25.5.06

PHILIPS


Você pode imaginar o que existe em comum no ato de fazer a barba, acender uma lâmpada, assistir televisão ou salvar uma vida com um desfibrilador? Provavelmente, nestes simples atos, a marca PHILIPS esteja presente com aparelhos que ajudam a tornar a vida muito mais simples e segura. Onde quer que a encontremos, a PHILIPS é familiar para milhões de residências em todo o mundo, com sua marca, composta por sete letras maiúsculas azuis, reconhecida instantaneamente. 

A história 
A PHILIPS foi fundada no dia 15 de maio de 1891 pelo engenheiro mecânico Gerard Philips, com a ajuda financeira de seu pai banqueiro, Benjamin Frederik David, que estabeleceu a empresa Philips & Company na cidade holandesa de Eindhoven, para fabricação de lâmpadas incandescentes de filamento de carbono e outros produtos elétricos (como lanternas), que tinha como objetivo atender à demanda crescente após a comercialização da eletricidade. Inicialmente a empresa produzia lâmpadas com filamentos de carbono em uma pequena fábrica. Com um ano de funcionamento a pequena fábrica recebeu uma encomenda de lâmpadas de um grande fabricante de velas, ampliando assim sua produção diária para 500 unidades em 1895. Foi nesse mesmo ano que o irmão Anton juntou-se à jovem empresa. Ele revelou um grande talento comercial e dentro de poucos anos a empresa pertenceria ao seleto grupo dos maiores produtores de lâmpadas do mundo. Em 1910, com dois mil funcionários, a empresa era a maior empregadora da Holanda. O desenvolvimento das novas tecnologias de iluminação incentivou um programa de expansão regular, e, em 1914, a empresa criou um laboratório de pesquisa destinado a estudar fenômenos físicos e químicos e a estimular a inovação de produtos revolucionários. Ainda antes da Primeira Guerra Mundial, seus produtos já eram comercializados na América do Norte e França.


Em 1918 a empresa iniciou a produção de válvulas, sendo responsável pela invenção das de filamento de baixo consumo (batizadas de MINIWATT), ideais para equipamentos alimentados por baterias. A PHILIPS apresentou um tubo médico de raio X ainda neste ano e esteve envolvida nas primeiras experiências de recepção/transmissão de sinais de televisão em 1925. Ainda nesta década houve uma grande explosão no número de empresas neste segmento. Foi então que a PHILIPS começou a proteger suas invenções com patentes nas áreas de radiação e recepção de rádio, marcando a era da diversificação de produtos dentro da empresa. Em 1927, começou a produzir rádios, que fora apresentado meses antes em uma feira de eletrônicos na cidade holandesa de Utrecht. O sucesso do produto foi tanto que até 1932 a PHILIPS tinha vendido 1 milhão de aparelhos no mundo. Um ano depois começou a produzir equipamentos de Raio X para os Estados Unidos. Nas décadas de 1940 e 1950, a ciência e a tecnologia tiveram um desenvolvimento rápido, com a PHILIPS inventando a cabeça giratória, o que permitiu o desenvolvimento do barbeador elétrico PHILISHAVE, um dos produtos de maior sucesso da marca holandesa no mundo, e à criação da base para o trabalho inovador, posteriormente, com transistores e circuitos integrados. Na década de 1960 a empresa fez grandes avanços com CCD (charge-coupled Device) e LOCOS (Local Oxidation of Silicon), tendo ainda grande contribuição nos avanços de gravação, transmissão e reprodução de imagens na televisão.


Nos anos de 1970, a marca holandesa investiu na produção, armazenamento e transmissão de imagem, som e data, onde o centro de pesquisa da empresa fez grandes avanços que resultaram na invenção da leitura ótica laser para discos, discos compactos e sistemas de telecomunicações. Esta década ainda foi marcada por inúmeras aquisições, o que levou a um enorme crescimento da empresa. Primeiro, começou com a fundação da gravadora Polygram em 1972, que seria vendida no final da década de 1990. Depois, em 1974 e 1975, a empresa fez importantes aquisições nos Estados Unidos, comprando respectivamente a Magnavox (produtos eletrônicos como rádios, televisões e gravadores) e a Signetics (semicondutores). Em 1981 foi a vez dos negócios com aparelhos de TV da GTE Sylvania serem incorporados pela empresa holandesa. Dois anos depois, as atividades de iluminação da Westinghouse foram adquiridas. Ao longo desta década, continuaram a serem apresentados novos produtos e ideias de grande relevância. A pesquisa na área da iluminação contribuiu para o aparecimento das novas lâmpadas PL e SL, que se destacavam pela economia de energia.


