1.6.12

SUFLAIR


Todo chocólatra que se preze já o conhece muito bem. E muitos não vivem sem ele. Leve, delicioso e que derrete na boca como nenhum outro. Essa é a fórmula de sucesso do SUFLAIR, um chocolate diferente, como diz seu slogan, que se tornou um dos mais populares e consumidos do mercado brasileiro.

A história
A história começou no final dos anos 70 quando a suíça Nestlé iniciou a criação de um novo chocolate para o mercado brasileiro, desenvolvido no centro de pesquisas da empresa, na Bélgica, por meio de uma técnica que o tornava aerado, a mesma base de fabricação de um de seus carros-chefes no segmento, o Sensação. Esse novo processo de fabricação era uma grande inovação: a massa do chocolate, ainda quente, recebia um jato de gás carbônico, o que conferia o aspecto e “borbulhas” no interior, para ser resfriado imediatamente após a sua deposição nos moldes de chocolate maciço com leite. Essa tecnologia dava ao chocolate a leveza que caracterizava e diferenciava o novo produto. Finalmente no mês de junho de 1980 a empresa lançou no mercado brasileiro o SUFLAIR, primeiro chocolate ao leite aerado do país. O nome “Suflair” vem da junção de soufle + air, que em francês significa “sopro de ar”. O lançamento oficial do novo chocolate aconteceu no parque de diversões Playcenter. As ações publicitárias da época exploravam a leveza do chocolate, sua principal característica.


O primeiro comercial foi ao ar em 1981, criado pela Norton Publicidade, com cenas que mostravam jovens degustando o chocolate com expressões de surpresa, entremeadas por cenas aéreas que mostravam uma asa delta, então uma novidade no Brasil. No final, a assinatura cantada em tom agudo e criada pelo compositor Edison Borges: “Suuuuuuuflair”. Com uma propaganda caracterizada pelo inconfundível slogan “O chocolate diferente”, a marca rapidamente se tornou popular entre os amantes da guloseima. Nas duas décadas seguintes, de repente, como em um passe de mágica, SUFLAIR estava presente nas prateleiras dos supermercados, nas padarias, nas lojas de conveniência e nos mercados de bairros, conquistando cada vez mais participação de mercado e milhões de consumidores.


Com a chegada do novo milênio a Nestlé foi aperfeiçoando a tecnologia exclusiva do chocolate, conquistando ainda mais fiéis consumidores, especialmente pela sensação de leveza que SUFLAIR provocava ao ser degustado. Além dos novos formatos (entre elos o SUPER SUFLAIR, embalagem de 130 gramas – o tradicional tinha 50 gramas), a marca aproveitando sua força foi estendida para outras categorias de produtos com grande sucesso, como por exemplo, o MOUSSE SUFLAIR, introduzido em 2004, que inovou no segmento de sobremesas pré-prontas, pois permitia a preparação de sobremesas rápidas e fáceis, necessitando para isso apenas do acréscimo de leite gelado e de 2 horas de refrigeração, dispensando ingredientes como ovo, utilizado no preparo convencional. No ano seguinte, ao completar 25 anos de mercado, a marca lançou novidades em edições limitadas: SUFLAIR MOÇA, combinação perfeita da leveza do tradicional chocolate com o delicioso sabor de Leite Moça. No ano de 2007, em edição limitada, a marca lançou o SUFLAIR DARK, chocolate com mais quantidade de cacau do que a utilizada no mercado brasileiro, que gira em torno dos 70%; e o SUFLAIR ALPINO, que combinava a textura aerada com o gostinho inconfundível do Alpino, outro clássico da Nestlé.


Em 2008, mais uma ação ousada para aproveitar a força da marca, que se aliou ao McDonald’s para o lançamento do McFlurry, a tradicional sobremesa da rede americana acompanhada de pedaços do delicioso chocolate aerado. Ainda neste ano a marca apresentou novidades: uma nova fórmula que ganhou mais cremosidade ao ser mordida; e chocolate em tabletes menores para atender à demanda dos consumidores por produtos direcionados ao consumo individual e imediato; além do SUFLAIR SENSES, um tablete de chocolate aerado com recheio cremoso de chocolate; e do SUFLAIR DUO, uma combinação de chocolate ao leite aerado com chocolate branco em novo molde, com gomos mais altos que evidenciavam a percepção de derretimento na boca.


Em 2010, para comemorar os 30 anos da marca, a empresa lançou a versão bombom “bola”, combinando a leve crocância da casquinha de wafer com o chocolate da cobertura, sob o mote de ser diferente em todos os sentidos. São 13g de puro sabor, agregando um novo formato a uma das marcas de chocolates preferidas pelos brasileiros. O sucesso do novo produto foi praticamente instantâneo: no primeiro mês, sem divulgação, foram vendidas quatro milhões de unidades, número bem maior que o esperado. Outra novidade foi o lançamento dos mini-ovos feitos com o delicioso chocolate e vendidos somente no período da Páscoa; e a embalagem SUFLAIR SORTIDOS, que repete o sucesso das caixas de bombons sortidos com o chocolate aerado mais querido do Brasil em 3 deliciosas variedades: SUFLAIR ao Leite, SUFLAIR Duo e Bombom SUFLAIR.


No ano seguinte mais novidades: ideal para quem busca uma opção de presente de Páscoa diferenciado foi lançado o OVO DE PÁSCOA SUFLAIR (460g), com casca aerada, disponível nas variedades Ao Leite e Duo. Além disso, a marca lançou o SUFLAIR BRANCO, único chocolate aerado branco do mercado brasileiro. A mais recente novidade da marca, lançada em 2012, é: Suflair de colher, nada mais do que uma metade de um ovo feito com o tradicional chocolate totalmente recheada com uma deliciosa mousse de chocolate feita também de SUFLAIR, acompanhada de uma linda colher que ajuda a devorar essa delícia. Nos últimos quatro anos, segundo a empresa, a marca SUFLAIR dobrou de tamanho.


Os slogans
Inexplicavelmente diferente. (2010)
Surpreendente. (2007)
Você se desmancha por ele.
O chocolate diferente. (1981)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1980
● Criador: Subsidiária brasileira da Nestlé
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente (Brasil): Ivan Zurita
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Doces
● Principais produtos: Chocolates aerados
● Concorrentes diretos: Arcor Chokko Aerado e Hershey’s Air
● Slogan: Inexplicavelmente diferente.
● Website: www.nestle.com.br/site/marcas/suflair.aspx

A marca no Brasil
Hoje em dia SUFLAIR, uma das marcas mais importantes da subsidiária brasileira da Nestlé e líder disparado em seu segmento (chocolate aerado), está presente em praticamente todas as regiões do país oferecendo uma ampla linha de chocolates, disponíveis em vários formatos.

Você sabia?
Segundo a Nestlé, a versão aerada do chocolate é praticamente impossível de ser copiada, devido à fórmula que só a empresa tem.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing)e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 1/6/2012

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