Dizem que para beber o melhor café do mundo é necessário um verdadeiro ritual em seu preparo. Ferver a água até uma determinada temperatura. Coá-lo de uma forma especial. Isto pode ser até verdade, mas a marca líder no mundo não pensa assim. Ou melhor, facilita a vida de quem gosta de saborear um bom café. Este é o estilo de NESCAFÉ, que conquistou milhões de pessoas ao redor do mundo com diferentes variedades, atendendo a diferentes gostos e preferências. Afinal, quer seja um café quente e saboroso logo pela manhã, um delicioso cappuccino ao final da tarde ou um latte à noite com os amigos, tudo começa com um NESCAFÉ.
A história
Tudo começou em 1929 com a crise econômica na Bolsa de Valores de Nova York e quando uma superprodução de café fez os preços do produto no mercado internacional despencaram acentuadamente. O Brasil, então maior produtor de café da época, entrou em uma séria crise. Entre 1931 e 1938, foram destruídas nada menos que 71 milhões de sacas de café. Diante de um quadro tão grave, membros do governo brasileiro solicitaram a Louis Dapples, então presidente da Nestlé, um estudo para o desenvolvimento de uma forma ou método para conservar um produto perecível como o café, tal como anteriormente havia conseguido com o leite em pó, visando promover assim um aumento do consumo interno. Depois de sete anos de intensas pesquisas comandadas pelo químico Max Morgenthaler e sua equipe, a Nestlé desenvolveu um café que continha uma mistura de hidratos de carbono para manter o aroma e o gosto natural, obtendo assim um café solúvel, que bastava ser adicionado à água. Isso era uma novidade e ia contra os conceitos da época. E a Nestlé resolveu bancar a aposta e o risco de um novo produto que mudaria hábitos. Criou então uma linha de produção de larga escala de extração de café e “secagem por pulverização” dos grãos para produzir o novo produto em sua fábrica na cidade suíça de Orbe. O novo produto foi introduzido primeiramente em fase de teste na Suíça no dia 1 de abril de 1938, e no ano seguinte foi lançado mundialmente como “extrato de café puro em pó” que retinha o sabor natural do café, mas podia ser preparado mediante a simples adição de água quente.
Nunca tinha sido tão prático, rápido e fácil fazer uma xícara de café. O primeiro café instantâneo do mercado foi batizado de NESCAFÉ, junção das três primeiras letras do nome “Nestlé”, mais a palavra “Café”. O novo produto era vendido em uma lata marrom com o nome escrito em amarelo. O grande sucesso do produto fez com que em pouco tempo fosse exportado para França, Reino Unido, Estados Unidos e, pouco depois, Espanha. Em abril de 1940 NESCAFÉ já estava presente em mais de 30 países. No início, a eclosão da Segunda Guerra Mundial foi prejudicial à divulgação do produto que começava a ser distribuído na Europa, mas a sua comercialização nos Estados Unidos revelou-se essencial à expansão mundial da marca. Isto porque, em 1942, quando o exército americano começou a intervir em todas as partes do mundo, após o ataque japonês a Pearl Harbour, NESCAFÉ, pela facilidade de preparação, passou a fazer parte das cestas de suprimentos das forças armadas americanas. Um exemplo disso foi que mais de ¾ da produção mundial de NESCAFÉ foi consumida na Suíça, Reino Unido e principalmente Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. Nos Estados Unidos, após o fim do conflito bélico, a televisão apareceu como um meio de comunicação revolucionário, que passou a ampliar de uma maneira incrível os efeitos da publicidade. NESCAFÉ aproveitou esta nova mídia para chegar a milhares de novos consumidores e, de uma hora para a outra, a demanda pelo produto explodiu, especialmente pela sua facilidade de preparo e seu prazo de validade, maior do que o café torrado.
