As raquetes da marca HEAD podem ser vistas nas mãos talentosas dos maiores tenistas do mundo. Seus esquis e botas estão nos pés de esquiadores consagrados e vitoriosos. Produtos desenvolvidos com alta tecnologia para proporcionar alto desempenho são utilizados por alguns dos melhores atletas do mundo, que buscam constantemente quebrar recordes e romper limites.
A história
A história da marca HEAD tem suas origens com o engenheiro aeronáutico Howard Head (foto abaixo), que em suas horas vagas era um esquiador amador. Como muitos iniciantes, ele culpava o equipamento por seu mau desempenho, mas, ao contrário da grande maioria dos esquiadores, Head possuía o conhecimento técnico para apresentar um argumento convincente. Os esquis da época eram longos, pesados e desajeitados, feitos de madeira de nogueira, um material que perdia facilmente a forma e proporcionava uma experiência instável. Head acreditava que poderia criar um esqui melhor, mais leve e mais eficiente usando metal e técnicas de fabricação aeronáutica. Em 1947, iniciou o projeto “Honeycomb” (“favo de mel”, em português), assim chamado porque ele idealizou um esqui construído com duas camadas de alumínio coladas a paredes laterais de madeira compensada que envolviam um núcleo de plástico em formato de favo de mel. Em 1950, ele fundou a HEAD SKI COMPANY na cidade de Baltimore, estado americano de Maryland, e lançou no mercado o HEAD STANDARD SKI, primeiro esqui do mundo feito de metal laminado, que iria revolucionar a fabricação e durabilidade do equipamento esportivo no mundo inteiro.
Esses esquis não foram inicialmente bem aceitos pelo mercado, e foram necessários alguns anos de promoção incansável por parte da empresa para estabelecer o caro modelo Standard como um produto símbolo de status. Com isso, no ano de 1955, apenas cinco anos depois de sua criação, a marca era líder em vendas de esquis nos Estados Unidos e na Europa. Em 1968, a HEAD criou uma divisão para a produção de equipamentos para a prática do tênis, especialmente raquetes feitas em alumínio, que se tornariam sua marca registrada e impulsionariam a empresa para um sucesso global. Essa raquete foi introduzida oficialmente no ano de 1969 durante o tradicional torneio do US Open, e rapidamente essa novidade ganhou espaço nas principais quadras de tênis ao redor do mundo. Nesta época, a empresa contratou o campeão olímpico de esqui alpino Jean-Claude Killy para endossar seu mais recente esqui fabricado de metal e fibra de vidro.
Em 1971, a empresa tornou-se pioneira ao utilizar tecnologia de ponta no desenvolvimento e produção de seus produtos. O tenista negro americano Arthur Ashe venceu o tradicional torneio de Wimbledon em 1975 utilizando raquetes HEAD, derrotando o favorito Jimmy Connors. Era a publicidade que a marca precisava para se tornar reconhecida no segmento de esportes de raquetes. Durante esta década, a empresa adquiriu a Mares (fabricante italiana de equipamentos para mergulho, criada em 1949) e a Tyrolia (uma fabricante austríaca de acessórios de esqui fundada em 1847). No ano de 1987 a HEAD resolveu diversificar seus produtos na área do tênis com o lançamento de uma linha de calçados para a prática do esporte. O primeiro tênis foi o Radial 75, com tecnologia Radial Wedge, que utilizava duas cunhas trapezoidais para maior estabilidade, juntamente com o material Sorbothane para absorção de impacto. No ano seguinte, inaugurou uma fábrica para a produção de raquetes na Áustria.
Até meados da década de 1990, a HEAD patrocinaria tenistas e esquiadores que levariam a marca a se tornar ainda mais popular no mundo, como nas Olimpíadas de 1992 quando o tenista Marc Rosset e o esquiador Patrik Ortlieb conquistaram medalhas de ouro utilizando equipamentos da HEAD. Pouco depois, em 1994, o tenista americano Andre Agassi venceu o torneio US Open jogando com raquetes HEAD.
