30.5.06

TIMEX


O que as pessoas querem ou esperam de um relógio? É essa a pergunta que deve ser respondida ao se pensar em um TIMEX. E sabe por quê? Ele não é um relógio qualquer. Marca líder do mercado americano de relógios esportivos que, diga-se, é o maior do mundo, TIMEX é a escolha certa para a prática de atletismo, triathlon, ciclismo e outras atividades esportivas. Os relógios, além de ter tudo que um esportista, quer seja ele amador ou profissional, necessita, possuem ainda design moderno que os legitimam como apetrechos ideais dos atletas de vanguarda. Afinal, na história das horas, poucas marcas tiveram mais impacto no modo de vida da humanidade como a TIMEX. 

A história 
A marca TIMEX tem suas raízes na Waterbury Clock Company (em português, Companhia Waterbury de Relógios), fundada em 1854 pelos senhores Aaron Benedict e Joseph Burton na cidade de Waterbury, localizada em Connecticut Naugatuck Valley, que ficaria conhecida na década 1990 como a “Suíça da América”. A nova empresa tinha o intuito de fabricar e vender relógios de parede com preços acessíveis. Nessa altura a indústria americana de relógios de parede sofria um forte desenvolvimento em Waterbury, produzindo milhões de unidades. Desde o início a empresa estabeleceu-se como uma das maiores produtoras e exportadoras de relógios para toda a Europa. Até os dias de hoje, os relógios de parede originalmente produzidos pela empresa são verdadeiras relíquias, muito procuradas por colecionadores de todo o mundo. Para milhões de trabalhadores americanos, o começo da empresa foi o começo das horas.


Em 1880, uma divisão separada foi criada para desenvolver e produzir principalmente relógios de bolso. Foi a partir deste momento que a empresa começou a produzir relógios de bolso em grandes quantidades. Entre vários modelos, um particularmente chamou a atenção e fez história: o “Ingersoll Yankee”. Com o preço de US$ 1 e vendas aceleradas o modelo arrebatou tanta popularidade a ponto de ser conhecido como “o relógio que fez o dólar famoso”. O início da Primeira Guerra Mundial definiu uma nova e desafiante fase para a indústria relojoeira. Era absolutamente impraticável ler as horas em um relógio e disparar uma arma ao mesmo tempo, coordenação fundamental para a artilharia. Surgia a urgente necessidade de um relógio que ficasse preso ao corpo, para facilitar o combate entre os soldados. A empresa experimentou então conjugar uma pulseira em pele com um relógio de enfermeira. Foi assim que desenvolveu um dos primeiros relógios de pulso do mundo.


Com o fim do conflito, as atenções da empresa voltaram-se de novo para o mercado consumidor e, em 1932, lançou por apenas US$ 1.50 o tão famoso relógio do Mickey (onde os ponteiros eram as próprias mãos do rato mais famoso do mundo), depois de firmar um vantajoso contrato de licenciamento com a Walt Disney Company. Mesmo em meio ao período da Grande Depressão Americana, o sucesso foi tamanho que o relógio do Mickey foi o primeiro a atingir um milhão de dólares em vendas e dois milhões de unidades comercializadas em 1936. Pouco depois, em 1941, a empresa, que apesar do sucesso de alguns de seus relógios vivia sérias dificuldades financeiras, foi adquirida por Thomas Olsen, um proprietário de navios noruegueses que fugia da perseguição nazista e mudou-se para os Estados Unidos, juntamente com seu compatriota Joakim Lehmkuhl, um engenheiro extremamente talentoso. No ano seguinte, as instalações da fábrica foram convertidas para a produção de componentes militares, em auxílio à guerra. Durante parte do conflito, a empresa trocou de nome para U.S. Time Company.


Acabada a guerra, Lehmkuhl desenvolveu uma nova perspectiva para a empresa. Estava convencido de que um relógio de pulso acessível, preciso e durável seria um enorme sucesso entre os consumidores americanos. A fórmula combinava automação, técnicas de produção de instrumentos de precisão, um design mais simples do que os relógios suíços e uma nova liga chamada Armalloy, desenvolvida durante a guerra com as características de durabilidade desejadas. A liga foi utilizada na produção das molas que substituíam as pedras preciosas normalmente utilizadas nos movimentos dos relógios. Em 1945 a empresa recebeu os direitos oficiais para usar a marca registrada TIMEX. Apesar dos céticos, em 1949 a empresa iniciou a distribuição dos primeiros relógios com a nova tecnologia, design mais simples e preço acessível, diferente dos luxuosos relógios suíços.


