3.9.06

WENDY'S


Que os americanos adoram hambúrguer ninguém duvida. E os melhores, segundo eles, vendidos pelas incontáveis redes de alimentação rápida são os clássicos hambúrgueres quadrados da WENDY’S: grossos, feitos com carne de qualidade, podendo conter até três hambúrgueres em um mesmo sanduíche e bem temperados. A rede WENDY’S, que vende a imagem de fazer sanduíches à moda antiga, nem parece uma rede de alimentação rápida. A decoração de seus restaurantes é uma nostálgica viagem à década de 1960, bem ao estilo retro. A comida é de ótima qualidade. E o atendimento é excepcional. Por essas qualidades, a rede se tornou a terceira maior em seu segmento nos Estados Unidos e não para de crescer. 

A história 
O primeiro WENDY’S OLD FASHIONED HAMBURGUERS (algo como hambúrguer a moda antiga, em português) foi inaugurado no dia 15 de novembro de 1969 no centro da cidade de Columbus, estado americano de Ohio, fruto do sonho do senhor Dave Thomas em servir o melhor hambúrguer quadrado (conhecido como Square Ground Hamburger) feito com carne fresca (enquanto os concorrentes utilizavam carne congelada) e da mais alta qualidade. Thomas havia ficado milionário administrando seis franquias da rede de restaurantes KFC e ficou fascinado com os hambúrgueres quadrados produzidos em sua cidade natal, Kalamazoo, estado americano do Michigan. O nome do restaurante foi inspirado no apelido de sua filha Melinda Lou Thomas, que era chamada carinhosamente de “Wendy” por seus irmãos. Inicialmente o cardápio do novo restaurante foi limitado á hambúrgueres, chillis e milk-shakes.


Em 1970 o restaurante inaugurava sua segunda unidade, também localizada em Columbus, com uma grande novidade para o público: uma espécie de janela para fazer pedidos, a versão moderna do Drive-Thru. Dois anos depois a empresa vendia sua primeira franquia, localizada na cidade de Indianapolis, estado de Indiana, iniciando um forte período de expansão pelo país. Como resultado dessa rápida expansão, em 1975, a empresa inaugurou seu primeiro restaurante internacional na cidade canadense de Hamilton, região de Ontário. Este era seu restaurante de número 500. Ainda nesta década a rede WENDY’S começou investir na televisão, lançando sua primeira campanha nacional em 1977. Nessa época a popularidade da rede estourou e a rede chegava a inaugurar mais de 1 restaurante por dia. Já no ano seguinte o milésimo restaurante da rede foi inaugurada no estado do Tennessee.


Em 1980 a rede rompia a barreira dos 2.000 restaurantes inaugurados. Nesta época, o sucesso da rede já estava consolidado pelos Estados Unidos. Em 1984, mesmo ano em que a rede comemorou 15 anos de existência, foi introduzida a famosa campanha publicitária onde a atriz Clara Peller perguntava “Where’s the Beef?” (em português, onde está o bife/carne?). Essa campanha foi um enorme sucesso, se tornou popular e aumentou as vendas da rede de forma considerável. Nesta época a WENDY’S contava com mais de 2.900 restaurantes espalhados pelos Estados Unidos e por outros 14 países. No ano seguinte se tornou a primeira rede de restaurantes de alimentação rápida a inaugurar uma unidade dentro de um zoológico americano.


Apesar de um período de forte expansão internacional, inaugurando restaurantes no México, Israel, Nova Zelândia, Indonésia, Grécia, Turquia e até mesmo dentro da base naval americana na cidade de Nápoles na Itália, a rede começou a ter problemas em 1986. As vendas começaram a despencar, muitos restaurantes se tornaram deficitários e o modelo de negócio parecia estar antiquado em relação á seus concorrentes. Em resposta a grave crise, já sob o comando do novo presidente James W. Near, muitos restaurantes foram fechados (cerca de 1/5 do total), o cardápio totalmente reformulado, o sistema de produção modernizado para fazer frente aos concorrentes, e até o fundador da rede, Dave Thomas, que havia se tornado garoto-propaganda da marca no começo da década, voltou a estrelar campanhas em 1989, ajudando a rede, não somente a superar a crise, como reinventando o negócio até 8 de janeiro de 2002, dia de sua morte. O fundador apareceu em mais de 800 comerciais, se tornando reconhecido e admirado por milhões de americanos.