Em 1995, depois de passar por vários proprietários, Johan Eliasch, um ávido esquiador, adquiriu a empresa. Dois anos mais tarde, a empresa, mais uma vez de forma pioneira, introduziu no mercado as primeiras raquetes feitas de titânio e grafite, materiais extremamente resistentes e leves. O sucesso dos novos produtos foi tanto que, em 1998, as raquetes da série Titanium se tornaram as mais vendidas do mundo. Em seguida, a marca desenvolveu a primeira raquete de tênis computadorizada, chamada HEAD Intelligence, que utilizava sensores para ajustar a potência necessária e, no processo, suprimir cerca de metade de todas as vibrações, eliminando assim a causa da epicondilite lateral (cotovelo de tenista). Já no segmento de esqui, os novos esquis em formato de ampulheta, projetados para curvas fechadas, também encontraram um mercado receptivo.
No ano de 1999, a HEAD comprou a fabricante de bolas de tênis Penn (conheça essa outra história aqui), líder de mercado nos Estados Unidos. No início do novo milênio a marca conseguiu grandes feitos: o brasileiro Gustavo Kuerten ganhou o tradicional torneio de Roland Garros em 2001 e Goran Ivanisevic conquistou Wimbledon, ambos utilizando raquetes da marca. Nos anos seguintes a HEAD revolucionou o segmento de raquetes de tênis com a criação e lançamento de tecnologias inéditas, como por exemplo, a Liquidmetal (estrutura atômica líquida, que evita a deformação da raquete no impacto, transmitindo inteiramente a energia para a batida e proporcionando uma devolução com mais energia e potência) introduzida em 2003; e a Ellbow Protection (onde por meio de um microchip acoplado na raquete, a energia mecânica do impacto da bola é ativamente transformada em energia elétrica, gerando uma contra-vibração neutralizante, inibindo assim os efeitos do “tênis elbow”, mais conhecido como epicondilite lateral do cotovelo) introduzida em 2004.
Outra novidade em termos de tecnologia avançada foi a introdução, em 2005, da Flexpoint (com dois orifícios de controle precisamente desenvolvidos e posicionados nas laterais da cabeça da raquete, que atuam juntos para oferecer potência sob controle, dando à raquete um novo e revolucionário ponto de flexibilidade). O ano de 2006 foi marcado pelo ingresso da HEAD no segmento de bolas de tênis. No ano seguinte, a HEAD iniciou a fabricação de raquetes e acessórios para a prática de badminton, ampliando assim o universo de esportes com raquetes. Outra atitude pioneira foi a introdução dos primeiros esquis e das primeiras raquetes controladas por microchip.
Nos anos seguintes a marca introduziu em sua linha de raquetes a tecnologia Innegra (2011), permitia que as vibrações fossem reduzidas em até 17% contra o impacto da bola, minimizando assim os riscos de lesões. E também a tecnologia Graphene, material mais resistente e leve do mundo, que consiste em átomos de carbono densamente compactados em duas dimensões, o que gera um material 200 vezes mais resistente que o aço, ideal para a construção das novas raquetes da marca, introduzida em 2013.
Entre as mais recentes tecnologias introduzidas pela HEAD estão: Hy-Bor, uma nova tecnologia das raquetes HEAD Speed 2026, projetada para aumentar a estabilidade, potência e controle, trazendo mais confiança ao jogador; e EMC (Energy Management Circuit), único sistema de amortecimento eletrônico de esquis no mercado, que reduz vibrações negativas e aumenta a estabilidade em velocidades altas. Já entre as bolas o destaque é a HEAD TOUR, conhecida por sua durabilidade e controle. Vale ressaltar que as bolas de torneio da HEAD utilizam o feltro SmartOptik™ para maior visibilidade e tecnologia Encore™ para durabilidade.