Ao mesmo tempo em que o CD foi lançado mundialmente em 1983, a PHILIPS atingia a marca de 100 milhões de aparelhos de TV fabricados no mundo. A década de 1990 trouxe alterações significativas para a PHILIPS. A empresa colocou em prática um importante programa de reestruturação, cujo principal objetivo era reconquistar uma posição de destaque e liderança no mercado. Para estabelecer uma presença global consistente, em 1995 a PHILIPS apresentou sua primeira campanha global com o slogan “Let’s make things better”. Pouco depois, em 1997, em cooperação com diversas outras empresas – e apoiada no sucesso da tecnologia do CD, inventado pela PHILIPS e lançado em conjunto com a Sony, marca holandesa apresentou o produto eletroeletrônico de crescimento mais rápido no mercado: o DVD. À medida que avançou o novo milênio, a PHILIPS esteve na vanguarda da revolução digital, introduzindo produtos do mais alto nível que ajudaram a melhorar e facilitar a vida de milhões de pessoas.


A empresa, que no decorrer de sua história facilitou a vida de milhares de pessoas, adotou oficialmente, em 1999, o complicado nome de Koninklijke Philips Electronics NV (Royal Philips Electronics), que recentemente perdeu a palavra “Electronics”. No ano seguinte com a aquisição da Optiva Corporation a empresa ingressou no mercado de higiene oral com a produção de escovas de dente elétricas. O total sucesso da marca no cotidiano de milhões de pessoas pode ser comprovado em 2008, quando a PHILIPS vendeu sua milionésima centrífuga de frutas e vegetais. Pouco depois, em 2010, adquiriu a empresa californiana Discus Holdings Inc., fabricante líder de produtos de clareamento dental profissional. Com isso, a PHILIPS expandiu sua carteira de saúde bucal, cujo portfólio já possuía a escova de dente elétrica Sonicare. Em 2011, a empresa anunciou a venda de 70% de sua deficitária divisão de televisores para a fabricante de monitores TPV, de Hong Kong, detentora da marca AOC. A joint venture é responsável pelo projeto, manufatura, distribuição, marketing e vendas das TVs PHILIPS em todo o mundo – incluindo a Europa –, com exceção da China, Índia, Estados Unidos, Canadá, México e alguns países da América do Sul.


No final de 2013, a PHILIPS apresentou seu novo posicionamento de marca, que se baseia na história da empresa de criar inovações que fazem sentido para as pessoas. Como parte desse novo posicionamento, a empresa apresentou a nova assinatura da marca “Inovação e você”, enraizada na forte crença da PHILIPS, de que a inovação só faz sentido se ela atende necessidades e desejos ainda não satisfeitos das pessoas. E uma ampla gama de inovações da empresa tem um impacto positivo na vida das pessoas, tais como o MRI- guiado, um ultra-som de alta intensidade para o tratamento de tumores, evitando danos ao tecido saudável da pele; o sistema de iluminação wireless Hue Philips, desenvolvido por uma família londrina com o intuito de criar um horário de dormir suave para sua filha; e o WakeUp Light, um estimulador luminoso que desperta o corpo suavemente nas primeiras horas das manhãs de inverno, garantindo uma sensação de relaxamento e bem-estar. Além disso, o design de produtos com consciência ecológica, como as lâmpadas que economizam energia, usadas na Torre Eiffel, é parte do objetivo da empresa de criar soluções de iluminação sustentáveis e um caminho mais amplo para uma qualidade de vida melhor em todo o mundo.


