14.6.06

CADBURY


Os deliciosos chocolates da tradicional marca britânica CADBURY, quer sejam ao leite, com recheio cremoso, flocos de arroz, caramelo ou com amendoins, dão prazer a milhões de consumidores em todo o planeta. Suas embalagens roxas são reconhecidas a distância pelos fiéis consumidores, especialmente os britânicos, que consideram a marca uma verdadeira instituição nacional. 

A história 
A história da CADBURY teve origem em 1824, quando o jovem John Cadbury abriu uma pequena loja localizada no número 93 da Bull Street em plena cidade inglesa de Birmingham para comercializar chás, cafés e cacau. Com isso, ele tinha intenção de afastar as pessoas do consumo de bebidas alcoólicas. Em 1831 o negócio cresceu, deixou apenas de comercializar esses produtos e passou a fabricar uma bebida feita à base de cacau em escala industrial. Já em 1842 a empresa oferecia 11 variedades distintas de cacau e 16 tipos de bebidas de chocolate. O aluguel de uma grande fábrica na Bridge Street em Birmingham e a sociedade com o seu irmão Benjamin foram o “pontapé inicial” para a criação da Cadbury Brothers of Birmingham no ano de 1847, que passou a vender chocolate sólido. Em 1854, além de abrir um escritório de vendas em Londres a empresa recebeu a Royal Warrant para produzir e fornecer cacau e chocolate para a Rainha Vitória. A popularidade do chocolate como produto de massa, levou à diminuição dos impostos que o tornava um bem de luxo. Foi neste contexto que novas empresas surgiram e a sociedade entre os dois irmãos se desfez, passando a empresa para as mãos de Richard e George (filhos de John) em 1861.


A visão social e industrial que os irmãos Cadbury tinham, levou-os a construir uma nova fábrica em uma localidade que ficou conhecida por Bourneville. Os irmãos foram pioneiros ao prover para seus funcionários condições dignas de trabalho, em uma época que os direitos dos trabalhadores quase não eram respeitados pelas fábricas. Eles criaram, ao redor de sua fábrica, uma vila para abrigar os funcionários, conhecida até hoje como a “cidade-jardim”, por seu arrojado conceito arquitetônico e qualidade de vida oferecida. Richard Cadbury desenvolveu e criou as primeiras caixas de chocolates com ilustrações floridas em 1868. Cinco anos depois, a empresa encerrou o comércio de chás e passou a se dedicar exclusivamente ao cacau e chocolate. Com isso, foi contratado o Master Chocolatier Frederic Kinchelman, cuja missão era criar novas receitas e idéias de novos produtos. Pouco depois, em 1875, a empresa lançou no mercado seus primeiro ovos, feitos com chocolate amargo e recheados de chocolates cobertos com açúcar. As primeiras exportações começaram em 1881, quando um distribuidor independente da Austrália fez o primeiro pedido de produtos da marca. Nos anos seguintes as exportações aumentariam muito, especialmente para as colônias britânicas espalhadas ao redor do mundo.


Em 1897 a marca começou a produzir seus primeiros chocolates ao leite, ao misturar leite em pó ao cacau sólido e adicionar açúcar e manteiga de cacau. Entre os produtos desta época, destaque para pequenos palitinhos de chocolates, que fizeram enorme sucesso no mercado. Porém, foi somente quase na virada do século, depois de aperfeiçoar a fórmula do chocolate ao leite, que surgiram os primeiros chocolates em barra da marca britânica. Um dos produtos de maior sucesso da marca foi lançado em 1905 com o nome de CADBURY DAIRY MILK, um chocolate ao leite em barra, que passou a liderar o mercado, sendo ainda hoje a marca de chocolate em barra preferida dos ingleses. Na época, o novo chocolate foi introduzido para concorrer com as marcas suíças que inundavam o mercado inglês com produtos de alta qualidade. Nos anos seguintes foram introduzidos novos produtos, entre os quais as famosas caixas de bombons em 1915 e a barra de chocolate ao leite com flocos de arroz em 1920.


