Para muitas pessoas, tomar café é um hábito. Para outras, é um prazer. Para o CAFÉ DO PONTO, é uma paixão. A marca se tornou reconhecida pela variedade de blends e qualidade superior de seus grãos, o que reforça essa paixão pelo café em cada xícara. E como resultado dessa paixão, transformou a busca pela xícara perfeita de café em uma verdadeira obsessão.
A história
O café é uma bebida única, tão brasileira, quanto o hino nacional. Ele faz parte da vida e da história do Brasil. Foi com esse respeito que um grupo de apaixonados cafeicultores da pequena Cafelânida, no interior de São Paulo, liderados por Alexandre Gonçalves e Jorge Hattori e associados aos irmãos Américo e Kiyoshi Sato, filhos de imigrantes japoneses, fundou em 1951 uma modesta torrefação de café na capital paulista, instalada no bairro de Pinheiros. Eles batizaram o novo negócio de CAFÉ DO PONTO, inspirado no mesmo local em que os cafeicultores costumavam se reunir para bater papo e jogar conversa fora, saboreando a bebida que tanto apreciavam.
Os rumos da empresa começaram a mudar em 1957 quando com uma visão inovadora, Américo assumiu a diretoria comercial da pequena torrefadora em um momento em que o café vivia uma época de super-safras, armazéns lotados e concorrência baseada nos preços, sem diferenciação. Apesar do cenário pouco favorável e da falta de experiência como industrial, Américo conhecia os mecanismos da lavoura e soube apostar na qualidade para construir um negócio de sucesso, que privilegiava a produção em larga escala. Durante os anos seguintes a empresa cresceu bastante e modernizou-se, despontando como uma das principais do mercado brasileiro em seu ramo de atividade, sendo uma das primeiras a apostar na venda de cafés em supermercados com a marca CAFÉ DO PONTO TRADICIONAL em 1972, e a lançar o conceito de café exportação e a embalagem almofada, cuja principal característica era manter inalterados o sabor e o aroma do café.
Em 1976, de forma inovadora e ousada, a empresa resolveu apostar em um segmento não explorado no país e inaugurou a cafeteria CAFÉ DO PONTO em São Paulo, localizada no recém-inaugurado Shopping Ibirapuera, sendo a primeira loja exclusivamente especializada em cafés do mercado brasileiro. Inicialmente a loja servia o café espresso e também o tradicional, de coador. Mas o sucesso do café espresso fez a empresa abandonar o café de coador e apostar no que seria uma enorme fonte de renda. Na década de 1980 a marca atendeu a uma nova demanda de mercado ao lançar de forma inovadora o café descafeinado, direcionado para um público que desejava degustar o verdadeiro café, mas com uma quantidade reduzida de cafeína.
A década seguinte foi marcada por grandes novidades e inovações. Em 1991 a marca introduziu no mercado o blend Cafeterie, uma rigorosa seleção de grãos 100% arábica especialmente desenvolvida para o preparo de cafés espressos. O sucesso da primeira loja levou a adoção do sistema de franquia em 1992, o que culminou com a inauguração de outros pontos de venda e uma rápida expansão, transformando a marca em sinônimo de café para os paulistanos. Ainda nessa década, o CAFÉ DO PONTO, mais uma vez de forma pioneira, introduziu os cafés aromatizados, produzidos com grãos de alta qualidade que no processo industrial, recebiam essências (como notas de baunilha, creme irlandês e chocolate) que lhes conferiam sabor e aroma diferenciados, variedades até então inéditas no Brasil. Além disso, introduziu no mercado as embalagens valvuladas, que possuem uma válvula desgaseificadora, permitindo assim a saída do dióxido de carbono produzido pelo café torrado, sem permitir a entrada de oxigênio e umidade, o que ajuda a preservar o aroma e sabor do café por mais tempo.
No final desta década, em 1998, a empresa foi vendida para a então poderosa multinacional americana Sara Lee, que anos depois aprovaria a separação de sua unidade de cafés e chás em uma nova empresa batizada de D.E Master Blenders 1753 (conhecida atualmente como JDE Peet’s N.V.). Para atender a demanda por cafés especiais no Brasil, em 2002 a marca introduziu no mercado o CAFÉ DO PONTO ARALTO e o Ideal Pack, uma embalagem a vácuo que preserva melhor o sabor do café.
