A californiana OAKLEY, que ganhou notoriedade com os desenhos espalhafatosos de seus óculos, tornou-se uma das marcas mais cobiçadas do planeta, utilizando tecnologia de ponta aliada a uma linha de design futurista. A marca inflama a imaginação das pessoas pela fusão da arte com a ciência, criando produtos que representam seu compromisso com a excelência, uma paixão que redefine o que é possível para aqueles que desafiam seus próprios limites. Após mais de quatro décadas de existência, os óculos e acessórios da marca compõem o uniforme de atletas do porte do motociclista Valentino Rossi, além de grandes estrelas do automobilismo e muitos outros esportes. Mais do que uma simples fabricante de óculos e acessórios, a OAKLEY se tornou uma usina de ideias.
A história
Tudo começou em meados dos anos de 1970 quando o “cientista” Jim Jannard, um jovem desertor do curso de farmácia da Universidade de Southern California e aluno rebelde e aventureiro, deixou a faculdade e passou a vender equipamentos de motocicletas na carroceria de sua caminhonete em eventos de MotoCross, esporte que praticava em seu tempo de folga. Em 1975, munido de apenas US$ 300 e um laboratório improvisado na garagem de sua casa, criou manoplas de motocicletas (capas que revestem as extremidades do guidão) com design e material inovadores - de forma orbicular, projetadas com perfeição para receber a mão do piloto que, feitas de um material chamado Unobtanium®, uma espécie de borracha hidrofílica, proporcionava adesão perfeita quando em contato com a água ou suor, permitindo assim executar manobras com muito mais segurança e precisão. Esse material é até hoje utilizado nos óculos da marca, principalmente no suporte do nariz. Algum tempo depois ele percebeu que somente a venda das manoplas (batizadas de The Oakley Grip) não havia trazido tanto sucesso quanto esperava. Era preciso criar algo diferente.
Como um grande empreendedor, desenvolveu óculos que pudessem ser utilizados nas “pistas” e trouxessem, além de qualidade ótica, resistência a impactos e proteção contra os raios nocivos do sol. Isto ocorreu em 1980 com o lançamento do O FRAME MX, conhecido como Goggles, que com seu design curvilíneo e lentes especiais rapidamente encontrou adeptos entre atletas profissionais como Mark Barnett, Marty Smith, Johnny O‘Mara e Jeff Ward, que passaram a utilizá-los devido a sua claridade e ampla visão periférica. Apesar disso, mais uma vez, os óculos que continham o logotipo da marca na alça para que fosse reconhecida mais facilmente, não obtiveram sucesso, sendo retirados do mercado tempos depois.
Em 1983 foram introduzidos na linha de produtos da marca óculos especiais para a prática de esqui na neve, batizados de O FRAME SNOW. Em pouco tempo o logotipo da marca, presente na lateral dos goggles, se tornou um símbolo de peso no circuito esportivo mundial. A história da marca começou a mudar em 1984 quando a OAKLEY lançou um óculos escuro chamado Eyeshades, que era feito de plástico e tinha lentes removíveis. Esses óculos foram popularizados por Greg LeMond, vencedor do Tour de France, e outros ciclistas profissionais. Rapidamente os óculos da marca ganharam enorme reputação em virtude da alta qualidade e estilo único, levando a OAKLEY a se expandir e ficar conhecida, não somente nos Estados Unidos, como também em outros países ao redor do mundo.
A partir de então, a OAKLEY começou a introduzir novos modelos de óculos de sol, entre eles Frogskins (um dos modelos mais icônicos da marca por ser o primeiro da linha lifestyle, lançado em 1985), Blades (primeiros óculos personalizáveis do segmento, introduzidos em 1986), Half Jacket (cujas lentes podiam ser trocadas em segundos, oferecendo o melhor desempenho possível para as condições atuais de luz), Sub Zeros (mais leve do que qualquer modelo de óculos de sol do mundo, com lentes criadas a partir de um contorno único e contínuo de Plutonite®) e M-Frame (lançado em 1991, cujo design revolucionário mantém um ajuste perfeito ao rosto e oferece cinco formatos de lentes).
O ano de 1993 foi extremamente importante para a marca. Isto porque a empresa criou a RX DIVISION, divisão de prescrição da OAKLEY para atuar em três áreas: as lentes solares com prescrição, as armações de receituário e o laboratório. Hoje em dia a marca oferece uma linha completa de armações oftalmológicas e de lentes corretivas solares que são reconhecidas como algumas das melhores óticas de prescrição disponíveis. Laboratórios de serviço completo nos Estados Unidos, Europa e Ásia levam as melhores tecnologias óticas do mundo para os mercados locais. As lentes de prescrição da marca são oferecidas em um espectro completo de cores, opções de polarização e revestimentos de desempenho. As tecnologias incluem armações de metal com memória de forma; Cor Inerente para lentes que nunca desbotam; lentes OAKLEY ACTIVATED BY TRANSITIONS™, que escurecem e clareiam automaticamente; a primeira lente de prescrição do mundo realmente intercambiável; e o sistema OAKLEY RX, que mapeia os raios de luz em uma grade 3D para assegurar uma coordenação precisa entre o olho e a superfície da lente inteira.