A linha do tempo 
1939 
Lançamento do primeiro aparelho de barbear elétrico. 
1951 
Lançamento do barbeador PHILISHAVE. Em 1995, esses barbeadores atingiram a incrível marca de 300 milhões de unidades vendidas no mundo. 
1963 
Introdução do cassete de áudio compacto, conhecido como “Fita Cassete”. 
1965 
Produção do primeiro circuito integrado de sua história. 
1972 
Lançamento do primeiro videocassete no mercado. 
1983 
Introdução do disco ótico e do disco compacto (conhecido como CD). 
1989 
Ingressou oficialmente no segmento de sistemas eletrônicos de defesa. 
1997 
Lançamento do aparelho de DVD com enorme sucesso no mercado. 
Apresentação da FlatTV, televisão de plasma com a inovadora tecnologia Ambilight, onde um halo de luz muda de cor acompanhando o que acontece na tela. Essa tecnologia amplia a percepção da imagem e cria uma experiência visual muito mais envolvente. 
1998 
Lançamento do primeiro monitor de bebê sem fio. 
2000 
Lançamento do gravador de DVD. 
2001 
Lançamento da máquina de café automática SENSEO. Essas máquinas já venderam mais de 40 milhões de unidades no mundo todo. 
2002 
Lançamento do desfibrilador portátil para uso doméstico. 
2003 
Lançamento da primeira câmera sem fio para monitoramento de bebê. 
2004 
Lançamento do BRILLIANCE 40-SLICE CT, um aparelho de tomografia três vezes mais rápido que os existentes no mercado na época. 
2005 
Lançamento do AMBIENT EXPERIENCE, projeto que une o conhecimento e a tecnologia dos setores de Cuidados com a Saúde, Design e Iluminação da PHILLIPS para ajudar os pacientes, especialmente crianças, a se sentirem mais confortáveis, física e emocionalmente, durante exames médicos como ressonância magnética e tomografia computadorizada. A arquitetura única, as músicas, os filmes, as projeções relaxantes, a iluminação agradável e a integração proposital de todos estes elementos foram fatores preponderantes para o sucesso do projeto que privilegiou a criação de um ambiente tranquilo, integrado a presença de alta tecnologia e modernidade, aumentando a sensação de segurança e reduzindo a incidência da claustrofobia Em 2008, a empresa comemorou a instalação a 50ª Ambient Experience nos Estados Unidos. 
2006 
Lançamento da LIVING COLORS, uma revolucionária luminária de LED que permite mudar com luz as cores da casa, refletindo no ambiente emoções e humor. Com um design inovador, possui dois LEDs vermelhos, um azul e outro verde, que combinados permitem visualizar até 16 milhões de cores. A utilização é simples. Por meio de um controle remoto sensível ao toque é possível ajustar a cor e a intensidade de luz desejada. 
2007 
Lançamento da AUREA, inovadora tecnologia para televisores de LCD que tem luzes no lado oposto da imagem para tornar menos brusca a variação de luminosidade entre a imagem da tela e o ambiente em sua volta. A tecnologia não é nova, apenas foi atualizada e recebeu novo nome. A tecnologia tem o nome de Ambilight e agora permite que mais cores sejam mostradas e também ao mesmo tempo. 
Anunciou a entrada no mercado mundial de notebooks começando pelo mercado brasileiro. Os primeiros portáteis da empresa são os modelos Philips 13 e Philips 11. 
2008 
Lançamento da SENSEO LATTE SELECT, a mais nova geração da famosa máquina que prepara cappuccino, latte macchiato ou café com leite adicionando espuma de leite automaticamente. 
Lançamento de uma TV de 22 polegadas com tecnologia que simula 3D nas imagens sem a necessidade de óculos 3D especiais ou aparelhos complementares. 
2009 
Lançamento da PHILIPS CINEMA 21:9, primeira televisão de LCD de 56” e proporção 21:9, mesma utilizada no cinema, o que elimina as barras pretas durante a exibição de filmes. 
2010 
Lançamento da primeira TV de LED 3D da marca. 
2011 
Lançamento do PHILIPS GoPure, primeiro sistema purificador de ar para veículos, que remove rapidamente poeira, pólen, bactérias, vírus e gases poluentes provenientes da queima de combustível. 
Lançamento da primeira lâmpada com tecnologia LED da marca holandesa, cujo consumo é 70% menor do que as lâmpadas fluorescentes. 
2012 
Lançamento da nova geração de Smart TVs da marca. A nova linha ganhou 5 séries: uma de LCD e 4 de LED, onde dois modelos apresentam a tecnologia “Dual View Gaming”, para que duas pessoas possam jogar videogame ao mesmo tempo, cada um com uma visão diferente do jogo. 
2013 
Apresentação do primeiro televisor 4K (Ultra HD) da marca. Além do modelo de 65 polegadas, foi lançada uma versão com tela ainda maior, de 84. A tecnologia Upscaling, desenvolvida pela PHILIPS, é capaz de transformar a informação de pixel Full HD para criar uma imagem Ultra HD. 
● Os televisores da série Amblight passam a conter mais um atrativo para os usuários. Os modelos ganharam integração com as novas lâmpadas de LED que a empresa lançou no final de outubro. Graças a um aplicativo chamado Ambilight+Hue, as TVs poderão realizar efeitos de luz em conjunto com as pequenas lâmpadas.