Superada a crise a rede WENDY’S voltou a ser competitiva, crescendo de uma forma mais ordenada e planejada. A introdução de novos produtos também foi de vital importância para a recuperação do negócio. O resultado pôde ser sentido mais de uma década depois, quando a WENDY’S inaugurou seu restaurante de número 6 mil em outubro de 2001 na cidade de Tijuana no México. Em setembro de 2008, a WENDY’S anunciou uma fusão com a Triarc, empresa dona dos restaurantes Arby’s e cujo conselho de administração é liderado pelo investidor Nelson Peltz. O acordo foi avaliado em US$ 2.3 bilhões e formou o Wendy’s/Arby’s Group.


Porém, essa empreitada durou pouco. Em 2011 a Arby’s foi vendida para a firma de investimentos Roark Capital Group, em uma operação avaliada em US$ 430 milhões. Com isso, a empresa assumiu um novo nome, The Wendy’s Company, e pôde focar suas atenções para o desenvolvimento da rede WENDY’S, incluindo mudanças nos cardápios, um aumento da oferta de cafés da manhã, a modernização dos restaurantes já existentes e a abertura de novas unidades nos Estados Unidos e no resto do mundo. E essa nova fase da empresa não poderia ter começado melhor: ainda em 2011 a WENDY’S ultrapassou o Burger King e tornou-se a segunda maior rede de fast food do mercado americano.


A linha do tempo 
1979 
Introdução do famoso bufê de saladas (Salad Bar) em seus restaurantes, uma ação pioneira no segmento de alimentação rápida. 
1983 
Introdução em seu cardápio da BAKED POTATO, sendo a primeira rede de seu segmento a fazer isso nacionalmente. 
1986 
Introdução do tradicional hambúrguer BIG CLASSIC, um dos produtos preferidos dos consumidores. O sanduíche, que compete diretamente com o Big Mac e o Whopper do Burger King, é composto por maionese, alface, tomate, picles, cebola, ketchup, além de um suculento hambúrguer quadrado, marca registrada da WENDY’S. 
1989 
Introdução da promoção SUPER VALUE MENU, onde todos os dias, nove itens do cardápio eram vendidos a 99 centavos de dólar. Essa promoção foi reestruturada em 2007 com os preços variando de 99 centavos a US$ 2. 
1990 
Introdução do GRILLED CHICKEN SANDWICH (sanduíche de frango grelhado). 
1992 
Adição em seu cardápio de cinco tipos de saladas frescas: Deluxe Garden, Grilled Chicken, Taco, Caesar e Side. 
1996 
Introdução do CRISPY CHICKEN NUGGETS, cinco pedaços de nuggets de frango fritos por apenas 99 centavos. 
Introdução do SPICY CHICKEN SANDWICH (sanduíche de frango grelhado apimentado). 
2001 
Introdução de baguetes, pães especiais e outros produtos de confeitaria em seu cardápio. 
2002 
Introdução de quatro tipos de saladas de entrada em tamanhos convenientes incluindo a Mandarin Chicken, Chicken BLT, Taco Supremo e Spring Mix. 
2004 
Introdução da CHICKEN TEMPTATIONS, uma linha de sanduíches de frango contendo menos de 10 gramas de gordura. 
Lançamento do cardápio para crianças, que continha opções mais saudáveis de refeições. 
2005 
Apesar de ter experimentado o lançamento do cardápio de café da manhã em meados da década de 1980, somente neste ano o cardápio, completamente reformulado, foi introduzido oficialmente nos Estados Unidos e Canadá. Atualmente, mais de mil restaurantes da rede servem o cardápio completo de café da manhã. 
Introdução de iogurtes com baixo teor de gordura e no sabor morango com granola em seu cardápio. 
Lançamento de frutas frescas servidas em copos ou pequenas tigelas. 
2006 
Retirou de seu cardápio os clássicos tamanhos Biggie e Great Biggie de seus sanduíches em detrimento de uma saúde melhor, além de padronizá-los com os tradicionais Pequeno, Médio e Grande. 
Lançamento de FRESCATA, uma linha de sanduíches frios preparados somente com ingredientes saudáveis. 
2007 
Lançamento do STACK ATTACK, um cheeseburguer duplo vendido a míseros 99 centavos. 
Lançamento do BACONATOR, um sanduíche que continha dois hambúrgueres e seis deliciosas fatias de bacon. 
2008 
Introdução do novo sanduíche com filé de peixe, acompanhado de molho tártaro e alface. 
Lançamento de uma nova linha de bebidas geladas preparadas a base de café. 
Lançamento dos wraps de frango. 
2009 
Lançamento de deliciosas asinhas de frango fritas e sem osso, acompanhadas por três diferentes tipos de molho. 
2010 
Lançamento da BERRY ALMOND CHICKEN SALAD, uma complete salada composta por pedaços de tender e frango, morango e blueberry, amêndoas torradas, molho de queijo e 11 tipos de verduras. 
Lançamento da NATURAL CUT FRIES, que tem um corte mais fino, mantém a casca da batata, é mais crocante e temperada com sal marinho, considerado mais natural e saudável.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas importantes alterações no decorrer dos anos. Logo ao inaugurar seu segundo restaurante, em 1970, a frase “Quality is our Recipe” foi inserida no logotipo. Em 1976 o retrato da garotinha, que representava a filha do fundador, foi remodelado pela primeira vez. Pouco depois, em 1978, nova mudança: um fundo amarelo foi adicionado ao logotipo.