Foi então que, em 1950, os novos relógios estrearam no mercado oficialmente com a marca TIMEX. Rapidamente ficaram famosos nos Estados Unidos com suas campanhas publicitárias ousadas que utilizavam o slogan “It takes a Licking and Keeps on Ticking” (algo como “leve uma surra e continue a marcar o tempo”). Nesta campanha extremamente famosa e popular, os relógios da marca eram surrados por um bastão, congelados, colocados dentro de uma máquina de lavar em funcionamento, atropelados por automóveis, atirados de um precipício e amarrados à hélice de um motor. Os relógios TIMEX passavam pelos radicais testes e não paravam de funcionar. A campanha foi exibida ao vivo na televisão. A campanha fez tanto sucesso que no final desta década a cada quatro relógios vendidos nos Estados Unidos, um era da marca TIMEX. Além disso, por meio desses anúncios criativos que enalteciam o valor e a resistência dos relógios, a TIMEX tornou-se uma marca confiável perante o público, diretamente relacionada a design, durabilidade e excelente desempenho.


Nas décadas seguintes, a marca continuou a realizar uma série de campanhas publicitárias que demonstravam a qualidade de seus relógios, utilizando para isso os mais variados tipos de testes de resistência, o que ajudou a TIMEX a conquistar enorme participação de mercado. Além disso, foram feitas milhares de inovações em design, cores, estilos e tamanhos. A década de 1960 foi marcada por grandes inovações. Neste período a empresa lançou o primeiro relógio feminino que se transformou em um acessório de moda. O primeiro relógio elétrico de preço acessível. E o primeiro relógio digital popular. Além disso, a empresa criou a marca feminina “Cavatina” e, graças aos seus preços competitivos, convenceu as mulheres que era mais vantajoso investir em vários relógios TIMEX – um para cada ocasião – do que em apenas um relógio de luxo.


Nos anos de 1970, TIMEX CORPORATION se tornou o nome oficial da empresa e todos os outros relógios vendidos na América sofreram o impacto disso. Nesta época a empresa já tinha vendido mais de 500 milhões de relógios e estava presente em aproximadamente 250 mil pontos de venda. Em 1975 os números demonstravam o sucesso da TIMEX: US$ 400 milhões de faturamento e 25 milhões de relógios vendidos. Em 1980, Fred Olsen, filho de Thomas, decidiu tornar-se ativo na gestão da empresa, formando uma nova equipe de executivos. A reestruturação levou ao encerramento de algumas fábricas e a remodelação de outras, como forma de adaptar a TIMEX às novas tecnologias e aos novos tempos. Mais uma vez a engenharia da empresa concentrou-se na simplificação dos movimentos existentes e, em 1982, a TIMEX já tinha reduzido em 40% o número de partes de um relógio de quartzo analógico. Foi também nessa altura que a TIMEX desenvolveu o relógio quartzo analógico mais fino do mundo.


Outro investimento importante ocorreu na área de desenho industrial. A TIMEX formou uma equipe de designers, contratando as primeiras mulheres para a indústria. Moda e design foram somados ao já conhecido vocabulário da empresa, durabilidade e fiabilidade. Centenas de novos estilos de relógios foram e continuam a ser introduzidos. Entre eles o lendário “Ironman Triathlon”, um relógio esportivo que, no primeiro ano de distribuição, em 1986, tornou-se o mais vendido do mercado americano. Na década de 1990 a TIMEX se tornou uma empresa multimarca, fabricando relógios também para marcas famosas como Guess, Nautica e Timberland; e globalizou-se, desembarcando no Brasil em 1994. Nesta década a aposta em novas tecnologias continuou com a criação de relógios equipados com PDA, GPS, pager e funcionalidades esportivas (registro de quilômetros percorridos, calorias queimadas, ritmo cardíaco), além da tecnologia Flix, que acendia a luz Indiglo do relógio com um simples movimento de pulso. Além disso, uma de suas linhas mais populares, TIMEX EXPEDITION, que reflete o conceito outdoor, com inspiração na aventura e natureza, apresentou novos relógios preparados para enfrentar esportes radicais, já que bússola, altímetro e barômetro e termômetro são algumas de suas funcionalidades.


Desde o início, o sucesso da marca TIMEX pode ser atribuído à sua principal meta: a inovação. Com a utilização de equipamentos de ponta e alta tecnologia, a TIMEX revolucionou o mundo da relojoaria e construiu uma marca destinada aos consumidores ligados em esportes e atividades ao ar livre. Idealizados para a prática de esportes, os relógios são desenvolvidos com alta tecnologia e estão prontos para encarar ciclismo, natação, triathlon ou a simples corridinha de final de semana. Seja qual for a modalidade esportiva, o certo é que você encontrará um TIMEX perfeito para você.


