Os xampus anticaspa comuns combatem a descamação, porém ressecam os cabelos. Com a linha HEAD & SHOULDERS, isso não acontece. Além de prevenir e eliminar o problema, os produtos protegem e condicionam os fios, graças à combinação de agentes cosméticos e pH balanceado, sendo perfeitamente indicados para uso diário, deixando os cabelos surpreendentemente bonitos e conferindo brilho, maciez e movimento. Por isso, a marca é testada e aprovada por milhões de homens e mulheres do mundo inteiro que sofrem com os sintomas da caspa.
A história
A ideia para criação da marca HEAD & SHOULDERS surgiu no início dos anos de 1950 quando a empresa Procter & Gamble identificou através de pesquisas, que os consumidores não estavam completamente satisfeitos com os xampus anticaspa existentes no mercado. Depois de 10 anos de árduas pesquisas e experimentos, os cientistas da empresa criaram uma fórmula eficaz para o combate da caspa. A nova fórmula continha Piritionato de Zinco, que agia diretamente no couro cabeludo, onde vive o fungo causador da caspa, reduzindo sua população e acabando com o problema rapidamente. O xampu, indicado para o uso diário, foi introduzido no mercado americano em novembro de 1961, com aparência azul-esverdeada e clinicamente testado no combate e redução da caspa.
Inicialmente a empresa concentrou seus esforços e estratégias de marketing da marca em algumas regiões do país. Isto porque, queria ter plena certeza do sucesso e aceitação do público nessas áreas, para posteriormente lançar a marca nacionalmente. Como HEAD & SHOULDERS se mostrou eficiente na prevenção e eliminação da caspa, aliviando a coceira no couro cabeludo e conferindo um aspecto saudável aos cabelos, o produto teve uma rápida aceitação por parte dos consumidores. A primeira variação do produto surgiu em 1964, quando foi introduzida a loção. O xampu com condicionador foi lançado no mercado em 1979 e o condicionador separado foi introduzido somente em 1982, porém teve sua produção interrompida no ano seguinte devido à baixa aceitação por parte dos consumidores.
A década de 1980 foi marcada pela escalada internacional da HEAD & SHOULDERS com seu lançamento, a partir de 1984, na América Latina e na França, chegando ao México em 1987. O xampu com fórmula Dry Scalp surgiu no mercado em 1988 e a versão chamada 2-1 (xampu + condicionador) em 1991. A empresa iniciou suas operações na China em 1988 e o produto foi um dos primeiros da P&G a ser produzidos por lá. Nos anos seguintes a linha de produtos da marca foi aumentada com a introdução de xampus e condicionadores com amplos poderes hidratantes, anticoceira, proteção antiqueda, ideias para cada tipo de cabelo, do fino até o crespo/cacheado, para cabelos danificados e frágeis. Além disso, a marca desenvolveu uma completa linha especificamente para o público feminino, incluindo novos produtos, como por exemplo, máscara de hidratação e ampola de tratamento (que oferece um verdadeiro choque de hidratação aos cabelos e ao couro cabeludo, em apenas 3 minutos).
Finalmente no final de 2010, depois de estar presente tímida desde meados da década de 1990 e apenas com seu xampu anticaspa, a marca introduziu oficialmente no mercado brasileiro sua linha completa de produtos, incluindo xampus e condicionadores pós-química (compostos por uma formulação balanceada que permite nutrir o couro cabeludo, hidratar os fios sem prejudicar os resultados dos processos químicos e ainda potencializar o combate à caspa). Atualmente a eficácia de HEAD & SHOULDERS, uma das poucas marcas aprovadas por sua eficiência pelo rigoroso FDA (Foods and Drugs Administration), é assegurada pela presença do princípio ativo Piritionato de Zinco (ZPT) e pela tecnologia Micro D, patenteada pela P&G. Enquanto o ingrediente age diretamente sobre o fungo causador da caspa, a tecnologia Micro D melhora sua distribuição no couro cabeludo, o que aumenta a eficácia de sua ação.
