Há mais de 80 anos, Air Wick® (conhecido no Brasil como Bom Ar®) vem trazendo a milhões de lares uma sensação de frescor com a ajuda do que a natureza tem a oferecer. Com isso, proporciona à milhões de consumidores no mundo a oportunidade de contar uma história de suas casas ou ambientes por meio de fragrâncias autênticas inspiradas na natureza.
A história
Tudo começou com o advogado e inventor americano Guy Sherman Paschal, que no acanhado porão de sua casa no Bronx, em Nova York, realizou pesquisas e desenvolveu uma fórmula eficaz de um desodorizador, produto para eliminar maus odores. Com isso, em 1940, Paschal fundou a empresa AirKem para comercializar seu novo produto e utilizá-lo industrialmente. Mas foi somente no ano de 1943 que o produto foi lançado no mercado americano com o nome de Air Wick®. Inicialmente Air Wick® era um desodorizador líquido em uma variedade de fragrâncias, que funcionava por evaporação com a ajuda de um pavio. O novo produto alegava eliminar os odores, e não apenas mascará-los, usando clorofila em sua formulação. Como um dos primeiros desodorizadores para ambientes domésticos do mundo, Air Wick® rapidamente se tornou popular entre as donas de casa ao fornecer á milhares de lares americanos ar fresco e agradavelmente perfumado, eliminando odores indesejáveis como de fritura, cigarros ou de animais de estimação.
Depois de perfumar milhões de casas americanas, em 1953 Air Wick® foi lançado no Canadá, Austrália e em diversos mercados europeus. Já nessa época, Air Wick® também oferecia desodorizadores na versão spray (aerossol) com fragrâncias florais, facilitando assim a aplicação do produto. No final desta década Air Wick® já estava presente em mais de 60 países ao redor do mundo. Devido ao enorme sucesso da marca, em 1974, a Air Wick Company foi adquirida pela farmacêutica suíça Ciba-Geigy, atualmente conhecida como Novartis (conheça essa história aqui).
A década de 1970 também foi marcada pelo lançamento de novas fragrâncias e novas aplicações do produto, como por exemplo, Air Wick® Solid (que eliminava odores e perfumava constantemente o ambiente), Air Wick® Carpet Fresh (pó para ser despejado no tapete, que após passar o aspirador, eliminava odores e perfumava) e Air Wick® Stick Ups®, pequenos saches para serem afixados em paredes, especialmente na cozinha e no banheiro, para eliminar maus odores. Existia até uma versão para ser afixada na parte interna da geladeira para remover maus odores de alimentos.
Em dezembro de 1984, a Reckitt & Colman - conhecida atualmente como Reckitt e proprietária de produtos populares como o inseticida SBP (conheça essa história aqui), os limpadores multiuso Veja (saiba mais aqui) e o tira-mancha Vanish (conheça essa outra história aqui) - desembolsou US$ 200 milhões para assumir a marca Air Wick®. Sob nova gestão, nos anos seguintes a marca investiu no desenvolvimento de novas fragrâncias, melhoria na formulação - incluindo a eficaz remoção de odores e maior fixação dos aromas -, o lançamento de novos produtos (como velas aromáticas) e um aumento expressivo na verba de comunicação, além do ingresso em novos mercados mundiais. Entre os lançamentos de maior sucesso da marca está o Air Wick® Freshmatic® (2008), um difusor automático com temporizador, que permite exalar fragrâncias automaticamente em intervalos predefinidos.
Em 2015 surgiu Air Wick® Pure, lançado inicialmente na França como o primeiro desodorizador aerossol da marca sem adição de água, que proporcionava uma experiência de fragrância excepcional com menos resíduos úmidos. Pouco depois, em 2017, a marca lançou o Air Wick® V.I.Poo, spray para ser aplicado diretamente na água do vaso sanitário, antes da utilização, para bloquear os maus odores. Já em 2019, ocorreu o lançamento do Air Wick® Essential Mist, um difusor premium com design moderno que atende à demanda por uma fragrância doméstica menos artificial e mais natural, e cuja tecnologia exclusiva espalha silenciosamente uma fina névoa de óleo essencial no ambiente.