O enorme sucesso da marca fez que com a empresa abrisse seu capital na Bolsa de Valores em 1995, levantando assim US$ 230 milhões, empregados em sua expansão internacional nos anos seguintes. Pouco depois, em 1997, a marca lançou a linha X-Metal, que apresentava óculos criados com uma liga metálica especial, obtida através da fusão de alumínio com um material chamado de “O-Matter”, lentes polarizadas ultra resistentes e acabamento da ponta e das hastes (as borrachinhas) feitas com o exclusivo Unobtanium®. Essa linha foi amplamente utilizada por atletas como Michael Jordan, Ichiro Suzuki e Juan Pablo Montoya.
Somente em julho de 1999 a marca inaugurou sua primeira loja própria, chamada O Store, na cidade de Irvine, estado da Califórnia. O sucesso da loja levou a inauguração de seu primeiro outlet (loja de desconto) na cidade de Milpitas, também no estado californiano. A marca ganhou tanta força que os executivos da empresa resolveram estender o estilo e inovação a outras linhas de produtos. Com isso em 2000 foram criadas e desenvolvidas linhas de roupas e acessórios, o que converteu a OAKLEY em uma grife de estilo de vida. Para ter uma ideia da velocidade dessa expansão, somente em 2002 a marca lançou nada menos que 413 novos produtos no mercado. Aos poucos a OAKLEY foi ampliando ainda mais sua gama de produtos e ao mesmo tempo, que quebrou as barreiras da tecnologia em óculos, cujos preços variam de US$ 65 à US$ 500, ingressou no mercado de calçados, relógios, vestuário e demais acessórios esportivos. No final de 2007 o grupo italiano Luxottica, maior fabricante mundial na produção, fabricação e distribuição de óculos de sol, anunciou a aquisição da OAKLEY, transação avaliada em aproximadamente US$ 2.1 bilhões.
Pouco depois, em 2008, a marca americana lançou uma polêmica linha de produtos. A OAKLEY não queria, definitivamente, discrição. A marca introduziu no mercado americano uma touca repleta de dreadlocks, tipo de penteado muito comum entre os cantores de reggae, e batizou-a de Oakley Medusa Hat. Para combinar, a marca criou óculos bem grandes e cheios de estilo que podem ser usados em pistas de esqui. Outro lançamento da marca foi a linha Elite, formada por relógios, botas e óculos produzidos em fibra de carbono, material leve e extremamente resistente. O resultado foi tão bom que até o exército americano encomendou milhares de botas da linha Elite para seus soldados, um projeto que demorou dois anos para se concretizar.
Uma das vedetes atuais da OAKLEY atende pelo nome de PRIZM™, uma exclusiva tecnologia que revolucionou a experiência com óculos de sol. Lançada em 2017, essa nova tecnologia de lentes realça as cores e proporciona ainda mais nitidez à visão em diferentes ambientes. A PRIZM™ evidencia os contrastes de cores que não seriam possíveis presenciar a olho nu. A novidade torna-se melhor ainda quando utilizada por quem pratica esportes ao ar livre, como por exemplo, pesca, caça, ciclismo, trilha e surfe. Além disso, a partir de 2019, a OAKLEY passou a ser a fornecedora oficial de viseiras para capacetes da liga de futebol americano (a poderosa NFL). A viseira da OAKLEY usa a marca registrada PRIZM™, tecnologia exclusiva que aprimora as cores e o contraste, o que permite ao usuário ver mais detalhes.
Um dos segredos do sucesso da marca está justamente na filosofia de distribuição seletiva que pratica. Os varejistas são criteriosamente selecionados por sua capacidade em agregar mais valor à tecnologia OAKLEY, tendo como alvo lojas de varejo especializadas para uma contínua infiltração no mercado. A empresa se dedica ao treinamento de sua equipe de vendas aperfeiçoando sempre a imagem da marca. O resultado é uma apresentação impecável e apaixonada do produto ao cliente. Além disso, procurando conciliar o esporte, a tecnologia e a moda, a OAKLEY tem conseguido cada vez mais agradar aos mais diversos estilos, que identificam a marca como sinônimo de qualidade e de investimento no jovem. A marca desenvolve cada novo produto com uma filosofia de design chamada física escultural: a disciplina de resolver os problemas com ciência envolvendo essas soluções com arte. Com apoio de uma infraestrutura que inclui as mais recentes ferramentas da tecnologia, os engenheiros e artesãos da empresa continuam expandindo a gama de categorias de produtos da empresa. E sempre com enorme sucesso junto ao público formador de opinião e atletas profissionais de ponta.