As divisões 
A PHILIPS possui três grandes divisões de negócios: 
Cuidados com a saúde: Esta divisão opera em quatro áreas de negócios principais: Sistemas de Imagens, Cuidados com Pacientes & Informática Clínica, Soluções em Cuidados com a Saúde em Domicílio e Serviços ao Consumidor. Além de manter unidades de vendas e serviços em 63 países, esta unidade opera fábricas na Holanda, Alemanha, Finlândia, Israel e Estados Unidos. Com a presença crescente em cardiologia, oncologia e saúde da mulher, esta divisão se concentra nos principais problemas de saúde que atingem as pessoas, como insuficiência cardíaca, cânceres de mama e pulmão e doenças respiratórias. Alguns produtos fabricados nesta área são: desfibrilador, aparelho de ultra-som, diagnóstico por imagem e monitoramento cardíaco. Uma das recentes inovações desta unidade é a máscara nasal Respironics OptiLife, projetada para propiciar mais facilidade de uso aos pacientes. Com recursos como tubo de máscara avançado e flexível no ponto crítico em que o tubo encontra a máscara, ele cria uma vedação ideal em qualquer posição de sono.


Consumo e Estilo de Vida: Esta divisão opera em áreas de negócios interligados: Saúde e Bem-Estar, Cuidados Pessoais e Cuidados Domésticos. Mantém unidades de vendas e serviços em mais de 60 países e tem fábricas operando na Holanda, Bélgica, França, Hungria, México, Argentina, Brasil, Índia, Estados Unidos, Polônia e China, produzindo televisões, aparelhos de DVD, telefones, Home Theater, aparelhos de barbear, depiladores, secadores de cabelo, aparelhos de cozinha da marca Walita (no Brasil), ferros e aspiradores.


Iluminação: Esta divisão, líder de mercado no mundo com expertise reconhecido em desenvolvimento, produção e aplicação de soluções inovadoras, opera em cinco áreas de negócios: Fontes de Iluminação e Eletrônicos, Luminárias para Consumo, Soluções em Iluminação Profissional, Iluminação Automotiva e Lumileds. Mantém unidades de vendas e serviços em mais de 60 países e opera fábricas na Holanda, Bélgica, França, Alemanha, Reino Unido, Polônia, Estados Unidos, México, Brasil, Índia, Indonésia, Tailândia, China e Coréia do Sul. As lâmpadas incandescentes e de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas de LED, reatores e lâmpadas para automóveis são alguns dos produtos produzidos nesta área. Além disso, a PHILIPS fornece soluções de energia avançadas e eficientes para todos os segmentos: iluminação de ruas e estradas, arenas esportivas, escritórios, indústrias, hotéis, ambiente doméstico e áreas especializadas, como por exemplo, horticultura e purificação de água. A empresa também é líder em moldar o futuro com novas aplicações e interessantes tecnologias de iluminação, como a tecnologia LED, que, além de eficiência em energia, fornece vantagens atraentes e incontáveis soluções de iluminação inovadoras.


O quadro abaixo mostra e descreve a evolução ads principais inovações e tecnologias desenvolvidas pela PHILIPS quando o assunto é lâmpada.


As alianças estratégicas são parte importante dos negócios na PHILIPS. A marca tem parcerias estratégicas com mais de 30 empresas líderes globais para introduzir produtos nunca vistos que revolucionaram as ofertas no mercado, como por exemplo, Senseo (sistema de cápsulas de café desenvolvido pela Sara Lee, que atende de modo rápido e prático às preferências dos clientes que bebem café), PerfectDraft (que leva o excelente sabor do chope para as residências, desenvolvida em colaboração com a AB InBev, empresa líder global no setor de bebidas fermentadas) e ActiveCrystals (linha de acessórios para som e dispositivos USB exclusivos e modernos com tecnologia PHILIPS cravejada de cristais Swarovski). Além disso, a empresa apresenta o sistema de barbear hidratante com loção NIVEA FOR MEN, que permite um barbear sempre confortável, seja a seco ou úmido.


