14.6.06

BERLITZ


Há quase 140 anos pessoas de todas as partes do mundo procuram os centros de ensino BERLITZ para uma experiência de aprendizado eficiente, duradoura e agradável em diversos idiomas. Quer seja um alto executivo, um adolescente ou até mesmo uma criança, o padrão de excelência em ensino de idiomas da BERLITZ, maior provedor de serviços em idiomas e treinamentos culturais, prepara milhões de alunos para o futuro em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo. 

A história 
Inicialmente batizada de Berlitz School of Languages, a empresa foi fundada por Maximilian Delphinius Berlitz, descendente de uma larga linhagem de professores e matemáticos, no mês de julho de 1878 na cidade de Providence, estado americano de Rhode Island. Nascido no dia 14 de abril de 1852, ele cresceu na região da Floresta Negra na Alemanha. Imigrou para os Estados Unidos em 1872 e estava habilitado para ensinar grego, latim e outros seis idiomas europeus de acordo com o restrito e tradicional enfoque de gramática e tradução direta. Após brilhante carreira como professor particular, ingressou na Faculdade Politécnica de Warner como professor de francês e alemão. No entanto, a faculdade não era tão boa como sugeria seu próprio nome e logo o Sr. Berlitz se tornou o proprietário, reitor, diretor e o único membro do corpo docente.


Maximilian necessitava de um assistente para o ensino da língua francesa e contratou um homem que parecia ser o candidato mais promissor, possivelmente pelo francês impecável que estava em sua carta de apresentação. Quando Nicholas Joly chegou a Providence encontrou seu superior doente e com febre por causa do excesso de trabalho, situação que se complicou quando Maximilian descobriu que Joly não falava nada de inglês. Desesperado para manter a escola em funcionamento, com muita dificuldade devido à doença e com muito esforço para se manter em pé, ele instruiu seu novo assistente a simplesmente apontar para objetos e a utilizar linguagem corporal para representar verbos em sala de aula da melhor maneira que conseguisse. Berlitz, então, voltou para sua cama.


Após seis semanas, Maximilian apareceu ansiosamente preparado para enfrentar alunos que haviam sido negligenciados durante a sua ausência. Ao invés disso, ele encontrou os alunos dialogando animadamente com o professor, utilizando um francês perfeito. A formalidade de uma sala de aula tradicional não se fazia presente e, o que é mais importante, os alunos de Joly progrediram mais nessas seis semanas do que quaisquer outros que ele havia ensinado. Ele rapidamente concluiu que essa medida emergencial continha a semente de uma técnica de ensino moderna. Substituindo-se a rota de aprendizado por um processo de perguntas e respostas que mantinha os alunos sempre interessados e ativos, muitos dos problemas que, até então, cercavam o aprendizado de idiomas foram resolvidos. Depois de experimentar a nova técnica e observar que era eficaz e consistente, ele desenvolveu um sistema de ensino de idiomas que é ainda hoje a base dos reconhecidos cursos da BERLITZ.


Os princípios desenvolvidos eram aparentemente básicos: na aula só se falaria no idioma estrangeiro, desde o cumprimento inicial ao professor. Dar-se-ia ênfase à palavra escrita, com os alunos aprendendo a ler e a escrever unicamente aquilo que já tinham aprendido a falar e a compreender. Não se optaria pelo ensino gramatical de uma maneira formal; no seu lugar, os alunos absorveriam a parte gramatical de uma maneira natural, usando-a nas conversas sem que percebessem. O inovador enfoque para o ensino de idiomas de Maximilian Berlitz foi um êxito quase imediato na cidade de Providence, e, em 1881, ele decidiu abrir um novo centro de idiomas em Atalanta (que segundo a International Franchising Association, tornou a empresa a primeira franqueadora do mundo no segmento), seguido rapidamente por outras unidades em Boston, Nova York e na capital Washington.


O êxito conseguido permitiu-lhe inaugurar inúmeros centros em outras cidades americanas e também na Europa (o primeiro centro de ensino no continente foi inaugurado em 1888 na cidade de Berlim), onde a popularidade da técnica de ensino BERLITZ se espalhou ainda mais rapidamente. A BERLITZ chegou ao Brasil em 1911. Depois do falecimento de Maximilian Berlitz, no dia 6 de abril de 1921, seu genro e sócio, Victor Harrison, assumiu a liderança da empresa. À medida que a empresa avançava no século XX, o comércio internacional aumentava e o surgimento de empresas multinacionais estimulava um novo período de crescimento para a BERLITZ. Na Europa, América Latina e algumas zonas do Oriente, a procura pelo inglês crescia vertiginosamente, substituindo o francês como o idioma por excelência no mundo dos negócios. Ao mesmo tempo, a procura de novos idiomas aumentou em países de língua inglesa e a BERLITZ se beneficiou disso. Na década de 1950, a empresa abriu seu primeiro centro de idiomas, no México, seguido pouco depois de unidades na Venezuela, Argentina, Colômbia e Chile. O portfólio de produtos também foi ampliado, como por exemplo, em 1964 com o lançamento do programa de idiomas mais intensivo, o Berlitz Total Immersion, ideal para quem precisava aprender um novo idioma o mais rapidamente possível, proporcionando ao aluno vantagens como se comunicar na maioria das situações sociais e de negócios no período de 2 a 3 semanas; e falar, ouvir e pensar em seu novo idioma o dia todo - até mesmo durante o almoço.