Apesar de ter conquistado notoriedade pelo design de seus óculos de sol, é a qualidade ótica e a resistência de suas lentes e armações que impressionaram os militares americanos desde o primeiro contrato firmado no final da década de 1980. A OAKLEY é a única fabricante do segmento de moda aprovada nos rigorosos testes desenvolvidos para experimentar óculos de segurança, como os usados na indústria pesada. Um desses testes consiste em lançar uma esfera de aço a 165 km/h contra um par de óculos. No produto da concorrência, as lentes se esfarelam como biscoito. Em um OAKLEY, elas amortecem a bolinha como um colchão e não se estilhaçam. Além disso, a marca foi criada para atletas de classe mundial, aqueles que vêem os limites da possibilidade apenas como mais um desafio. Está no DNA da marca identificar problemas, inventar maneiras de resolvê-los e envolvê-los em arte. E, simplesmente, fazer as coisas melhor do que qualquer um ache possível. Além disso, a fácil adaptabilidade à moldura do rosto aliada à ampla variedade nas cores das lentes faz com que haja modelos de óculos de sol OAKLEY para a prática de diversos tipos de esportes e em diferentes condições de clima.
A linha do tempo
1994
● Lançamento da linha de óculos OAKLEY EYE JACKETS, com geometrias que mantinham a claridade ótica ao longo do contorno inteiro da lente. Oferecendo uma visão clara, precisa e incorruptível do mundo de todos os ângulos de visão, este avanço tecnológico foi honrado com cinco patentes separadas.
1998
● Lançamento da mochila ICON BACKPACK com alta tecnologia, desenvolvida para esportes radicais como o alpinismo.
● Lançamento de seus primeiros calçados esportivos, chamados O SHOES, vendidos ao preço de US$ 125 e que utilizavam as mesmas fibras balísticas usadas em coletes à prova de balas.
● Lançamento dos primeiros relógios de pulso chamados TIME BOMB, com preços que variavam entre US$ 1.300 e US$ 1.500. Era um relógio de pulso que nunca precisaria de baterias ou corda. Uma obra de arte que mesclava ciência com escultura para conseguir aquilo que nenhum relógio comum podia oferecer: a autenticidade da verdadeira inovação.
2004
● Lançamento no mês de dezembro do OAKLEY THUMP, primeiro modelo de óculos eletrônico da indústria mundial, integrado a um MP3 Player. Meses antes, a marca causou certo “frisson” na prova de ciclismo mais famosa do mundo: a Volta da França (Tour de France). Isso porque o ciclista Lance Armstrong apareceu com óculos que possuía um MP3 Player incorporado. O design revolucionário integrava harmoniosamente um aparelho de áudio e fones de ouvido diretamente em uma armação. Não havia mais fios, somente ótica de alto desempenho moldada com um mecanismo de áudio digital de última geração. Um sucesso de vendas nos Estados Unidos.
2005
● Lançamento do OAKLEY RAZRWIRE, primeiro óculos do mundo com capacidade para conectar-se a celulares habilitados com tecnologia Bluetooth e wireless (sem fios), produzido em parceria com a Motorola.
2006
● Lançamento do OAKLEY ROKR, óculos com telefone e tocador de MP3, desenvolvido, mais uma vez, em parceria com a Motorola, utilizando a tecnologia Bluetooth. Além de fazer e receber as ligações, o dispositivo também permitia receber músicas em estéreo no celular, enviadas por tocadores de música ou outros dispositivos equipados com essa tecnologia.
● Lançamento do OAKLEY RADAR, um óculos com lente intercambiável que permitia que os atletas se adaptassem às mudanças de luz. O modelo foi projetado com tecnologia de lente hidrofóbica que repele água e suor enquanto torna a superfície da lente imune a óleos e impurezas que corrompem a visão. Junto com o caimento customizado de componentes intercambiáveis da armação e a clareza da Oakley HDO®, estas inovações alcançaram um novo marco em óculos de alto desempenho.
● Lançamento do OAKLEY STOCKHOLM, criado especificamente para oferecer às mulheres o melhor em tecnologia de desempenho para goggles. A geometria craniana 3D da empresa garantia um ajuste preciso e inovações, como a lente vazada ram-air (fornece um fluxo de ar para evitar que a lente embace) e o revestimento F3.
2007
● Lançamento da primeira linha de óculos exclusivamente voltada para mulheres.
2008
● Lançamento de uma inovadora capa para iPhone feita de “Unobtanium®”, um material plástico leve e resistente que foi desenvolvido para ser usado na fixação dos óculos, fazendo com que o aparelho não escorregue das mãos. A capa foi projetada para deixar a tela e todas as conexões e controles a mostra.
2009
● Lançamento do OAKLEY JAWBONE, óculos que utiliza a tecnologia SwitchLock, onde a parte inferior do aro da armação abre para permitir acesso fácil para a troca rápida de lentes, e um sistema de suspensão que mantém as lentes no lugar para que tensões na estrutura não prejudiquem a ótica. A tecnologia é combinada com as inovações de lentes para proporcionar aos atletas um nível de claridade visual e proteção inigualável na indústria.
● Lançamento do OAKLEY ELITE C SIX, que utiliza fibra de carbono, um material mais fino que um fio de cabelo, porém mais forte que aço de alta resistência. Esculpido com 24 horas contínuas de usinagem de Controle Numérico Computadorizado (CNC) e projetado com zonas flexíveis do metal com memória Beta Titanium, esses óculos são otimizados com as melhores tecnologias já criadas no segmento.
