Nada pode surpreender nas iniciativas da SOUTHWEST AIRLINES: os aviões foram pintados de “baleias assassinas” quando o parque aquático Sea World em San Antonio foi inaugurado; acreditam que o cliente vem em segundo lugar; publicam anúncios de emprego que dizem “trabalhe em um lugar onde usar calças é uma opção”; e onde as aeromoças vestiram-se de renas e duendes no Natal, enquanto o piloto entoava cânticos e balançava o avião. E o melhor de tudo, adora manter os preços mais baixos do mercado americano para que seus clientes tenham experiências incríveis mais acessíveis. Este é o verdadeiro espírito de uma das mais respeitadas e inovadoras companhias aéreas dos Estados Unidos.
A história
A ideia para a concepção da SOUTHWEST AIRLINES surgiu em 1966 em um simples guardanapo de papel, onde Rollin W. King, dono de uma pequena empresa de transporte aéreo na cidade de San Antonio, conversando com Herb Kelleher (imagem abaixo) e o banqueiro John Parker, desenhou um triângulo que ligava as três maiores cidades do estado do Texas: Houston-San Antonio-Dallas. Todos eles estavam insatisfeitos de como era incômodo e caro viajar de avião no estado texano. Quando King perguntou a Kelleher: “Vamos montar uma companhia aérea?”, a resposta não poderia ser outra “Rollin, você é louco. Claro que vamos”. Estavam criadas as primeiras rotas, cujos alvos seriam os passageiros frequentes, que optavam por preços mais baixos. A ideia era simples: voar sempre no horário, sem atrasos, pelo menor preço possível, fazendo o passageiro se divertir enquanto isso.
Apesar de ter sido fundada oficialmente no dia 15 de março de 1967 com nome inicial de Air Southwest, somente após uma intensa batalha judicial, movida pelas companhias aéreas Braniff, Trans-Texas e Continental Airlines, a SOUTHWEST AIRLINES (já com esse nome) oficialmente decolou exatamente no dia 18 de junho de 1971. Contando com apenas três aeronaves Boeing 737-200 inaugurou seis voos de ida e volta entre as cidades de Dallas e San Antonio, e doze entre Dallas e o aeroporto internacional de Houston, com preço de US$ 20 a passagem. Um aeroporto, localizado a apenas 10 minutos do centro de Dallas, foi escolhido como base de operações da empresa. Era o início da companhia aérea mais diferenciada e inovadora das Américas.
Porém o começo não foi nada fácil. Os aviões, apesar dos preços baixos das passagens não decolavam totalmente lotados. Foi então que a empresa adotou o posicionamento de “Companhia do Amor”, construindo uma imagem irreverente e sensual. Seu aeroporto base era conhecido como Love Field (o Campo do Amor), utilizava a palavra amor em abundância nos seus anúncios publicitários, colocou um coração em seu logotipo, os aviões eram chamados “Pássaros do Amor”, as bebidas servidas de “Poções do Amor” e os amendoins de “Bocados do Amor”, as passagens eram emitidas pela máquina do amor e as aeromoças eram conhecidas como “Love Hostess” ou “Aeromoças do Amor” com uniformes extravagantes criados pela Lorch, uma loja de roupas elegante da cidade de Dallas. Imagine agora esta cena: três comissárias com belas pernas enfiadas em shorts curtos e vestindo longas botas de couro brancas com salto alto, servindo Blood Mary e sorrindo para um grupo de passageiros, formado principalmente, por homens, totalmente acordados, nos aviões da SOUTHWEST, mesmo às 8:00 horas da manhã. Este era o Voo do Amor, entre as cidades de Dallas e Houston. E o mais importante, toda essa estratégia diferenciava a SOUTHWEST AIRLINES das outras companhias aéreas, que tinham um estilo enfadonho e mal-humorado. Até suas campanhas publicitárias eram bem humoradas, utilizando slogans como “Agora há mais alguém lá em cima que gosta de você”.
