7.6.06

ORACLE


Fazer mais com menos. Simplificar, globalizar, automatizar e padronizar os processos de negócio de cada cliente. Essa é o objetivo dos produtos e serviços da ORACLE, que rodam invisíveis aos olhos dos usuários nos computadores das empresas, nas redes e nas máquinas dos provedores de acesso a internet, mas são indispensáveis para gerar lucros e eficiência, fazendo a economia funcionar de forma ágil. 

A história 
Tudo começou quando o americano Larry Ellison largou a faculdade e se mudou para o Vale do Silício, onde trabalhou juntamente com Robert “Bob” Miner, na empresa Ampex Corporation, que prestava consultoria para a CIA (tradicional agência de inteligência americana), como consultores de projetos. Quando a agência precisou utilizar seu novo sistema de linguagem, chamado SQL, nos computadores IBM, eles ficaram incumbidos de criar um sistema para a CIA. O projeto era batizado de ORACLE (“oráculo” em inglês), que segundo a agência era um programa que dava respostas para tudo. O projeto acabou não saindo, e se tornou um desastre, mas Bob e Larry vislumbraram a possibilidade de continuar o que ambos tinham começado: um protótipo funcional de um banco de dados relacional e que nenhuma empresa ainda tinha se empenhado em comercializar essa tecnologia. Eles então fundaram junto com Ed Oates (engenheiro de software), a Software Development Laboratories (SDL), percussora da ORACLE CORPORATION, no dia 16 de junho de 1977 na cidade de Santa Clara, estado americano da Califórnia.


A dupla aproveitou um conceito que o gigante da informática IBM não quis explorar (pois não vislumbrava nenhum potencial comercial no projeto) e criou uma base de dados compatível com centrais de computadores e diversos terminais em simultâneo. Por ironia, o primeiro cliente da nova empresa foi justamente a CIA, embora o produto ainda não tivesse sido lançado comercialmente. Em 1979 a empresa, agora chamada Relational Software Inc. (nome em alusão ao modelo relacional de dados criado por Ellison), lançou a primeira versão comercial do produto: ORACLE V2, um banco de dados escrito em linguagem assembler para ser utilizado em máquinas DEC PDP-11. Esse foi o primeiro rdbms comercial no mercado. E o mais incrível é que, assim que a empresa lançou o produto no mercado, o principal cliente da solução foi justamente a IBM, que havia rejeitado o projeto anos atrás.


Pouco anos depois, um fato começaria a mudar a história da empresa: a conferência dos primeiros usuários do ORACLE. Isto aconteceu em 1982 e reuniu aproximadamente 50 pessoas. Este acontecimento foi decisivo para que o sistema ORACLE começasse a ser conhecido pelo mundo. Neste mesmo ano a empresa trocou seu nome oficialmente para ORACLE SYSTEMS CORPORATION (OSC), adotando no ano seguinte apenas a designação ORACLE CORPORATION. Foi nesta época que a empresa conseguiu outro cliente de peso: uma base da força aérea dos Estados Unidos. Depois de quase sete anos duplicando anualmente as suas vendas, em 1986, a ORACLE, então com 450 funcionários e US$ 55 milhões de faturamento, resolveu abrir seu capital na Bolsa de Valores, e, quatro anos depois, passou por uma fase de grandes perdas, quase levando a empresa à bancarrota. Para contornar a difícil situação, Ellison substituiu os seus jovens gestores por outros mais profissionais e experientes, reduzindo o número de empregados em quase 10%. Dessa forma, pôde passar a dedicar-se em exclusivo ao desenvolvimento de produtos. A nova versão do banco de dados, Oracle 7, foi um enorme sucesso comercial e permitiu à empresa recuperar em dois anos o valor que tinha antes da crise.