● Lançamento do OAKLEY COMMIT, óculos solar de alto desempenho com tecnologia intercambiável de lentes, especialmente desenhado para a anatomia delicada das mulheres.
2015
● Lançamento da linha LATCH de óculos de sol, cujo design original combina estilo e funcionalidade. Os óculos se destacam por terem um clip na haste que permite prendê-los a gola da camiseta ou ao bolso da camisa, evitando as quedas comuns quando nos abaixamos para pegar algo.
● Lançamento do JAWBREAKER, óculos desenvolvido em parceria com o ciclista Mark Cavendish. Os óculos possuem um campo de visão expandido e foi projetado para proteção total, com base nos ângulos de visão que os ciclistas dependem mais e protegendo os olhos com resistência à impactos sem comprometer o campo de visão.
2017
● Lançamento da coleção CROSSRANGE™, cujos óculos vêm com apoios nasais e hastes extras substituíveis, que permitem que as pessoas adaptem seu estilo entre Lifestyle e Performance às diferentes ocasiões.
2018
● Lançamento da linha OAKLEY SPORTSWEAR, desenvolvida exclusivamente no Brasil e cujo objetivo é conectar a marca aos amantes do lifestyle esportivo. A linha apresenta uma grande variedade de produtos, desde vestuários até os famosos sneakers.
● Lançamento do SPLIT SHOT, primeiros óculos de sol com armação específica para esportes aquáticos, apresentando um fino e resistente fio de aço inoxidável revestido integrado e um design compatível com boné e cobertura periférica otimizada.
Militares fashions
A OAKLEY STANDARD ISSUE é a divisão especializada da marca para atender as necessidades de forças armadas, governos, forças de segurança, corpos de bombeiros e equipes de resgate. São relógios, óculos, mochilas, bonés, luvas, calçados e acessórios desenvolvidos e fabricados sob rígidas especificações técnicas de Forças Armadas, especialmente a americana. Um dos projetos dessa divisão foi o desenvolvimento de uma lente capaz de proteger os olhos contra queimaduras provocadas por miras a laser.
Mas a grande e mais conhecida vedete desta divisão é a ASSAULT BOOT, uma espécie de bota de assalto para combate, desenvolvida em 2002 primeiramente a pedido do exército americano, para ser utilizada pela Força Especial de Elite (Elite Special Force). A bota, que também é comercializada na versão civil (para consumidores) é confeccionada com material extremamente leve e anti-chama, possuindo sistema anti-choque e design atlético. Pesa 300 gramas e tem design esportivo, com direito a sistema de absorção de impactos como dos tênis mais modernos. Levou um ano para ficar pronta e foi testada em todas as superfícies e climas imagináveis: no deserto, na cidade, na montanha, na selva, sob chuva, neve.
A paixão da marca
Definitivamente os óculos são a grande paixão, obsessão e fonte de inspiração da marca americana. Há mais de quatro décadas a OAKLEY tem liderado o caminho em maximizar o estilo das lentes e o desempenho técnico. As lentes polarizadas da OAKLEY são projetadas com um processo de infusão líquida que une as moléculas do filtro polarizador e da lente, eliminando a distorção encontrada nas tecnologias convencionais. Quer esteja jogando golfe, praticando ciclismo ou correndo ao amanhecer, não dá para manter o pico de desempenho a não ser que os olhos se adaptem ao ambiente. É por isso que as lentes SOLFX Transitions™ são projetadas para escurecer e clarear automaticamente. A marca registrou aproximadamente 900 patentes (que vão desde proteção para lentes de óculos até peças específicas da haste), incorporando alta tecnologia na sua linha de óculos. Hoje em dia a empresa utiliza desde materiais como Titânio, Magnésio, Acetato, até Kevlar na confecção de seus óculos.
Portanto não é nenhum exagero afirmar que a OAKLEY faz a diferença, e o consumidor colhe os benefícios quando usar os óculos da marca. Ao longo dos anos, sete dessas tecnologias exclusivas da marca americana colocam suas lentes polarizadas no topo do mercado:
● Hiper Definição Ótica (HDO): uma coleção de tecnologias que inclui inovações patenteadas e desempenho inigualável.
● Eixo de Polarização: a orientação do filtro polarizador é crucial para o desempenho, por esse motivo a marca mantêm a precisão intransigente das normas EN1836.
● Molde por Infusão: o material das lentes se une ao filtro polarizador no nível molecular para eliminar a distorção.
● Cores das Lentes: é possível combinar ótica com o ambiente escolhendo a partir de um espectro de cores de lentes opcionais.
● Emissão Polarizada: esta medida de eficiência de polarização excede 99% nas lentes da marca, um nível de desempenho inigualável na indústria.
● Resistência a Impactos: os óculos de desempenho da marca cumprem todas as normas de resistência à impactos da American National Standards Institute.
● Hidrofóbico: tecnologia que ajuda a manter a visão clara e nítida ao evitar o acúmulo de água e repelir óleos e impurezas das lentes. Poeira, sujeira e outras partículas não são atraídas à lente por eletricidade estática.
