22.5.06

JACUZZI


Há décadas a JACUZZI se compromete a desenvolver produtos focados para a saúde e o bem-estar das pessoas, dando-lhes a oportunidade de relaxar, reduzir o estresse, aliviar dores e dormir melhor, contribuindo para um estilo de vida mais saudável. Mais que oferecer qualidade, a marca busca, a cada dia, proporcionar uma experiência profunda através dos seus produtos, explorando todo o potencial sensorial, terapêutico e inspirador da água. Afinal, quem não quer relaxar depois de um dia agitado e estressante? É exatamente isso o que pensa a JACUZZI, marca que se tornou sinônimo de banheiras de hidromassagem e relaxamento. 

A história 
A história da empresa, que virou sinônimo de banheira de hidromassagem, remonta ao ano de 1907 quando os irmãos Jacuzzi, Francesco, Rachele e Valeriano, imigraram da região italiana de Friuli para a costa oeste do estado americano da Califórnia, fixando-se na cidade de Berkeley. Pouco depois, outros quatro irmãos, Galindo, Candido, Giocondo e Giuseppe, se juntaram a eles. Particularmente dotada financeiramente, a família fundou em 1915 uma empresa que deu grande contribuição em várias áreas de negócios, principalmente na aviação, graças à invenção da primeira cabine fechada para aeronaves monoplanos (chamada de JACUZZI BROTHERS), utilizada tanto pelo serviço postal americano como para transportar os primeiros passageiros na área da Baía de São Francisco; e na agricultura onde, fazendo uso dos seus conhecimentos hidráulicos, criou em 1921 um sistema de irrigação por meio de bombas hidráulicas. Em 1925, como resultado de um terrível acidente com um de seus aviões, que matou um dos irmãos, Giocondo, a empresa decidiu não produzir mais aeronaves.


Com o passar dos anos, a empresa tornou-se bem-sucedida fabricando hélices de avião e bombas de irrigação para agricultura. Porém, um fato mudaria os rumos da empresa. Em 1956, uma pessoa da família, o filho de Candido, Ken Jacuzzi, precisou de um tratamento de hidroterapia para combater a artrite reumatóide e assim aliviar suas terríveis dores. O garoto já havia passado por inúmeros tratamentos em hospitais sem surtir resultado algum. Foi então que os engenheiros da empresa adaptaram uma bomba de irrigação para ser usada em uma banheira criando um jato massageador. Estes jatos, que expeliam uma mistura de 50% de ar e 50% de água, proporcionavam uma experiência sem precedentes. A empresa começou então a vender a bomba portátil no mercado. Inicialmente o modelo J-300 era vendido para hospitais e escolas.


E Roy Jacuzzi, membro da terceira geração da família, viu aí um bom negócio (um sistema integrado de bomba e banheira), surgindo um novo nicho de mercado, introduzindo as primeiras banheiras de hidromassagem do mundo em 1968. O primeiro modelo produzido pela empresa não poderia ter nome melhor: The Roman Bath Jacuzzi, em homenagem à refinada cultura termal dos antigos romanos. Ao adicionar um jato massageador a uma banheira convencional, a empresa transformaria a vida de milhares de pessoas com os benefícios da hidroterapia. Com a preocupação do povo americano com a saúde, bem-estar e cultura ao corpo, milhões de banheiras foram instaladas em casas e centros recreativos. Com a banheira, os consumidores foram apresentados a hidroterapia, uma ótima opção para aliviar tensões e relaxar, garantindo uma boa noite de sono. Desde então, o sucesso da empresa estava garantido.


Em 1970, a empresa lançou a primeira banheira Spa, uma unidade grande, desenhada para acomodar várias pessoas, possuindo sistema de filtragem para manter a água aquecida e sempre limpa. O novo produto se tornou um sucesso, pois poderia ser instalado em áreas externas, principalmente nos quintais. O endosso de inúmeras celebridades da época também contribuiu para o enorme sucesso do produto. Uma curiosidade: quanto à origem da palavra Spa, não existe consenso. Para alguns a palavra refere-se ao termo em latim “Salut per Aqua” ou “Salus per Aqua” (em português, “Saúde pela Água”). Para outros, refere-se a uma pequena cidade belga chamada SPA, próxima de Liège, conhecida também pelos seus banhos públicos relaxantes e renovadores.


