1.6.12

SUFLAIR®


Todo chocólatra que se preze já o conhece muito bem. E muitos não vivem sem ele. Leve, delicioso e que derrete suavemente na boca como nenhum outro. Essa é a fórmula de sucesso do SUFLAIR®, um chocolate diferente que se tornou um dos mais populares e consumidos do mercado brasileiro. 

A história 
A história começou no final dos anos de 1970 quando a suíça Nestlé (conheça essa outra história aqui) iniciou a criação de um novo chocolate para o mercado brasileiro, desenvolvido no centro de pesquisas da empresa, na Bélgica, por meio de uma técnica que o tornava aerado, a mesma base de fabricação de um de seus carros-chefes no segmento, o Sensação. Esse novo processo de fabricação era uma grande inovação: a massa do chocolate, ainda quente, recebia um jato de gás carbônico, o que conferia o aspecto e “borbulhas” no interior, para ser resfriado imediatamente após a sua deposição nos moldes de chocolate maciço com leite. Essa tecnologia dava ao chocolate a leveza que caracterizava e diferenciava o novo produto. Finalmente no mês de junho de 1980 a empresa lançou no mercado brasileiro o SUFLAIR®, primeiro chocolate ao leite aerado do país. O nome “Suflair” vem da junção de soufflé + air, que em francês significa “sopro de ar”.
   

O lançamento oficial do novo chocolate aconteceu no então famoso e popular parque de diversões Playcenter, na cidade de São Paulo. As ações publicitárias da época exploravam a leveza do chocolate, sua principal característica. O primeiro comercial foi ao ar em 1981, criado pela Norton Publicidade, com cenas que mostravam jovens degustando o chocolate com expressões de surpresa, entremeadas por cenas aéreas que mostravam uma asa delta, então uma novidade no Brasil. No final, a assinatura cantada em tom agudo e criada pelo compositor Edison Borges: “Suuuuuuuflair”, o que, de fato, tornou a campanha inesquecível. Com uma comunicação caracterizada pelo inconfundível slogan “O chocolate diferente”, a marca rapidamente se tornou popular entre os amantes da guloseima.
   

Nas duas décadas seguintes, de repente, como em um passe de mágica, SUFLAIR® estava presente nas prateleiras dos supermercados, nas padarias, nas lojas de conveniência e nos mercados de bairros, conquistando cada vez mais participação de mercado e milhões de consumidores brasileiros. Com a chegada do novo milênio a Nestlé foi aperfeiçoando a tecnologia exclusiva do chocolate, conquistando ainda mais fiéis consumidores, especialmente pela sensação de leveza que SUFLAIR® provocava ao ser degustado. Além dos novos formatos (entre os quais o SUPER SUFLAIR®, embalagem de 130 gramas - o tradicional tinha 50 gramas), a marca aproveitando sua força foi estendida para outras categorias de produtos com grande sucesso, como por exemplo, o MOUSSE SUFLAIR®, introduzido em 2004, que inovou no segmento de sobremesas pré-prontas, pois permitia a preparação de sobremesas rápidas e fáceis, necessitando para isso apenas do acréscimo de leite gelado e de 2 horas de refrigeração, dispensando ingredientes como ovo, utilizado no preparo convencional.
   

No ano seguinte, ao completar 25 anos de mercado, a marca lançou novidades em edições limitadas: SUFLAIR® MOÇA, combinação perfeita da leveza do tradicional chocolate com o delicioso sabor de Leite Moça® (conheça essa outra história aqui). No ano de 2007, em edição limitada, a marca lançou o SUFLAIR® DARK, versão com 43% de cacau; e o SUFLAIR® ALPINO, que combinava a textura aerada com o gostinho inconfundível do Alpino® (saiba mais aqui), outro clássico da Nestlé. Em 2008, mais uma ação ousada para aproveitar a força da marca, que se aliou ao McDonald’s (conheça essa história aqui) para o lançamento do McFlurry, a tradicional sobremesa da rede americana acompanhada de pedaços do delicioso chocolate aerado.
   