Após uma nova mudança em 1983, a rede apresentou em 2013 sua nova identidade visual com mudanças radicais. Nova tipografia de letra, retrato da garotinha totalmente modernizado e a retirada da expressão OLD FASHIONED HAMBURGUERS e da frase “Quality is our Recipe”.


Essa nova identidade visual deu ares modernos para a marca. E o retrato da garotinha acompanhou essa modernização, adquirindo um visual mais limpo e atraente aos olhos do consumidor.


A nova identidade visual foi aplicada também nas embalagens, novos uniformes e no design dos restaurantes.


Os slogans 
Now that’s better. (2012) 
You know when it’s real. (2009) 
It’s waaaay better than fast food. It’s Wendy’s. (2008) 
That’s right. (2007) 
It’s good to be square. (2005) 
Do what tastes right. (2005) 
Always Great, Even Late. (2004) 
It’s better here. (2002) 
The best burgers in the business. (1988) 
Choose Fresh, choose Wendy’s. (1985) 
Where’s the Beef? (1984) 
You’re Wendy’s Kind of People. (1982) 
Ain’t No Reason to Go Anyplace Else. (1981) 
Wendy’s Has the Taste You Crave. (1980) 
Juicy hamburgers. (1978) 
Quality Is Our Recipe. (1969)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 15 de novembro de 1969 
● Fundador: Dave Thomas 
● Sede mundial: Dublin, Ohio 
● Proprietário da marca: The Wendy’s Company 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman: Nelson Peltz 
● CEO & Presidente: Emil Brolick 
● Faturamento: US$ 2.48 bilhões (2013) 
● Lucro: US$ 130.3 milhões (2013)
● Valor de mercado: US$ 3.6 bilhões (janeiro/2014) 
● Lojas: 6.558 
● Presença global: 29 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Funcionários: 44.000 
● Segmento: Alimentação rápida 
● Principais produtos: Hambúrgueres, saladas, batatas-frita e refrigerantes 
● Concorrentes diretos: McDonald’s, Burger King, Carl’s Jr.Jack in the BoxFive Guys e Big Boy 
● Ícones: Hambúrgueres no formato quadrado 
● Slogan: Now that’s better. 
● Website: www.wendys.com 

A marca no mundo 
A segunda maior rede de restaurantes de alimentação rápida especializada em hambúrgueres dos Estados Unidos (detém 13% do mercado) tem faturamento de aproximadamente US$ 2.5 bilhões, mais de 6.500 restaurantes pelos Estados Unidos, Canadá e outros 27 países ao redor do mundo, além de contar com 44 mil funcionários. Mais de 5 milhões de pessoas são servidas diariamente nas lojas da rede. Aproximadamente 77% dos restaurantes atuam no sistema de franquia, a maioria deles localizados nos Estados Unidos. 

Você sabia? 
O primeiro restaurante aberto pela rede em 1969, foi definitivamente fechado no dia 2 de março de 2007. A razão: baixa nas vendas e prejuízos. 
Recentemente um teste cego realizado com consumidores americanos apontou as batatas-frita da rede como as melhores do mercado de alimentação rápida. 
A rede se orgulha em anunciar que seus hambúrgueres chegam frescos aos restaurantes porque nunca são congelados. A qualidade é tão importante para a rede que a frase “Quality is our Recipe” (“A Qualidade é a nossa Receita”) durante décadas aparecia inserida no logotipo da marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/1/2014

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