Outros negócios 
O que muitas pessoas não sabem é que a PHILIPS é uma das maiores fabricantes de produtos para o cuidado de bebês, como por exemplo, mamadeiras, bicos, copos, chupetas, bolsas térmicas, esterilizadores, aquecedores, extratores de leite eletrônicos, umidificadores de ar, babás eletrônicas, entre outros. Isto começou porque em setembro de 2006 a empresa holandesa comprou por €657 milhões a britânica AVENT, fundada em 1984 com a introdução de uma revolucionária mamadeira que estabeleceria um padrão para o segmento no mundo inteiro, depois que Edward Atkin percebeu a ineficácia das mamadeiras até então existentes, com bicos duros, compridos e estreitos, e decidiu desenvolver uma linha diferenciada que primasse pela segurança e facilidade de utilização. A aquisição, que formou a PHILIPS AVENT, marcou o início de uma nova fase para o mercado de cuidados com mães e bebês, que incluem inovações significativas para um dos momentos mais importantes da vida das mães e seus filhos. Atualmente a PHILIPS AVENT está totalmente voltada para criar os melhores produtos do mundo para cuidados com bebês e com sua alimentação, detendo a liderança em mamadeiras, extratores de leite e esterilizadores no Reino Unido e sendo a terceira marca em soluções para alimentação de bebês nos Estados Unidos. A completa linha de produtos da marca é comercializada em mais de 60 países ao redor do mundo.


As pesquisas 
A PHILIPS desempenha um papel relevante na criação de um mundo de eletrônica digital, trazendo até as pessoas inovações de grande importância. Muitas dessas inovações encontram as suas raízes nos laboratórios da PHILIPS RESEARCH (Laboratório de Pesquisas da Philips). Fundado em Eindhoven, na Holanda, em 1914, esse laboratório é hoje uma das maiores organizações mundiais privadas de pesquisa e investigação, com unidades instaladas na Holanda, Bélgica, Inglaterra, Alemanha, Estados Unidos, China e Índia, que empregam no total aproximadamente 2.000 pessoas de 50 nacionalidades diferentes. Através das suas invenções, o PHILIPS RESEARCH vai abrindo caminho na forma como as pessoas vivenciam as tecnologias. As pesquisas estão centradas em áreas estratégicas da PHILIPS: Healthcare (Cuidados com a Saúde), Lifestyle (Estilo de Vida) e Technology (Tecnologia). O PHILIPS RESEARCH acredita no uso da pesquisa com o espírito da inovação aberta, através do relacionamento com parceiros acadêmicos e industriais. Porque, fazendo parcerias, a empresa acelera o processo da inovação e constrói plataformas comuns que realmente interessam e são adotadas. Os cientistas, especializados num vasto leque de disciplinas, desde a engenharia eletrônica e física até a química, ciências biológicas e humanas e tecnologia da informação, trabalham em estreita colaboração, influenciando e alargando entre si os respectivos pontos de vista e usufruindo, assim, das sinergias e da troca de ideias. A PHILIPS, que investiu em 2012 mais de €1.8 bilhões em pesquisas, já registrou ao longo de sua história mais de 59 mil direitos de patente. Além disso, a empresa possui 35 mil marcas registradas, 81 mil direitos de design e 4.200 domínios registrados.


Sustentabilidade 
Sustentabilidade está no centro da estratégia PHILIPS. A empresa está comprometida com a redução do impacto no meio ambiente em todos os aspectos de seus negócios: produtos, processos produtivos, aquisições, assim como nas comunidades que rodeiam os locais onde a empresa atua e nas práticas de trabalho de todos os funcionários. Todos os produtos da empresa passam por um processo de EcoDesign, identificando o impacto ambiental em termos de eficiência energética, substâncias perigosas, reciclagem, descarte final, confiabilidade de peso e tempo de vida. Os processos em vendas de Produtos Verdes (com status de green flagship) são verificados anualmente por um serviço terceirizado e independente e publicado no relatório anual da PHILIPS. A empresa tem o objetivo de combater desafios globais de cuidados com a saúde através do foco em entregar uma qualidade melhor por um custo menor, também em mercados emergentes, como China, Brasil e Índia. A empresa toma também a liderança em programas educacionais, mostrando aos seus públicos de interesse que soluções em eficiência energética são simples, fáceis e possíveis de se colocar em prática e fazem sentido economicamente para governos nacionais e locais, negócios, escolas e indivíduos.


