13.10.09

CORNETTO


Crocante e delicioso em cada pedaço, o “romântico” CORNETTO é o sorvete em casquinha mais gostoso e divertido do mundo, sendo um sucesso absoluto na boca de milhões de consumidores em diversos países. Cada CORNETTO é uma deliciosa viagem para os apaixonados por sorvetes: começa pela saborosa cobertura, passa pelo suave sorvete e termina com uma casquinha crocante recheada de chocolate. 

A história 
A história começou no verão de 1959 quando a Spica, tradicional empresa italiana produtora de sorvetes baseada na cidade de Nápoles, introduziu no mercado uma grande novidade para época, um sorvete em casquinha. E isto só foi possível, pois a empresa desenvolveu um método inédito até então: mergulhou o cone em uma mistura de óleo, açúcar e chocolate que servia de revestimento impedindo assim que o sorvete entrasse em contato com a casquinha crocante (feita de waffle) e a deixasse mole. O nome CORNETTO foi registrado pela empresa no ano seguinte. Inicialmente as vendas foram fracas, mas cresceram no decorrer dos anos.


A empresa anglo-holandesa Unilever, na época associada à Spica, interessou-se pela marca CORNETTO e, em 1962, começou a introduzi-lo aos poucos com êxito em outros países espalhados pela Europa, como por exemplo, na Inglaterra e Irlanda, onde o sorvete se tornaria líder de mercado. Em 1976 a Unilever acabaria comprando os direitos da marca CORNETTO. Na Europa a marca se tornou extremamente popular na década de 1980 com o lançamento de uma campanha publicitária, que começou no Reino Unido, onde o protagonista (um gondoleiro) entoava a letra original do clássico “O Sole Mio” para cativar uma bela moça e então lhe roubar o delicioso sorvete.


No Brasil a história do tradicional sorvete começou em 1971 quando a Gelato chegou ao mercado para desafiar a poderosa Kibon, que até então não tinha um concorrente a altura. A primeira grande novidade da empresa foi justamente o CORNETTO, sorvete em casquinha pronta em forma de cone. Os brasileiros aprovaram o novo produto que passou a fazer a enorme sucesso a partir de 1979. Na década de 1980, no Brasil, as campanhas da marca CORNETTO, bem-humoradas paródias de óperas italianas, ajudaram a popularizar ainda mais a deliciosa novidade e tornar o sorvete líder em seu segmento.


Em 1997, a Kibon foi comprada pela Unilever (na época ainda Gessy Lever), que na década de 1970 já havia adquirido a Gelato, e com ela o tradicional CORNETTO. No ano seguinte a Kibon relançou no mercado brasileiro o sorvete CORNETTO, agora uma marca internacional da Unilever e sucesso em vários outros países. Com a chegada do novo milênio, o consumidor era diferente daquele visto em toda a história da marca: tinha pouco tempo e muitas opções; era mais exigente e queria prazer, características da busca por equilíbrio, qualidade de vida e exclusividade. A CORNETTO então respondeu com dezenas de novas versões a cada temporada. O conceito de sofisticação ganhou força com lançamentos especiais e edições limitadas do CORNETTO, versões em copos (uma espécie de sundae), uma versão cremosa, novos sabores, nova fórmula e nova identidade visual.


Em 2006, a marca promoveu no Brasil a mudança de todas as embalagens e receitas de seus sorvetes, que passaram a conter recheio no cone inteiro com a tradicional pontinha de chocolate no final. No mundo inteiro CORNETTO é comercializado em diversos sabores, dependendo do país: morango, chocolate com menta, chocolate com limão (Portugal) e até de kiwi na Espanha. Atualmente a linha CORNETTO no Brasil conta com os sabores: Crocante (com uma calda de chocolate mesclada por todo o recheio), Chocmix (sorvete de creme, recheio de doce de leite e uma deliciosa tampa de chocolate com pedacinhos de castanha de caju) e Sonho de Valsa (sorvete de creme de amendoim e castanha de caju com recheio sabor de chocolate, cobertura de chocolate com amendoim e castanha de caju em copo de biscoito com cobertura de chocolate).


