Não importa se você está procurando alívio rápido, hálito refrescante ou recuperar o branco natural dos dentes, SENSODYNE oferece uma ampla gama de produtos para atender às suas necessidades, e todos proporcionam alívio para dentes sensíveis. E se tornou a marca mundial dedicada a criar um futuro onde todas as pessoas estarão livres da sensibilidade dentária. Afinal, a vida é muito curta para café frio e sorvete derretido. Por isso, aproveite os pequenos prazeres da vida com SENSODYNE.
A história
Tudo começou no final da década de 1950 quando a Block Drug Company, uma pequena empresa farmacêutica especializada em produtos para a higiene e saúde bucal de Nova York, fundada em 1907 por Alexander Block, iniciou pesquisas e desenvolvimento de um novo creme dental para dentes sensíveis, que causavam uma dor breve e aguda como resposta a estímulos frios, quentes, doces, ácidos e táteis. Finalmente em 1961, a empresa lançou no mercado americano a SENSODYNE ORIGINAL, primeira pasta de dente especificamente desenvolvida (cuja formulação continha cloreto de estrôncio) e indicada para prevenir e aliviar as dores causadas pela hipersensibilidade dentária. Um fator extremamente relevante para o sucesso da nova pasta de dente foi a total aprovação e recomendação dos dentistas, que com esse endosso seriam responsáveis por tornar SENSODYNE a marca líder do mercado americano em seu segmento pelos próximos 50 anos.
O segundo grande lançamento da marca ocorreu em 1986 com a introdução da SENSODYNE F, o primeiro creme dental para dentes sensíveis com nitrato de potássio, que ajudava a acalmar os nervos dentro do dente. Ao longo dos próximos anos, sua fórmula original foi sendo aperfeiçoada e novos produtos foram introduzidos no mercado, como por exemplo, SENSODYNE PRÓ-ESMALTE, pasta especialmente formulada para ajudar a prevenir a erosão ácida, remineralizando o esmalte dos dentes, e aumentando assim sua resistência contra os ataques ácidos; SENSODYNE EXTRA WHITENING, que além de eliminar as dores causadas pela sensibilidade, promovia o desaparecimento de manchas, deixando os dentes mais brancos; e SENSODYNE ANTICAVITY with BAKING SODA, uma pasta que além de aliviar as dores da sensibilidade, balanceava o pH bucal, neutralizando os ataques ácidos que causam cáries, e limpava e clareava os dentes através de um ingrediente natural chamado bicarbonato de sódio.
Outras inovações lançadas nesse período foram SENSODYNE TARTAR CONTROL, especificamente desenvolvida para dentes sensíveis e prevenção contra a formação de tártaro; SENSODYNE FRESH IMPACT, uma pasta para dentes sensíveis que deixava o hálito fresco por muitas horas; e SENSODYNE FULL PROTECTION, uma pasta completa que alivia as dores causadas por dentes sensíveis e evita o aparecimento de cáries e a formação de tártaro. Além das pastas de dente, a SENSODYNE estendeu sua marca para escovas de dente, fios dentais e antissépticos bucais (produto que reduz as cáries, ajuda a eliminar bactérias que causam a gengivite, a placa dental e o mau hálito e não possui álcool em sua fórmula, por isso é indicado para dentes e gengivas sensíveis). E também foi introduzida em vários mercados mundiais, conquistando a confiança de milhões de pessoas de vários países.
Em 2001 a britânica GlaxoSmithKline comprou por US$ 1.24 bilhões a Block Drug Company e passou a ser proprietária da marca SENSODYNE. Nos anos seguintes a marca deu continuidade às constantes inovações no segmento com o lançamento da SENSODYNE PRONAMEL, uma pasta especificamente formulada para proteger os dentes dos efeitos da erosão ácida, introduzida em 2006; SENSODYNE ISO-ACTIVE, um gel dental com tecnologia exclusiva que ao entrar em contato com a boca se transforma em uma espécie de líquido, penetrando nos lugares mais difíceis e promovendo uma total proteção contra a sensibilidade dos dentes; e SENSODYNE REPAIR & PROTECT (introduzida em 2010), cuja exclusiva tecnologia NovaMin® cria uma camada reparadora com os minerais do próprio dente que protege contra a dor da sensibilidade.
Já no mercado brasileiro, em 2013 a marca lançou uma campanha com o mote “Sensodyne cuida dos seus dentes sensíveis. Os experts colocam a sensibilidade no lugar certo”, mostrando que a sensibilidade pode estar em todos os lugares e em diversos momentos, menos nos dentes. Nos anos seguintes a marca apresentou o creme dental SENSODYNE TRUE WHITE, que proporciona alívio clinicamente comprovado da sensibilidade e proporciona um sorriso mais branco (remove suavemente as manchas e previne a formação de outras, além de branquear os dentes). E mais recentemente, em 2019, o SENSODYNE RAPID RELIEF, que possui uma fórmula clinicamente comprovada para aliviar a sensibilidade em até 60 segundos, pois possui um ingrediente ativo chamado Acetato de Estrôncio, que constrói rapidamente uma camada sobre a dentina exposta.