Outra inovação foi lançada em 2020 com a linha Botanica by Air Wick®, criada com ingredientes mais naturais e de origem responsável - cuja colheita é feita respeitando o nosso planeta - e embalagens mais sustentáveis. A nova linha - que oferece difusor, spray e até velas aromáticas - apresentou fragrâncias exclusivas que capturam a essência da beleza da natureza, entre as quais baunilha, magnólia do Himalaia, lavanda francesa, flor de mel, abacaxi tropical e alecrim tunisiano. Outra novidade é a linha Vibrant by Air Wick®, que oferece uma nova coleção de óleos perfumados, infundida com duas vezes mais óleos essenciais naturais.
Já no Brasil, o produto foi lançado por volta dos anos de 1990 pela Atlantis, uma então subsidiária da Reckitt Benckiser, com a marca Bom Ar®. Apesar de, em um passado recente, a divisão brasileira tentar alinhar com a identidade global da marca, quando inclusive passou a se chamar Bom Ar® Air Wick, a partir do final de 2020 a marca voltou a sua origem e passou novamente a se chamar somente Bom Ar®, trazendo mais protagonismo ao nome tão reconhecido pelos brasileiros por sua qualidade e tradição no mercado. Rapidamente a linha de aerossóis Bom Ar® conquistou os consumidores brasileiros ao eliminar os odores desagradáveis da casa e manter o ar fresco e perfumado em qualquer ambiente.
Nas décadas seguintes, Bom Ar® introduziu fórmulas cada vez mais avançadas para remover odores desagradáveis (de peixe, alho, urina de animais domésticos, umidade, cigarro, entre outros), além de fragrâncias calmantes e encantadoras que remetem à memórias e sensações, como por exemplo, Lavanda, Cheirinho de Limpeza, Flores de Jasmim, Frescor do Campo, Flor de Algodão, Jardim de Peônia, Chuva de Pétalas e até Cheirinho de Talco. A marca também ampliou sua linha de produtos com o lançamento das versões spray automático (elimina maus odores e mantém a casa automaticamente perfumada por até 70 dias), Click Spray (pequeno spray manual afixado nas paredes dos banheiros e lavabos), difusor elétrico (para ser colocado na tomada) e difusor de varetas (um item discreto para a decoração da casa, pois possui um design elegante que se encaixa em qualquer lugar perfumando qualquer ambiente).
Como marca inovadora em perfumadores de ambientes, Bom Ar® sempre apresenta novas soluções e fragrâncias. É justamente por isso que o amplo portfólio inclui, entre outros, sprays automáticos, difusores elétricos, aerossóis, entre outros itens. Tudo para que milhões de consumidores tenham certeza de que suas casas estarão sempre fresca, convidativa e um reflexo de sua personalidade.
Air Wick®/Bom Ar® é a marca especialista em fragrâncias para o ambiente. É através de análises de tendências de mercado, estudos de ingredientes, e atenção ao consumidor que a marca consegue desenvolver fragrâncias capazes de criarem várias experiências sensoriais, já que são inspiradas na natureza. Durante o processo, todos os componentes são respeitados e manipulados com cuidado para que milhões de consumidores possam usufruir das fragrâncias da forma como desejar: seja para transmitir sua personalidade, criar um clima diferente para sua casa ou até resolver problemas com maus odores. Com dispositivos inovadores projetados para entregar aromas cuidadosamente misturados, consumidores podem aproveitar o melhor da natureza no conforto do seu lar através de uma ampla variedade de fragrâncias.
Com o propósito de promover a conexão das pessoas com a natureza, a marca Bom Ar® aproxima a sociedade do meio ambiente não apenas através de suas fragrâncias, mas também com o apoio à proteção de ecossistemas brasileiros. Por isso, a marca firmou em outubro de 2021 uma parceria com o WWF-Brasil (conheça essa outra história aqui), para apoiar a proteção de dois importantes biomas brasileiros: o Cerrado e a Mata Atlântica. O projeto inclui ações de restauração de ecossistemas e mobilização de públicos diversos sobre a importância da natureza na vida de todas as pessoas. A parceria, também promove a Restaura Natureza - Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas - que mostra de forma prática as razões para regenerar tanto a natureza quanto a conexão das pessoas com ela e, assim, restaurar o equilíbrio da vida humana no planeta. Até 2024 foram investidos R$2 milhões para fortalecer as iniciativas de restauração de atores locais, o plantio de 100 mil mudas em áreas degradadas, entre outras ações para promover conscientização e engajamento pela proteção da natureza brasileira.