A linha do tempo 
1976 
Lançamento do CORNETTO na versão de morango, que se tornou um enorme sucesso no Reino Unido. 
2000 
Lançamento do CORNETTO em versão de copinho, que ficaria conhecida como CORNETTO LOVELICIOUS, disponível em duas versões, chocolate com chocolate e baunilha com chocolate. 
2002 
A marca inova no segmento de sorvetes em máquina com o lançamento do CORNETTO EXPRESS. A máquina, desenvolvida especialmente pela empresa, permitia ao consumidor montar seu CORNETTO na hora, em shopping centers e redes de lanchonetes. Eram quatro opções de sabores, colocados na casquinha crocante com a tradicional pontinha de chocolate no final. Essa versão do sorvete, conhecida em outros países como CORNETTO SOFT, nada mais é que o tradicional sorvete na versão cremosa. 
2004 
Lançamento do CORNETTO APHRODIZIAC, uma edição limitada com três sabores, cada um representando uma etapa da paquera (sedução, conquista e sucesso). Os sorvetes mesclavam ingredientes como menta com calda de licor; champanhe e cereja; e chocolate, canela e trufa. 
Lançamento do CORNETTO ROYAL, 40% mais sorvete do que a versão tradicional. Além disso, combinava sorvete de morango e creme, com muita calda de morango e pedaços de crocante. 
2005 
Lançamento do CORNETTO CHOCMIX, em edição limitada, que trazia um formato diferenciado: substituía a tradicional calda de chocolate, colocada no topo do sorvete, por uma “tampa” de chocolate ao leite, conceito inédito no segmento de cones no Brasil. E no meio do sorvete de creme, um delicioso recheio de doce de leite e para finalizar, a famosa pontinha de chocolate. 
Lançamento do CORNETTO MINT (menta com chocolate) na Inglaterra. 
2006 
Lançamento do CORNETTO em barra, estreando um formato diferente do tradicional cone (casquinha). 
Lançamento do CORNETTO CARAMEL na Inglaterra. 
2007 
Lançamento do CORNETTO CHOCOCO (coco com pedaços da fruta para o verão) e CORNETTO AÇAÍ POWER (feito com açaí). 
2008 
Lançamento do CORNETTO SONHO DE VALSA, uma combinação de dois campeões de preferência em um único produto: Sonho de Valsa é o bombom mais vendido e CORNETTO é líder de vendas no segmento cone. O novo produto combinava sorvete de creme de amendoim e castanha de caju com recheio sabor de chocolate, cobertura de chocolate com amendoim e castanha de caju em copo de biscoito com cobertura de chocolate. 
Lançamento do CORNETTO MINIS na Inglaterra. O novo produto é comercializado em uma embalagem que contém 6 mini CORNETTO da versão clássica e 6 de chocolate. 
2009 
Lançamento do CORNETTO LOVE CHOCOLATE na Inglaterra, a mais perfeita combinação de sorvete de chocolate e chocolate branco, em uma casquinha com cobertura tripla de chocolate. 
2010 
Lançamento da linha CORNETTO ENIGMA, cujos sorvetes combinam sabores deliciosos com uma calda cremosa no centro, como morango e baunilha, morango e chocolate, baunilha e chocolate e até chocolate com cookie. Mais recentemente a linha ganhou um novo e exótico sabor: Salted Caramel and Popcorn (sorvete com sabor de pipoca e recheio de caramelo salgado, coberto com chocolate branco e preto). 
Lançamento no mercado brasileiro do CORNETTO CONFESSION, um sorvete de chocolate com caramelo. 
2012 
Lançamento da edição limitada CORNETTO DEVILS & ANGELS, sorvete com sabor de amêndoas e chocolate, e cobertura em forma de pequenos corações vermelhos.