Em 1952, a fábrica da empresa na cidade francesa de St. Menet começou a desenvolver NESCAFÉ feito 100% com grãos torrados, sem adição de qualquer outra substância, como por exemplo, carboidratos. Dois anos depois o novo produto foi introduzido no mercado como um café 100% solúvel. Somente em 1953, com 15 anos de atraso devido à pressão contrária dos fabricantes de café torrado e moído, foi inaugurada uma fábrica na cidade de Araras, no interior paulista, e o produto foi lançado no mercado brasileiro com um grande evento realizado no salão de chá do Mappin, outrora tradicional e elegante loja de departamento paulista. E NESCAFÉ acabou ficando conhecido e popular entre os brasileiros pelo slogan “Bons momentos pedem um bom café”. Nesta década, as vendas mundiais do produto triplicaram, indicando um futuro promissor para a marca NESCAFÉ, que passou a ser tratada como uma “estrela” dentro da empresa suíça. Somente em 1961 as tradicionais latas marrons foram sendo gradualmente substituídas pelos famosos frascos de vidros com a tampa vermelha para preservar o frescor do café. Pouco depois, em 1966, com o desenvolvimento de novas tecnologias, a NESCAFÉ conseguiu com que seu produto conservasse todo o aroma original do café, utilizando para isso a desidratação por congelamento. Além disso, em 1967, o processo de aglomeração foi desenvolvido, permitindo apresentar o NESCAFÉ em pequenos grânulos que proporcionavam uma solubilidade superior. E pouco depois, em 1969, confirmou seu perfil como marca pioneira e inovadora ao se tornar o primeiro café a pousar na lua, desenvolvendo com a NASA um cardápio especial. Nele, o café solúvel garantia sabor e praticidade aos astronautas da Apollo 11.
Ao longo dos anos seguintes NESCAFÉ conquistou milhões de consumidores pelo mundo afora através da qualidade e praticidade no preparo de um bom café, introduzindo novos e revolucionários produtos que transformaram a marca em uma das mais valiosas do mundo. Além disso, a procura por parte dos consumidores de uma maior variedade de sabores fez com que nestes anos a marca introduzisse suas primeiras misturas de café feitas com diversos graus de torrefação e grãos de alta qualidade cultivados na América do Sul e América Central. No final dos anos de 1980, NESCAFÉ começou a diversificar sua gama de produtos com inovações no segmento, como por exemplo, o lançamento do Cappuccino, Irish Coffee, cafés com sabores e bebidas a base de café pronta para beber. Finalmente, em 1994, um novo processo de retenção e introdução de aroma no frasco denominado “pleno aroma” veio assegurar o verdadeiro aroma do café, melhorando ainda mais a qualidade única de NESCAFÉ. Seus processos de captação de aromas e seleção dos grãos são tão bem elaborados que fazem de NESCAFÉ o único no mercado capaz de oferecer uma linha para cada paladar, desde o café extra-forte ao equilibrado. E para aqueles que preferem mais cremosidade, outra boa opção é utilizá-lo diretamente no leite.
Já prevendo uma queda nas vendas de NESCAFÉ, ao observar que à medida que mais consumidores compravam máquinas de café espresso condicionado em cápsula com conveniência semelhante ao preparo do solúvel, a empresa suíça resolveu se mexer. Foi então que, em 2006, a Nestlé resolveu utilizar a força da marca NESCAFÉ para ingressar em uma nova categoria de produto e, assim, ampliar sua participação no mercado. Foi neste ano que ocorreu o lançamento na Europa do NESCAFÉ DOLCE GUSTO, uma máquina para o preparo de bebidas (café longo, espresso, intenso, cappuccino, latte macchiato e chococino) fabricada em parceria com a empresa alemã Krups. Com isso, a empresa apostou em um modelo que unia uma marca consagrada a um desejo latente do consumidor: preparar em casa as mesmas bebidas que costumavam degustar em grandes redes de cafeteria. Tudo isso, aliado à facilidade de utilizar uma máquina com sistema de cápsulas, a um design diferenciado e moderno e um preço acessível. Qualquer semelhança com o seu primo rico Nespresso não é mera coincidência. Com um exclusivo sistema de cápsulas hermeticamente embaladas, o produto proporciona a experiência das apreciadas cafeterias dentro de casa, permitindo preparar bebidas quentes e frias de forma fácil, rápida e sem sujeira. O lançamento significou o ingresso da marca no segmento domiciliar de máquinas de café mais populares. Sucesso na Europa, no Japão, nos Estados Unidos e no México, em 2009, através de uma parceria com a Arno, o Brasil foi o primeiro país da América do Sul a receber o produto, seguido em 2011 pela Argentina. Atualmente NESCAFÉ DOLCE GUSTO é líder de mercado em seu segmento em muitos países.