A sede futurista
Para conhecer intimamente o universo da marca OAKLEY é preciso ter o privilégio, destinado a poucos, de poder ingressar em seu headquarters (como os americanos chamam a sede principal de uma empresa), tendo a chance de circular em áreas muito restritas. O futurístico quartel general da marca, localizado em Foothill Ranch, um polo industrial no interior da Califórnia a 30 minutos de Orange County, é absolutamente diferente de tudo e tem a alma da OAKLEY. A primeira visão que se tem daquela fachada, que mais parece um bunker e se destaca por sua imponência, é algo inesquecível para toda vida. Principalmente com o azul do céu californiano como moldura em uma região árida e montanhosa. Parece até que uma filial de Hollywood se instalou ali com um cenário de ficção científica, de filmes como Guerra nas Estrelas, Blade Runner ou Alien. Mas a One Icon (nome oficial da sede que, traduzido, significa “ícone número um”, uma alusão ao “O” de OAKLEY usado como ícone no logotipo), construída em 1997 ao custo de US$ 35 milhões, está muito longe de ser ficção.
Apesar da arquitetura, em cujo estilo impera o concreto e o ferro, e da temática bélica, o clima é de paz. Jovens funcionários trajando bermuda, camiseta e chinelo se debruçam sobre pranchetas criando os próximos itens da marca, enquanto as músicas de Bob Marley e Red Hot Chili Peppers ecoam na sala. Porém, o verdadeiro show começa ao entrar no prédio. É comum se deparar com funcionários chegando de skate, outros do departamento de design estacionando suas bicicletas na porta da sala na volta do almoço e também alguns andando em meio ao escritório com seus cães. A arquitetura do hall de entrada reproduz a nave de uma grande catedral, porém sem conotações religiosas e com toda a reprodução do DNA OAKLEY em seu interior: um clima meio sombrio com ares urbanos, cheio de atitude, com um gigante exaustor em uma das extremidades, tubulações, canos e arruelas enormes.
Além disso, um torpedo da marinha norte-americana provavelmente utilizado na Segunda Guerra Mundial e um carro de corrida com um ar futurista, decoram o hall. Na outra extremidade, duas áreas são reservadas a uma O Store (nome das lojas OAKLEY quando atua diretamente no varejo), pois a sede é visitada diariamente por muitas pessoas, sedentas para banharem-se do espírito da marca e conhecer mais de perto o império criado por Jim Jannard. A empresa guarda a sete chaves os segredos de seu modo de criação e produção. A preocupação é tamanha que no interior da sede é proibido acionar câmeras fotográficas. Tanto cuidado se justifica. Certa vez, um funcionário do departamento de marketing fotografou uma peça ainda em desenvolvimento, postou a imagem na internet e a concorrência copiou o produto. Por isso, o local mais bem guardado é o departamento de design. No departamento do desenvolvimento de tecnologia, máquinas a todo vapor põem em prática os ousados projetos idealizados por uma moçada bastante jovem. As duas áreas caminham de mãos dadas e fazem da OAKLEY mais do que apenas uma grife. Ela é, na verdade, uma usina de ideias inovadoras com aproximadamente 900 patentes registradas.
O prédio também abriga um pequeno museu, que reúne peças e campanhas publicitárias lançadas no decorrer dos anos, inclusive as manoplas originais, primeiro produto da marca; um sensacional teatro high-tech, com capacidade para 400 pessoas, onde ocorrem muitos eventos dos mais variados tipos; uma quadra de basquete oficial com as cores do Chicago Bulls (preto e vermelho), que além de servir para recreação dos funcionários, é utilizada por atletas e profissionais para testes de produtos e também para treino das equipes de basquete da NBA (National Basketball Association) que, quando estão na região, dão uma passada por lá. E a razão do ex-time de Michael Jordan “estampar” a quadra é que, durante muitos anos, o astro do basquete mundial na década de 1990 foi um grande parceiro da OAKLEY, participando, inclusive, do conselho de administração da empresa e atuando como colaborador no desenho e criação de um dos modelos de óculos, além de ser garoto-propaganda da marca.
Os atletas
A marca OAKLEY patrocina aproximadamente 450 dos melhores atletas do mundo em esportes como BMX, mountain bike, esqui, snowboard, wakeboard, beisebol, golfe (Bubba Watson), automobilismo (Juan Pablo Montoya, Scott Dixon, Kurt Busch e Martin Truex Jr.), motociclismo (Valentino Rossi), vôlei de praia, surfe (entre os quais Jordy Smith, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Julian Wilson), skate (Bob Burnquist e Ryan Sheckler), tênis, futebol, basquete, futebol americano e ciclismo (Mark Cavendish).
Durante anos seu maior garoto-propaganda foi justamente o campeão de ciclismo Lance Armstrong, para o qual a marca chegou a desenvolver produtos especiais como os óculos de edições especiais Livestrong. Os modelos eram revestidos nas cores amarelo e preto (cores de Lance Armstrong e de sua Fundação) e levavam a inscrição Livestrong incisa a laser nas lentes. Eles apresentavam alta definição ótica, nitidez e um inovador revestimento nas lentes que as deixava imunes à água, óleo e poeira. Porém, após os graves escândalos que envolviam Armstrong em um grande esquema de doping, em 2012, a marca oficialmente retirou seu patrocínio a Lance Armstrong. A OAKLEY foi o último dos patrocinadores a abandonar Armstrong. Foi um duro golpe para a marca americana, que tinha nele seu principal garoto-propaganda. Porém, a marca continuou dando suporte à Livestrong, fundação de luta contra o câncer, criada por ele depois de ter vencido a doença.