O centro de idiomas de Tóquio abriu suas portas em 1966, tendo sido o primeiro no continente asiático. Em 1970 a rede desenvolveu o exclusivo material Berlitz Multi-Media, proporcionando assim uma padronização de seu material didático em todas as unidades. A década de 1980 foi marcada pelo lançamento, em 1982, do programa BERLITZ JR., seguido depois pelo BERLITZ KIDS: uma variedade de produtos com materiais e atividades voltados para o aprendizado de idiomas para crianças e adolescentes. A expansão se acentuou ainda mais após o ano de 1996 com a introdução do sistema de franquia em muitos países. Em 1999 a BERLITZ e os criadores do Sesame Street (Vila Sésamo) se associaram e desenvolveram um programa de televisão para crianças com idade entre 4 e 7 anos, cujo objetivo era aprender inglês de uma forma divertida. Era mais uma ferramenta inovadora da BERLITZ.


Em 2001, a BERLITZ foi adquirida pela Benesse Corporation, empresa japonesa de cursos por correspondência e outros materiais educativos. Pouco depois, em 2002, foi lançado o BerlitzEnglish, o único programa de inglês totalmente integrado disponível no mercado. Centrado em situações práticas, oferece conteúdo autêntico adquirido através de parcerias de renome. Para se adaptar aos tempos modernos e as exigências dos clientes, em 2003, foi lançado o programa BERLITZ VIRTUAL CLASSROOM, oferecendo aulas à distância, ministradas em tempo real através da internet por instrutores, proporcionando a mesma instrução de alta qualidade das aulas presenciais. No final desta década, em 2008, a BERLITZ adquiriu a Training Management Corporation (TMC), empresa líder no mercado de treinamento em eficiência e diversidades globais. Pouco depois, em 2010, mudou seu nome para BERLITZ CORPORATION para enfatizar sua transformação em uma empresa de treinamento em liderança global e de educação com um portfólio abrangendo serviços em treinamento de idiomas, desenvolvimento de comunicação em um ambiente de negócios, competência intercultural e treinamento em liderança. Afinal, na BERLITZ você aprende a falar o idioma direcionado aos seus objetivos, sejam eles familiares, pessoais, para negócios ou para sua empresa. Por isso, desde 1878 o objetivo da BERLITZ é ajudar o mundo a se comunicar com confiança. Para isso, a marca foi pioneira ao desenvolver uma exclusiva metodologia cujo objetivo é o ensino de idiomas com foco em conversação.


