Cada xícara de L’OR® proporciona um puro prazer de café. Deixe-se cativar pelo aroma intenso. Descubra o equilíbrio de seus sabores suaves e ricos. Os grãos cuidadosamente selecionados provocam uma experiência única. Por isso, descubra o padrão ouro em café da marca francesa L’OR®, que oferece a cada xícara uma experiência surpreendente.
A história
Tudo começou no início dos anos de 1990, quando a holandesa Douwe Egberts, então divisão de cafés da americana Sara Lee Corporation, resolveu criar cafés de qualidade premium para o mercado francês. Após encontrar fornecedores de grãos de alta qualidade e montar uma equipe de especialistas para desenvolver blends únicos com aromas e sabores excepcionais, em 1992 a empresa lançou na França os cafés com a marca L’OR®, cujo nome em francês significa “ouro”. E era justamente isso que a nova marca queria oferecer aos franceses, os melhores cafés premium do mundo, com o padrão do metal precioso que batizava sua nova marca. Desde o início a L’OR® investiu em uma rigorosa seleção de grãos nobres, provenientes das melhores regiões produtoras do mundo. Cada grão era torrado cuidadosamente em um processo artesanal, realçando suas nuances aromáticas e proporcionando uma experiência sensorial única.
Inicialmente vendendo cafés moídos e em grãos, a L’OR® aos poucos conquistou os paladares mais exigentes de apreciadores de um café excepcional e foi criando assim um novo padrão ouro no setor de café premium na França. Nos anos seguintes, a L’OR® literalmente seduziu os sentidos de milhões de consumidores ao proporcionar-lhes experiências intensas de sabor para momentos fantásticos de café.
Mas foi em 2010 que a marca francesa começaria a chamar a atenção do setor com o lançamento de uma linha de cafés em cápsulas de alumínio - batiza de L’OR® Espresso -, sendo as primeiras compatíveis com máquinas da Nespresso® (conheça essa outra história aqui). Com o sucesso imediato no mercado francês, os cafés em grãos e principalmente as cápsulas rapidamente começaram a ser vendidas em outros países da Europa e no enorme mercado americano, iniciando assim a internacionalização da marca L’OR®.
Nos anos seguintes a marca ampliou sua linha de cafés com novos blends e também formatos, como por exemplo, a versão solúvel, que passa por um processo especial de congelamento para preservar o sabor intenso do café. A L’OR® foi lançada no Reino Unido em 2017 para atender à crescente demanda por cafés premium. Pouco depois, em 2019, a marca - em parceria com a Phillips (conheça essa outra história aqui) - lançou a máquina de café doméstica L’OR® BARISTA, a primeira capaz de fazer um espresso duplo ou dois espressos simultaneamente, com o dobro do prazer. Ainda esse ano a marca lançou a linha L’OR® ORIGINS, composta por cápsulas onde cada grão de café é influenciado pelo ambiente único do seu país de origem, como Nova Guiné, Colômbia, Índia, Indonésia e Guatemala.
Em 2024 a L’OR® resolveu ampliar o reconhecimento e alcance global da marca ao firmar uma parceria com a Ferrari (conheça essa outra história aqui) no Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), que inclui a lendária 24 Horas de Le Mans. Com isso a L’OR® passou a estar visível em todo o ambiente de corrida da Ferrari no WEC, incluindo no carro e nos uniformes dos pilotos. A colaboração resultou ainda no lançamento da edição limitada de uma linha personalizada de café, inspirada na paixão e na sofisticação exemplificadas por ambas as marcas.
Já no mercado brasileiro, a marca francesa ingressou timidamente em 2013, através de uma parceria com a Café do Ponto (saiba mais aqui) - que pertence a mesma empresa - oferecendo seus cafés em cápsulas nas lojas da rede. Mas foi somente em 2017, que a L’OR® foi lançada oficialmente no mercado brasileiro, oferecendo sua completa linha de produtos - café torrado e moído, grãos, solúvel e cápsulas - através de supermercados e grandes varejistas, oferecendo aos consumidores o “Padrão Ouro em Café”. Com isso, a marca inovou ao apresentar a primeira cápsula de alumínio compatível com máquinas Nespresso® disponível nas gôndolas de supermercados do país.
Nos anos seguintes a marca foi ampliando sua linha no mercado brasileiro, como por exemplo, com o lançamento da L’OR® Origens Brasileiras (2020), com os blends Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Mogiana, que promovem aromas característicos das regiões onde são produzidos; L’OR® Sabores (2022), composta por L’OR® Baunilha (espresso com aroma suave e sabor de baunilha fresca) e L’OR® Caramelo (sabor sutil de caramelo amanteigado com camadas aveludadas); e L’OR® Cappuccino Premium (2024), nos sabores Caramelo, Chocolate e Baunilha, em sachês de dose única e embalagens que realçam os diferenciais de cada blend.