A companhia aérea encerrou o ano de 1971 tendo transportado 108 mil passageiros, com quatro aviões, cinco destinos no Texas e 195 funcionários. A expansão da companhia aérea começou em 1975, após mais uma longa batalha jurídica, quando passou a servir cidades menores do estado do Texas, iniciando por Harlingen, situada no chamado “Vale do Rio Grande”, com quatro voos diários em dias úteis. Em 11 meses de serviços o volume de passageiros dessa região, que era de aproximadamente 123 mil, saltou para 325 mil passageiros. E um dos motivos era a tarifa permanentemente baixa da SOUTHWEST AIRLINES, permitindo assim que mais pessoas voassem. A iniciativa de voar para essa região abriu portas para outras pequenas cidades como Midland-Odessa, Austin, El Paso, Lubbock e Corpus Christi. Nesta época, em 1976, a empresa atingiu a marca de cinco milhões de passageiros transportados, colocou seu sexto Boeing 737 em serviço, enquanto alcançava a marca de um milhão e meio de clientes totalmente satisfeitos. Um fato importante a ser destacado: entre 1972 e 1978, a SOUTHWEST não aumentou o preço de suas passagens.
Os primeiros voos para fora do estado do Texas somente começaram em 1979 para a cidade de Nova Orleans, estado da Louisiana. A década seguinte começou com a inauguração de novas rotas em 1982 para as cidades de Las Vegas, Los Angeles, Phoenix, San Francisco e Kansas City, seguida em 1985 por Chicago e Detroit em 1987. Em 1990 a SOUTHWEST AIRLINES atingiu faturamento superior a US$ 1 bilhão, tornando-se assim uma das gigantes do setor aéreo americano. Pouco depois, em 1993, iniciou expansão para o leste do país, com a inauguração de voos para o Baltimore/Washington International Airport e, em 1996, invadiu a ensolarada Flórida, voando para as cidades de Tampa, Ft. Lauderdale e Orlando. No ano seguinte inaugurou serviço para sua 50ª cidade, Jacksonville na Flórida.
Deste momento em diante, os passageiros americanos já conheciam o estilo SOUTHWEST de voar. E um exemplo deste estilo ocorreu em 1995 quando em várias ocasiões, os funcionários que trabalhavam em diferentes estações na Califórnia e no centro de reservas de Albuquerque, apareceram com os rostos pintados, capacetes de guerra e roupas camufladas, para simbolizar sua participação na “guerra” contra a ponte aérea deflagrada pela gigante United Airlines (conheça a história deste gigante aqui). Outro exemplo que vale a pena ser relatado aconteceu em 2005 quando o último Boeing 737-200, integrante da frota desde a década de 1970, foi aposentado. Para celebrar este momento, intitulado “Putting the -200 to Bed” (algo como “colocando o 737-200 para dormir”), alguns funcionários foram escolhidos para trabalhar de pijama no último voo desta aeronave, realizado logo pela manhã, que refez a rota original entre Dallas-San Antonio-Houston.
No ano de 2009, em mais uma prova de ousadia na sua linha de comunicação, a empresa colocou adesivos em alguns de seus aviões com fotos de sua mais bela aeromoça trajando um biquíni branco e em poses pra lá de sensuais, tornando-a celebridade, principalmente na internet. Outro fator que fez aumentar ainda mais sua popularidade foi permitir que animais de estimação (cães e gatos pequenos e devidamente vacinados) pudessem viajar a bordo com seus donos, desde que estejam acondicionados de maneira correta e paguem um taxa adicional.
Os custos baixos deram à SOUTHWEST AIRLINES seu nicho de mercado e uma vantagem competitiva: o de possuir as tarifas mais baixas do mercado americano. E isso, por sua vez, criou um fenômeno conhecido no setor aéreo como o “Efeito Southwest”. Os aeroportos servidos pela empresa têm as tarifas médias mais baixas do que os demais. Isto porque as outras companhias aéreas se sentem compelidas a reduzir suas tarifas para se tornar competitiva. Além disso, enquanto os gigantes do setor aéreo americano definham em intermináveis crises financeiras, uma das mais bem sucedidas e lucrativas companhias aéreas do mundo, utilizando estratégias diferenciadas, algumas das quais nunca vistas antes no setor, conseguiu florescer e prosperar no mundo pós-ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Na última década a SOUTHWEST AILINES cresceu consistentemente, não somente pelo número de passageiros transportados, como também pelo aumento de cidades servidas em território americano. Em meados de 2011, a empresa anunciou a aquisição da AirTran Airways, companhia aérea de baixo custo com uma pequena frota de aviões novos e eficientes, por aproximadamente US$ 1.4 bilhões em dinheiro e ações. A aquisição expandiu significativamente seus serviços de baixo custo com a criação de centenas de novos itinerários de tarifa reduzida aos viajantes no mercado americano. A total integração foi concluída no final de 2014, quando a marca AirTran foi definitivamente extinta. Com isso, a SOUTHWEST AIRLINES atingiu capacidade para atender mais de 100 milhões de passageiros em 100 importantes aeroportos americanos.