A década de 1920 foi marcada pela inauguração de sua primeira operação fora da Inglaterra, localizada em Hobart na Tasmânia (Austrália), seguida, anos depois, por unidades no Canadá, Dublin na Irlanda e África do Sul; e por produtos inovadores como os primeiros ovos com recheio cremoso de chocolate, em 1923; a variação do tradicional DAIRY MILK com frutas cristalizadas e nozes, em 1928; e o chocolate crocante com recheio de mel, em 1929. Foi também nesta década que o famoso slogan “A glass and a half in every half pound” (algo como “Um copo e meio de leite a cada 250 gramas”) passou a endossar a linha de chocolates ao leite em barras da CADBURY. Nesta época, as embalagens de todas as linhas de produtos da marca passaram a contar com a tradicional cor roxa (a primeira embalagem nesta cor havia sido utilizada em 1913), em substituição à lilás, para dar uma conotação real aos seus chocolates.


Durante a Segunda Guerra Mundial a produção de chocolate foi reduzida drasticamente, quase paralisada, uma vez que as matérias primas para sua produção estavam escassas em um período de muitas dificuldades. Nesta época a empresa sobreviveu produzindo leite em pó para abastecer as forças armadas britânicas. Somente em 1950, a produção foi totalmente retomada, já com a introdução da automatização, o que contribui em muito para a rapidez de execução e aumento nas linhas de produção. A inovação surgiu também através da embalagem. De fato, a CADBURY percebeu que tanto a área de embalagem como a de imagem eram importantes para o sucesso da marca. Departamentos de design e de embalagem foram criados com o objetivo de modernizar e dar aos produtos da marca uma visão cada vez mais aprimorada e moderna. Outro fato marcante foi o início do uso da televisão para divulgar a marca CADBURY em 1955.


No ano de 1969 houve a fusão com a tradicional empresa de refrigerantes Schweppes formando a CADBURY SCHWEPPES. A fusão permitiu não só aumentar a produção e o volume de vendas, mas também criar infra-estrutura com novas fábricas instaladas em países como Espanha, Egito, Irlanda e Austrália. A nova empresa continuou introduzindo no mercado muitas novidades como o chocolate ao leite com recheio de caramelo em 1976 e uma barra de cereal coberta com chocolate ao leite, que se tornou um dos ícones da marca nesta época.


Outros importantes lançamentos da marca ocorreram em 1981 com o chocolate aerado; em 1985 com o chocolate ao leite em barra com caramelo e biscoito wafer; em 1987 com a introdução do CADBURY TWIRL, duas bolachas de wafer recobertas com chocolate ao leite. No início do novo milênio a empresa se tornou uma das maiores em seu segmento ao adquirir, em 2003, a tradicional ADAMS, produtora de confeito e chicletes famosos como o Trident e o Halls, por US$ 4.2 bilhões. Cinco anos mais tarde, sua divisão de bebidas e refrigerantes se tornou uma empresa independente, passando a se chamar Dr Pepper Snapple Group Inc. Com essa decisão a CADBURY pode se dedicar e voltar suas forças somente para o segmento de confeitos e chocolates.


Porém, no início de 2010, por aproximadamente £11.5 bilhões, a americana Kraft Foods efetivou a compra da empresa britânica, que passou a fazer parte da então segunda maior companhia de alimentos do mundo. A partir do mês de outubro de 2012, a CADBURY passou a fazer parte da Mondelēz International (lê-se Mondelis), cujo nome significa “mundo delicioso” após a KRAFT se dividir em duas empresas independentes. A Mondelēz ficou responsável por todas as marcas de chocolate, biscoito, goma de mascar, doces, cafés e bebidas em pó, no mundo inteiro. Neste mesmo ano a CADBURY inaugurou um moderno centro de pesquisa e desenvolvimento global em Bournville. O “Centro de Excelência” inclui novos laboratórios de inovação, uma instalação de testes e uma cozinha colaborativa para colocar novas ideias em prática.