A ORACLE entrou em outra fase de grande crescimento e passou a conquistar clientes de peso como grandes bancos, companhias aéreas, montadoras de automóveis e enormes empresas de varejo. A empresa se beneficiou ainda do crescimento do comércio eletrônico, permitindo ao milionário Larry sonhar com o objetivo de ultrapassar a Microsoft. Não demorou muito, a ORACLE chegou a liderança mundial do mercado de software de gestão de informação e ao segundo lugar na lista de empresas independentes de software. Além disso, nesse período a ORACLE sempre esteve comprometida em garantir que todo software fosse projetado para trabalhar em conjunto – a abordagem de suíte.


Apesar de concorrência (Microsoft SQL Server, o código aberto MySQL e o DB2 da IBM são seus maiores rivais) ter aumentado na última década, a ORACLE permanece na liderança e passou a oferecer outras soluções corporativas como ERP (planejamento de recursos da empresa), CRM (gerenciamento de relações com o cliente) e SCM (gerenciamento de correntes de suprimento). Isso somente foi possível porque, nos anos de 2006 e 2007, principalmente, a empresa adquiriu um grande número de empresas como a Tangosol, (provedora de software de acesso a dados de memória interna de grid); a AppForge (detentora de uma plataforma para aplicativos móveis e desenvolvimento desses aplicativos); a Lodestar Corporation (provedora de produtos de energia e gerenciamento de dados para a indústria de utilities); a Agile Software (fornecedora de solução para o gerenciamento do ciclo de vida de produtos); a LogicalApps (fabricante de produtos para automação de governança, riscos e compliance); a Interlace Systems (fabricante de software de gerenciamento de desempenho corporativo); a Moniforce (software para o monitoramento da disponibilidade e desempenho de aplicativos de internet); a Netsure Telecom Limited (fabricante de software de inteligência, análise e segurança de redes); a BEA Systems e sua tecnologia de middleware; e a concorrente PeopleSoft, em uma transação avaliada em US$ 10.3 bilhões.


Desde o lançamento do primeiro banco de dados relacional do mundo em 1977, a ORACLE tem contribuído para a revolução tecnológica que mudou irremediavelmente os negócios da era moderna. Foi a primeira empresa de software a desenvolver e distribuir soluções de TI ao mercado corporativo 100% habilitadas para internet. Em abril de 2009 a empresa anunciou a compra da tradicional Sun Microsystems por US$ 7.4 bilhões. Essa aquisição transformou o setor de TI no mundo, combinando softwares empresariais líderes de mercado com sistemas de computação de missão crítica, e gerando vantagens estratégicas de longo prazo para os clientes, agora que a ORACLE possui dois ativos essenciais da Sun Microsystems: Java e Solaris (principal plataforma dos bancos de dados ORACLE, o maior negócio da empresa). Em 2010, a empresa se envolveu em mais uma enorme polêmica ao contratar para o cargo de presidente Mark Hurd, um amigo pessoal de Larry Ellison e demitido da HP em meio a acusações de assédio sexual.


Nos últimos anos a ORACLE vem ampliando consideravelmente sua divisão de computação na nuvem através de um abrangente portfólio integrado de serviços de plataforma e infraestrutura em nuvem para construir um simples ambiente de desenvolvimento/testes à migração das cargas de trabalho de produção para a nuvem. Com mais serviços em nuvem – SaaS, PaaS e IaaS – do que qualquer outra empresa, a Oracle Cloud Platform inclui desenvolvimento de aplicativos para serviços em nuvem, análises dos negócios, conteúdo e colaboração, gerenciamento de dados, integração, mobilidade e gerenciamento de TI. Mais recentemente, em 2014, Larry Ellison voltou a mostrar sua agressividade nos negócios com o anúncio da aquisição da desenvolvedora de sistemas de gestão de pagamentos Micros Systems por US$ 5.3 bilhões.


