Cuidar de bichinhos de estimação é um prazer: selecionar a melhor ração, buscar mimos novos, levá-los para um banho e cuidar de sua saúde. Foi com essa filosofia que a rede PETZ se transformou em uma grande estrela no segmento de varejo de pets no mercado brasileiro. Em suas enormes lojas é possível encontrar desde alimentos e medicamentos até brinquedos, camas e coleiras para bichinhos de estimação, quer seja cães ou gatos, além de peixes, pássaros, roedores e répteis. A principal preocupação da PETZ é oferecer produtos e serviços que tornem a vida desses bichinhos mais saudáveis e felizes.
A história
A história começou na cidade de São Paulo e foi resultado de um negócio malsucedido do empresário Sérgio Zimerman (foto abaixo). Sua distribuidora de alimentos e produtos de beleza, com dez anos no mercado, 600 funcionários e uma receita anual de R$ 180 milhões, havia literalmente quebrado, resultado de um misto de erro de administração e condição macroeconômica desfavorável. Sérgio em tão queria aproveitar o enorme ponto comercial, um galpão localizado em plena Marginal Tietê, no bairro do Pari, zona norte paulistana. Sérgio nem sequer acreditava no ramo de pet shops quando o cunhado, que produzia xampus para cachorros no quintal de casa, sugeriu que ele ingressasse no ramo de pet care. Inicialmente o empresário achava que inaugurar um pet shop daquele tamanho era uma ideia absolutamente sem propósito. Ele chamou então representantes de uma marca de ração para avaliar o local e ouviu deles que, naquela proporção, apenas algo como a Cobasi (conheça essa outra história aqui) se sustentaria.
E pior, ele nunca tinha ouvido falar da Cobasi, única megaloja para pets que, na época, tinha três pontos enormes, todos na zona oeste, até ir visitá-la. Foi então que ele resolveu criar sua própria empresa para atender clientes da zona norte e leste da cidade. Finalmente no dia 17 de agosto de 2002, Sérgio inaugurou sua enorme loja de 3.000 m² que oferecia produtos de qualidade como rações, acessórios, roupas, casinhas, guias-coleira, caixas de transporte, entre outros itens para animais de estimação. O nome escolhido por Sérgio para o novo negócio denunciava sua intenção: Pet Center Marginal, o que deixava claro que o empresário não pensava em crescimento. A enorme loja tinha como objetivo aumentar ainda mais a conexão com apaixonados por bichos de estimação. No primeiro mês, a loja faturou R$ 80 mil. Quase 12 meses depois, a receita já alcançava R$ 700 mil mensais. Para atrair a clientela, Sérgio chegou a contratar o adestrador Gilberto Miranda e sua tigresa para passear dentro da loja por 12 domingos. Ação esta que teve enorme repercussão, inclusive na mídia.
Em 2003, a loja passou funcionar 24 horas, uma ação inédita no segmento, não só no Brasil, mas no mundo. Oferecendo em um mesmo espaço tudo para os animais de estimação, como alimentos, medicamentos, acessórios e serviços de veterinários, a loja começou a fazer sucesso e incomodar a concorrência. Em 2007, a loja ganhou um novo centro de estética, mantendo o atendimento dos profissionais e condução dos serviços de banho e tosa visíveis aos consumidores através da instalação de vidros. No ano seguinte, a empresa lançou o “Vale a pena ser fiel”, um programa de fidelidade pioneiro no segmento de varejo de pet, que adotava o mecanismo de cash back aos clientes cadastrados, para utilização nas próximas compras.
Ainda em 2008, de olho em ampliar sua presença no mundo digital, a empresa lançou sua primeira plataforma de vendas online. Já com outras lojas em São Paulo, no ano de 2012 a empresa inaugurou sua primeira unidade fora do estado, localizada em Brasília (DF). A agilidade na tomada de decisões, combinada com a capacidade de antever oportunidades para posicionar a marca em praças novas, fazem parte do DNA empreendedor da empresa até os dias de hoje.