A ampla linha de produtos da marca, que nos Estados Unidos tem aproximadamente 20 produtos, engloba versões como: xampu anticaspa com Ação Hidratante (maior concentração da substância dimeticona, que evita o ressecamento do couro cabeludo, deixando os cabelos mais macios e fáceis de pentear), Limpeza Revitalizadora (contém em sua fórmula ingredientes que ajudam a reduzir a oleosidade e conferem maciez aos fios danificados pela ação do sol e do cloro, além de tintura e permanente, entre outros processos químicos), Menthol Refrescante (que graças ao extrato de mentol, proporciona uma sensação refrescante na cabeça, além de deixar os cabelos macios e brilhantes) e Anticaspa Volume (elaborado com a substância polietileno glicol, que ajuda a fortalecer os fios, conferindo um aspecto naturalmente volumoso aos cabelos).
O marketing
Nos últimos anos a HEAD & SHOULDERS tem pautado suas campanhas em cima de grandes celebridades, principalmente astros do esporte. Depois do nadador Michael Phelps, em 2012 o jogador argentino Lionel Messi promoveu no mercado americano a linha Refresh for Men por meio de anúncios online e na televisão. A estratégia da marca era alcançar o público hispânico dos Estados Unidos, amante do futebol.
Aqui no Brasil, depois de utilizar Bruno Senna e o lutador Lyoto Machida como embaixadores, em julho de 2013, a marca lançou uma campanha estrelada pelo técnico de futebol Joel Santana. Em um filme repleto de bom humor o técnico utiliza seu inglês pra lá de “macarrônico”, que ganhou fama mundial quando ele foi técnico da África do Sul na Copa do Mundo de 2010. A ideia foi usar o folclórico técnico para ensinar a pronuncia correta do xampu HEAD & SHOULDERS, destacando suas propriedades anticaspa.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações. A mais recente delas aconteceu há poucos anos atrás com a introdução de um novo logotipo, muito mais moderno que o anterior, incluindo a inclusão de um ícone.
Desde a primeira embalagem do produto (imagem à esquerda), foram muitas modificações. A nova mudança visual não se restringiu somente ao logotipo e atingiu também as embalagens, que se destacam pelo design diferenciado (curvilíneo) e moderno.
Os slogans
Respect The Scalp. Love The Hair. (2013)
It’s what we wash in. (2012)
Dandruff care for great looking hair.
I never knew you had dandruff.
Finalize a caspa. Use Head & Shoulders. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1961
● Criador: Procter & Gamble
● Sede mundial: Cincinnati, Ohio
● Proprietário da marca: Procter & Gamble Co.
● Capital aberto: Não
● CEO: A.G. Lafley
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Cuidados pessoais
● Principais produtos: Xampus anticaspa e condicionadores
● Concorrentes diretos: Clear, Selsun Blue, L’Oréal Elvive e Neutrogena
● Slogan: Respect The Scalp. Love The Hair.
A marca no mundo
O HEAD & SHOULDERS, xampu anticaspa mais vendido do mundo, com participação de mercado próxima a 30%, é comercializado em mais de 80 países, podendo ser encontrado em diversas versões. Através da consultoria de profissionais de ponta, a marca desenvolve uma ampla variedade de produtos para cuidar do couro cabeludo e nutrir os cabelos. A linha de xampus HEAD & SHOULDERS é extremamente popular nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Grã Bretanha.
Você sabia?
● O complexo DermaSense, disponível em todos os produtos HEAD & SHOULDERS, age efetivamente sobre os sintomas da caspa e do fungo causador da doença.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 25/7/2013
4 comentários:
Faz meses que procure o shampoo head and shoulders e nao encontro em lugar algum em Olinda ou Recife - PE. Sera que algume pode me ajudar e me indicar um endereco onde comprar nestas duas cidadesl?? Ficaria imensamente grata!
head & shoulders é um ótimo shampoo
prefiro o clear da UNILEVER
Uso desde 1996 e nunca troquei até hoje, muito bom, cumpre o que promete. As vezes tenho dificuldade de achar o tipo que eu uso, se preciso vou mais longe pra encontrar.
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