O método 
Ao apresentar um vocabulário prático e a gramática dentro de um contexto em situações do dia a dia, o MÉTODO BERLITZ focaliza toda a fala e o aprendizado no idioma alvo. Os instrutores utilizam o método comunicativo baseado na compreensão auditiva e na fala, com suporte de leitura e de exercícios escritos, de forma que os alunos aprendam um novo idioma da mesma forma que aprenderam o primeiro - com uma facilidade natural. A rede dispõe de 42 programas de ensino de idioma, nas modalidades online, presenciais e blended; individuais, em duplas e em grupos premium com até cinco alunos apenas, além de treinamento e formação de lideranças. Os centros BERLITZ disponibilizam vários cursos de acordo com a necessidade dos alunos: 
BERLITZ TEENS: compõem-se de um currículo apropriado enfatizando conversação com assuntos relevantes do mundo dos adolescentes (12 aos 19 anos) o que faz com que o programa seja agradável e eficaz. Através de atividades práticas e complementares como música, filmes e teatro, o programa pratica e amplia os conhecimentos adquiridos na escola regular. 
BERLITZ KIDS: para crianças de 4 a 11 anos foi desenvolvido um programa eficaz e divertido. Personagens especialmente criados interagem com o material didático como vídeos e Flash Card, compondo um programa dinâmico e cheio de motivação. O programa enfatiza as habilidades da fala para construir um domínio prático do idioma. 
BERLITZ KIDS & TEENS CAMPS: criado em 1999 é um programa para crianças entre 7 e 17 anos, que aprendem um idioma em uma atmosfera de férias com atividades externas como caminhada, escalada e até pintura. 
SOLO: programa de aula individual, uma excelente opção para profissionais que necessitem de uma atenção personalizada e de horários de aulas flexíveis. 
DUO: aulas em dupla flexíveis e personalizadas ideal para colegas de trabalho, casais, ou amigos que estejam planejando viajar para o exterior ou que tenham o desejo de aprender um novo idioma em companhia de pessoas com quem se sintam mais confortáveis. 
TRIO: oferece um ambiente de aprendizado com no máximo 3 alunos, sendo ideal para pessoas que buscam programas dinâmicos e atenção personalizada. 
BERLITZ STUDY ABROAD: uma forma estimulante de aprender um idioma passando algum tempo no país onde o idioma é falado. A imersão em uma cultura e idioma autêntico permite adquirir vocabulário, pronúncia e compreensão em situações cotidianas. Durante uma viagem através desse programa, o aluno passa o tempo aprendendo o idioma todos os dias além de explorar o país. 
ELS LANGUAGE CENTERS: através do ELS o aluno pode estudar inglês em universidade americana, morar no campus ou em uma casa de família e viver uma experiência cultural e linguística muito produtiva. 
BERLITZ SELF-STUDY: fornece um excelente programa de treinamento para executivos e empresas que necessitam de curso online rápido, custo reduzido e para um grande número de funcionários. Com este programa de assinatura anual, os usuários poderão escolher dentre 7 idiomas e com até 2.000 horas de aprendizado. O aluno é que determina o ritmo a qualquer hora em qualquer lugar. 
BERLITZ CULTURAL CONSULTING: criados em 2005 são programas que fortalecem as habilidades de gerenciamento intercultural focando em relocados no exterior (expatriados), repatriados, consultoria, integrações pós-fusões, estilos de comunicação e coaching. O conteúdo do programa pode incluir desde uma simples etiqueta profissional até habilidades complexas como “team-building”. 
BERLITZ CROSS CULTURAL: criado em 1994 com a finalidade de complementar a aprendizagem de idiomas com a experiência cultural, oferece opções de cursos no exterior em campus nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Austrália, e produtos de publicações da marca.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações no decorrer de sua história. Em 1929 o logotipo da marca tinha como símbolo uma chave com a letra B na ponta. Na década seguinte a marca adotou uma nova identidade visual que utilizou pela primeira vez a cor azul. Além disso, a tradicional chave agora era acompanhada de um mapa, uma alusão que uma segunda língua era como se fosse à chave para o mundo. Em 1958 a tradicional chave foi completamente estilizada. Em 1977 o logotipo foi radicalmente alterado: apenas o nome da marca na cor azul.


No início da década de 1980 a identidade visual foi alterada novamente: ganhou uma nova tipografia de letra e uma caixa vermelha. O atual logotipo da marca foi adotado na década de 1990 e passou a ser aplicado na tradicional cor azul.


Os slogans 
Speak with Confidence. (2015) 
Não fique sem palavras. Faça Berlitz. (2014, Brasil) 
A Global Education Company. (2010) 
130 years of innovations. (2008) 
Language for life. (2007) 
Helping the world communicate. (2006) 
Today Berlitz. Tomorrow the world. (2006) 
The one that Works. 
Teaching the world to speak. (1979) 
Futures are made here. (Berlitz Kids)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Julho de 1878 
● Fundador: Maximilian D. Berlitz 
● Sede mundial: Princeton, New Jersey, Estados Unidos e Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Berlitz Corporation 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Benesse Corporation) 
● CEO: Kenichi Fukuhara 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Centros de ensino: 500 
● Presença global: 70 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Alemanha, Japão e Brasil 
● Funcionários: 6.200 
● Segmento: Ensino 
● Principais produtos: Cursos idiomas e treinamento em liderança 
● Concorrentes diretos: Sylvan Learning Systems, Renaissance Learning, Global English, Rosetta Stone, ILSC, SDL e Open English 
● Ícones: Seu método de ensino 
● Slogan: Speak with Confidence. 
● Website: www.berlitz.com.br 

A marca no mundo 
Com forte presença na Europa e na América do Norte, a BERLITZ possui mais de 500 centros de ensino distribuídos por mais de 70 países, com mais de 300 mil alunos anualmente. O Brasil (com 14 escolas e sete mil alunos) é o quarto mais importante mercado da marca, depois dos Estados Unidos, Alemanha e Japão. Com sólida presença global e contando com uma equipe de professores especializados, a BERLITZ oferece o ensino de 42 idiomas, dos mais usuais como inglês, francês, alemão, espanhol, português e italiano, aos mais diferenciados, como russo, holandês, mandarim, grego, armênio e árabe. Na BERLITZ os idiomas mais estudados são inglês, alemão, francês e espanhol. 

Você sabia? 
A empresa possui uma gama de produtos diferenciados como publicações, com mais de 1.300 títulos lançados, programas para autodidatas, serviço de tradução, editoração eletrônica, adaptação de qualquer tipo de material multimídia e serviços de intérprete. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Folha, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 17/10/2017

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