A família vendeu a empresa em 1979 e somente Roy Jacuzzi permaneceu à frente do negócio. Na década de 1980 a empresa iniciou um forte processo de exportação para Europa, principalmente para países como Espanha e Itália. A linha de produtos foi ampliada, com a introdução de diversos tamanhos, designs e cores, além de inúmeros itens opcionais, com a linha atingindo 12 modelos diferentes. Foi nesta década que surgiram produtos que se tornariam ícones da marca: Avanza, uma banheira de hidromassagem que poderia ser instalada tanto em ambientes internos como externos; Illusion, uma enorme banheira de hidromassagem que mais parecia um vulcão saindo da terra; e Fiore Cornes, primeira banheira de hidromassagem especificamente desenvolvida para instalações em cantos. Em 1996, os mercados estrangeiros já representavam 46% das vendas e faturamento da empresa. Após uma enorme reestruturação em 2003, a empresa foi vendida para a Apollo Management em 2007 por US$ 1.25 bilhões.


Nos anos seguintes a marca continuou inovando ao lançar produtos como a J400, uma enorme banheira de hidromassagem com sistema de áudio AquaSound integrado com micro alto-falantes à prova de água, controle remoto flutuante, jatos iluminados, duas cascatas “WaterColour”, lounge para terapia, jatos para os pés, CD player e rádio AM/FM, aquecimento eletrônico, entre outros itens; Jacuzzi Morphosis, equipada com cromoterapia (um equipamento que faz a água mudar de cor), jatos direcionáveis e pressão regulável; Jacuzzi La Scala, uma banheira cheia de recursos de alta tecnologia, que além dos acessórios convencionais vinha equipada com televisão HDTV de 43 polegadas, DVD e som surround; e a Jacuzzi Shower Omega Morphosis, uma cabine de banho desenvolvida em parceria com o renomado estúdio de design italiano Pininfarina, que possuía uma cascata de água que acompanhava a sinuosidade do assento de madeira, hidromassagem vertical, sauna a vapor, quatro dispositivos de hidromassagem com funções de vaporizador, jato pulsante e contínuo, além de iluminação interna, boxe de cristal no envolto e suporte para essências aromáticas (aromaterapia).


Hoje em dia, comprometida exclusivamente com o bem-estar de seus consumidores, a JACUZZI está sempre em busca de novas tecnologias aliadas à hidroterapia, como por exemplo, os benefícios da cromoterapia, ciência que emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações do corpo em uma frequência que resulta em saúde, bem-estar e harmonia; jatos que massageiam o corpo inteiro, cuja tecnologia permite direcionar e regular a intensidade; dispositivo único de sucção, seguro para quem tem cabelos compridos; bombas de última geração para consumo reduzido de energia; e sistema que une o motor e o aquecedor da hidromassagem em um único equipamento, sem risco de choque.


Os produtos 
A JACUZZI é muito mais que uma simples produtora de banheiras de hidromassagem, comercializando produtos em diversas aéreas: 
Filtros: compactos e de altíssima eficiência, fabricados em material termoplástico (à prova de corrosão), garantem água cristalina e com o menor índice de turbidez do mercado. 
Skimmer/Coadeira: os vários modelos disponíveis oferecem soluções para piscinas de concreto, fibra e vinil, com grande fluxo de água da superfície. 
Dreno: disponível para piscinas de concreto, fibra e vinil, seu desenho garante a remoção de toda sujeira que se deposita no fundo. 
Ralo: disponível para piscinas de concreto, fibra e vinil, com função idêntica ao dreno. A configuração da sua grade evita o entalamento de dedos, brinquedos e outros objetos.
Dispositivo de Aspiração: destinado à conexão do aspirador, disponível para piscinas de concreto, fibra e vinil, garante a eficiência do sistema de sucção/filtração. 
Dispositivo de Retorno: criteriosamente projetado e fabricado, controla a vazão e direção da água que retorna da filtração. Disponível para piscinas de concreto, fibra e vinil. 
Dispositivo de Hidroterapia: a intensidade, abrangência e equilíbrio do lendário jato JACUZZI, disponível também para piscinas de concreto e fibra. 
Refletor: a renomada qualidade e durabilidade do refletor JACUZZI é fruto de um projeto que garante a perfeita vedação entre o corpo e a lente. Incomparável, é aprovado para instalação em até 3 metros de profundidade. Disponível para piscinas de concreto, fibra e vinil. 
Eletroduto: oferecido em dois modelos, forma o conjunto perfeito com o refletor e a caixa de ligação. Fabricado em latão, está disponível para piscinas de concreto, fibra e vinil. 
Caixa de Ligação: fabricada em bronze ou alumínio, é garantia de proteção para a conexão entre os cabos de rede e o refletor JACUZZI. 
Escada: de alta resistência, o modelo LA é o único que suporta até 100 kg. Oferecida em três modelos, conta com degraus de superfície antiderrapante e corrimãos em aço inoxidável polido espelhado. 
Produtos de manutenção e limpeza: adaptadores, aspiradores, coadores de folhas, esfregão para paredes e estojo de teste (garante o controle do pH e teor de cloro ativo na água da piscina). 
Colunas de banho: esses modernos chuveiros representam um novo conceito em banho vertical, com os mesmos benefícios de uma hidromassagem. Isso permite aproveitar profundamente o poder terapêutico da água, com estilo, bom gosto e harmonia. Os jatos soltam uma mistura de água e ar na intensidade certa. 
Louças sanitárias: em alguns mercados a marca comercializa uma linha de louças sanitárias (cubas, lavatórios e bacias), que chamam atenção pela beleza, qualidade e sofisticação.


