20.8.06

BABY RUTH®


O chocolate em barra Baby Ruth® é um verdadeiro clássico americano, presente nos momentos mais divertidos e prazerosos de gerações e gerações. A combinação de amendoins, um delicioso caramelo, nougat e chocolate ao leite, criam uma sensação indescritível, conquistando qualquer apaixonado por doces e guloseimas. 

A história 
Tudo começou em 1916 quando Otto Young Schnering fundou uma pequena panificadora na cidade de Chicago, estado de Illinois. Paralelamente ao seu novo negócio ele criou uma pequena divisão de doces. O sucesso de seus doces foi tamanho que ele resolveu se concentrar apenas nesse mercado, trocando o nome da empresa para Curtiss Candy Company. Um dos produtos de maior sucesso era uma barra de nozes coberta com chocolate chamada Kandy Kake. No ano de 1920, ele alterou a fórmula do produto, trocando as nozes por amendoins, acrescentou nougat e caramelo, e recobriu com o mais puro chocolate ao leite. Em 1921 o novo produto foi introduzido oficialmente no mercado com o nome de Baby Ruth®. O novo chocolate foi divulgado como uma barra energética nutritiva.
  

Inicialmente a empresa usou a polêmica em torno do nome do produto como uma estratégia de marketing para tornar a marca conhecida entre os americanos. Isto porque, embora o nome da barra de chocolate soasse como o nome do popular Babe Ruth, um dos maiores e mais famosos jogadores de beisebol da época, a empresa desmentia. No entanto, muitos historiadores e fãs acreditam que o nome foi escolhido intencionalmente para capitalizar a fama do jogador sem pagar royalties. Outros diziam que o nome, na verdade, foi uma homenagem à filha do presidente americano Grover Cleveland - Ruth - ao qual o pai sempre se referia carinhosamente como “Baby Ruth”. Porém, muitos historiadores consideram isso uma lenda, já que a filha do presidente americano morreu em 1908 de difteria, aos 12 anos de idade.
   

Apesar da polêmica - para muitos, benéficas para a marca - em torno de seu nome, o novo produto, que custava 5 centavos de dólar, metade do preço de seus concorrentes, fez sucesso rapidamente. Mas a verdade é que, o novo chocolate pegou carona na enorme fama que tinha o jogador de beisebol Babe Ruth, na época o esportista mais popular do país. Com pouco mais de dois anos no mercado o chocolate em barra Baby Ruth® já era vendido em todo o território americano.
   

Em 1923, Otto resolveu inovar ao literalmente despejar de aviões inúmeras amostras grátis do chocolate presos a pequeninos paraquedas na cidade de Pittsburgh, estado da Pensilvânia. A ação seria repetida depois em outras grandes cidades do país, localizadas em 40 estados americanos. Ao mesmo tempo a marca começou a veicular anúncios coloridos em várias revistas do país que proclamavam Baby Ruth® como “Sweetest story ever told” e “The world’s most popular candy”, enfatizando a combinação única de sabores e texturas da barra de chocolate. Com este estilo agressivo de marketing, nos anos seguintes a marca Baby Ruth® se tornou uma das mais populares e reconhecidas entre os americanos e, em 1927, suas vendas mensais ultrapassaram US$ 1 milhão. Em 1928, Baby Ruth® se tornou a barra de chocolate mais vendida nos Estados Unidos. Com isso, novas fábricas foram construídas para atender a alta demanda pelo produto.
   

No final desta década, em 1929, a marca iniciou a estratégia de patrocinar populares programas de rádio, como por exemplo, o The Baby Ruth Hour, de grande audiência na rádio CBS (conheça essa outra história aqui). No início da década de 1930 a marca foi vendida, e com o lançamento do chocolate Snickers® (conheça essa outra história aqui) pela empresa Mars (saiba mais aqui), somado a diminuição da verba de publicidade, as vendas do chocolate despencaram. Mesmo assim, nas décadas seguintes Baby Ruth® continuou sendo um dos chocolates mais populares entre os americanos, especialmente por sua versatilidade, já que poderia ser utilizado como ingrediente de várias receitas.
   

Durante a década de 1960, Baby Ruth® alcançou marcos importantes ao se tornar um produto popular em máquinas de venda automática e lojas de conveniência espalhadas pelo país, ajudando a consolidar sua posição no segmento de chocolates. Um fato curioso aconteceu em 1981, quando a marca foi adquirida pela produtora de biscoitos Nabisco (conheça essa história aqui). A receita do produto foi perdida e nenhum funcionário se lembrava da fórmula original, obrigando a Nabisco a desenvolver uma nova receita para o chocolate Baby Ruth®. Para manter a relevância da marca entre os americanos, em 1985 a Nabisco utilizou a estratégia de product placement e pagou US$ 100.000 pela inserção de Baby Ruth® no filme “Os Goonies”, que apresentava o chocolate com destaque através do personagem Sloth.
   

