31.8.21

MOLICO


Há mais de seis décadas MOLICO é sinônimo de saúde, equilíbrio, autocuidado, amor próprio e aceitação para que as pessoas possam viver a sua melhor versão. MOLICO é um hábito que está presente na vida de milhões de brasileiros através de uma nutrição prazerosa que restaura os nutrientes perdidos todos os dias. 

A história 
O primeiro registro de utilização da marca MOLICO aconteceu por volta de 1914, quando a empresa norueguesa de produtos lácteos Egron ingressou com o pedido de patente do processo de secagem por pulverização para produzir leite em pó. Dois anos mais tarde, a Nestlé (conheça essa outra história aqui) adquiriu a empresa norueguesa (e consequentemente a marca MOLICO) e adicionou o leite em pó ao seu portfólio de produtos. Já no Brasil, o leite em pó integral começou a ser vendido em 1923 com a marca Molíco (com “i” acentuado). Era um leite puro de vaca, ou seja, um leite não modificado, do qual foi simplesmente extraída a água. Na época, o produto era fabricado na Argentina e envasado nas fábricas da Nestlé em Araras e Barra Mansa. Molíco seria conhecido como o leite em pó integral da Nestlé, até seu sucessor, o Leite Ninho® (conheça essa história aqui), herdar tão nobre título quando foi lançado no país em 1944.
   

Porém, a marca MOLICO (já sem acento na letra “i”) como se conhece hoje surgiu em 1959 quando a empresa suíça lançou no mercado brasileiro o leite em pó desnatado, produto que foi direcionado a um público adulto, especialmente mulheres, e que precisava controlar peso. Unindo os benefícios nutricionais do leite desnatado com o sabor e qualidade dos produtos Nestlé, MOLICO conquistou imediatamente a liderança do segmento de leite em pó desnatado no Brasil, posição que ocupa até hoje com ampla vantagem. Nos anos de 1970, MOLICO passou a ser instantâneo, oferecendo assim ainda mais praticidade em seu preparo. No final da próxima década, em 1989, MOLICO passou a ser comercializado também na versão líquida integral, em embalagem longa vida (UHT), ingressando em uma importante categoria de mercado.
   

Em 1998, a marca resolveu ingressar em uma nova categoria de produto com o lançamento de uma linha de iogurtes. Em 2005, a marca lançou uma grande novidade: MOLICO Iogurte + Suco (iogurte com suco de frutas) nos sabores Abacaxi e Morango com Kiwi. Em 2009, a marca ampliou seu portfólio com o MOLICO ActiCol, um composto lácteo que continha fitoesteróis (substâncias que podem auxiliar na redução da absorção do colesterol ruim, o LDL). E para aproveitar a força da marca MOLICO em outras categorias, a partir desse momento a Nestlé passou a lançar sorvetes como o MOLICO Creme, sem adição de açúcar e com redução de gorduras e calorias; os picolés MOLICO (2009); e o MOLICO Yogo (2010), sorvete de iogurte com 0% de gordura, sem adição de açúcares e apenas 37 calorias por porção (equivalente a uma bola).
  

Ainda em 2010, a marca trouxe ao mercado brasileiro o conceito MOLICO TotalCálcio®, oferecendo de forma pioneira ao consumidor uma linha diversificada de produtos desenvolvida para suprir 100% das necessidades diárias de cálcio de um adulto (1000 mg/dia) por meio do consumo de apenas duas porções de qualquer um dos produtos da linha, podendo assim colaborar para a manutenção da saúde dos ossos. Em meados de 2011, já demonstrando preocupação com o meio-ambiente, as embalagens Tetra Pak (conheça a história dessa marca aqui) da versão líquida de MOLICO passaram a contar com uma tampa de plástico feita a partir de derivados da cana-de-açúcar. Ainda este ano, apresentou ao consumidor o MOLICO Fast Frutas Vermelhas, bebida láctea pronta para beber com 0% de gorduras, 0% de açúcares adicionados e 96 calorias por garrafa (280 ml).
   

Para atender à crescente demanda de produtos sem lactose, em 2016 a marca lançou o sorvete de creme MOLICO 0% Lactose, sem adição de açúcares, baixo em gorduras totais e com selo da ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes). Em 2017, MOLICO investiu na melhoria de sua fórmula para auxiliar a suprir as necessidades nutricionais da mulher brasileira. Com isso, o leite em pó da marca passou a ter 80% mais cálcio, além de ser o único da categoria com magnésio e vitaminas do complexo B. Em 2018, a marca apresentou aos consumidores uma novidade: MOLICO+Proteína, leite zero lactose que oferece 10g de proteína por copo de 200 ml, o que representa 50% mais proteína, quando comparado ao UHT zero lactose da própria marca. Além disso, o produto é rico em cálcio e nas vitaminas D, C e K. Por ser desnatado, também é uma opção adequada para uma alimentação equilibrada que visa à redução da ingestão de gordura saturada, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares - assim como todo leite desnatado.
  

Em 2019, seguindo a tendência de consumo por produtos funcionais e fortificados, a marca literalmente inundou o mercado de novidades: MOLICO Fibras (composto lácteo com leite parcialmente desnatado, que além de contar com o mix de vitaminas e minerais da versão leite em pó regular, possui 2,5g de fibras solúveis que contribuem para manter o equilíbrio do corpo), MOLICO +Proteína na versão pronto para beber (rico em proteína, com 40% a mais de cálcio na comparação com a média do mercado, além de vitaminas C, D e K) e MOLICO Ômega 3 (único composto lácteo para adultos com exclusivo mix de vitaminas e ômega 3, que ajuda a proteger a saúde cardiovascular e cerebral, contribuindo para manter a mente ativa e focada).
  