O museu 
A PHILIPS também tem o seu próprio museu, situado na primeira fábrica da empresa no centro da cidade de Eindhoven, onde, em 1891, foram fabricadas as primeiras lâmpadas elétricas. O museu serve para mostrar aos visitantes, através de visitas guiadas, como as lâmpadas eram produzidas no início do século passado - e como são feitas nos dias de hoje. Os visitantes ainda podem experimentar o desenvolvimento da empresa desde a sua criação até as inovações do futuro. O museu conta uma história interativa sobre inovação e empreendedorismo que permitiram à empresa dar uma contribuição positiva para a vida de milhões de pessoas. Esta viagem através do tempo ganha vida com uma coleção exclusiva de itens, acompanhadas de histórias pessoais fascinantes de como esses produtos foram criados.


Campanhas que fizeram história 
A simplicidade foi o conceito central de uma campanha publicitária global da PHILIPS lançada em 2004, que tinha como slogan “Sense and Simplicity”. Ou seja, “Senso e Simplicidade”. O conceito era refletir o desejo de oferecer uma tecnologia tão simples quanto à própria embalagem nos quais os produtos chegavam até o consumidor. A preocupação desde o início era oferecer produtos que simplificassem a vida. E para cumprir este objetivo nada melhor, do que produtos avançados tecnologicamente, que poupassem tempo, mas que fossem de fácil manuseio e funcionalidade. Ou seja, produtos realmente simples de serem usados e de grande qualidade e tecnologia, como tudo o que a PHILIPS faz. Pensando sempre, é claro, no consumidor e em sua maior comodidade. Foi baseado nisso, que a empresa não é apenas mais um fabricante de eletroeletrônicos de consumo. Mas uma empresa que se dedica a trazer bem-estar aos consumidores através de produtos que possam se adequar às necessidades dos dias atuais, poupando tempo, trabalho, sem complicar a vida e simplificando tarefas cotidianas. Fazendo com que o consumidor tenha mais tempo para se dedicar a si mesmo, familiares, amigos e a pequenas coisas que são extremamente importantes e significantes da vida.


A evolução visual 
O logotipo da PHILIPS passou por inúmeras transformações ao longo de sua história. Nos primeiros anos a representação do nome da empresa teve várias formas: uma era um emblema formado pelas iniciais de Philips & Co., e outra era a palavra PHILIPS impressa no vidro das lâmpadas com filamento de metal. Foi somente no fim dos anos de 1920, que o nome PHILIPS começou a ter a forma muito similar que reconhecemos hoje.


As familiares ondas e estrelas da PHILIPS apareceram pela primeira vez em 1926, na embalagem de válvulas de rádios Miniwatt e no Philigraph, um primeiro dispositivo para gravação de som. As ondas simbolizavam o rádio e as estrelas representavam as lâmpadas, raízes da marca. Em 1930, foi a primeira vez que as quatro estrelas e as três ondas foram unidas em um círculo. Depois disso, as estrelas e ondas começaram a aparecer em rádios e gramofones, incluindo o círculo como parte do design. Gradativamente, o uso do emblema com o círculo foi estendido para materiais de propaganda e outros produtos. Nesse momento, as atividades comerciais da PHILIPS se expandiam rapidamente, e a empresa desejava encontrar uma marca comercial que a representasse com exclusividade, mas que pudesse evitar problemas jurídicos com os proprietários dos conhecidos emblemas circulares. Esse desejo resultou na combinação do círculo PHILIPS e da marca com a palavra dentro do emblema, em formato de escudo. Em 1938, o escudo PHILIPS foi utilizado pela primeira vez.


Nos anos seguintes esse tradicional símbolo da marca somente mudou a cor, passando de bege e vermelho para branco e azul. Em 2013, a PHILIPS apresentou um novo logotipo, que faz menção ao projeto da identidade visual do escudo de 1938. Entretanto, este novo logotipo traz aspectos mais curvados, com linhas mais grossas e mais suaves por toda parte. Além disso, a nova versão passou adotou o preenchimento em azul (a versão anterior tinha preenchimento em branco e contorno em azul).


Na década de 1990 a identidade visual da marca também assumiu apenas a palavra PHILIPS e sua tradicional cor azul. Em 2008 ocorreu uma leve mudança na tipografia da letra.