Depois de uma série de fusões e aquisições, em 1990 a marca seria vendida novamente, desta vez para poderosa Nestlé (conheça essa outra história aqui). Pouco depois, em 1992, a marca resolveu investir na NASCAR - categoria mais popular do automobilismo americano - ao patrocinar o Ford nº 1 de Jeff Gordon (no ano seguinte, o patrocínio seria transferido para o Ford nº 8 de Jeff Burton). Essa ação tornou Baby Ruth® ainda mais popular e presente entre os americanos. Nos anos seguintes, sob a tutela da gigante suíça, a marca Baby Ruth® se renovou, ganhou novas embalagens, novos tamanhos (King Size, Fun Size e miniaturas) e novos produtos, como por exemplo, a versão Baby Ruth® Crisp (crocante). A marca também foi estendida para outras categorias de produtos como, por exemplo, biscoitos wafer, coberturas e sorvetes, estes comercializados com enorme sucesso especialmente no mercado americano.
  

Em 2006 a Baby Ruth® resolveu sacramentar sua importante e histórica ligação com o beisebol ao se tornar a “Barra de Chocolate Oficial da Major League Baseball” por meio de um contrato de três anos. Em 2018 a Nestlé vendeu por US$ 2.8 bilhões sua divisão de doces nos Estados Unidos para a Ferrero (conheça essa outra história aqui), e agora Baby Ruth® faz parte da Ferrara Candy Company, subsidiária americana da empresa italiana. Com isso, no mês de dezembro de 2019, a Baby Ruth® foi relançada no mercado com nova receita, que incluía amendoim torrado a seco cultivado nos Estados Unidos (as versões anteriores continham amendoim torrado em óleo) além da remoção do conservante alimentar TBHQ. As embalagens também mudaram e passaram a incluir uma nova camada metálica dupla para preservar o frescor do produto.
  

A Baby Ruth® tem uma parceria de longa data com o tradicional time de beisebol do New York Yankees, oferecendo produtos e promoções especiais para os fãs, incluindo o Baby Ruth® Baked Pinstripe (donut com creme de manteiga de amendoim e chocolate, cobertura de baunilha, granulado azul, calda de chocolate e pedaços de Baby Ruth®) de edição limitada, milkshakes exclusivos no Yankee Stadium, além de ofertas e sorteios. A parceria permite que os fãs dos Yankees aproveitem a clássica barra de chocolate e seus doces temáticos enquanto torcem pelo time. Tanto Baby Ruth® quanto o New York Yankees são descritos como marcas americanas icônicas, tornando a colaboração natural para os fãs.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por diversas remodelações no decorrer dos anos, mas sempre manteve a característica cor vermelha. A remodelação mais acentuada aconteceu em 1983, quando uma nova tipografia de letra foi adotada, além de uma leve inclinação. Em 1988, esse logotipo evoluiu para incluir elementos de marca mais pronunciados, além da logomarca da Nestlé. O nome foi apresentado em uma fonte vermelha em negrito com detalhes em azul, criando um esquema de cores patriótico que ressoava bem com os consumidores americanos. Em 1997 ocorreu mais uma acentuada remodelação, que incluía uma nova tipografia de letra com um leve contorno azul, conferindo-lhe uma aparência vibrante e atraente. Outra mudança significativa foi a inserção de um traço estilizado abaixo, que sublinhava e enfatizava o nome da marca. A última remodelação ocorreu em 2019, quando o logotipo adotou um tom de vermelho levemente mais escuro e novos efeitos de bordas (agora em uma cor marrom). A palavra "BAR" (azul) em uma fonte menor indicava discretamente o tipo de produto.
  

Os slogans 
Savor the good stuff. (2010) 
The Real Deal. (2003) 
This Baby Gets You Going. (1995) 
Look so funky, taste so fine. (1995) 
This stuff is intense. (1992) 
Baby Ruth®. No More Hungries. (1988) 
An Extra Bite in Every Bar. (1982)
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1921 
● Criador: Otto Young Schnering 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Ferrara Candy Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Ferrero SpA) 
● CEO: Marco Capurso 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 10 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates 
● Concorrentes diretos: Snickers®, Milky Way®, Twix®, 3 Musketeers®, Cadbury Starbar, 5th Avenue, PayDay e Oh Henry! 
● Ícones: A lenda em torno de seu nome 
● Slogan: Savor the good stuff. 
● Website: www.babyruth.com 

A marca no mundo 
Os famosos chocolates Baby Ruth® são comercializados em aproximadamente 10 países ao redor do mundo, sendo um dos snacks mais vendidos e populares do mercado americano. 

Você sabia? 
Em um episódio de “Os Simpsons” em 2002, batizado de “The Great Louse Detective”, Bart Simpson prega peças em pessoas em um spa de luxo fazendo uma barra de Baby Ruth® flutuar em uma banheira de água mineral. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 6/9/2025 

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