A linha do tempo 
1963 
Lançamento do primeiro relógio elétrico com preço acessível. 
1966 
Lançamento do primeiro relógio elétrico feminino do mundo. 
1986 
Lançamento do IRONMAN TRIATHLON, um relógio equipado com cronógrafo, alarme, 8 laps, light e resistência à água de 100 metros de profundidade. O modelo se tornou o relógio esportivo mais vendido do mundo e um verdadeiro ícone da marca TIMEX. 
1992 
Introdução em seus relógios do Night Light Indiglo™ (tecnologia de eletroluminescência). Atualmente aproximadamente 75% da linha de relógios da marca está equipada com esta tecnologia. 
1994 
Lançamento do relógio DATA LINK, que continha agenda e a capacidade de armazenar números de telefone e outras informações pessoais, dados que eram possíveis de serem transferidos para um computador graças a uma parceria com a Microsoft que desenvolveu o software necessário. 
2000 
Introdução do revolucionário I-Control™, um sistema inovador de ajuste na coroa. 
Lançamento do monitor cardíaco digital. 
2002 
Lançamento dos relógios IROMAN SPEED & DISTANCE com tecnologia GPS, que media a velocidade percorrida X distância; e do TMX, relógio equipado com MP3. 
2004 
Lançamento do TIMEX PERPETUAL CALENDAR, um relógio com calendário perpétuo. 
2007 
Lançamento do TIMEX BODYLINK que reunia as funções de relógio, monitor cardíaco digital e GPS. 
Lançamento do TIMEX IROMAN iPod, que permitia controlar as músicas pelo próprio relógio, sem a necessidade de tirar o iPod do bolso. 
2008 
Lançamento da icônica T Series celebrando o 154º aniversário da empresa, focando-se em relógios com estilo simples e detalhes contemporâneos. Os relógios tinham gravado atrás o número 1854, o ano em que a empresa, agora TIMEX, foi fundada. 
2010 
Lançamento da coleção TIMEX ORIGINALS, inspirada no extenso arquivo de relógios antigos da marca e que descreve a história da TIMEX ao longo dos anos por meio do design. O auge do estilo desta coleção é uma reedição de um relógio TIMEX da década de 1970. Mantendo todos os detalhes do projeto e as assinaturas, o que lhe confere caráter e individualidade, o relógio foi reproduzido utilizando materiais modernos e tecnologia para oferecer uma interpretação contemporânea da beleza do modelo original. 
Lançamento do TIMEX GLOBAL TRAINER, próxima geração da série Bodylink, com maior precisão do GPS. Apesar do design ser no formato de um relógio, o modelo, que também é resistente à água (50 metros) e fornece informações de altimetria, é um dos maiores que há no mercado. Seu display pode mostrar até 4 funções, escolhidas pelo usuário. O relógio pode ser usado com qualquer fita de frequência cardíaca da TIMEX permitindo assim colocar transição das modalidades, o que seria de grande utilidade principalmente para triatletas.


O museu 
A empresa possui um museu, batizado de TIMEXPO e localizado na cidade de Waterbury, estado americano de Connecticut, onde o visitante pode conhecer toda a história da TIMEX, desde seus primórdios em 1854 até os dias atuais. O museu, inaugurado em 2001 ao custo de US$ 5.45 milhões e localizado em um dos prédios mais antigos da cidade, possui três andares onde pode ser vista uma vasta coleção de relógios antigos, materiais históricos da empresa, reparadores trabalhando em peças centenárias, exposições das várias linhas de design da marca, jogos interativos, os lendários testes de durabilidade dos relógios TIMEX efetuados nas décadas de 1950 e 1960, exposições de arqueologia, e o TUNNEL TIMEX, onde o visitante fará uma espetacular viagem aos tempos ancestrais. O museu possui ainda uma enorme loja com os produtos da marca.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo de sua história. Primeiro ganhou um ar mais moderno. O tradicional logotipo preto deu lugar a um mais arrojado na cor vermelha com a letra X como símbolo acima do nome da marca. E mais recentemente a identidade visual foi alterada: TIMEX escrito (na cor branca) em um fundo vermelho com a frase “True Since 1854” posicionada do lado esquerdo.


Os slogans 
True Since 1854. 
It’s not original unless it’s a Timex. 
Timex. Life is ticking. 
Technology that keeps you ticking. (2002) 
Ridiculously easy to use (Timex com I-Control) 
It takes a Licking and Keeps on Ticking. (1950)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1949 
● Criador: Thomas Olsen e Joakim Lehmkuhl 
● Sede mundial: Middlebury, Connecticut, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Timex Group USA, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO & Presidente: Hans-Kristian Hoejsgaard 
● Faturamento: US$ 700 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Canadá e México 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Relojoaria 
● Principais produtos: Relógios e cronômetros 
● Concorrentes diretos: Swatch, Casio, Seiko, Citizen, Sector e Technos 
● Ícones: O relógio Iroman Triathlon 
● Slogan: True Since 1854. 
● Website: www.timex.com.br 

A marca no mundo 
A TIMEX é atualmente a principal marca de relógios nos Estados Unidos, Canadá e México. Está disponível em mais de 140 países, através de 33 mil pontos de venda e com presença em todos os continentes com relógios para atividades ao ar livre, esportivos e de estilo. A empresa possui mais de 5.000 empregados, com suas principais fábricas localizadas nos Estados Unidos, Filipinas, Brasil, Índia, Filipinas, entre outros países. 

Você sabia? 
Em toda sua história a TIMEX já vendeu mais de 1 bilhão de relógios. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  

Última atualização em 2/6/2015

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