A linha do tempo 
1865 
Lançamento do CADBURY COCOA ESSENCE, feito de pura manteiga de cacau. O produto foi anunciado como “absolutamente puro e, portanto, melhor” e foi uma revolução na produção de chocolate. 
1905 
Lançamento do CADBURY DAIRY MILK, produto mais famoso da marca. 
1915 
Lançamento do CADBURY TRAY, caixa com deliciosos bombons de chocolate ao leite. É um dos produtos mais populares da marca. 
1920 
Lançamento do CADBURY FLAKES, barra de chocolate ao leite com flocos de arroz. 
1923 
Lançamento do CADBURY CREME EGG, ovo de chocolate com recheio cremoso de chocolate. Na década de 1970 o produto se tornou um clássico na época de Páscoa. Em 1985, a campanha publicitária “Como você come o seu?” fez com que o produto ganhasse fama e se tornasse um verdadeiro sucesso. Anualmente são vendidas mais de 350 milhões de unidades. 
1928 
Lançamento do CADBURY FRUIT & NUT, barra de chocolate ao leite com nozes e frutas cristalizadas. 
1929 
Lançamento do CADBURY CRUNCHIE, uma barra de chocolate ao leite crocante. 
1933 
Lançamento do CADBURY WHOLE NUT, chocolate ao leite em barra com avelã. 
1938 
Lançamento da CADBURY ROSES, uma caixa com pequenas rosas de chocolate ao leite. Atualmente é um dos produtos mais vendidos pela CADBURY, extremamente popular e reconhecido por sua distinta caixa azul com rosas vermelhas. 
1948 
Lançamento do CADBURY FUDGE, um irresistível fudge coberto com chocolate ao leite. 
1958 
Lançamento do CADBURY PICNIC, uma deliciosa bolacha wafer com caramelo, recoberta com chocolate ao leite, amendoim e uva passa. 
1967 
Lançamento CADBURY BUTTONS, caixa com pequenos chocolates ao leite redondos. 
1970 
Lançamento do CADBURY CURLY WURLY, uma barra de chocolate ao leite com recheio cremoso de caramelo. 
1973 
Lançamento do CADBURY DAIRY MILK FREDDO, o mesmo chocolate em barra tradicional com o personagem FREDDO, um simpático sapinho. Este produto foi introduzido no mercado direcionado ao público infantil. Na Austrália, o sapinho é substituído por um coala. O produto foi relançado em 1994 com grande sucesso na Inglaterra. 
1974 
Lançamento do CADBURY ECLAIRS, bombons de caramelo por fora com recheio de chocolate ao leite cremoso. É o segundo produto mais vendido da marca CADBURY no mundo. 
1976 
Lançamento da barra de chocolate ao leite com recheio de caramelo e amendoim. Em 1989 o produto passou a chamar Peanut Boost, e, em 1994, adotou seu atual nome CADBURY STAR BAR
1981 
Lançamento do CADBURY WISPA, barra de chocolate ao leite aerado. O chocolate se tornou um dos mais populares do Reino Unido. Apesar disso, em 2003, o chocolate foi retirado de linha, em virtude das baixas vendas. Recentemente, mais de 20 mil pessoas aderiram ao movimento “Bring Back Cadbury’s Wispa Gold” no site de relacionamento Facebook, para que a empresa trouxesse de volta ao mercado um dos chocolates mais famosos do país. Pois bem, a empresa não só atendeu aos pedidos como criou uma edição especial envolta por uma folha de ouro. O chocolate foi vendido na tradicional loja de departamento Selfridges de Londres e a renda obtida revertida para uma instituição de caridade. 
1985 
Lançamento do CADBURY BOOST, crocante bolacha de waffle coberta com chocolate ao leite. 
1987 
Lançamento do CADBURY TWIRL, duas bolachas de waffle recobertas com o tradicional chocolate ao leite da marca. 
1999 
Lançamento do CADBURY HEROES, caixa com miniaturas sortidas das principais barras de chocolate da marca. 
2001 
Lançamento do CADBURY BRUNCH BAR, pequenas barras de cereais recobertas com chocolate ao leite. 
2009 
Lançamento do CADBURY DAIRY MILK SILK, um chocolate premium extremamente macio, suave e que derrete na boca. 
2010 
Lançamento do CADBURY DAIRY MILK BLISS, barra de chocolate ao leite com recheio trufado. 
2012 
Lançamento do CADBURY DAIRY MILK BUBBLE, chocolate ao leite aerado.