No dia 11 de abril de 2012, a SOUTHWEST AIRLINES recebeu o primeiro Boeing 737-800 (capacidade para 175 passageiros), batizado de “Warrior One”, iniciando assim uma modernização em sua enorme frota. Ainda este ano, a companhia aérea apresentou um novo design interior de cabine ecológico, com materiais sustentáveis e resistentes, batizado de EVOLVE. Este novo conceito interior, além de diminuir o peso da aeronave e maximizar espaço, propiciava um maior conforto aos passageiros com novos assentos, carpetes e uma nova iluminação. No ano seguinte, a companhia aérea deu um passo importante para o início de suas operações internacionais ao inaugurar voos para a cidade de San Juan em Porto Rico, que é um estado americano. Isto culminou em julho de 2014 com o início de seus serviços internacionais, com voos para três destinos no Caribe (Oranjestad, em Aruba; Montego Bay, na Jamaica; e Nassau, nas Bahamas). Pouco depois começou a operar voos para Cancun e Cabo San Lucas, ambos os destinos no México. Em novembro, novas rotas: Cidade do México e Punta Cana, Na República Dominicana. E seus destinos para paraísos tropicais foram ampliados em 2017 quando começou a voar para as ilhas Turks and Caicos.
No dia 3 de janeiro de 2019 faleceu, aos 87 anos, Herbert Kelleher, uma lenda da aviação comercial e considerado o “pai” do modelo low-cost como conhecemos hoje. Herb foi um pioneiro, um independente, e um inovador. Sua visão revolucionou a aviação comercial e democratizou os céus. Sua paixão, entusiasmo pela vida e investimento insaciável em relações criou duradouras e incomensuráveis impressões em todos que o conheciam e serão eternamente o alicerce e espírito de corpo da SOUTHWEST AIRLINES. Mas seu brilhantismo ia muito além: se destacava por liderar todo o time. Não foi por acaso que ficou à frente da companhia aérea até 2008 em pleno vigor de seus 77 anos de idade. Em março desse ano, a SOUTHWEST AIRLINES iniciou seus serviços para as ilhas do Havaí, ingressando assim em um dos destinos mais populares e procurados pelos americanos.
Entre muitas inovações e novidades que a SOUTHWEST AIRLINES introduziu no setor aéreo algumas chamam a atenção:
● Lançamento em 1972 de sua revista de voo chamada Spirit (atualmente conhecida como SOUTHWEST THE MAGAZINE), e que tem mais de 3.5 milhões de leitores a cada edição.
● Pioneira em oferecer serviços de fretes com entrega no mesmo dia da postagem em 1973. Esse serviço era chamado de RUSH CARGO.
● Instalação de máquinas self-ticketing em 10 cidades americanas tornando a compra de passagens muito mais rápida e ágil em 1979.
● Primeira companhia aérea a padronizar sua frota (Boeing 737) e com isso racionalizar o treinamento dos pilotos, mecânicos, estoque de peças, ferramentas, kits de manutenção, etc.
● O sucesso da comemoração intitulada Love Southwest Style, com jogos e brincadeiras a bordo, deixando seus serviços ainda mais diferenciados em 1981.
● O programa de milhagem, chamado Southwest Airlines Rapid Rewards, introduzido em 1987 com o nome de The Company Club.
● Primeira companhia aérea com um programa de fidelidade que concedia crédito pelo número de viagens e não pelo número de milhas.
● Primeira companhia aérea a oferecer um sistema de viagens sem passagem (Ticketless Travel) em 1994.
● Primeira no segmento aéreo a lançar uma página na internet em 1995, batizada inicialmente Southwest Airlines Home Gate.
● Pioneira em descontos seniors (para idosos).
● Introdução em 2000 do SWABIZ, uma ferramenta que dava assistência aos gerentes de agências de viagem na reserva e acompanhamento de viagens feitas pelo site da empresa.
● Todos os assentos de seus aviões passaram a serem de couro em 2001.
● A partir de 2010 disponibilizou rede wi-fi em seus aviões.