Entre os tenistas que utilizaram equipamentos da marca ao longo de sua história, especialmente suas raquetes, estão o americano Andre Agassi (ganhador de oito títulos de Grand Slam), Björn Borg (sueco vencedor de 56 torneios em 10 anos de carreira), o russo Marat Safin (considerado um dos tenistas mais habilidosos de sua geração), Gustavo Kuerten (considerado o maior tenista profissional brasileiro que promoveu a marca HEAD durante a maior parte de sua carreira), Andy Murray (a lenda britânica), Amélie Mauresmo (primeira tenista francesa a alcançar a posição de número 1) e a bela russa Maria Sharapova (uma das tenistas mais habilidosas dos últimos anos).
Entre os atuais tenistas que continuam divulgando a marca pelas quadras ao utilizar suas modernas e avançadas raquetes e equipamentos estão o sérvio Novak Djokovic (um dos melhores tenistas de todos os tempos), o italiano Jannik Sinner, o alemão Alexander Zverev (um dos mais habilidosos de sua geração), Andrey Rublev, Matteo Berretini, Taylor Fritz, Francisco Cerundolo, Coco Gauff e Karolina Muchová. A marca ainda tem verdadeiras lendas do tênis como embaixadores globais, incluindo Goran Ivanisevic, John McEnroe e Guillermo Vilas. Definitivamente a HEAD tem um verdadeiro time de campeões.
A identidade visual da marca HEAD passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original foi projetado para se assemelhar à ponta de um esqui, refletindo as origens da empresa como fabricante desses equipamentos. Após passar por uma remodelação, quando uma nova tipografia de letra foi adotada, em 2007 a HEAD apresentou um novo logotipo com o símbolo completamente modernizado. O tradicional símbolo de identificação da marca é utilizado como ícone de reconhecimento da HEAD em seus produtos.
Vale ressaltar que a identidade visual da marca também pode ser aplicada somente com o nome ou somente com o símbolo.
Your Game is Our Game. (2023)
What’s your limit? (2013)
The Power of you. (2009)
Head is an athlete. (2007)
Enthusiasm never stops. (2000)
Be what you are. (1996)
It’s how you play the game. (1990)
High technology. (1989)
Where technology comes into play. (1988)
Winning comfortably. (1985)
Trusted by champions, built for everyone.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1950
● Fundador: Howard Head
● Sede mundial: Kennelbach, Áustria
● Proprietário da marca: Head Sport GmbH
● Capital aberto: Não
● CEO: Johan Eliasch
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 90 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.500
● Segmento: Materiais esportivos
● Principais produtos: Equipamentos e roupas para tênis e esqui
● Concorrentes diretos: Wilson, Dunlop, Prince, Babolat, Yonex, Slazenger, ProKennex, Penn, Tecnifibre, Lacoste, Völkl, Rossignol, Nordica, Salomon, Atomic e Blizzard
● Ícones: As raquetes de tênis
● Slogan: Your Game is Our Game.
● Website: www.headbrasil.com.br
A marca no mundo
Atualmente a empresa vende equipamentos esportivos para esqui, snowbording, tênis, padel, pickleball, squash e mergulho, tendo presença em mais de 90 países ao redor do mundo. A HEAD possui cinco divisões: Esportes de Inverno, Esportes com Raquete, Esportes Aquáticos, Vestuário Esportivo e Licenciamento (roupas de golfe, malas de viagem, bicicletas, aparelhos de ginástica, relógios, isotônicos e bebidas energéticas). Com seus produtos vendidos em mais de 45.000 pontos de venda no mundo todo, a marca tem como maiores mercados a Europa, Estados Unidos e Japão.
Você sabia?
● Atualmente 25% dos 100 maiores tenistas do mundo utilizam raquetes da marca.
● A marca mantém em mais de 40 países o TEAM HEAD JUNIORS, um programa global de patrocínio para revelar jovens valores do tênis.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 29/1/2026
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding



.jpg)











Nenhum comentário:
Postar um comentário