Em todo seu processo, desde o plantio, a L’OR® se preocupa com a qualidade dos grãos que irá colher e consequentemente oferecer, sendo assim, todas as linhas de cafés provenientes de micro lotes, colhidos em áreas cuidadosamente selecionadas. A colheita é focada na qualidade e não na quantidade de sacas finais, garantindo um alto padrão de grãos. Utilizando grãos colhidos nas melhores regiões produtoras de café do mundo, são então misturados por habilidosos especialistas (chamados de Coffee Artists) para proporcionar uma experiência única - com diferentes camadas de sabores e aromas - a cada xícara. Essa dedicada equipe de especialistas - apaixonada por pesquisa e inovação em café - tem como objetivo descobrir novas e práticas maneiras de preparar o café favorito, encontrar os grãos mais exclusivos do mundo e desenvolver novas maneiras de torrar e misturar esses grãos para melhorar o sabor e o aroma.
Em sua incessante busca pela excelência, a L’OR® transforma cada grão em uma obra-prima. Por isso, a L’OR® busca constantemente entregar a melhor qualidade de café e proporcionar viagens pelos nossos sentidos, da intensidade de seu estimulante e refinado aroma, a um sabor único de cada blend. E uma das principais razões pelas quais o café L’OR® se destaca é a sua ampla variedade de blends. Cada um é cuidadosamente criado por especialistas em café, combinando grãos de diferentes origens e características para obter um sabor único e equilibrado. Um dos blends mais populares da L’OR® é o Ristretto, conhecido por sua intensidade e sabor encorpado. Outro blend que merece destaque é o Lungo, que oferece uma experiência mais suave e aromática. Além desses, a L’OR® também oferece blends como o Supremo, com notas de chocolate e frutas vermelhas; e o Decaf, uma opção descafeinada para quem quer apreciar o sabor do café sem a presença da cafeína.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 1996, quando a marca adotou uma nova tipografia de letra (muito semelhante à atual). Após passar por uma modernização em 2002, o atual logotipo foi adotado em 2005 e apresentou uma tipografia de letra ligeiramente modificada e efeitos de brilho (remetendo ao ouro).
O logotipo da marca também pode ser aplicado sob um fundo preto e com ou sem a palavra “espresso” abaixo.
Pleasure is gold. (2023)
A masterpiece in taste. (2021)
L’OR®. Obra-prima em Sabor. (2021, Brasil)
L’OR®. Busque nada menos que ouro. (2017, Brasil)
L’OR®. O padrão ouro em café. (2017, Brasil)
L’OR®. Why serve anything less than gold. (2016)
● Origem: França
● Lançamento: 1992
● Criador: Douwe Egberts
● Sede mundial: Amsterdã, Holanda
● Proprietário da marca: JDE Peet's N.V.
● Capital aberto: Não
● CEO: Luc Vandevelde
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Torrefação e comércio de cafés
● Principais produtos: Cafés e máquinas
● Concorrentes diretos: Illy, Starbucks, Melitta, Folgers, Carte Noire, Nescafé, Nespresso®, Lavazza, Pilão e 3 Corações
● Slogan: Pleasure is gold.
● Website: www.cafelor.com.br
A marca no mundo
Atualmente a marca L’OR® comercializa sua ampla gama de cafés - nas versões cápsulas, moído, solúvel e grãos - e máquinas automáticas em mais de 50 países ao redor do mundo. Além do seu portfólio de cafés de alta qualidade, a L’OR® também oferece acessórios como xícaras, colheres e caixas para armazenar cápsulas. A L’OR® pertence à JDE Peet’s, empresa líder mundial em café e proprietária de marca como Jacobs, Gevalia, Douwe Egberts, Maxwell House (saiba mais aqui), Pilão (conheça essa outra história aqui), Café do Ponto, Café Pelé e Caboclo.
Você sabia?
● Os Coffee Artists da L’OR® extraem de uma paleta de 850 sabores e aromas para criar artisticamente cada mistura de café.
● Fabricadas na França, em Andrézieux - perto de Saint-Etienne -, as cápsulas L’OR® oferecem ao amantes de café espresso mais de 22 variedades de blends.
● Todas as variedades de L’OR® são criadas a partir de café cultivado através de métodos de produção sustentável, certificados 100% pela Rainforest Alliance.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 16/12/2024
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