Em meados de 2014, para enfrentar a pesada concorrência de marcas globais que cresciam assustadoramente, como por exemplo, a Starbucks, e o hábito cada vez mais comum de preparar em casa um bom café em máquinas automáticas com cápsulas, a NESCAFÉ resolveu lançar uma enorme campanha global que visava atingir uma nova geração de consumidores de café (aqueles jovens adultos que estão se iniciando no mundo da cafeína). A campanha cujo slogan era “Tudo começa com um Nescafé” (em inglês “It all starts with a Nescafé”) também apresentou a nova identidade visual da marca e seu novo posicionamento.
No mercado brasileiro, as mais recentes novidades da marca, lançadas em 2019, foram: NESCAFÉ ORIGENS DO BRASIL, uma linha que valoriza as regiões brasileiras e suas comunidades, trazendo diferentes aromas e sabores da Chapa Diamantina (BA), São Sebastião do Paraíso (Sul de MG), e Serras do Alto Paranaíba (Cerrado Mineiro), disponível nas versões solúvel (em vidro) e para coar (em lata 100% reciclável); e a linha NESCAFÉ GOLD (solúvel e para coar), que apresenta três blends 100% arábica como Suave (intensidade 6), um café que propõe delicadeza de corpo e notas frutadas; Equilibrado (intensidade 8), tem uma proposta de ser um café elegante de corpo denso e textura cremosa; e Intenso (intensidade 9), um café que promete ser mais encorpado com notas de caramelo.
A linha do tempo
1948
● A marca apresentou uma nova forma de saborear o produto: NESCAFÉ ICE COFFEE, um café gelado e refrescante.
1954
● Lançamento do NESCAFÉ SEM CAFEÍNA, que rapidamente se tornou um enorme sucesso.
1955
● Lançamento do NESCAFÉ BLEND 37, um café liofilizado, onde o produto era congelado e desidratado por sublimação.
1965
● Lançamento do NESCAFÉ GOLD BLEND, um café solúvel liofilizado de alta qualidade direcionado para o segmento Premium, que pode ser encontrado também na versão sem cafeína.
1966
● Lançamento no mercado americano do café instantâneo NESCAFÉ TASTER’S CHOICE.
1967
● Lançamento do NESCAFÉ GRANULADO.
1986
● Relançamento do NESCAFÉ ORIGINAL DECAF, um café sem cafeína cuja fórmula foi aprimorada.
● Lançamento de uma linha de café com rico e marcante aroma, entre eles o NESCAFÉ ALTA RICA (café com grãos sul-americanos tipo arábica) e o NESCAFÉ CAP COLOMBIE (café com grãos colombianos). Em 1996 uma nova versão foi adicionada a linha: NESCAFÉ KENJARA (uma combinação de grãos arábica do Quênia e da Costa Rica). E mais recentemente essa linha ganhou uma nova versão: NESCAFÉ SURAYA (café com grãos cultivados nas terras altas de Sumatra na Indonésia).
1998
● Lançamento do NESCAFÉ BLACK GOLD, um café de qualidade superior com aroma e gosto extremamente acentuado e forte.
2000
● Lançamento do NESCAFÉ XPRESS, uma bebida à base de café pronta para o consumo.
2002
● Lançamento do NESCAFÉ CAPPUCCINO, o tradicional e cremoso cappuccino italiano. Poucos anos mais tarde seria introduzida a versão light, com menos da metade da quantidade de gordura do produto original.
● Lançamento do NESCAFÉ ICE, uma calda de café adoçada para misturar ao leite gelado.
2004
● Lançamento do NESCAFÉ ESPRESSO, um produto composto por um “Blend” 100% arábica, que permite obter um café curto, com sabor intenso e cremoso, muito semelhante ao legítimo café espresso italiano.
2006
● Lançamento do NESCAFÉ 3in1, uma perfeita mistura de café, leite e açúcar que bastava adicionar água para consumir.
● Lançamento do NESCAFÉ GREEN BLEND, uma mistura de grãos de café verde (35%) e torrado (65%), com níveis mais altos de antioxidantes.
2007
● Lançamento do NESCAFÉ CAPPUCCINO ICED, criando assim uma forma diferente e refrescante de beber o tradicional cappuccino, bastando para isso somente adicionar água ou leite frio.
2008
● Lançamento no Brasil do NESCAFÉ SOLÚVEL EM PÓ, com sabor forte e encorpado, cuja textura do pó fino torna o café ainda mais cremoso.