E como parte desta parceria com a WWF, em 2022 foi lançado Bom Ar® Difusor Elétrico Frescor da Mata, inspirado na Mata Atlântica, sendo a natureza em sua forma mais pura traduzida em uma fragrância fresca de notas cítricas brilhantes, verdes e de águas transparentes que transmite o frescor da mata desde a primeira impressão.
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O logotipo original de Air-Wick® (escrito assim) em vermelho foi criado pelo aclamado designer gráfico Paul Rand, responsável por outros logos icônicos de marcas como IBM (saiba mais aqui) e UPS (conheça essa história aqui). A primeira modificação aconteceu em 1961, quando ocorreu a eliminação do hífen e a adoção de uma nova tipografia de letra. Em 1971 o logotipo, além de voltar a ser vermelho, apresentou uma nova tipografia de letra. Esse logotipo seria modernizado em 1983 com a introdução de um símbolo e a adoção da cor preta. Após passar por remodelações radicais em 1992 e 1997, um novo logotipo foi adotado em 1999 e apresentou grandes mudanças: cor verde (que é tão associada à marca nos dias de hoje), nova tipografia e elementos. Esse logo passaria por modernizações em 2002 e 2005. A atual identidade visual foi adotada em 2010 e se tornou mais complexa (apesar de manter a tipografia de letra), incluindo o formato circular (com efeitos 3D) e diversas tonalidade de verde.
No Brasil, onde a marca é comercializada como Bom Ar®, o logotipo segue o padrão global, tendo como única diferença o nome.
A Breath of Fresh Air Wick®. (2023)
Fell Outside Inside. (2023)
Let nature lift you. (2022)
Connect to nature. (2020)
Switch to Air Wick®. (2019)
Scent move us. (2017)
Home is in the air. (2014)
The Craft of Fragrance. (2014)
Something in the Air Wick®. (2011)
It’s good to be home. (2006)
Turn on the holiday spirit. (2004)
Set it to the rhythm of your home. (2004)
Fragrances that change your world. (2003)
The world’s number one air-freshener. (1974)
Like nature in a bottle. (1972)
The beautiful way to keep the air beautiful. (1971)
Keeps the air beautiful. (1970)
Novos ares o tempo todo. (2023, Brasil)
Deixe o poder da natureza transformar sua casa. (2021, Brasil)
Fragrância que nos move. (2018, Brasil)
Surpreenda-se com novos ares. (2013, Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1943
● Criador: Guy Sherman Paschal
● Sede mundial: Slough, Inglaterra
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group plc
● Capital aberto: Não
● CEO: Kris Licht
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene e limpeza
● Principais produtos: Desodorizadores
● Concorrentes diretos: Glade, Febreze, Renuzit, Oust, Great Scents, Citrus Magic, Airpure, Ambi Pur, Odonil, Lysol e Yankee Candle
● Slogan: Novos ares o tempo todo.
● Website: www.bomarfragrancias.com.br
A marca no mundo
Atualmente Air Wick®, marca vice-líder em desodorizadores de ambiente no mundo, comercializa sua completa linha de produtos - incluindo sprays (aerossóis), difusores automáticos, óleos perfumados, difusores de varetas e velas perfumadas - em mais de 80 países. A marca tem grande participação de mercado nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Brasil. Com faturamento anual estimado em US$ 800 milhões, Air Wick® é líder nas categorias líquidos elétricos e sprays automáticos em todo o mundo.
Você sabia?
● Assim como todos os grandes inventores, Guy Paschal também ajudou a instalar sistemas Air Wick® em hospitais militares, navios-hospital e trens no final da Segunda Guerra Mundial.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 15/5/2024
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