Atualmente os cientistas da SENSODYNE identificam e formulam cremes dentais com uma série de tecnologias específicas, como nitrato de potássio e NovaMin® para aliviar a sensibilidade nos dentes. Essas tecnologias contidas nos cremes dentais para dentes sensíveis não só agem sobre as terminações nervosas dentro dos dentes, aliviando a dor da sensibilidade, mas formam uma camada protetora sobre a dentina exposta. Por toda inovação e pioneirismo, desde 1961, SENSODYNE se tornou o creme dental para sensibilidade favorito dos dentistas em todo o mundo. Sua eficácia é comprovada clinicamente e seus produtos ajudam milhões de pessoas a aproveitarem todos os momentos de suas vidas sem se preocupar com o desconforto causado pela sensibilidade dentária.
Em 2024, para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde bucal e promover sua nova linha de cremes dentais - Sensodyne Proteção Completa + Antitártaro - a marca convocou um esquadrão para limpar as placas de trânsito da capital paulistana. Na primeira fase da campanha, a marca mapeou os principais pontos da cidade que estavam com sinalização comprometida devido à sujeira, colocando em risco a segurança de milhões de pedestres e motoristas. Em seguida, a SENSODYNE foi às ruas com uma equipe munida de escovas de dente gigantes e realizou a limpeza. Já o vídeo da campanha (assista aqui) foi planejado para impactar o público com a notável diferença entre o antes e depois da limpeza das placas, fazendo uma correlação direta com a higiene bucal e os efeitos da nova linha de cremes dentais.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por várias remodelações ao longo dos anos. Em 2003 a marca remodelou completamente seu logotipo, que ganhou, além de uma nova tipografia de letra, um moderno símbolo. Após passar por mais duas modernizações, em 2021 a SENSODYNE remodelou radicalmente sua identidade visual, que ganhou um novo símbolo (uma espécie de S estilizado) e gradientes em azul.
O logotipo da marca também pode ser aplicado como mostra a imagem abaixo, com o símbolo ganhando mais destaque e novo posicionamento.
Life’s too short for sensitive teeth. (2021)
#1 dentist recommended brand for sensitive teeth. (2012)
#1 recommended brand for sensitive teeth. (2009)
Dentist recommended to stop the pain. (2006)
Stop the pain, start the soothing. (2006)
Stop the pain of sensitive teeth and more. (2004)
A sensible idea from the sensitivity experts. (2002)
Total care for sensitive teeth. (2000)
Now sensitive teeth can be whiter teeth. (2000)
9 entre 10 dentistas, usam e recomendam Sensodyne. (Brasil, 2010)
O mais recomendado pelos dentistas. (Brasil, 2003)
Defenda-se com Sensodyne. O creme dental para dentes sensíveis. (Brasil, 1993)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1961
● Criador: Block Drug Company
● Sede mundial: Weybridge, Inglaterra
● Proprietário da marca: Haleon plc
● Capital aberto: Não
● CEO: Brian McNamara
● Faturamento: US$ 800 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Higiene bucal
● Principais produtos: Pastas de dente, antissépticos bucal e escovas
● Concorrentes diretos: Colgate, Crest, Aquafresh, Close Up, Pepsodent, Elmex, Oral B, Burst e Dentalclean
● Slogan: #1 dentist recommended brand for sensitive teeth.
● Website: www.sensodyne.com/pt-br/
A marca no mundo
Atualmente a marca SENSODYNE, líder mundial em seu segmento (sensibilidade dentária e erosão ácida), comercializa uma completa gama de produtos para higiene e saúde bucal em mais de 100 países ao redor do mundo. Somente a pasta de dente SENSODYNE pode ser encontrada em mais de 10 versões diferentes. Os maiores mercados da marca são os Estados Unidos, a Europa e o Japão (onde é comercializada com a marca Shumitect). Mais de 90% das vendas globais da marca são provenientes da pasta de dente.
Você sabia?
● Atualmente 9 entre 10 dentistas recomendam SENSODYNE para dentes sensíveis e Pro-esmalte é a marca especialista em erosão ácida.
● A SENSODYNE pertence à Haleon, antiga divisão de produtos ao consumidor da GSK e Pfizer (conheça essa história aqui), e proprietária de marcas como Voltaren (saiba mais aqui), ENO (conheça essa outra história aqui), Centrum (conheça essa história aqui), Corega (produtos para cuidados para próteses dentárias totais e parciais), Advil (anti-inflamatórios) e Tums (anti-ácidos).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 14/12/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding
Nenhum comentário:
Postar um comentário