Para começar, o modelo de negócios da empresa reza que ela deve competir com automóveis e ônibus, e não com outras companhias aéreas como era de se esperar. A SOUTHWEST AIRLINES não fala em comida e conforto. A razão pela qual é tão popular: faz um ótimo trabalho em prometer por baixo e entregar por cima. A companhia aérea promete muito pouco e, mais importante, nunca falha. Dar-lhe-ão um pacote de amendoins e uma Coca-Cola (saiba mais deste ícone americano aqui) e é, por isso, muito difícil causar alguma desilusão em seus passageiros. Por último, lhe promete que o transportará de um lugar para outro a preços razoáveis. Não por acaso, a companhia aérea foi eleita por sete anos, seis deles consecutivos, a Nº1 em satisfação de consumidores nos Estados Unidos.
A SOUTHWEST AIRLINES é exemplo de uma cultura organizacional que tem dado certo há mais de 50 anos. A razão do sucesso da companhia é um ambiente em que o colaborador é o agente mais valorizado, inclusive, em relação a clientes e sócios. Isto significa que para a SOUTHWEST AIRLINES o cliente vem em segundo lugar. Pode parecer estranho, mas em primeiro lugar vêm os colaboradores (funcionários). E segue uma lógica: se o trabalhador for bem tratado, o cliente é bem tratado. Se o cliente está feliz ele volta e deixa os acionistas felizes também. Por isso a SOUTHWEST é conhecida pelo ambiente de trabalho divertido, flexível e irreverente que oferece aos seus colaboradores. O espírito “LUVing” (“amoroso”) permanece no coração da SOUTHWEST. O símbolo das ações da empresa na bolsa de valores de Nova York - NYSE - é LUV, e corações vermelhos podem ser encontrados por toda a empresa. Esses símbolos incorporam o espírito dos funcionários de “cuidar de si, dos outros e dos clientes da Southwest”. E esta filosofia foi reforçada em 2014 pela campanha “Without a heart, it’s just a machine” (algo como “Sem coração, é apenas uma máquina”), quando a marca lançou uma nova identidade visual e uma nova pintura em seus aviões, cujas “barrigas” ostentavam um colorido coração.
Os fatores que a diferenciam de todas as outras empresas aéreas do mercado americano são inúmeros. Além de ser a única entre as principais companhias aéreas americanas a oferecer a todos os clientes as duas primeiras bagagens despachadas (sujeito a limitações de peso e tamanho) e todas as trocas de passagens sem taxas adicionais, esses fatores vão da excelência operacional, com os “turn-arounds” (virar o avião em pista e prepará-lo para decolar novamente) mais rápidos da indústria (em média 20 minutos para um Boeing 737 lotado) ou outros que aparentemente o público não seria capaz de definir, embora possa sentir: por exemplo, para trabalhar na empresa, é realmente necessário vestir a camisa e, ter naturalmente, uma personalidade que combine com a companhia. Bom humor, informalidade e um espírito verdadeiramente voltado a trabalhar em equipe são alguns destes atributos. A SOUTHWEST AIRLINES se utiliza de uma estratégia de malha aérea chamada “point-to-point”, em contraste com o que fazem as grandes e tradicionais companhias aéreas, que trabalham com hubs (centros de conexão) espalhados pelo país. Com tempos de voo menores, aeroportos regionais e diversos outros fatores consegue oferecer tarifas atrativas e competitivas.
Na SOUTHWEST AIRLINES todo mundo está concentrado na satisfação do cliente. Não é raro ver pilotos ajudando agentes de pistas ou o vice-presidente auxiliando com as bagagens. Para assegurar a lealdade da sua equipe (entenda-se funcionários), considerada seu maior patrimônio e principal fator de seu extraordinário sucesso, a SOUTHWEST AIRLINES segue a receita:
● Contrate com base na filosofia de vida e forneça treinamento específico para a função;
● Faça com que todos absorvam a cultura da empresa imediatamente;
● Mantenha todos em constante treinamento;
● Pratique o “É dando que se recebe”;
● Desperte a criança que toda pessoa tem dentro de si;
● Realize mais com menos;
● Ame seus colaboradores, principalmente nos momentos difíceis;
● Faça somente o que você realmente considera certo;
● Fortaleça a família corporativa.
