrescância ao mundo há quase 90 anos. Assim foi construída a marca MENTOS.


Os produtos e sabores 
Pelo mundo afora MENTOS é comercializado em uma grande variedade de sabores e embalagens para atender aos mais diferentes gostos e respeitar hábitos locais de consumo. Os mais populares sabores são menta, mistura de frutas, laranja, morango, cereja e limão. Outros sabores incluem: frutas vermelhas, maçã-verde, uva, canela, pêssego, melancia, morango com iogurte, tutti-frutti, framboesa, abacaxi, maçã e manga (introduzido em 2006 somente no mercado japonês). Na Holanda são vendidas duas versões de menta: Strong (extremamente forte) e Air Action (mais suave). Já na Alemanha existe o ENERGY MENTOS, onde uma embalagem com 14 balas equivale à quantidade de cafeína em duas xícaras de café; e na Austrália e Nova Zelândia, o FRESH COLA MENTOS, com sabor de refrigerante de cola. As pastilhas também podem ser encontradas em outras variações, como por exemplo, MENTOS ICE (com intenso poder refrescante) e MENTOS TEENS (balas coloridas em vários sabores como morango, framboesa, uva verde, cereja, limão e laranja) lançado em 2006 e vendido no Brasil e outros países da América Latina, direcionado para um público adolescente.


A marca MENTOS ainda conta com uma linha de gomas de mascar vendidas em diversos países como Holanda, Brasil, China, Canadá, Austrália, Grécia, Turquia, Polônia, Filipinas, Reino Unido e Estados Unidos. Essa linha é composta por chicletes normais (MENTOS CHEWING GUM); chicletes redondos sem açúcar, com casquinha crocante e recheio líquido (MENTOS PURE FRESH); chicletes com poder de clareamento dos dentes (MENTOS PURE WHITE); chicletes em forma de quadrados para fazer bolas enormes (MENTOS BUBBLE GUM); e o MENTOS PURE FRESH 3, que inova com o tradicional formato “slab” (macio, fino e retangular), sendo a primeira goma de mascar sem açúcar com três camadas, lançado em 2011.


Entre as últimas grandes novidades lançadas no mercado pela marca estão: MENTOS AQUA KISS, única goma de mascar que dá água na boca, pois além de proporcionar um beijo surpreendente, possui um novo conceito de embalagem que confere elegância e tecnologia; MENTOS POWER KISS, primeira linha de mini pastilhas sem açúcar da marca, disponível nos sabores Orange Mint (laranja e menta) e Extra Mint (menta forte); UP2U MENTOS (2012), gomas de mascar e pastilhas com dois sabores (menta e tutti-frutti) em uma mesma embalagem; e MENTOS STRIPE (2013), uma goma de mascar muito maior do que a tradicional e com duração de sabor prolongado. Os produtos MENTOS são comercializados em várias embalagens como os tradicionais rolos com 14 unidades (stick), rolos com 5 unidades (mini stick), caixinhas (Flip Top e Slim Box), potinhos (bottles), caixas grandes com 24 unidades (Mega Box) e saquinhos individuais (Mono).


As inovações no Brasil 
Desde que foi lançada no Brasil em 1964 a marca MENTOS vem anos após ano reforçando seu pioneirismo no setor de confeitos e gomas de mascar com produtos inovadores, como por exemplo, as embalagens Flip Top (caixinha) com textos em Braile (2001), descrevendo o sabor do produto e o número do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor); as tradicionais balas com vitamina C (2005); MENTOS PURE FRESH (2007), primeira microgoma de mascar do mercado brasileiro com alto poder refrescante e vendidas em potinhos (embalagem única no mercado que incentiva o consumo por impulso) contendo 25 unidades; MENTOS DOUBLE MIX (2007) um mix contendo dois sabores campeões de aceitação, morango e maçã-verde; MENTOS RAINBOW (2008), uma embalagem com um mix de 7 sabores, formando um verdadeiro arco-íris de cores; MENTOS BLAST FRUTAS VERMELHAS & LIMÃO, uma goma de mascar vermelha por fora com recheio líquido por dentro; e mais recentemente MENTOS MINTENSITY (2011), que proporciona quatro diferentes sensações de refrescância (em uma única embalagem é possível encontrar quatro diferentes sabores e intensidade de menta); MENTOS KISS (2013), primeira pastilha sem açúcar da marca no Brasil, atraindo a atenção dos consumidores por ser vendida em uma lata de alumínio moderna e inovadora; e MENTOS BEATS FRUIT, pequenas balas de frutas com casquinha crocante e macia por dentro nos sabores maçã verde, cereja, laranja, limão e morango.


Em 2019, a marca inovou mais uma vez ao lançar a edição limitada MENTOS YOU, que trazia novo visual da embalagem (stick), cuja novidade era a presença de frases com palavras que terminam em MENTOS. O objetivo da marca era promover a interação entre seus fãs, compartilhando MENTOS, seja entre um grupo de amigos, em casa ou no trabalho. Cada embalagem tinha uma mensagem que podia ser dividida com uma pessoa, promovendo conexões. Uma forma simples, cheia de sabor e sentimento, para dividir e compartilhar mensagens, estimulando a conexão na vida real. A celebração sobre amor, amizade e positividade vinha expressa nas dezesseis diferentes frases, entre as quais: “No meu coração você causa derretiMENTOS”; “Casa comigo? Vou atrás dos docuMENTOS”; “Você acelera meus batiMENTOS”; “Você ocupa todos os meus pensaMENTOS”; “Minha vida sem você: não vejo fundaMENTOS”; “Quero te abraçar até causar esmagaMENTOS”; “Quero você só pra mim, sem compartilhaMENTOS”; ou “Você refresca meus pensaMENTOS”.