Os slogans 
Innovation & (and) You. (2013) 
Sense and Simplicity. (2004) 
Let’s make things better. (1990) 
Inovação e você. (2013, Brasil) 
Fazendo sempre melhor. (2004, Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Holanda 
● Fundação: 15 de maio de 1891 
● Fundador: Frederik e Gerard Philips 
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: Koninklijke Philips N.V. 
● Capital aberto: Sim (1912) 
● Chairman: François Adrianus van Houten 
● CEO: Pieter A. J. Nota 
● Faturamento: €24.7 bilhões (2012) 
● Lucro: €226 milhões (2012) 
● Valor de mercado: €26 bilhões (janeiro/2014) 
● Valor da marca: US$ 9.813 bilhões (2013) 
● Presença global: + 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 116.200 
● Segmento: Eletrônicos 
● Principais produtos: Televisão, aparelhos de vídeo e áudio, lâmpadas e aparelhos de diagnóstico 
● Principais concorrentes: Sony, Panasonic, LG, Samsung, ToshibaGE, Osram e Braun 
● Slogan: Innovation and You. 
● Website: www.philips.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca PHILIPS está avaliada em US$ 9.813 bilhões, ocupando a posição de número 40 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 

A marca no mundo 
A PHILIPS, uma das maiores fabricantes de produtos eletrônicos do mundo, e a maior da Europa, comercializa sua vasta gama de produto em mais de 150 países com faturamento superior €24.5 bilhões em 2012. Com mais de 116.000 empregados, espalhados por mais de 100 países, a empresa atua nas áreas da iluminação (lâmpadas), áudio e vídeo, eletrodomésticos, semicondutores e sistemas médicos. A PHILIPS é líder global em cuidados cardíacos, cuidados de crises agudas e atendimentos domiciliares, soluções em iluminação energeticamente eficientes e novas aplicações de iluminação, assim como, em aparadores de pelos e barbeadores masculinos, entretenimento em casa e portátil e cuidados com a saúde bucal, com forte posicionamento em televisores, barbeadores elétricos, entretenimento portátil e saúde bucal. Atualmente a PHILIPS produz mais de 2.6 bilhões de lâmpadas incandescentes anualmente. No Brasil a empresa é proprietária da marca WALITA, fabricante de produtos eletro-portáteis, tais como liquidificadores, batedeiras, espremedores de frutas, etc. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/1/2014

9 comentários:

  1. Anônimo1:38 PM

    Sem contar que a marca também possui no mercado Brasileiro a poderosa Walita, que é referencia em eletrodomesticos no mercado nacional. É sem dúvida a melhor marca de Eletro-eletronico no mercado, sempre com produtos de ponta e lançando tendências.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:38 PM

    Sem contar que a marca também possui no mercado Brasileiro a poderosa Walita, que é referencia em eletrodomesticos no mercado nacional. É sem dúvida a melhor marca de Eletro-eletronico no mercado, sempre com produtos de ponta e lançando tendências.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:20 AM

    nao sabia que a Philips era tão abrangente!

    ResponderExcluir
  4. Agora os produtos Walita estão saindo de fabrica com a marca Philips Walita.

    Realmente são produtos de qualidade superior!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:48 PM

    desde criança sou admirador da marca philips, todos os aparelhos que tenho em minha residencia é da philips. Pra mim é a melhor marca do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:38 PM

    Tenho uma história curiosa com a Philips. Meu pai foi funcionário da empresa por 20 anos na divisão de eletrônicos e depois que me tornei adulto coincidentemente trabalho para a mesma empresa também há quase 15 anos. Conheço a marca e a história da empresa como pouco.
    Parabenizo pelo blog. Não posso opinar por posts de outras marcas, mas, no que se refere à Philips, está muito bem feito.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:00 PM

    Fora que o PSV, um dos maiores times de futebol da Holanda e provavelmente de toda a Europa foi fundado por funcionarios da Philips, sendo ela um de seus principais patrocinadores.

    ResponderExcluir
  8. Por anos a Philips foi umas das principais fábricas aqui do polo industrial de Manaus e todos nós amazonenses sentimos muito quando a fábrica encerrou suas atividades aqui em Manaus eu trabalhei por quinze anos dentro do depósito dela sabíamos dos lançamentos e primeira mão eram tantas a novidades chegando que eu ficava maravilhado com tanta tecnologia foram anos incríveis saudaes

    ResponderExcluir
  9. Uso produtos Philips a vida toda.
    Do rádio às lâmpadas.
    É a melhor marca do mundo.
    Nunca tive problemas. Só alegria.

    ResponderExcluir