O sucesso da empresa em um mercado em franca ascensão no segmento de cuidados com bichos de estimação, chamou a atenção do fundo de investimento norte-americano Warburg Pincus que, em 2013, adquiriu 50.01% de suas ações e assumiu o controle acionário. Mantendo Sérgio Zimerman à frente da empresa, então com 27 lojas em funcionamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Goiânia, os novos controladores colocaram em prática um amplo plano de expansão física e mudança de conceito e posicionamento. E isto ficou ainda mais evidente em 2015, quando a rede adotou um novo nome, PETZ, e começou a reformular suas lojas apresentando um novo layout padronizado, com navegação dividida em mundos (cães, gatos, aves, roedores e aquário). A loja do Morumbi foi a primeira 100% concebida com o projeto da nova marca, com 10.000 itens à venda e que tinha como destaque um setor de aquários com capacidade para 8.000 litros d’água. O ano marcou também o investimento da rede no segmento de jardinagem e piscina, comercializando itens que vão desde substrato, vasos e floreiras até mangueiras, ferramentas e acessórios.
2016 foi um ano importante para marcar a escalada da PETZ rumo ao aumento da eficiência de sua cadeia de suprimentos, com a inauguração do novo Centro de Distribuição (CD) em Embu das Artes (SP). Sempre atenta e pioneira em implantar tendências de personalização e fidelização, em 2017 a PETZ repaginou sua plataforma digital e lançou produtos exclusivos dentro da estratégia de marca própria. Seguindo a expansão nacional, o ano também foi marcado pela inauguração da loja conceito no Itaim Bibi (SP), e o ingresso da marca na região Sul do Brasil. Neste período, a PETZ já contava com modalidades de retirada de pedidos em loja (pickup store) e expedição de pedidos a partir do estoque das lojas (ship from store). Confirmando sua essência de especialista na saúde e bem estar dos pets, em 2018 a PETZ lançou sua marca de serviços veterinários, com a inauguração do primeiro Hospital Veterinário Seres, localizado na loja conceito da Ricardo Jafet (SP). A marca Seres é pioneira no meio veterinário, aportando investimento em equipamentos e tecnologia de ponta e implantando unidades projetadas para gerar acolhimento, cuidados preventivos e atendimento diferenciado aos pets tutores.
Além disso, depois de investir na abertura de megalojas em locais de grande visibilidade, a rede começou a oferecer novos serviços para animais de estimação, como centro de estética, parque de diversão, hotel e day care (espécie de creche para pets). Ainda em 2018 foi lançado o aplicativo da marca, para compra de produtos online, com diversas funcionalidades para dar mais comodidade, rapidez e segurança na interação com sua legião de clientes fiéis, os apaixonados por pets. O ano de 2019 marcou duas conquistas importantes para a rede: a inauguração da centésima loja em Caxias do Sul (RS) e o lançamento do Pet-Commerce, ferramenta que utiliza inteligência artificial, e é capaz de identificar o grau de interesse do pet nos produtos apresentados no site para compra por
meio do reconhecimento facial. Ou
seja, o pet interage com a ferramenta e o sistema consegue reconhecer as
expressões sempre que for apresentado a algum produto, seja snacks ou
brinquedos interativos. Além disso, a PETZ ingressou na região nordeste com a inauguração de unidades em Salvador e Recife.
A jornada da rede PETZ, combinando eficiência operacional, inovação e expansão nacional, foi coroada em setembro de 2020 com sua oferta pública inicial (IPO) na Bolsa de Valores. Mais uma vez a PETZ inovou: o tradicional toque que marca o início do pregão foi estrelado pela primeira vez na história por um cachorro: o border collie Wolke. Com os recursos de sua abertura de capital, a PETZ deu prosseguimento à rápida expansão de suas operações, com abertura de mais lojas, investiu em estratégia digital, focada no aprofundamento da omnicanalidade, aprimoramento a experiência do cliente e ganhos de produtividade, e ampliou a oferta de produtos exclusivos sob a marca PETZ, além de investir na marca Seres, com expansão dos serviços prestados pelos centros veterinários.