Além desta enorme linha de chocolates em barra e bombons, a CADBURY é extremamente famosa por sua tradicional linha de chocolates em pó para fazer bebidas deliciosas.


O ícone 
O principal ícone da tradicional empresa britânica é o seu chocolate ao leite em barra chamado CADBURY DAIRY MILK, introduzido no mercado em junho de 1905 com sua inconfundível embalagem na cor lilás (que depois se transformaria em roxa). O chocolate, com uma deliciosa e suave textura e um sabor único e cremoso, se tornou famoso no final da década de 1920 quando adotou o slogan “A glass and a half in every half pound” (algo como “Um copo e meio de leite a cada 250 gramas”), que passou a acompanhar o CADBURY DAIRY MILK. O slogan foi utilizado para ressaltar a principal característica do produto: a cada 250 gramas de chocolate era adicionado um copo e meio de leite fresco. Foi nesta época que o chocolate se tornou líder de mercado no Reino Unido, posição que ocupa até os dias de hoje. Nos anos seguintes o chocolate foi lançado em outros países e ganhou inúmeras versões. Atualmente, o CADBURY DAIRY MILK é produzido na Europa, Ásia, Oceania e América do Norte, sendo comercializado em mais de 30 países, disponível em mais de 25 variedades, tendo como sabores mais populares o Fruit & Nut, Caramel e Snack. O chocolate é extremamente popular em países como Reino Unido, Austrália, Canadá, Índia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas e Vietnã. A cada dois segundos é vendida uma barra do tradicional chocolate no mundo.


A embalagem do produto passou por muitas modificações no decorrer dos anos. Apesar de sua característica cor roxa (Pantone 2865C), a embalagem original tinha um tom lilás. Mas, foi somente em 1990, que ela passou a apresentar os dois copos de leites derramando o líquido sobre o chocolate. Essa imagem acabou se tornando um símbolo, não somente da linha DAIRY MILK, como também da marca CADBURY.


Há poucos anos atrás a marca apresentou um novo layout de embalagens para toda linha CADBURY DAIRY MILK.


O parque temático 
O CADBURY WORLD, uma mistura de fábrica e parque temático de chocolate, localizado em Bourneville, ao sul da cidade de Birmingham, na Inglaterra, foi inaugurado no dia 14 de agosto de 1990, tendo como objetivo contar não somente a história da marca e dos produtos CADBURY, mas também a história do chocolate de um modo geral. O projeto inicial custou cerca de £6 milhões. Rapidamente se tornou uma das atrações mais populares do Reino Unindo atraindo quase 600.000 visitantes todos os anos. Desde sua inauguração o parque já foi visitado por mais de 12 milhões de pessoas. Atualmente o parque é composto por 14 zonas temáticas que contam com muitas atrações divertidas, shows ao vivo, exibição de filmes, brinquedos eletrônicos, restaurantes, uma enorme loja de produtos CADBURY e até áreas de piquenique.


As principais atrações do parque são Cadabra (montanha russa infantil que conduz à um maravilhoso passeio através da história do chocolate), The Purple Planet (vários atrações eletrônicas e modernas onde o visitante tem contato com os produtos e personagens mais famosos da marca), Bull Street (área que recria com detalhes a Rua Bull, onde a história da CADBURY começou em 1824), The Journey To Europe (área onde é contada a história e recriada a rota de como Hernan Cortez trouxe o cacau para a Europa), The Aztec Jungle (área temática com rios, cascatas e montanhas onde o visitante pode descobrir e aprender mais sobre a cultura do cacau pelo povo Azteca) e Essence (área onde é possível descobrir o segredo por trás do mais famoso produto da marca, o CADBURY DAIRY MILK). Existe ainda o museu Cadbury Collection, localizado em uma área adjacente ao parque, onde é possível encontrar um vasto e completo material sobre a história de Bourneville.