Campanhas que fizeram sucesso 
No início da década de 1980 foi lançada uma campanha publicitária que marcaria uma geração inteira de adoradores de sorvete no Brasil. A história de um simpático personagem, que na romântica Veneza, roubava sorvete de uma bela moça estampou a marca CORNETTO na memória de milhões de brasileiros. O jingle cantado em um pseudo italiano – “Dá-me um Cornetto, molto crocante, é pio cremoso, é da Gelato. Cornetto, sei própria Itália, io vollo tanto, Cornetto mio”, era uma adaptação da campanha europeia criada pela agência McCann-Erickson da Inglaterra. O sucesso do comercial foi tamanho que a Gelato teve que retirar o comercial do ar após quinze dias de veiculação no verão de 1980 porque o estoque do produto esgotou – e assim ocorreu também nos dois verões seguintes. Assista ao clássico comercial abaixo.

   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por várias modificações ao longo dos anos. Até 1997 o logotipo adotava a cor vermelha, mas a partir desse ano, além da cor marrom, apresentou também uma nova tipografia de letra.


Em 2005 a marca CORNETTO modificou sua identidade visual para alinhar sua imagem global, e com isso apresentou uma nova e moderna tipografia de letra e adotou o tradicional “coração”, símbolo da divisão de gelados da Unilever em todos os países onde está presente. Dois anos mais tarde ocorreu uma pequena modificação que alterou o formato da letra C, que passou a ganhar mais destaque. Mais recentemente, em 2013, a marca apresentou seu novo logotipo com modificações mais radicais: tipografia de letra moderna e ousada, além de um coração estilizado formado pelas linhas superiores da letra C. O novo logotipo brinca de forma divertida imitando o formato de um cone. Inicialmente a nova identidade visual foi lançada na Europa e será aplicada em outros mercado com o tempo.


Em 2013, acompanhando a nova identidade visual, a marca também apresentou novas embalagens. Por exemplo, na versão clássica a embalagem passou a conter o logotipo aplicado na versão vertical, seguindo as linha do cone, e adotou uma coloração azul mais forte e impactante.


Os slogans 
Enjoy the ride, love the ending. (global) 
Cada pedaço, uma emoção. (Brasil) 
Emoção a cada mordida. (2007) 
O pedaço mais gostoso da vida. (2001) 
Começa bem, acaba melhor. (Portugal) 
Amor de verdade. (Portugal - antigo) 
Cornetto, um novo prazer a cada dentada. (Portugal - antigo) 
Cornetto, great pleasure at every bite. (Reino Unido - antigo) 
No boring bits. (Oceania - antigo) 
True Love exists. (Europa - antigo)


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1959 
● Criador: Spica 
● Sede mundial: Londres, Inglaterra e Roterdã, Holanda 
● Proprietário da marca: Unilever N.V. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Michael Treschow 
● CEO: Paul Polman 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Sorvetes 
● Principais produtos: Sorvetes em casquinha 
● Concorrentes diretos: Drumstick e Nestlé Extrême 
● Ícones: A campanha “O Sole Mio” 
● Slogan: Cada pedaço, uma emoção. 

A marca no mundo 
A tradicional linha de sorvetes em cone (casquinha) CORNETTO é comercializada pela divisão de gelados da Unilever em quase 30 países ao redor do mundo, incluindo a Itália, França, Brasil, Holanda, Inglaterra, Grécia, Portugal, Suíça, Espanha, Alemanha, Bélgica, entre outros. CORNETTO é líder absoluto no segmento de sorvetes cones em vários mercados como o brasileiro, irlandês, inglês e australiano. Atualmente existe uma grande variedade de sabores de CORNETTO, que varia de acordo com o mercado onde a marca está presente. 

Você sabia? 
CORNETTO detém mais de 70% do mercado no segmento de cones no Brasil, sendo líder em sua categoria em vários outros países como a Inglaterra e a Itália. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 3/10/2013

4 comentários:

Leãorevel disse...

Parabéns pelo blog. Virei fã.

abs

Patricia Velez disse...

MUITO bom esse blog!!! PARABENS.. bjo

fordhp disse...

Excelente Post! Cheguei aqui via Google procurando sobre a história da gelato. Fikadika para um próximo Post! Abs

Aartminiaturas miniaturas disse...

Olá, fabrico miniaturas de carrinho de sorvete(Kibon e Yopa), você tem alguma foto de carrinho ou freezer Gelato?!

Obrigada,
Cecília