A linha do tempo 
1981 
Lançamento da ferramenta, Interactive Application Facility (IAF), predecessora da futura ferramenta sql*forms do ORACLE. 
1983 
Lançamento do ORACLE V3 escrito em linguagem c (que o torna portátil), primeiro software DBMS que rodava em minicomputadores, PC e mainframe. 
1984 
Lançamento do ORACLE V4, que introduziu consistência de leitura e podia ser utilizado em diversas plataformas. 
1985 
Lançamento do ORACLE 5 e do ORACLE 5.1, primeiros bancos de dados de servidor paralelo no vms/vax. 
1986 
Lançamento do ORACLE Client/Server, primeiro banco de dados cliente/servidor. 
1987 
● Lançamento do primeiro banco de dados smp (multi-processamento simétrico). 
1992 
Lançamento do ORACLE 7 para Unix, sendo introduzida à versão para PC dois anos depois. 
1993 
Lançamento de um novo conceito tecnológico e de negócios chamado GRID COMPUTING, modelo de computação em rede para reduzir os custos de TI. É na verdade uma forma inovadora de trabalhar em redes que pode gerar significativos ganhos às empresas, uma vez que otimiza o uso dos ativos de TI. Seus recursos garantem que o processamento de aplicativos e do banco de dados possa ter sua carga redistribuída entre servidores e dispositivos de storage automaticamente, sempre que necessário. O conceito permite economias em investimentos de TI de 30% a 70%. Essa plataforma já está em sua quarta versão. 
1994 
Introdução do servidor de mídia para suportar vídeos on demand. 
1995 
Lançamento do primeiro banco de dados de 64 bits e também o primeiro a suportar JAVA. 
1998 
Anúncio do suporte para o sistema operacional Intel Linux. 
1999 
Lançamento do ORACLE 8i, que integrava Java/XML nas ferramentas de desenvolvimento, sendo o primeiro banco de dados com suporte nativo para XML. 
2000 
Lançamento do E-BUSINESS SUITES, banco de dados sem fio com OracleMobile.
2001 
Lançamento do ORACLE 9i, primeiro banco de dados com Real Application Clusters (RAC). 
2003 
Lançamento do ORACLE 10g, banco de dados preparado para Grid Computing. 
2007 
Lançamento do ORACLE 11g, a então nova geração de banco de dados da empresa. 
2010 
Lançamento do ENTERPRISE MANAGER OPS CENTER, solução unificada para gerenciar toda a estrutura de software e hardware, que engloba dos aplicativos ao disco rígido, reduzindo a complexidade e aumentando a eficiência dos datacenters dos clientes. 
2013 
Lançamento do ORACLE DATABASE 12c, o primeiro banco de dados feito para computação em nuvem, que simplifica o processo de consolidação de bancos de dados na nuvem, permitindo que os clientes gerenciem vários bancos de dados como um só, sem alterar seus aplicativos.


No coração da tecnologia 
O portfólio integrado de soluções de TI da ORACLE está dividido em três categorias: 
Serviços – Esta linha está dividida em cinco subcategorias: Oracle Consulting (divisão especializada em soluções para orientação de negócios que inclui serviços de implantação de sistemas de gestão empresarial, desenvolvimento de aplicações customizadas e tecnologias avançadas, como data warehousing, comércio eletrônico e aplicativos baseados na web, além de consultoria de negócios e gerenciamento de sistemas), Oracle Support Service (divisão que garante suporte e total apoio aos clientes, através de telefone, via web ou na própria empresa, 24 horas por dia, sete dias por semana), Oracle University (uma das maiores fornecedoras globais de treinamento de TI, com mais de 400 centros de treinamento em todo mundo e cerca de 650 mil cursos ministrados anualmente), Oracle On Demand (em lugar da compra tradicional de licenças, seu modelo permite às organizações “alugar” apenas aquilo que precisam, garantindo a contínua atualização das soluções usadas) e a Oracle Cloud (serviços e produtos para computação em nuvem, que suporta mais de 70 milhões de usuários e mais de 34 bilhões de transações por dia, rodando em mais de 50.000 dispositivos e tem mais de 800 petabytes de armazenamento em 19 datacenters em todo o mundo). 
Aplicativos – A ORACLE desenvolveu uma suíte totalmente integrada, composta por aplicativos de negócios desenvolvidos com tecnologia 100% internet. Pioneira, a solução possibilita drásticas reduções de custos e eliminação da complexidade de integração de diferentes aplicativos voltados à gestão de negócios. 
Infraestrutura – A ORACLE oferece serviços de infraestrutura, como banco de dados, servidor de aplicações, colaboração e ambiente de desenvolvimento.