Em 2015 a SOUTHWEST AIRLINES lançou o Transfarency® [se pronuncia Trans-fair-uhn-see], filosofia na qual os passageiros são tratados com honestidade e justiça, e as tarifas baixas na verdade permanecem baixas - sem taxas de bagagem inesperadas, taxas de alteração ou taxas ocultas. E para apresentar essa nova filosofia foi criada uma campanha publicitária composta por comerciais que se inspiravam em “musicais”, onde funcionários da companhia aérea apareciam dançando ou dublando alguma canção.
A SOUTHWEST AIRLINES serve anualmente em seus voos cerca de 90 milhões saquinhos de amendoins, 20 milhões de bebidas alcoólicas, 50 milhões de sacos de pretzels, 45 milhões de embalagens de snacks e 70 milhões de latas de refrigerante, suco ou água. Outros dados interessantes: mais de 1.550 casais trabalham na SOUTHWEST AIRLINES; anualmente seus aviões consomem mais de 2 bilhões de galões de combustível; o voo mais curto é entre as cidades havaianas de Kahului e Honolulu com 101 milhas; e o mais longo é entre as cidades de Sacramento e Honolulu com 2.462 milhas; aproximadamente 90% dos passageiros utilizam o check-in online ou quiosques de autoatendimento; e cada avião da companhia faz aproximadamente seis voos diários ou 11 horas e 4 minutos. Os aeroportos com maior movimento de aviões da SOUTHWEST AIRLINES são os da cidade de Denver, Chicago, Phoenix, Baltimore/Washington, Dallas, Las Vegas, Houston, Orlando, Nashville e Atlanta. A empresa envia anualmente pelo correio mais de 75 mil cartões, extremamente criativos, para seus clientes, funcionários e colaboradores, felicitando por eventos e datas especiais, como por exemplo, aniversários, distribuição de lucros e até nascimentos de bebês.
Entre as muitas inovações de marketing, as mais aparentes são as pinturas especiais que decoram seus Boeing 737, comemorando feitos e datas especiais da empresa. Essa estratégia de marketing começou em 1988 quando um avião foi pintado de “Orca”, conhecida como baleia assassina, para comemorar a parceria com o parque temático Sea World (conheça essa história aqui) da cidade de San Antonio no Texas. Batizado de SHAMU ONE estreou sobrevoando o parque temático, em uma manobra surpreendente a apenas 762 metros do chão, sobre centenas de eufóricos funcionários do parque. Esse voo de estreia continuou depois para Houston e Dallas. Nos seis dias seguintes este avião completou uma turnê por 27 cidades, de costa a costa dos Estados Unidos, incluindo Nova York e cada cidade servida pela SOUTHWEST AIRLINES na época.
Depois vieram os aviões SHAMU TWO (1989), SHAMU THREE (1990) e PENGUIN ONE (2013), este último em homenagem aos 25 anos de parceria com o parque temático Sea World. Porém, essa parceria de 26 anos entre a SOUTHWEST AIRLINES e o parque temático Sea World não foi renovada no final de 2014, quando o contrato expirou. Isto porque, a empresa vinha enfrentando intensas e raivosas reações de ativistas de direitos animais, já que o parque temático abriga a exibição de espetáculos com animais como baleias e golfinhos. Como parte da parceria, três aviões da companhia aérea tinham baleias orcas e pinguins pintados em suas fuselagens. Estes aviões voltaram a ter a pintura tradicional da companhia aérea.
Desde 1988, a SOUTHWEST AIRLINES investiu mais de US$ 250 milhões em pinturas especiais de seus aviões, que geralmente homenageiam estados americanos que desempenharam um papel fundamental na história da companhia aérea:
● LONE STAR ONE (1990) pintado nas cores da bandeira do Texas para comemorar os 20 anos de fundação da empresa.
● ARIZONA ONE (1994) em homenagem ao estado do Arizona.
● CALIFORNIA ONE (1995) em homenagem ao estado da Califórnia.
● NEVADA ONE (1999) em homenagem ao estado da Nevada.
● NEW MEXICO ONE (2000) em homenagem ao estado do Novo México.
● MARYLAND ONE (2005) em homenagem ao estado da Maryland.
● ILLINOIS ONE (2008) em homenagem ao estado de Illinois.
● FLORIDA ONE (2010) em homenagem ao estado da Flórida.
● COLORADO ONE (2012) em homenagem ao estado da Colorado.
● MISSOURI ONE (2015) em homenagem ao estado do Missouri.
● TENNESSEE ONE (2016) em homenagem ao estado do Tennessee.
