Com mais de 60 anos no mercado, Prestígio® se tornou sinônimo de chocolate com coco para milhões de brasileiros. E essa combinação pra lá de tropical - coco molhadinho e o mais puro chocolate ao leite - fez do chocolate um dos mais consumidos do mercado, trazendo a naturalidade através de uma união perfeita que “explode” na boca.
A história
Tudo começou quando a subsidiária brasileira da Nestlé (conheça essa outra história aqui) resolveu criar um chocolate que levasse em seu recheio um ingrediente tipicamente brasileiro. Após intensas pesquisas e testes, em 1961 foi lançado no mercado brasileiro Prestígio®, um chocolate ao leite (em pequenas e finas barras) com recheio natural de coco. No final dessa década, a marca começou investir em comunicação, o que resultou em uma popular campanha publicitária que carregava o slogan "É gostoso gostar do Prestígio®". Rapidamente Prestígio® se tornou um dos chocolates mais consumidos entre os brasileiros por unir o puro chocolate ao leite com um toque de brasilidade e tropicalidade, evidenciado pelo recheio irresistível de coco molhadinho.
Nos anos seguintes, Prestígio® também se tornou um símbolo de receitas caseiras que levavam chocolate e coco (como por exemplo, bolo ou mousse Prestígio®) e passou a ser reconhecido como um ícone do chocolate brasileiro. Em 1991 a empresa resolveu estender a marca Prestígio® para outro segmento de mercado com o lançamento de um picolé que combinava sorvete de coco com uma crocante cobertura de chocolate ao leite. Essa década também foi marcada por uma popular campanha publicitária impressa que apresentava um título criativo: “Imagine o Brad Pitt, você e um monte de Prestígio® numa ilha deserta. Imaginou? Ótimo. O Brad Pitt é apenas uma questão de detalhe”. Em 2009 a marca resolveu levar Prestígio® para as comemorações da Páscoa com o lançamento de um ovo com pedaços de coco na casca e um bombom dentro.
Em 2015 a marca resolveu realizar uma collab com o McDonald’s (conheça essa outra história aqui) que resultou em uma guloseima irresistível para agradar milhões de McLovers. Surgia então o McFlurry Prestígio®, uma combinação do mix de baunilha com pedaços do tradicional chocolate e calda de morango. O sucesso foi tamanho que a parceria voltaria em 2017 com duas outras novidades: McShake (sorvete processado com as bolinhas de coco envoltas em chocolate, calda de chocolate e uma mistura de baunilha) e McFlurry (receita tradicional com o Prestígio® Mini e uma cobertura de Leite Moça® - conheça essa outra história aqui). Vale ressaltar que, em 2022, McFlurry Prestígio® voltou ao cardápio da rede americana por tempo limitado.
Em 2016 ocorreu um dos lançamento mais bem-sucedidos da marca: Prestígio® Dark, com cobertura de chocolate meio amargo. Em 2017 a marca deu mais um passo em direção a um portfólio mais completo para agradar aos diversos paladares com o lançamento de Prestígio® Branco, a versão do clássico e saboroso recheio de coco molhadinho com cobertura de chocolate branco; e do Prestígio® Mini, um novo formato e embalagem (com 14 unidades), que reunia deliciosos mini bombons para serem degustados em pequenas porções, levando praticidade de consumo para saborear a qualquer momento do dia. Além disso, Prestígio® ampliou suas opções de formatos com o lançamento da versão tablete (Nestlé® Classic Prestígio®), que combinava a cremosidade do chocolate ao leite Nestlé® Classic com vários pedaços de coco queimado.
Em 2018 a Nestlé relançou toda a linha de chocolates Prestígio® com a nova fórmula +Coco (mais coco, mais molhadinho e macio, quando comparado ao anterior). Nessa época a marca iniciou o lançamento de novidades em outras categorias, como por exemplo, o Prestígio® Wafer (uma deliciosa combinação de biscoito wafer crocante e recheio cremoso de coco) e o biscoito recheado Prestígio® (biscoito de chocolate com recheio cremoso de coco). Em 2020 a marca inovou ao levar a combinação de Prestígio® para o formato shake em pó (achocolatado), que ao ser misturado com leite trazia o irresistível gosto do coco com o chocolate. E para deixar o portfólio ainda mais completo, a marca trouxe ainda a versão pronta para beber do shake, em embalagem de PET asséptico de 270 mililitros. No ano seguinte a marca foi estendida para mais uma nova categoria com o lançamento do Prestígio® Cookie, que combinava a massa de chocolate com gotas de chocolate branco e pedaços de coco ralado.