Ainda em 2008 a marca apresentou novidades: uma nova fórmula que ganhou mais cremosidade ao ser mordida; e chocolate em tabletes menores para atender à demanda dos consumidores por produtos direcionados ao consumo individual e imediato; além do SUFLAIR® SENSES, um tablete de chocolate aerado com recheio cremoso de chocolate; e do SUFLAIR® DUO, uma combinação de chocolate ao leite aerado com chocolate branco em novo molde, com gomos mais altos que evidenciavam a percepção de derretimento na boca.
  

Em 2010, para comemorar os 30 anos da marca, a empresa lançou a versão bombom “bola”, combinando a leve crocância da casquinha de wafer com o chocolate da cobertura, sob o mote de ser diferente em todos os sentidos. Eram 13g de puro sabor, agregando um novo formato a uma das marcas de chocolates preferidas dos brasileiros. O sucesso do novo produto foi praticamente instantâneo: no primeiro mês, sem divulgação, foram vendidas quatro milhões de unidades, número bem maior que o esperado. Outra novidade foi o lançamento dos mini-ovos feitos com o delicioso chocolate e vendidos somente no período da Páscoa; e a embalagem SUFLAIR® SORTIDOS, que repetia o sucesso das caixas de bombons sortidos com o chocolate aerado mais querido do Brasil em três deliciosas versões: ao Leite, Duo e Bombom. No ano seguinte mais novidades: ideal para quem busca uma opção de presente de Páscoa diferenciado foi lançado o OVO DE PÁSCOA SUFLAIR® (460g), com casca aerada, disponível nas variedades Ao Leite e Duo. Além disso, a marca lançou o SUFLAIR® BRANCO, único chocolate aerado branco do mercado brasileiro.
   

Em 2012 foi introduzida outra inovação: SUFLAIR® DE COLHER, nada mais do que uma metade de um ovo feito com o tradicional chocolate totalmente recheada com uma deliciosa mousse de chocolate feita também de SUFLAIR®, acompanhada de uma linda colher que ajudava a devorar essa delícia. Em 2013 a marca lançou a bebida láctea FAST SUFLAIR® SHAKE, em garrafas de 270ml e com o slogan “Quanto mais agita, mais cremosos fica”. Pouco depois, em 2015, SUFLAIR® apresentou uma nova fórmula, deixando o chocolate ainda mais cremoso. A marca também oferece para o mercado profissional a Mistura para Mousse Sabor Chocolate Suflair®, facilitando assim o preparo de tortas geladas, flans e pavês.
  

A evolução visual 
O logotipo de SUFLAIR® passou por remodelações ao longo dos anos. Após adotar uma fonte de letra mais fina e cursiva em 2015, a atual identidade da marca foi apresentada recentemente e voltou a ter uma tipografia de letra mais grossa e impactante.
  

As tradicionais embalagens vermelhas de SUFLAIR® também evoluíram ao longo dos anos, adquirindo um visual mais limpo e moderno, como mostra a imagem abaixo.
   

Os slogans 
Derreta-se. (2013) 
Inexplicavelmente diferente. (2010) 
Surpreendente. (2007) 
Você se desmancha por ele. (1993) 
Você vai se desmanchar por ele. (1993) 
O chocolate diferente. (1981)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1980 
● Criador: Subsidiária brasileira da Nestlé 
● Sede mundial: Vevey, Suíça 
● Proprietário da marca: Nestlé S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente (Brasil): Marcelo Melchior 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Chocolates 
● Principais produtos: Chocolates aerados 
● Concorrentes diretos: Tortuguita, Arcor Aerado, Garoto Aero®, Milka, Lacta e Hershey’s 
● Slogan: Derreta-se. 

A marca no Brasil 
Hoje em dia SUFLAIR®, uma das marcas mais importantes da subsidiária brasileira da Nestlé e líder disparado em seu segmento (chocolate aerado), está presente em praticamente todas as regiões do país oferecendo uma linha de chocolates disponíveis em vários formatos. 

Você sabia? 
 Segundo a Nestlé, a versão aerada do chocolate é praticamente impossível de ser copiada, devido à fórmula que só a empresa tem. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios, Embalagem Marca e Veja), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/7/2025 

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