Ainda em 2002, a rede, que chegou a ter 200 lojas franqueadas e a vender, somente na unidade do Shopping Ibirapuera, quase 2 mil xícaras de café em um dia, começou a sentir o peso da concorrência e decidiu que era hora de uma grande mudança. No mês de maio, as cafeterias do CAFÉ DO PONTO iniciaram um processo de reestruturação de layout. A primeira loja a implantar a mudança foi a do Shopping Morumbi, em São Paulo. O novo layout das lojas incluía chapas de alumínio de cor champanhe dourado, vidro preto e madeira ebanizada. Além disto, foi definida uma esquina, batizado de Sabor e Alma, que tinha como objetivo atender os consumidores gourmet, onde eram servidos drinques variados à base de café e oferecidos diversos tipos de grãos, além de acessórios especiais. A iluminação recebeu um cuidado muito especial.
Em 2006 a marca lançou o novo Sachê para café espresso, um produto voltado aos segmentos de escritórios, consultórios, bares, restaurantes, lojas e hotéis. Pouco depois, em 2008, reinaugurou a loja do Shopping Ibirapuera e retornou ao lugar onde foi instalada a primeira cafeteria da marca. O ambiente de 60 m² trazia em sua decoração os conceitos de sofisticação e modernidade do CAFÉ DO PONTO. Sofrendo forte concorrência, em 2013 a marca anunciou um reposicionamento e o lançamento de novos produtos, em uma clara estratégia de agregar mais valor à categoria de café. Reconhecida pelos seus cafés de alta qualidade, a marca trouxe para o mercado muitas novidades este ano: começou com o relançamento de seu portfólio de cafés no varejo com novas embalagens, novo design e novos blends; e anunciou a expansão de sua rede de cafeterias.
Além disso, lançou o Café do Ponto L’OR® Espresso, cápsulas de café espresso compatíveis com as máquinas de Nespresso® (conheça essa outra história aqui), que ofereciam seis opções de blends, marcando assim o ingresso da marca francesa L’OR® (conheça essa história aqui) no mercado brasileiro. No ano de 2017, com o objetivo de se posicionar como marca premium acessível, CAFÉ DO PONTO lançou três blends superiores: Aralto (cultivado em regiões de altas altitudes, acima de 1.000 metros), Safra Especial (o melhor da safra de cada ano do Brasil) e Exportação (seleção cuidadosa de grãos padrão, destinada ao perfil europeu, com sabor redondo e marcante), todos com o selo de pureza e qualidade da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
Os fornecedores da marca são criteriosamente selecionados para garantir a qualidade desde o campo até a mesa do consumidor. Além disso, os grãos precisam conter características e pré-requisitos para compor os itens da marca. Para que a seleção aconteça, também são realizadas degustações de todos os lotes, com o objetivo de garantir que o café possua o perfil de sabor e qualidade desejados pelos consumidores do CAFÉ DO PONTO. Tudo isto levou a ser reconhecida como uma marca apaixonada pelo café, com qualidade superior, sabores intensos e aromas envolventes.
A rede CAFÉ DO PONTO tem como objetivo transformar o hábito de tomar café em uma experiência rica e única, através de um ambiente envolvente, inovador e aconchegante. Em suas cafeterias é possível saborear deliciosos cafés, além de passar momentos extremamente agradáveis e relaxantes. O consumidor encontra uma variedade de cafés produzidos para atender diferentes paladares, em diversas apresentações: desde o tradicional café espresso até drinques quentes e gelados à base de café. Um cardápio de delícias a base café, como café vienense, cappuccino e os melhores acompanhamentos - entre doces e salgados -, completam esta história de paixão pelo café. Vale ressaltar que a rede CAFÉ DO PONTO foi pioneira ao lançar o primeiro self-service de café, onde os clientes podiam escolher - entre 16 tipos de blends - a composição mais agradável ao seu paladar.
A identidade visual da marca CAFÉ DO PONTO passou por modernizações ao longo dos anos. A mais recente aconteceu em 2023.
Arte em fazer café. (2017)
Paixão por café. (2008)
O melhor café para cada gosto. (1996)
O ponto mais alto em café. (1989)
● Origem: Brasil
● Fundação: 1951
● Fundador: Alexandre Gonçalves, Jorge Hattori, Américo e Kiyoshi Sato
● Sede nacional: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: JDE Peet's N.V.
● Capital aberto: Não
● Presidente (Brasil): Rafael Oliveira
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 35
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Torrefação e comércio de cafés
● Principais produtos: Cafés e derivados
● Concorrentes diretos: Melitta®, Pilão, Café 3 Corações, Nescafé®, Café Floresta, Santa Clara, Fran's Café, Starbucks®, Grão Espresso, Casa do Pão de Queijo e McCafé
● Slogan: Paixão por café.
● Website: www.cafedoponto.com.br
A marca no Brasil
A CAFÉ DO PONTO torra e mói diariamente cerca de 48 mil quilos de café, distribuídos a mais de 15 mil pontos de venda espalhados pelo país, incluindo cafeterias, bistrôs, restaurantes, hotéis, lojas especializadas e grandes supermercados. Com uma completa linha de produtos, o CAFÉ DO PONTO está sempre inovando e criando tendências, rapidamente absorvidas por seus fiéis consumidores. Além disso, a marca possui uma rede de cafeterias com 35 unidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, que servem mais de 1.5 milhões de consumidores por mês.