Estar bem consigo é um tema que sempre esteve presente no DNA da marca MOLICO. Acontece que bem-estar nos dias de hoje vem ganhando outros contornos, diferente do que era antes. Agora é sobre estar bem fisicamente, emocionalmente e espiritualmente, sem cobranças e sem sacrifícios e privações. Por isso, conectada com as necessidades e evolução de seu público, em 2020 a marca MOLICO se atualizou e apresentou um novo posicionamento de mercado, ligado ao conceito de restauração diária de nutrientes, algo que vai além da nutrição especializada. Com esse novo posicionamento, MOLICO também identificou em sua mudança uma oportunidade para conquistar novos consumidores, transmitindo sua funcionalidade de devolver nutrientes essenciais que os adultos perdem todos os dias.
  

Ainda em 2020, seguindo a tendência cada vez mais crescente de produtos de origem vegetal, o chamado plant based, a marca lançou MOLICO Origem Vegetal, desenvolvido especialmente para adultos que buscam uma alternativa nutritiva ao leite de origem animal. Rico em cálcio, fonte de fibras, o novo produto tem 7g de proteína por porção e ainda possui o mesmo mix exclusivo de vitaminas e minerais de outros produtos da marca. Outra novidade que estreou no mercado foi o MOLICO Colágeno, que além de conter um mix exclusivo de vitaminas e minerais, é adicionado de colágeno Peptan®.
  

Atualmente MOLICO é a marca que mais entende de adultos. E traz a melhor solução nutricional para o brasileiro, democratizando a saúde através de diferentes funcionalidades e sendo o único que restaura os nutrientes que o corpo perde todos os dias. Isto tudo traduzido em um amplo portfólio de produtos lácteos com 0% de gordura e fortificados com fibras, cálcio, ômega 3 e vitaminas, buscando oferecer leveza e promover o bem-estar dos consumidores brasileiros através de uma nutrição equilibrada e ao mesmo tempo rica em sabor.
    

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. A identidade visual original, que continha o logotipo da Nestlé e o nome MOLICO escrito em azul ou em branco com fundo azul com tipografia de linhas retas, passou por sua primeira remodelação na década de 1970, quando adotou a cor vermelha. Na década seguinte, o logotipo passou por sua primeira e grande significativa remodelação quando ganhou uma inclinação e uma tipografia de letra mais moderna e impactante. Outra remodelação ocorreu em meados dos anos de 2010, quando a identidade visual apresentou mais leveza e simplicidade através do novo logotipo da Nestlé e uma nova tipografia para o nome MOLICO, com mais curvas e dando a impressão de movimento.
  

Depois de passar por uma modernização em 2018, a marca apresentou um novo posicionamento (ligado ao conceito de restauração diária de nutrientes) em 2020 e com ele um logotipo totalmente remodelado. Inspirada no movimento da vida, a nova identidade de MOLICO representa a jornada diária, com início e fim, num fluxo constante. A simbologia do infinito presente na marca transmite esse movimento restaurador, trazendo elementos para a representação dos nutrientes e vitaminas que precisamos repor ao longo do dia. A tipografia de letra foi atualizada, trazendo mais suavidade, fluidez e movimento. Foram também incluídos elementos visuais que aludem à sequência de Fibonacci e que, inspirados na proporção áurea, representam os nutrientes que o produto repõe.
  

A nova identidade visual foi aplicada em toda a linha de embalagens (como pode ser visto abaixo), agora mais leve e fluida que nunca, e conectada com as necessidades de seu público.
  


A imagem abaixo mostra a evolução do design da embalagem do leite em pó MOLICO ao longo dos anos.
  

Os slogans 
Sinta-se mais com Molico. (2020) 
Sinta-se bem com Molico, todos os dias. 
MOLICO, viva todos os seus movimentos. (2012) 
Sinta-se...e bem com Molico. (anos de 1990) 
Sinta-se bem. (anos de 1990) 
Viver em forma é possível. (1998) 
Entre na linha com Molico. (anos de 1970) 
Fique em forma com Molico. (anos de 1970)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1959 
● Criador: Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente (Brasil): Marcelo Melchior 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Lácteos 
● Principais produtos: Leites, bebidas lácteas, iogurtes e sorvetes 
● Concorrentes diretos: Itambé, Piracanjuba, Italac, Parmalat, Batavo, Danone, Glória e Elegê 
● Slogan: Sinta-se mais com Molico. 

A marca no Brasil 
Atualmente a MOLICO, marca líder absoluta em seu segmento, oferece em todo território nacional uma completa linha de leites em pó especiais, leites UHT, iogurtes e bebidas lácteas. A marca, uma das mais tradicionais dentro do enorme portfólio da Nestlé, também oferece uma linha de sorvetes (potes e picolés). 

Você sabia? 
Registros apontam que foi o químico russo M. Dirchoff que desenvolveu pela primeira vez o leite em forma de pó, no ano de 1832, em uma época em que o desafio era manter a conservação dos alimentos sem os conhecimentos modernos da refrigeração doméstica. Porém, a popularidade do leite em pó, veio com o químico alemão Justus von Liebig que o transformou em um alimento indicado para bebês. A sua fórmula inicial era um pó feito à base de leite de vaca, farinha de trigo e bicarbonato de potássio. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca, Veja e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e CBA B+G) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 31/8/2021

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