Em 2022, visando ampliar ainda mais seu portfólio, a marca lançou o novo sabor Prestígio® Coco com Morango (uma edição limitada que reunia o sabor e a textura do coco ralado com o frescor e doçura do morango), além de dois novos formatos da versão tradicional Ao Leite, a fim de atender a diferentes ocasiões de consumo dos fãs do chocolate, que incluía o tablete Maxi de 90 gramas e o pacote para compartilhar com 20 unidades. O ano de 2024 foi marcado por duas grandes novidades: Prestígio® Abacaxi (a tradicional cobertura de chocolate ao leite com recheio de coco e abacaxi, resultando em um chocolate macio e úmido) e a caixa com bombons sortidos (com cinco sabores exclusivos, incluindo Abacaxi, Morango, Ao Leite, Branco e Dark). Além disso, a marca lançou a massa para cobertura e recheio sabor Prestígio® (chocolate com pedaços de coco), direcionada para o segmento de Food Service e ideal para decorações e recheios de diversos doces.
No ano de 2024, em parceria com a Garoto (conheça essa outra história aqui), marca também pertencente à Nestlé, foi lançada a edição limitada Chocotrio Prestígio®, uma combinação exclusiva entre a cremosidade do chocolate com coco e a crocância do biscoito. Nos últimos anos a marca tem investido em novas versões e edições limitadas de Prestígio® para manter a marca relevante e atrair a atenção dos consumidores. Entre as mais recentes novidades da marca, lançadas em 2025, estão: Prestígio® Doce de Leite (explorando a combinação do doce de leite com o coco e o chocolate) e Prestígio® Caribe (edição limitada que combina o tradicional recheio de coco com um toque tropical de banana do bombom Caribe). Com essas iniciativas, a marca busca reforçar sua posição como um chocolate clássico, mas com um toque de inovação e novidades que atraiam diferentes públicos.
Há mais de 60 anos, a marca Prestígio - responsável pelo casamento perfeito entre coco e chocolate - busca constantemente atualizar seu portfólio e trazer inovações para que continue conversando com as mais diferentes gerações, além de atender aos mais diversos perfis de paladares.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Sempre utilizando a cor vermelha, foi a partir de 2010, quando a marca apresentou um novo logotipo, que o coco e o coqueiro passaram a compor sua identidade visual. A última remodelação ocorreu em 2016.
As tradicionais embalagens de Prestígio® - reconhecidas pela predominância da cor vermelha e imagens de coco - também evoluíram com o passar dos anos, como mostra a imagem abaixo. O último redesign, ocorrido em 2016, visava reforçar a conexão com a origem natural do coco, mantendo seus elementos icônicos - a cor vermelha, a textura e o coco - porém representados de uma forma que demostrasse mais naturalidade e autenticidade. Com isso, na embalagem, placas de madeira, os ingredientes em lasca e os detalhes em verde, apresentavam a natureza mais próxima do real.
Prestígio®. Naturalmente, Coco! (2018)
Prestígio® é coco natural, Prestígio® é Brasil. (2018)
Um Pedaço do Paraíso. (1990)
Prestígio®. Sabor para sonhar. (1986)
É gostoso ter Prestígio®. (1982)
Prestígio® é Nestlé. (1979)
Prestígio® qualidade Nestlé. (1975)
É gostoso gostar do Prestígio®. (1968)
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1961
● Criador: Subsidiária brasileira da Nestlé
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● Presidente (Brasil): Marcelo Melchior
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Chocolates
● Principais produtos: Chocolates, sorvetes e biscoitos
● Ícones: As embalagens vermelhas
● Slogan: Prestígio® é coco natural, Prestígio® é Brasil.
A marca no Brasil
Prestígio®, uma das mais importantes marcas da suíça Nestlé no Brasil, é um dos chocolates mais consumidos do país com vasta distribuição nacional de seus produtos, que incluem, além do tradicional chocolate (em diversos sabores e versões), sorvetes, picolés, biscoitos, cookies e até ovos de Páscoa.
Você sabia?
● Toda a linha de Prestígio® possui cacau 100% sustentável e rastreável do Cocoa Plan, um programa global de sustentabilidade da Nestlé para a cadeia do cacau com foco em uma produção sustentável priorizando os pilares: social, ambiental e econômico.
● Em um comercial de Prestígio® de 1976 está a atriz Myrian Rios, ainda no início de carreira.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 30/7/2025
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