● Lançamento do NESCAFÉ NESFRAPPÉ, uma bebida gelada pronta para beber com a textura e o gosto do leite misturado ao aroma do café.
● Lançamento do NESCAFÉ CAFÉ PARISIEN, feito com uma perfeita mistura de grãos do tipo arábica e robusta.
2009
● Lançamento do NESCAFÉ SMOOVLATTÉ, uma bebida pronta para consumo, cuja mistura aromática de NESCAFÉ e leite produziam uma cremosidade sem igual.
2010
● Lançamento no Brasil do NESCAFÉ CAPPUCCINO ALPINO, que trazia para os apaixonados pelo sabor dos Alpes o preparo de um cappuccino com sabor acentuado de chocolate, e cuja fórmula possuía chocolate moído misturado ao pó. Além de mini-bombons Alpino para acompanhar cada dose de cappuccino com sabor chocolate.
2011
● Lançamento no Brasil do NESCAFÉ CAPPUCCINO MOÇA, um café instantâneo cremoso e espumoso que unia de forma deliciosa o sabor típico do cappuccino com a doçura irresistível de Leite Moça, disponível por templo limitado.
2012
● Lançamento do NESCAFÉ DUOGRÃO, criando assim uma nova categoria de mercado, que une o sabor do café torrado e moído com a praticidade do solúvel, através da tecnologia de café microgranulado. Em alguns países essa linha é comercializada com o nome de NESCAFÉ AZERA. Rapidamente esse café Premium se tornou amado pelos consumidores millennials.
● Lançamento da NESCAFÉ ALEGRIA, uma máquina automática desenvolvida para pequenos estabelecimentos.
2014
● Lançamento na Europa do NESCAFÉ SHAKISSIMO, uma linha de cafés com leite gelado pronto para beber. O produto estava disponível em três versões: Latte Espresso, Latte Macchiato e Latte Capuccino.
2016
● Lançamento da nova tecnologia de dupla filtragem, que permite oferecer ao consumidor um café com sabor mais intenso e menos amargo, deixando apenas as notas mais nobres e agradáveis.
2018
● Lançamento do NESCAFÉ AZERA NITRO, um café preto e refrescante com infusão de nitrogênio. Quando a lata é aberta, há um som refrescante que ocorre quando o nitrogênio é liberado; infundindo através do café, o que proporciona um sabor mais suave e cremoso.
2019
● Lançamento do NESCAFÉ FRESH, um café gaseificado em lata com sabores cítricos (frutas cítricas com tônica ou limão siciliano). A bebida refrescante para o verão foi lançada em edição limitada.
● Lançamento do NESCAFÉ AZERA AMERICANO no formato de saquinhos (igual ao chá) para a preparação instantânea de um café que possui a mistura de grãos arábica e robusta.
● Lançamento do NESCAFÉ COFFEE PROTEIN SMOOTHIE, uma bebida de café pronta para o consumo (em lata) combinada com manteiga de amêndoa, aveia e 15 gramas de proteína vegetal. É uma espécie de smoothie de café vegano.
A qualidade única
O NESCAFÉ é resultado de muita pesquisa e alto grau de controle de qualidade. A jornada na fábrica passa pela extração, evaporação, secagem, aglomeração e envazamento. O processo básico começa com a chegada das sacas de grãos verdes. Os grãos comprados são todos de origem qualificada e rastreável. O primeiro passo é levá-los a torra, onde os Mestres irão extrair todo potencial de aroma, sabor e corpo por uma técnica determinada pelo tempo e pela intensidade que cada grão fica em contato com o calor. Depois, são perfeitamente torrados e moídos e vão direto para a extração, que é a fase de “passar” o café (como fazemos em casa). Os grãos são então colocados em enormes “cafeteiras”, que, sob alta pressão e água quente, extraem o líquido. Durante esse procedimento, todos os aromas do café saem em forma de vapor. Foi neste momento que a empresa desenvolveu um método exclusivo chamado Duplo Filtro, que preserva e garante que essas moléculas naturais de aroma não se percam e estejam garantidas na sua xícara. Finalizado esse processo, é hora de tornar o café passado em café solúvel. Para isso, a água é retirada do extrato líquido em processos de secagem, ficando apenas o pó, que conserva o sabor e o aroma do café. Essas partículas, então, são reagrupadas, ficando com aparência e propriedades específicas de cada produto da marca. Cada estágio é estudado com precisão, dos métodos de envase que conservam o frescor até 100% de garantia de qualidade pela análise e degustação de cada saca utilizada.