O gênio por trás da marca 
Lawrence Joseph Ellison ou simplesmente Larry Ellison, um dos mais polêmicos e agressivos empresários do Vale do Silício, região da Califórnia onde estão localizadas as principais empresas de tecnologia dos Estados Unidos, nasceu na cidade de Nova York no dia 17 de agosto de 1944, filho de uma mãe solteira que tinha apenas 19 anos de idade. Com apenas nove meses contraiu pneumonia e a mãe entregou o pequeno Larry aos tios-avós para que estes o criassem. O futuro bilionário passou a viver em Chicago e só aos doze anos soube que era adotado. Nos tempos de estudante, mostrou aptidões para matemática e ciências e chegou a ser eleito o melhor aluno do ano desta última disciplina na Universidade de Illinois. Quando estava prestando os exames finais do segundo ano de faculdade, a mãe adotiva morreu e ele abandonou a universidade. No ano seguinte, inscreveu-se na Universidade de Chicago, onde teve seu primeiro contato com um computador, mas deixou a instituição no final do primeiro semestre, o que levou o pai adotivo, com quem tinha algumas desavenças, a achar que ele não tinha futuro. Confiante nos conhecimentos de informática adquiridos na Universidade de Chicago, aos 25 anos partiu para Berkeley, na Califórnia, onde durante oito anos saltou de emprego em emprego, nos quais desenvolveu suas habilidades em informática. Um dos cargos que arranjou foi o de programador de informática na Ampex, onde construiu uma completa base de dados para a CIA chamada ORACLE. Daí para frente a história dele é o sucesso da própria ORACLE.


O todo poderoso da ORACLE é implacável no mundo dos negócios e um notório bon vivant na vida pessoal. A maneira como Larry investe seu dinheiro é o que faz dele um dos raros executivos celebridades do mundo. Ele mora em uma casa de 9.000 m², inspirada nos palácios japoneses do século XVI, às margens de um lago artificial nas colinas de Santa Cruz, na costa dourada da Califórnia, e avaliada em US$ 170 milhões; coleciona sabres de samurais; tem grandes áreas de terras na badalada Malibu; chegou a ser proprietário do Rising Sun, um dos maiores iates do mundo com 138 metros de comprimento, avaliado em US$ 300 milhões, que possui piscina, adega, cinema, quadra de basquete, 16 suítes e até um espaço para um submarino particular; e um Marchetti S.211, caça de combate italiano que custou US$ 5.5 milhões, usado apenas nos momentos de lazer. Além disso, Larry vem trabalhando para revitalizar a economia da ilha havaiana de Lanai, também adquirida por ele, e investe em empresas de produção de filmes. Em 2016, Larry Ellison se transformou no 7º homem mais rico do mundo (fortuna pessoal de US$ 50.2 bilhões), mas também em um dos mais odiados no segmento da tecnologia devido ao seu temperamento forte e a suas extravagâncias. Amante dos esportes (participa anualmente da America’s Cup, uma das mais tradicionais e importantes regatas náuticas do mundo, que ele venceu em 2010), dedica-se a atividades como o surfe, o ciclismo de montanha, navegação, entre outras práticas que o levaram a passar por inúmeras cirurgias resultantes de diversas contusões. Além disso, ele também investe milhões de dólares na pesquisa de produtos antiidade e acredita na busca pela fonte da juventude. Acredita-se que o bilionário fundador da ORACLE seja o modelo para o personagem Tony Stark, o “Iron Man”, interpretado pelo ator Robert Downey Jr. Ele passou por quarto casamentos e tem dois filhos.