A evolução visual
O logotipo da OAKLEY passou por modificações no decorrer dos anos, especialmente na década de 1990, quando adotou uma nova tipografia de letra e o popular “O Icon” passou oficialmente a fazer parte da identidade visual. O atual logotipo da marca foi adotado em 1997. E hoje em dia o reconhecimento da marca chegou a tal estágio que muitas vezes apenas o tradicional “O Icon” é utilizado para representar a marca. É o mais puro exemplo de branding.
O tradicional símbolo oval (que representa a letra inicial do nome da marca) pode ser aplicado em várias texturas e estilos. Além disso, em algumas linhas de óculos, o símbolo ganha uma forma mais quadrada.
Os slogans
For The Love Of Sport. (2020)
One Obsession. (2015)
Disruptive by Design. (2014)
Change perspective. (2013)
Beyond Reason. (2012)
Physics Elevated to an Art Form. (2006)
Making History. Again.
Almost an unfair advantage.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1975
● Fundador: Jim Jannard
● Sede: Foothill Ranch, Califórnia, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Oakley Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Luxottica Group S.p.A.)
● CEO: Alessandro Zanardo
● Faturamento: US$ 1.5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 380
● Presença global: 110 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.500
● Segmento: Material esportivo
● Principais produtos: Óculos, relógios, mochilas, roupas e calçados
● Ícones: A letra O estilizada
● Slogan: For The Love Of Sport.
● Website: www.oakley.com.br
A marca no mundo
Hoje em dia a OAKLEY possui mais de 380 lojas próprias (incluindo as Oakley Vaults, lojas de descontos da marca), está presente em 110 países, com faturamento superior à US$ 1.5 bilhões, emprega 2.500 pessoas, além de produzir mais de onze milhões de óculos anualmente. Décadas de inovação levaram a uma gama completa de produtos, incluindo vestuário e acessórios (carteiras, cintos, mochilas e bolsas), óculos de prescrição, calçados (além de uma linha completa de sandálias e sapatos de golfe premium, oferece calçados para neve, caminhadas, corridas de automóveis e aplicações militares), relógios e eletrônicos. Aproximadamente 75% do seu mercado é composto pela venda de óculos. Atualmente o Brasil possui aproximadamente 10 lojas da OAKLEY e responde por 8% dos negócios mundiais da empresa. A OAKLEY é considerada uma das marcas mais inovadoras do mundo, ao lado de grifes como Audi e Absolut Vodka. Mas também é uma das mais falsificadas do planeta.
Você sabia?
● Oakley era originalmente o nome da cadela, uma Setter inglesa, do fundador da empresa Jim Jannard.
● Alguns óculos de sol da OAKLEY são feitos com lentes de Plutonite® (patente própria) que são as únicas lentes 100% puras do mundo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem, Estadão e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 18/9/2020
com certeza a melhor marca do mundo obrigado jim jannard pela criatividade de criar essa marca maravilhosa!!!
ResponderExcluirsimplesmente a melhor do mundo mesmo !!!
ResponderExcluirdj zoio
A informação do post está equivocada!
ResponderExcluirA Oakley não é de forma alguma uma das marcas mais luxuosas do mundo. Como pode uma marca que vende óculos de $65 ser uma das mais luxuosas do mundo?
A Oakley na verdade se tornou uma "belief brand", ou seja virou um estilo de vida e com isso se tornou uma das marcas mais desejadas/influentes do mundo, o que é muito diferente de luxuosa.
tirando isso, post bastante informativo!
é autas marca sim !
ResponderExcluire é uma das mais luxuosas do mundo sim
nao digo que seja a mais luxuosa
e nem a mais cara
mais é uma das melhores marcas de oculos de sol, e de varios outros acessórios !
abraço a todos que assim como eu, são um grande admirador da marca OAKLEY
Essa parada aii cara
Excluiroakley melhor marca do mundo
A OAKLEY É Mto LOKA!!!!!!!!!!!,mas devia ser mais barata.
ResponderExcluirSER mais barata no brasil neh?
ResponderExcluirpq nos estados unidos é relativamente bem baixo o seu preço pelo bem da marca
abçz
Se for Barato os produto da Oakley todo mundo vai ter ai perde a graça de ter o previlégio de um de seu produtos.
ResponderExcluirAo
ResponderExcluirjim jannard
Boa tarde!
Pois bem sou usuário da marca OAKLEY a anos e por fim adquiri uma Bota Casing Mid, onde me garantiram que a bota foi desenvolvida para ser usada em terrenos vulcanicos, neve e até em desertos. Adquiri em março/08 em agosto/08, percebi que o bico estava se abrindo fui até a loja onde adquiri e ganhei um "SINTO MUITO, MAS Ñ PODEMOS FAZER NADA PELO SENHOR", uma vez que eu ao comprá-la me disseram que a garantia era de um ano e que o produto iri durar enos sem apresentar qualquer defeito.