A rede PETZ sempre teve responsabilidade social como um dos pilares de sua filosofia. O projeto Adote Petz, maior programa nacional de adoção de cães e gatos e que possui espaços dentro das lojas da rede (enquanto permanecem à espera de uma família, os pets recebem alimentação, cuidados veterinários, acessórios para brincar e muito carinho), já ajudou aproximadamente 50 mil cães e gatos a encontrar um lar. Já a coleção de publicações “Bichos” vendidas em suas lojas desde 2017 e em parceria com a Editora Mol, a maior editora de impacto social do mundo, ultrapassa R$ 1.3 milhões doados para ONGs que cuidam dos pets em busca de um lar. A marca também aposta no Movimento Arredondar, que oferece ao cliente a possibilidade de arredondar o saldo final da sua compra em dinheiro e doar a diferença para uma ONG e/ou projetos sociais que ajudam causas de proteção animal. Nesse contexto, a PETZ escolheu ajudar três ONGS (Instituto Amor em Patas, Instituto Paulista de Amor aos Animais e Adote um Gatinho) que acolhem e cuidam, em sua maioria, de bichinhos que estavam em situação de rua.
A identidade visual da marca passou uma única, grande e radical alteração ao longo dos anos. E isto aconteceu em 2015 com a mudança de nome para PETZ, mais apropriado para a empresa que queria crescer muito além daquela que foi a sua primeira loja na marginal do rio Tietê. Foi criada também uma nova identidade visual divertida, afetuosa e tão animada quanto os próprios animais de estimação. O novo logotipo apresentou uma divertida tipografia de letra. A identidade visual da marca também pode ser aplicada sob um fundo amarelo.
A flexibilidade do conceito da identidade visual possibilitou a oportunidade da marca literalmente ganhar vida. As letras do logotipo não são apenas elementos estáticos, mas seres vivos com personalidades próprias: P é o dorminhoco; E é um cachorrinho feliz; T é o travesso; e Z é um adorável rabugento. Esses personagens são usados nas comunicações da marca para construir uma experiência conectada e reforçar sua personalidade divertida em diferentes pontos de contato.
Seu pet center de estimação. (2015)
Aqui seu animal é especial.
● Origem: Brasil
● Fundação: 17 de agosto de 2002
● Fundador: Sérgio Zimerman
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Pet Center Comércio e Participações S.A.
● Capital aberto: Sim (2020)
● Presidente do conselho: Cláudio Roberto Ely
● Presidente: Sérgio Zimerman
● Faturamento: R$ 1.24 bilhões (2020)
● Lucro: R$ 40.6 milhões (2020)
● Valor de mercado: R$ 8 bilhões (fevereiro/2020)
● Lojas: 135
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 5.100
● Segmento: Varejo (Pet)
● Principais produtos: Alimentos, medicamentos, produtos de higiene e beleza e acessórios
● Concorrentes diretos: Cobasi, Petland, Petlove e pequenos Pet Shops
● Ícones: As fachadas das lojas em amarelo e azul
● Slogan: Seu pet center de estimação.
● Website: www.petz.com.br
A marca no Brasil
Atualmente a rede PETZ possui mais de 135 lojas que oferecem um vasto portfólio de produtos (alimentos, farmácia, higiene e beleza, brinquedos e acessórios) e serviços (centro de veterinária, banho e tosa, creche e até eventos para adoção) para cães, gatos, pássaros, répteis e animais exóticos. Com presença em 15 estados do país, mais Distrito Federal, e faturamento anual superior a R$ 1.2 bilhões, cada unidade da rede tem aproximadamente 1.000 m². Os maiores mercados da marca são São Paulo (com mais de 80 lojas), Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Você sabia?
● Os centros veterinários instalados dentro de suas lojas são especializados em consultas, exames clínicos, diagnósticos por imagem e procedimentos cirúrgicos de baixa e alta complexidade.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Veja, Época Negócios, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem, Diário do Comércio, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 8/2/2021
Um comentário:
Eu gosto da marca, tem tudo para crescer. Mercado em expansão, acredito que tem que ser mais forte nas vendas on-line para atingir o país com o Ecommerce.
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