● LOUISIANA ONE (2018) em comemoração aos 30 anos da rota para o Louis Armstrong International Airport em Nova Orleans, na Louisiana.
A empresa também utiliza pinturas especiais para comemorar grandes feitos ou parcerias, como por exemplo, o SILVER ONE (1996) para comemorar os 25 anos da empresa; o TRIPLE CROWN ONE (1997), dedicado aos empregados que fizeram a SOUTHWEST vencer por cinco anos seguidos (1992 a 1996) o troféu Triple Crown (pontualidade, menor número de reclamações e de bagagens extraviadas); o CANYON BLUE (2001) para celebrar o passado e o futuro da empresa; e o SLAM DUNK ONE (2005) para celebrar a parceria com a NBA (Liga Profissional de Basquete).
Ao longo de sua trajetória de sucesso a imagem visual da SOUTHWEST AIRLINES mudou radicalmente. Apesar de ser fundada em 1967, quando adotou um logotipo (semelhante à cauda de um avião e que nem chegou a ser utilizado), foi a partir de 1971 que a empresa iniciou suas operações e apresentou um logotipo que possuía um coração e as cores vermelha, amarela e azul. A partir daí, a marca foi sofrendo um primoroso processo de evolução. Em 1998 o tradicional coração deu lugar ao avião da companhia aérea (com a pintura chamada de “Desert Gold”) em sua identidade visual. Em 2001 ocorreu o lançamento de uma identidade visual representada pelo tradicional avião pintado nas novas cores da empresa, que teve a palavra AIRLINES definitivamente retirada do logotipo em 2007, além de uma pequena modernização. Em setembro de 2014 a marca apresentou sua nova identidade visual. A mudança foi radical. Começou com a adoção de uma nova tipografia de letra (escrita em minúsculo) e a retirada do avião como símbolo. Mas a maior mudança foi novamente a adoção do tradicional coração em sua identidade visual, agora nas cores azul, vermelho e amarelo.
O visual de suas aeronaves também mudou ao longo dos anos, acompanhando a evolução visual da marca. A primeira mudança ocorreu em 2001 quando foi introduzida a pintura Canyon Blue, que gradativamente se tornou padrão de sua frota. Foi a primeira grande mudança visual em 30 anos. Apesar disso, uma aeronave ainda foi mantida com a antiga pintura (chamada de “Desert Gold”) para homenagear as três primeiras cidades servidas pela empresa. Em 2014, com a adoção de uma nova identidade visual, a pintura de seus aviões mudaram novamente. A nova pintura, batizada de “Heart” (coração), adotou um azul mais escuro, com nova tipografia de letra na fuselagem (e não mais na cauda) e corações pintados “nas barrigas” das aeronaves. O coração representa a total dedicação ao passageiro, mostrando a força dos funcionários da maior companhia aérea doméstica do mercado americano. O primeiro avião com o novo visual foi batizado de “Heart One”. A imagem abaixo mostra essa evolução (de baixo para cima).
Uma das principais características da SOUTHWEST AIRLINES é o inteligente humor utilizado em sua linha de comunicação. À medida que a companhia aérea cresceu, suas campanhas publicitárias passaram a ter foco nos preços baixos das tarifas, voos frequentes, chegadas pontuais, maior índice de segurança e bagagem livre de taxa. E em todas essas campanhas, a marca se utiliza do humor para tirar sarro de si mesma e expressar sua personalidade calorosa e acolhedora. Por exemplo, em um comercial de TV exibiu um saquinho de amendoim com a frase: “É com isso que as refeições se parecem na Southwest Airlines… É também com isso que nossas tarifas se parecem”.
Low fares. Nothing to hide. That’s TransFarency! (2015)
On the air. In the air. (2014)
If it matters to you, it matters to us. (2013)
Bags Fly Free. (2010)
Grab Your Bag. It’s On. (2009)
Share the spirit. (2008)
You Are Now Free To Move About The Country. (2003)
A Symbol of Freedom. (2001)
Wanna get away? (1998)
We give wings to your freedom. (1996)
Just Plane Smart. (1992)
The Somebody Else Up There Who Loves You. (1971)
Love Is Still Our Field.
The Low Fare Airline.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 15 de março de 1967
● Fundador: Herb Kelleher, Rollin King e John Parker
● Sede mundial: Dallas, Texas, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Southwest Airlines Co.