Pois bem na época fiz um investimento de R$ 725,00 no produto e a usava apenas uma ou duas vezes ao mês e tive esta decepção. Informaram ainda que a garantia do produto era de 1 ano depois caiu para 6 meses e como o produto passou a ser fabricado no Brasil passou a ser de 3 meses. Em fim fiz contato com a oakley também e para minha surpresa foram bem taxativos com um " também ñ podemos fazer nada pois o produto já saiu de garantia". Decepção total, uma vez que produzem produtos para tal tipo de eventos e até que me provem ao contrário estou chateado com a marca que deixou a desejar. Em fim produtos que eu adquiri antes como camisas, camisetas, bermudas e boné continua parecendo que sairam de fábrica, agora um produto que pelo menos em mãos parecia ser melhor ainda ñ aguentou oito meses usando nessas condições, de vez em quando.
Pois bem jim jannard, estão querendo avacalhar-nos né?
Meu email é este:
ajtoledo7@gmail.com
Se precisarem eu vou até quem há de direito e mostrarei o produto que ainda cheira novo, levo inclusive a nota fiscal e informo a loja que foi efetuada a compra, que por sinal é bem conceituada.
Adriano Toledo
eae galera estou com uma duvida e gostaria de tirar ela aki..
ResponderExcluirAlguem sabe quando foi o lançamento do tenis Stick akeles primeiros modelos?
fico no aguardo aeee..
vlw abraços
corrigindo o equivoco do amigo ali em cima
ResponderExcluira marca e uma das mais luxuosa do mundo sim e esta em 28 lugar no segmento marcas e somente entran nesse ranking 32 marcas entre elas luis viton ,bmw ,mercedes bens
e muitas outras
sou funcionario da oakley brasil
e isso e um fato comprovado em revistas e testes e nao apenas uma deduçao ou um comentario e fato
salve salve galera sou fa da oakley lacoste hurley ecko normal e nois adoroOoOo UHUHUH ja é juliet ruby e a melhor xapa ahuahuahuahauh silas scheer
ResponderExcluirFiquei abismado com o comentário do Alfa, pois uma marca conceituada como a Oakley deveria fazer a troca, independente de tempo, se realmente foi defeito de fabricação ! Falo isso porque tive um problema com uma jaqueta da Hang Loose após muito tempo de uso, e quando descobrí onde ficava o escritório da marca, levei para que eles verificassem. Em nenhum momento se opuseram a trocar, e saí de lá com outra novinha, pagando uma pequena diferença por causa do modelo ser melhor e mais moderno. Isso foi atitude de primeiro mundo, e aproveito para parabenizar a Hang Loose pela atenção !!!
ResponderExcluirOAKLEY é muito FODA!
ResponderExcluirComo pode nao ser uma das marcas mais luxuosas do mundo se uma Juliet no Brasil custa R$1.500,00 reais do modelo antigo...
Eu como apreciador da MARCA dou meu Obrigado Jin pela criatividade...
Oakley é o PODER!
ResponderExcluirA Oakley, sim é uma grande marca mais infelizmente hoje em dia os usuários e admiradores dessas marcas não são os mesmos de antes, hoje em dia já ouvi até um "FUNK" citando a marca, e uma frase dizendo " BANDIDO SÓ USA OAKLEY" que merd* é essa, não sabem nem falar e querem se achar milhonários usando produtos caros, o mesmo aconteceu com a "LACOSTE","GIORGIO ARMANI" e etc, marcas super nomeadas, cairam nessa pouca vergonha.
ResponderExcluiré verdade que os modelos tenis do Brasil são exclusivos, e nao encontramos os mesmos nos EUA?
ResponderExcluirEu acho que sim, ja pesquisei, alguem sabe?
Lá nos Eua tem poucos modelos de tenis.. nao tem oakley teeth, flack low, air strip...
Achei muito interessante toda a história que Jim concretizou com a Oakley, foi uma verdadeira audácia !
ResponderExcluirSendo que acho muito abusivo o preço de seus produtos no Brasil.
Sei muito bem que sofremos com os impostos, mas tambem vem da marca.
Espero que em breve, alguns produtos caiam o preço ajudando nós a comprarmos os produtos.
Entendo que tenho uma condição ótima, e tenho alguns produtos da oakley, não roupa mas acessórios.
Quais são:
1 - Minute Machine Red
2 - X-squared Carbom G-26
3 - Um Double-X 24KK
4 - 2 Chinelos Operation ( Branco e Preto )
Gastei um bom dinheiro que jamais gastei com marcas de grife de luxo.
Imagino as pessoas que não uma condição sórbida para comprar os produtos. Eu faço um apelo pela diminuição do preço para ser mais acessível, sendo assim, divulgando a marca e garantindo a venda !