Você sabia?
● Atualmente, CAFÉ DO PONTO faz parte da JDE Peet's N.V., também proprietária das marcas L’OR®, Pilão (conheça essa história aqui), Damasco, Moka, Caboclo, Café Pelé, entre outras.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados marketing (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 4/7/2025
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
CAFÉ DO PONTO O PONTO MAIS ALTO EM CAFÉ,BOM DIA MEU NOME É SEBASTIÃO CARLOS CARDOSO,EU FUI FUNCIONARIO DO CAFE DO PONTO NO ANO DE 91 A 1993,E PRECISO SABER SE EXISTE ALGUM ESCRITÓRIO DESTA EMPRESA AQUI NA CAPITAL,POIS PRECISO BUSCAR UMA CÓPIA DA MINHA RECISÃO POR FAVOR ME AVISE PELO E - MAIL CARDOSOFPR2008@BOL.COM.BR PARA QUE EU POSSA BUSCAR ESTE DOCUMENTO,POR FAVOR É MUITO IMPORTANTE OBRIGADO QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
ResponderExcluirOlá: sou consumidora do "café solúvel descafeinado" e não tenho encontrado nos comércios de Pelotas. Como faço para conseguir adquirir já que minha mãe é cardíaca e só gosta deste café?
ResponderExcluirmeu e-mail é anna.oppelt@gmail.com
Obrigada
Anna
Sou jornalista e moro na cidade de Cafelândia. Cidade onde surgiu o Café do Ponto, Cafelândia tem esse nome devido a grande quantidade de Café presente nestas terras nas décads de 30, 40 e 50.
ResponderExcluirVejo com muita tristeza o site do Café do Ponto, hoje, não mencionar em nenhum lugar a verdadeira origem da marca Café do Ponto - que é a cidade de Cafelândia SP.
Até meados da década de 90 saiam dos barracões da empresa aqui em Cafelândia milhares de quilos de Café torrados e embaladOs, e que provavelmente eram distribuídos para todas as regiões.
Os barracões do Café do Ponto em Cafelândia funcionam hoje apenas como depósitos para o grão.
Toda a estrutura está preservada, MENOS MAU.
CONTATO:
jornalistaricardo@hotmail.com
ABRAÇOS.
QUERO INFORMAR QUE COM ESSA ESTORIA ABAIXO, NA DATA DE HOJE FALECEU O SR. AMÉRICO SATO OU TAKAMITSU SATO, POINEIRO NO CAFÉ COM SEUS TIOS E IRMÃO.
ResponderExcluirSOU UMA DE SUAS COLABORADORAS DO CAFÉ FLORESTA NO QUAL ELE ERA UM DOS DONOS, MAIS DO QUE ISSO ELE ERA UM MESTRE EM ENSINAR, ORIENTAR E FAZER A DIFERENÇA NO MERCADO E NA EMPRESA.
HOMEM INTEGRO, SEMPRE SINCERO E AMAVA O QUE FAZIA ATÉ O SEU FIM.
MAS QUERO DEIXAR A MINHA HOMENAGEM PARA UM HOMEM, GUERREIRO, SABIO, FORTE, INTEGRO E VITORIOSO.
Os rumos da empresa começaram a mudar em 1957 quando Américo Sato, nome que adotou para facilitar os negócios, já que a pronúncia de Takamitsu, como foi registrado, dificultava o entendimento dos clientes, assumiu a diretoria comercial da pequena torrefadora em um momento em que o café vivia uma época de super-safras, armazéns lotados e concorrência baseada nos preços, sem diferenciação. Apesar do cenário pouco favorável e da falta de experiência como industrial, Américo conhecia os mecanismos da lavoura e soube apostar na qualidade para construir um negócio de sucesso, sempre tendo ao lado seu irmão mais velho, Kiyoshi Sato.
Hoje eu senti muitas saudades,de quando trabalhava como demonstradora do Cafe do Ponto em Cacapava trabalhei por dois anos na empresa foi muito bom o salário era gratificante aprendi muito lá aprendi a ter visão para buscar meus objetivos senti que tinha que estudar hj sou formada Gestão de Recursos humanos sou funcionária pública. Mas sinto saudades de estar entre pessoas como o café do ponto me proporcionava.enfim triste de saber o ocorrido com o sr. Américo mas a vida é assim mesmo todos vamos partir um dia. Gratidão ao Café do Ponto. Sem mais
ResponderExcluirAna Lourdes dos Santos Leopoldino.