O segundo CADBURY WORLD foi inaugurado em julho de 2003 na fábrica da empresa em Dunedin, importante cidade da Nova Zelândia. A visita ao parque inclui o Centro de Visitas, um filme sobre a história da fábrica e da marca CADBURY, seguido por um tour para conhecer as instalações. Um dos pontos altos do tour é uma deliciosa cascata de aproximadamente 1 tonelada de chocolate quente que despenca do alto de um silo de 6 andares. Existe também uma loja de recordações onde são encontrados os mais variados produtos da marca, além de poder saborear um chocolate quente ou um brownie, dentre outras inúmeras delícias. São dois tours: o completo oferecido durante os dias de semana dura 75 minutos e inclui uma visita à linha de produção; e a versão reduzida de 45 minutos oferecida nos finais de semana, sem visitação a linha de produção.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por alterações ao longo dos anos. Em 1905 surgiu o logotipo que possuía uma árvore de cacau estilizada, criado por Georges Auriol. Em 1921 apareceu pela primeira vez o logotipo (em roxo) que representava a assinatura de William Cadbury, que seria utilizado em todos os produtos a partir de 1952. Em 1961 este logotipo passou por modernizações, ganhando uma tipografia de letra mais grossa. Finalmente no ano de 2003 o atual logotipo da marca foi apresentado. A principal mudança foi à eliminação da letra S no final do nome da marca.


Já as embalagens de seus principais chocolates também passaram por atualizações de design anos atrás, como mostra a imagem abaixo.


Os slogans 
Free The Joy. (2014) 
A glass and a half in every half pound. (1928) 
How do you eat yours? (Cadbury Cream Egg) 
Are you a Cadbury’s Fruit & Nut case. (Cadbury Fruit & Nut) 
And all because the lady loves Milk Tray. (Cadbury Milk Tray) 
Roses grow on you. (Cadbury Roses)


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1824 
● Fundador: John Cadbury 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Irene Rosenfield 
● Faturamento: US$ 4 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 33 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Maiores mercados: Reino Unido, Austrália, Índia e África do Sul 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates e derivados 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Mars, Hershey’s, Ferrero Rocher, Arcor e Perugina 
● Ícones: O chocolate ao leite em barra Cadbury Dairy Milk 
● Slogan: Free The Joy. 
● Website: www.cadbury.co.uk 

A marca no mundo 
Os produtos da CADBURY, especialmente os chocolates, um dos mais vendidos do mundo, estão disponíveis em mais de 33 países nos cinco continentes. A marca britânica possui fábricas localizadas em 10 países como Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Malásia, Índia, Indonésia, Japão e muitos países africanos. A marca tem vendas anuais estimadas em US$ 4 bilhões. 

Você sabia? 
O chocolate em barra CADBURY DAIRY MILK é o produto mais popular da empresa, sendo comercializado em mais de 33 países ao redor do mundo com vendas anuais superiores a 250 milhões de barras. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 2/2/2016

4 comentários:

  1. Anônimo3:15 PM

    Gente,
    Conheci esse delicioso chocolate na África do Sul e foi uma sensação jamais esquecida! Que maravilhoso, dá 1.000 nos suíços!!! Gostaria de saber onde posso comprar aqui em SP!!!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:05 AM

    Morei na Inglaterra, onde conheci esse chocolate MARAVILHOSO e único!!!!!!!
    Acho mesmo que bate o Suíço e o Belga.
    O melhor é o produzido na Inglaterra. nos outros países, ou aeroportos, encontramos dessa marca, mas não é igual!

    ADORARIA encontrar aqui em SP para comprar! AONDE???????

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:17 PM

    Eu experimentei esse chocolate pela primeira vez em Moçambique, quando fui lá em 2019, até hoje não esqueci o sabor do chocolate e até hoje não comi nenhum outro igual. O melhor chocolate que já comi

    ResponderExcluir