Os slogans 
Integrated Cloud Applications and Platform Services. (2015) 
Hardware and Software, Engineered to Work Together. (2010) 
Software. Hardware. Complete. (2010) 
The information company. (2008) 
Software powers the internet. (2000) 
The e-business engine. (1999) 
The internet engine. (1999) 
Enabling the information age. (1997)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 16 de junho de 1977 
● Fundador: Larry Ellison, Ed Oates e Robert “Bob” Miner 
● Sede mundial: Redwood City, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Oracle Corporation 
● Capital aberto: Sim (1986) 
● Chairman: Larry Ellison 
● CEO: Safra Catz e Mark Hurd 
● Faturamento: US$ 37 bilhões (2015/2016) 
● Lucro: US$ 11.2 bilhões (2015/2016) 
● Valor de mercado: US$ 164.9 bilhões (junho/2016) 
● Valor da marca: US$ 27.283 bilhões (2015) 
● Presença global: 145 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 135.000 
● Segmento: Tecnologia da informação 
● Principais produtos: Softwares, sistemas operacionais, bancos de dados e computação na nuvem 
● Concorrentes diretos: IBM, Microsoft, Cisco, HP, Accenture, SAS, Salesforce, SAP, Amazon, EMC² e Infosys 
● Ícones: O fundador Larry Ellison 
● Slogan: Integrated Cloud Applications and Platform Services. 
● Website: www.oracle.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca ORACLE está avaliada em US$ 27.283 bilhões, ocupando a posição de número 16 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A empresa também ocupa a posição de número 77 no ranking da revista FORTUNE 500 em 2016 (empresas de maior faturamento no mercado americano). 

A marca no mundo 
A ORACLE, maior empresa de softwares empresarial do mundo, com sede na cidade californiana de Redwood City, emprega mais de 135 mil funcionários, comercializa seus produtos em 145 países e tem um faturamento anual acima de US$ 37 bilhões (dados de 2015/2016). Os softwares empresariais representam 75% de seu faturamento. A ORACLE atende aproximadamente 400 mil empresas e organizações em todo o mundo oferecendo soluções completas e integradas de TI, incluindo banco de dados, servidor de aplicação, aplicativos empresariais, solução de colaboração, ferramentas para desenvolvimento de aplicações, computação na nuvem, bem como serviços de consultoria, treinamento e suporte. 

Você sabia? 
Oracle OpenWorld é um evento anual que reúne grandes profissionais do segmento de tecnologia e gestão de informática, líderes empresariais e clientes para discutir novas tecnologias, tendências e oportunidades de aprendizado. O evento também trata de temas atuais, como disruptura digital e crescimento dos negócios com empreendedorismo. Atualmente o evento é realizado em San Francisco, São Paulo e Xangai. O Oracle OpenWorld atraí mais de 60.000 participantes todos os anos. 
● Atualmente a ORACLE está em terceiro na lista das maiores empresas de software do mundo, atrás apenas da Microsoft e IBM
Em 2010, a SAP, maior empresa de software da Europa, foi condenada a pagar US$ 1.3 bilhões para a ORACLE por ter baixado softwares dos servidores da concorrente e ter usado esse material para iniciar uma guerra com o objetivo de enfraquecer a carteira de clientes da empresa de Larry Ellison. 
Desde 2006 a empresa tem o naming rights da ORACLE ARENA na cidade de Oakland, Califórnia, onde a equipe de basquete do Golden State Warriors manda seus jogos. A arena é apelidada de “Roaracle” devido ao enorme barulho que fazem os torcedores. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), portais (Terra), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/6/2016

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