Já fui um usuário aciduo da marca, posso inclusive me dizer um colecionador, pois, possuo ainda uma gama elevada de objetos..... Todos eles de extrema qualidade. Todavia a popularização da marca trouxe com ela a perda do Glamour de grifes verdadeiramente luxuosas.... Não quero pregar uma militância desfavorável a marca, pois, todavia é notório que a marca não possa ser chamada de grife uma vez que a popularização extraiu de quem usa exclusividade..... Que ao meu ver se faz necessário para nomear como luxuosa ou glamourosa um domínio qualquer.... Eu tb gostaria de parabenizar os idealizadores da marca pelo poderio e por esta entre aspas popularização que de espaço a classes econômicas menos favorecidas o prazer de usar um produto de versatilidade e qualidade incomparáveis, todavia, dizer que a OAKLEY é uma marca luxuosa.... Infelizmente a muito tempo " Não Mais" para enfatizar este meu raciocínio é só comprar qualquer revista que policie as classes econômicas mais favorecidas como Caras, VIP etc, tirando matérias de esporte que neste quesito é invariável... No mais vc não vai ver uma pessoa fazendo uso da marca devido a banalização que a perda de exclusividade devido ao volume que mais uma vez ressaltarei de qualidade indiscutível trouxe.... Eu mesmo posso dizer que não desfiz de nenhum dos meus óculos, relógios e etc.... Mas quando vou a uma festa e quero passar de elegante.... Prefiro muito mais usar um Carrera de RS 400,00... Muito mais barato que praticamente todos os Oakleys.... Mas em se tratando de luxo.... Se faz discreto e sutil.... Ferramentas obrigatórias para o primor da elegância.....
ResponderExcluirOs acessórios que tenho.... Guardo com extremo carinho.... Mas confesso que hj não mais compraria.....
Abraço a todos e boa sorte sempre
Meu comentário em relação a marca oakley, gosto demais da marca e tenho vários acessórios, óculos, mochila, tênis, roupas entre outros e são de ótima qualidade, dura muito mesmo. Agora voltando aos comentários acima, nao acho certo a oakley baixar seus preços para q todos possam comprar, ela vai deixar de ser uma marca cobiçada por todos seus usuários, assim vai perder a graça, vc sai na rua e vê muitos com a mesma bermuda q vc esta e sem contar q para baixar preço, vai baixar a qualidade dos produtos. Esse e o meu ponto de vista. Valew
ResponderExcluirpdc!!! ea melhor marca do mundo msm e pra poucos kkkk e pra qm gosta do que e bom...
ResponderExcluirMSJ.night
Bem intteressante essas informações e parabéns pelo Blog !!
ResponderExcluirÓculos da Oakley são os melhores !!!
ResponderExcluirMarca sensacional! Ja tive uma xx, atualmente tenho uma juliet, e gostaria de saber qual foi o ano que esse modelo entrou em linha. Caso alguém saiba, favor me comunicar.
ResponderExcluirEm relação ao post, está muito informativo, e deixando todos com muita vontade de conhecer a fabrica dessas maravilhas!
Pra quem acha caro, mas quer usufruir dos produtos da Oakley poderá ter essa oportunidade na loja outlet em Novo Hamburgo RS, a primeira loja outlet no Brasil, quem sabe isso poderá ser o primeiro passo para as próximas lojas outlet no Brasil? Oportunidade em preço e relíquias da marca!
ResponderExcluirSem dúvidas nenhuma ,umas das melhores marcas existente da atualidade,sempre lançando tendência futurísticas e inovadoras ,não é apenas uma marca para mim e um estilo de vida " para os entendedores"
ResponderExcluirSou fã da Oakley a melhor marca pra mim
ResponderExcluirSó não gostei prq vcs pararão de fábrica o tênis mechanims
Oi tudo bem, vc poderia me informar a missão, visão e valores da empresa
ResponderExcluirOlá eu tenho uma duvida, o por que os produtos aqui no Brasil são tão caros mesmo sabendo que nas etiquetas vem escrito made in Brasil e os vendedores alegam que; são caros por se tratarem de produtos importados... Achei meio confuso.
ResponderExcluirSabe qual o nome de um modelo de óculos solar da Oakley que o símbolo da Oakley da haste era cromada e quando fechava a haste o símbolo não fechava junto como os tradicionais? Tive um e estou tentando achar ele, mas não lembro o modelo.
ResponderExcluirSendo ou não mto pirateada ou seja, independente disso, Oakley é Oakley e sem mais delongas! A melhor disparada no quesito óculos e não só no desenho e sim em todo,todo processo de fabricação deste!! Vale comentar tbm q mtas mais mtas mesmo,empresas q produzem óculos se inspiram e tbm copiam,mtas das vezes,seus modelos inovadores,a listas destas ,que a têm como referência principal criarem os seus produtos, é grande q fazem isso!!! Lembrando tbm q essa baita empresa em tudo q se propõe a produzir faz mto mais mto bem produzido,porém claro q os óculos são os tops de extrema qualidade!
ResponderExcluirNice information.
ResponderExcluirThanks for sharing this.
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Thanks for sharing the information.
ResponderExcluirSEO training in Chandigarh
Realmente a melhor marca do mercado só que a mordenidade estragou um pouco a marca e qualidade e os designs tenho 43 anos pra min até os anos 2007 eram os melhores produtos essa e minha opinião
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