Café com consciência
Em 2010 a marca lançou o NESCAFÉ PLAN, uma maneira de ajudar os cafeicultores a ter uma vida melhor; apoiar as comunidades locais; inspirar a próxima geração de agricultores; e fazer isto sem danificar o planeta, atendendo especificações de sustentabilidade. O programa fez um progresso significativo para lidar com a agricultura responsável, fornecimento, fabricação e consumo em toda a sua cadeia de suprimentos de café. Por meio do programa, os cafeicultores recebem mudas de alta qualidade, transferência de tecnologia por meio de treinamento, uma rede de apoio de engenheiros agrônomos e estações de compra estrategicamente localizadas perto de áreas de plantio de café, para que os agricultores possam vender diretamente à Nestlé. Hoje em dia, mais de 80% do café NESCAFÉ é produzido de forma responsável assegurando a conservação dos recursos naturais na proteção dos solos e crescimento das colheitas. Já no Brasil, o programa engloba aproximadamente 700 produtores de café, todos no sistema de certificação 4C, que garante a rastreabilidade do café da fazenda à fábrica, e a sustentabilidade das fazendas por meio da aplicação de indicadores econômicos, sociais e ambientais.
A embalagem
Quando foi introduzido no mercado há mais de 80 anos, NESCAFÉ era reconhecido por sua tradicional lata marrom (com a marca escrita em amarelo), que se tornou um ícone da marca.
Com o decorrer dos anos a lata foi substituída pelo tradicional pote de vidro com a tampa vermelha, introduzido em 1961. Depois a tampa passou a ser marrom. Esta embalagem foi apelidada de “brown jar”. Há anos atrás, a tradicional embalagem teve sua forma alterada, adotando curvas insinuantes, sendo moderna e prática de manusear. Em 2014, essa embalagem ganhou um novo design para acompanhar a nova identidade gráfica da marca. Acompanhe abaixo a evolução da embalagem do produto ao longo desses anos.
A identidade visual
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos, adquirindo assim uma imagem mais contemporânea. Até 1968 o logotipo mantinha, além do tradicional traço contínuo do N em cima, também em baixo. Nesse momento a tipografia de letra foi ligeiramente alterada. Em 1983 a tipografia da letra foi novamente modificada, adotando um visual mais fino. Em 1998, o logotipo ganhou um novo design para o acento: mais curvo. Em 2014, para comemorar seus 76 anos de existência e conquistar o público jovem, NESCAFÉ decidiu investir na revitalização da marca. O principal objetivo foi redesenhar o logotipo e criar uma identidade visual unificada para a marca. A nova identidade visual da marca apresenta uma tipografia arredondada e sem serifa, mas mantém as características originais da letra “N” e sua relação com o logotipo da Nestlé. A grande modernização foi modificar o acento agudo (agora em vermelho) tornando-o similar ao contorno da parte interna da alça das clássicas canecas vermelhas, símbolo com uma longa e positiva associação com NESCAFÉ. O elemento gráfico também remete ao vapor de um café quente e aparece em destaque em várias peças gráficas da marca. A campanha de apresentação da nova identidade visual boi batizada de REDvolution.
Na imagem abaixo é possível entender a inspiração para a criação do formato do novo acento.
A identidade visual da marca pode ser aplicada em quatro formas diferentes: em marrom no fundo branco, em branco no fundo marrom, o tradicional vermelho no fundo branco ou branco no fundo vermelho.