Mentos e os refrigerantes de cola 
As experiências feitas com MENTOS e refrigerantes de cola são bastante interessantes e divertidas, além de ajudarem a difundir ainda mais o nome da marca através da curiosidade das pessoas. Afinal, jogar balas MENTOS dentro de uma garrafa de Coca-Cola resulta em uma explosão? A moda começou nos Estados Unidos em 2004 quando dois rapazes (um professor e um advogado) fizeram um vídeo que foi inspirado pela famosa fonte situada em frente ao mítico hotel Bellagio em Las Vegas. Para esta experiência 101 garrafas de dois litros de refrigerante de cola e 523 MENTOS foram utilizados. É sabido que a reação não é química, e sim física. Isto porque, os refrigerantes de cola contem certa quantidade de CO2 (dióxido de carbono, um gás naturalmente presente no ar que respiramos) dissolvido em água na forma de pequenas bolhas mantidas juntas através de uma apertada malha de moléculas de água ao redor de cada uma delas. A dissolução de CO2 na Coca-Cola encontra-se em equilíbrio instável, chamado “metaestável”. De fato, você pode ver a mesma coisa durante as premiações de Fórmula 1, quando um piloto chacoalha uma garrafa de champanhe. A energia transmitida ao se chacoalhar a garrafa quebra essas pequenas bolhas, transformando-as em novas bolhas maiores e em rápida formação de espuma. Esse processo (chamado “nucleação”) também é gerado pela aspereza da superfície dos confeitos MENTOS, que fornece muitos pequenos recessos e fissuras que permitem que novas bolhas se formem com mais rapidez. Conforme a superfície de MENTOS se dissolve, a aspereza e os centros de nucleação aumentam, o processo se acelera, e a quantidade e intensidade dos jatos de espuma aumentam. Essas experiências também foram feitas com outras combinações de refrigerantes e doces, mas nenhuma outra pode bater o efeito de refrigerante de cola e MENTOS até agora. O vídeo pode ser assistido abaixo.

     

Essas experiências ganharam ainda mais popularidade quando o programa MythBusters (Episódio 57; Temporada 4; “Mentos and Soda”; transmitido em 9 de agosto de 2006), no Brasil conhecido como Caçadores de Mitos, dedicou um quadro que provou como a reação de MENTOS com refrigerantes de cola exatamente acontecia.


Campanhas que fizeram história 
Boa parte da popularidade de MENTOS pode ser atribuída às inusitadas, irreverentes e hilariantes campanhas publicitárias da marca que estrearam na televisão americana em 1992 com o slogan THE FRESHMAKER. Nos comerciais, problemas da vida cotidiana eram resolvidos de uma forma criativa, hilariante e muitas vezes desconexa depois do consumo de MENTOS. E quem não se recorda de outra campanha publicitária, lançada em 2003, com o slogan “Save Your Mouth For Mentos” e protagonizada por simpáticas e hilariantes ovelhas?


A evolução visual 
A identidade visual da marca MENTOS passou por modernizações ao longo de sua história. A primeira modernização ocorreu em 1975, quando foi adotada uma tipografia de letra mais encorpada e uma tonalidade de azul mais clara. Em 2000 a marca apresentou um logotipo com uma discreta alteração na tipografia das letras (mais perceptível na letra T). Esse logotipo passaria por uma modernização em 2006, quando ganhou efeitos 3D.


Os slogans 
Who says no to Mentos? (2015) 
Stay fresh. (2013) 
Roll With It. (2013) 
There’s nothing like a Mentos Kiss. (2007) 
Save Your Mouth For Mentos. (2003) 
Fresh Goes Better. (1994) 
The freshmaker. (1992) 
The World’s gone MENTOS. 
Chew fresh. Be fresh. 
Quem diz não a Mentos? (2016, Brasil) 
Surpreendente. (2006, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Holanda 
● Lançamento: 1932 
● Criador: Machiel e Pierre van Melle 
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: Perfetti van Melle Group B.V. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Sameer Suneja 
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Pastilhas e gomas de mascar 
● Concorrentes diretos: Tic Tac, Life Savers, PEZ, Smint, Altoids, Halls, Luden’s, Polo, Ice Breakers, Orbit, Trident e Valda (Brasil) 
● Ícones: As embalagens criativas 
● Slogan: Who says no to Mentos? 
● Website: www.mentos.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos MENTOS, que incluem balas, pastilhas refrescantes e gomas de mascar em uma grande variedade de sabores, são comercializados em mais de 130 países ao redor do mundo. São consumidos a cada segundo aproximadamente 4.500 rolos (contendo 14 pastilhas) de MENTOS no mundo inteiro, que alcança faturamento anual superior a US$ 1.2 bilhões, sendo a marca mais importante da empresa Perfetti van Melle, também produtora dos famosos pirulitos Chupa Chups

Você sabia? 
Uma típica bala MENTOS tem aproximadamente 2 cm de diâmetro e 38 gramas. 
Durante a Copa do Mundo de Futebol de 2014, a marca lançou no Brasil o BRAZILIAN TEAM MENTOS, com as famosas balas em verde (maçã-verde) e amarelo (laranja). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites (Embalagem Marca), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 14/12/2019

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