Detentora de mais de 300 patentes (em sistemas de bombas de água, tecnologia de jato, controle de ar e design), a JACUZZI está sempre desenvolvendo produtos e tecnologia de ponta. Constantemente, são feitas pesquisas visando inovações e soluções para oferecer os melhores produtos, benefícios e o que há de mais moderno em cada linha de produto.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos apenas para acompanhar a modernidade dos novos tempos. Hoje em dia, em alguns mercados, o logotipo é aplicado somente na cor preta.


Os slogans 
There’s only one. (2011) 
Water that moves you. (2005) 
The genuine brand. (2004) 
Live life. Love Jacuzzi. (2001) 
The importance of being Jacuzzi. (1992) 
Jacuzzi: The Home Spa Experience. 
The most trusted name in water. 
Faz tudo para você relaxar. (Brasil) 
Todo o prazer da água. (Brasil) 
Faz toda a diferença. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1915 
● Fundador: Francesco, Rachele, Valeriano, Galindo, Candido, Giocondo e Giuseppe Jacuzzi 
● Sede mundial: Chino Hills, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Jacuzzi Brands Corp. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Robert Rowan 
● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.900 
● Segmento: Hidráulico 
● Principais produtos: Banheiras de hidromassagem, spas, louças sanitárias e equipamentos de piscina 
● Concorrentes diretos: Kohler, Moen, Teuco, Dream Maker e HotSpring 
● Ícones: A banheira de hidromassagem 
● Slogan: There’s only one. 
● Website: www.jacuzzi.com.br 

A marca no Brasil 
A JACUZZI chegou ao país em 1958, quando iniciou a fabricação de bombas hidráulicas em São Bernardo do Campo. Acreditando no crescimento do país, em 1964, utilizando as mais modernas tecnologias existentes na época, lançou vários produtos inéditos como equipamentos para piscinas (1969), banheiras com hidromassagem (1974) e inúmeros dispositivos hidráulicos complementares (sistemas de pressão, piscinas de fibra de vidro, acessórios para piscinas, entre outros). Em 1979, depois de conquistar seu espaço no mercado nacional, a empresa instalou sua sede na cidade de Itu, interior de São Paulo, onde está localizada até hoje. Em 1990 a marca lançou no mercado brasileiro os spas. A partir de então, acentua-se o desenvolvimento de diversos produtos líderes de mercado, culminando em 2010 com o lançamento de sua primeira linha de louças sanitárias.


A marca no mundo 
A empresa, que tem aproximadamente 4.900 funcionários, é a mais reconhecida e líder de mercado em sua categoria, tornando-se sinônimo de banheiras de hidromassagem. Seus produtos, que incluem, além das famosas banheiras de hidromassagem, spas, bombas para piscina, filtros, saunas, boxes, bombas para irrigação, entre outros, são comercializados em mais de 75 países ao redor do mundo. Os Estados Unidos representam 40% do faturamento da empresa. 

Você sabia? 
Somente a fábrica da Califórnia, localizada na cidade de Chino Hills, produz mais de 300 spas diariamente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 20/5/2016

Um comentário:

Anônimo disse...

jacuzzi a melhor banheira do mundo