● Capital aberto: Sim (1975)
● Chairman & CEO: Gary Kelly
● Presidente: Tom Nealon
● Faturamento: US$ 22.4 bilhões (2019)*
● Lucro: US$ 2.3 bilhões (2019)*
● Valor de mercado: US$ 37 bilhões (abril/2021)
● Frota: 718 aviões
● Destinos: 115
● Passageiros transportados: 162.681.000 (2019)
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 56.000
● Segmento: Aviação
● Principais produtos: Passagens áreas de baixas tarifas e transportes de carga
● Concorrentes diretos: JetBlue, Spirit, Frontier, Allegiant Air, Alaska Airlines, Delta, American Airlines e United Airlines
● Ícones: A pintura personalizada de alguns aviões
● Slogan: Low fares. Nothing to hide. That’s TransFarency!
● Website: www.southwest.com
*Com a pandemia de COVID-19 os resultados da empresa em 2020, assim como todo o setor aéreo, foram severamente afetados (faturamento de US$ 9.04 bilhões, prejuízo de US$ 3.1 bilhões, o primeiro na história da SOUTHWEST, e mais de 67 milhões de passageiros transportados).
A marca no mundo
Apesar de ser uma companhia aérea mais focada em voos domésticos, a SOUTHWEST AIRLINES é a maior empresa aérea do mercado americano em volume de embarque, transportando mais de 162 milhões de passageiros (dados de 2019), servindo mais de 100 cidades em 43 estados e operando mais de 4.000 pousos e decolagens diariamente. Além disso, a SOUTHWEST AIRLINES voa para 15 destinos internacionais em países como México, Jamaica, Aruba, República Dominicana, Costa Rica, Cuba e Bahamas. A empresa tem mais de 56 mil funcionários e uma frota de 718 aviões Boeing 737 (a maior operadora deste modelo no mundo), cuja média de idade é de 8 anos. A SOUTHWEST AIRLINES é hoje uma empresa que fatura mais de US$ 22 bilhões ao ano (em 2019 comemorou seu 47º ano de lucros consecutivos) e que normalmente obtém uma pontuação na avaliação de satisfação dos clientes mais alta que a concorrência, de acordo com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT). A empresa também atua no segmento de transporte de cargas através da SOUTHWEST CARGO.
Você sabia?
● A SOUTHWEST AIRLINES já teve uma simpática mascote chamada TJ Love’s (um aviãozinho animado).
● Até 2015, com exceção de três funcionários que foram dispensados em uma contenção de despesas no começo da década de 1970, e logo depois recontratados, a empresa nunca havia demitido ninguém.
● A SOUTHWEST AIRLINES nunca sofreu um acidente grave em toda a sua história. Mas em 2018, uma passageira morreu após um de seus aviões sofrer uma falha em um dos motores. Partes que se soltaram do motor, atingiram a fuselagem, a asa esquerda e uma janela lateral, que se quebrou, causando uma rápida despressurização da cabine e quase sugando uma passageira (que viria a óbito depois). A tripulação desviou a rota e fez uma descida de emergência, pousando em segurança no aeroporto da Filadélfia.
● Em 2020 a SOUTHWEST AIRLINES ficou em décimo primeiro lugar entre as marcas mais admiradas do mercado americano segundo a revista Fortune.
● Os uniformes dos comissários de bordo são outro show a parte: se está muito calor é facilmente visto homens e mulheres utilizarem bermuda e camisa polo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Time, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers.
Última atualização em 12/4/2021
Parabéns!
ResponderExcluirGostei muito, essas informações me ajudaram em um trabalho sobre a cultura organizacional da Southwest.
EXCELENTE TRABALHO!
ResponderExcluirME AJUDOU MUITO...
ESTÁ BEM DIVIDIDO E FÁCIL DE VISUALIZAR...
PARABÉNS PELA MATÉRIA...BEM REDIGIDA, LIMPA E OBJETIVA. NOS DÁ UMA NOÇÃO DE COMO A EMPRESA SE DESENVOLVEU E TORNOU-SE UMA DAS MAIORES EMPRESAS DO EUA...COM MUITA CRIATIVIDADE.
ResponderExcluirMuito interessante!
ResponderExcluirSimples e objetivo.
Me ajudou muito num trabalho da faculdade.
Desde o início me apaixonei por essa companhia. Os dados foram essenciais para um trabalho da faculdade sobre cultura organizacional.
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