Os slogans
It all starts with a Nescafé. (2014)
Wake Up To Life. (2011)
Gourmet in an instant. (2009, Nescafé Taster’s Choice)
More beans, more taste. (2009, Reino Unido)
Coffee at its brightest. (2009)
Great ideas come from great coffee. (2009)
My coffee is Nescafé. (2004)
One thing leads to another. (2001)
Open Up. (1998 - em comemoração aos 50 anos do produto)
Nescafé. The coffee for our world from today. (1977)
Nescafé - the coffee, which the world drinks. (1976)
Hummm, Wonderful, Nescafé. (1961)
43 beans in every cup. (1960)
Com todo respeito. Nescafé. (2019, Brasil)
Tudo começa com um Nescafé. (2014, Brasil)
Uma coisa leva a outra. (2002, Brasil)
Bons momentos pedem um bom café. (Brasil)
Nescafé é mais café. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Lançamento: 1 de abril de 1938
● Criador: Nestlé (Max Morgenthaler)
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Ulf Mark Schneider
● Faturamento: US$ 13 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 13.605 bilhões (2019)
● Presença global: 180 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cafés
● Principais produtos: Cafés solúveis, máquinas automáticas e cápsulas
● Concorrentes diretos: Melitta, Folgers, Green Mountain, Maxwell House, Jacobs, Tchibo, Kenco, Illy, L’Or e 3 Corações
● Ícones: A caneca vermelha
● Slogan: It all starts with a Nescafé.
● Website: www.nescafe.com
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NESCAFÉ está avaliada em US$ 13.605 bilhões, ocupando a posição de número 38 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2019.
A marca no mundo
Os produtos da NESCAFÉ podem ser encontrados em mais de 180 países ao redor do mundo, sendo a marca da Nestlé mais forte e valiosa. A participação da marca no mercado mundial de café instantâneo é superior a 40%. A marca cujo faturamento anual é estimado em US$ 13 bilhões é líder de mercado ou referência em diversos países como Brasil, Espanha, México, Reino Unido, Alemanha, Suíça, Portugal, entre outros. Existem mais de 25 fábricas que produzem NESCAFÉ espalhadas por 14 países. Quase 5.500 xícaras do café são consumidas por segundo em todo o mundo, resultando em um total anual superior a 100 bilhões de xícaras, 20 bilhões somente nas máquinas automáticas, que estão instaladas em 550 mil pontos de consumo em todo o mundo, servindo 190 xícaras por segundo. Hoje, o portfólio da marca inclui uma extensa linha de solúveis (cafés e cappuccinos), NESCAFÉ Dolce Gusto (sistema multibebidas para o preparo de bebidas com qualidade profissional dentro de casa) e as soluções de Nestlé Professional (alimentação fora do lar), com NESCAFÉ Alegria e NESCAFÉ Milano.
Você sabia?
● Por muitos anos nos Estados Unidos NESCAFÉ foi substituído pela marca Taster’s Choice. Em 2003, a empresa suíça resolveu relançar NESCAFÉ como parte de seu plano de internacionalização da marca e o produto passou a ser vendido sob o nome de NESCAFÉ TASTER’S CHOICE.
● Na Austrália a versão clássica é conhecida como NESCAFÉ Blend 43. A razão do número é simples: são necessários 43 grãos para fazer uma xícara de NESCAFÉ.
● Em 2004, foi inaugurada uma nova fábrica, com equipamentos de última geração, na cidade de Araras, interior paulista. Atualmente, a unidade é a maior e mais moderna fábrica de NESCAFÉ do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 15/4/2020
O case é muito interessante, mas em termos de sabor, o Café 3 Corações é mais gostoso.
ResponderExcluirgosto muito do nescafé em sachês...aquele que vem com a xicara...não estou encontrando mais...gostaria que me auxiliassem ...
ResponderExcluirObrigada
Rosa Bilachi
email: sabilachi@terra.com.br
Amo de paixão o Nescafé Cappuccino - Nestle o normal e descafeinado e não consigo achar isso aqui no Brasil, onde poderia encontrar esse produto aqui em Porto Alegre?? Pois somente pude comprar nas minhas viagem a europa o qual o Cappucino q a Nestle faz por lá fora é incomparavél a qq outro cappuccino q se tem no mercado aqui no BRASIL.
ResponderExcluirQuem souber me avise pelo e-mail que2@uol.com.br
Sensacional o Nescafé Cappuccino - Nestle normal e não consigo achar isso aqui no Brasil. Comprei em minha viagem a Roma. O Cappucino q a Nestle faz por lá fora é incomparavél a qq outro cappuccino q se tem no mercado aqui no BRASIL.Estou em São Paulo Quem souber me avise pelo e-mail wanderleybizarro@uol.com.br
ResponderExcluirMuito bom este Blog!
ResponderExcluirOnde encontro o Nescafé GOLD BLEND?
ResponderExcluirAqui no RJ não consegui encontrar em nenhum mercado!!
Grata