30.8.16

RICHARD MILLE


Ostentar no pulso um relógio da badalada marca suíça RICHARD MILLE definitivamente é para poucos. Para poucos que podem pagar muito. Muito mais que um instrumento para ver as horas ou marcar o tempo, cada relógio é uma verdadeira obra da precisão e complexidade, aliada a materiais nobres, avançada tecnologia e design inovador e resolutamente modernista. Definitivamente a RICHARD MILLE redefiniu a alta relojoaria de luxo, dando um novo significado para um relógio. 

A história 
Tudo começou com o francês Richard Mille. Depois de estudar marketing em Besançon e morar um ano na Inglaterra, Richard começou a trabalhar na Finhor, uma empresa relojoeira local, em 1974. A empresa foi comprada pela Matra em 1981 e Richard promovido ao posto de gerente, que então incluía as marcas Yema e Cupillard Rieme. As atividades de relojoaria da Matra foram vendidas a japonesa Seiko e Mille deixou a empresa em 1992 para iniciar um novo negócio de relojoaria para joalheria Mauboussin. Finalmente em 1999, o empresário francês fundou a empresa RICHARD MILLE S.A. em colaboração com a renomada Audemars Piguet. Somente em 2001 a empresa apresentou seu primeiro relógio: o RM 001, que imediatamente foi anunciado pela imprensa especializada como o “alvorecer de uma nova era na relojoaria, uma revolução”. O alicerce do sucesso da RICHARD MILLE seria composto por três elementos principais: o melhor da inovação técnica; o melhor da arte e da arquitetura; e o melhor do legado e da cultura da alta relojoaria com acabamento à mão.


Evolução do RM 001, o RM 002 Tourbillon, lançado também em 2001, simbolizava o início de uma produção em série na RICHARD MILLE. Dispunha, pela primeira vez na história da relojoaria, uma combinação de platina com movimento em titânio, torque e indicador de função. Mais tarde, a partir de 2004, a platina em nanofibra de carbono apareceria gradativamente nos modelos da grife suíça. Foi justamente o modelo RM 006 Tourbillon Felipe Massa (pesava apenas 48 gramas sem a pulseira) que deu início a era dos patrocínios da marca e da utilização de materiais inovadores. Este turbilhão mecânico foi o primeiro relógio da coleção a usar uma platina em nanofibra de carbono, além de ter sido o relógio com turbilhão mecânico mais leve do mundo em 2004.


Em 2005, como um desafio entre a marca suíça e o piloto brasileiro Felipe Massa, primeiro embaixador mundial da marca, um turbilhão ainda mais leve foi criado. Ele compreendia um movimento em lítio e alumínio e uma caixa composta por ALUSIC, um material ultraleve usado na produção de satélites. Peso total: 29 gramas sem a pulseira. Ainda este ano, o RM 007 Ladies Automatic, primeiro relógio feminino da marca, cujo rotor era preenchido com microesferas bidirecionais para uma melhor dinâmica da corda, estreou no mercado. Em 2007 mais uma inovação com a apresentação ao público do RM 012 Tourbillon, primeiro relógio do mundo com movimento tubular esqueletizado fabricado a partir de hastes Phynox em miniatura. Pouco depois, em 2008, com o lançamento de seu primeiro relógio de bolso, a RICHARD MILLE homenageava a época de ouro da relojoaria, reinterpretando um clássico de maneira própria e original. Seu objetivo era criar uma peça ultramoderna para o cotidiano sem comprometer o domínio técnico. O RM 020 alcançava e ultrapassava esse objetivo, com um duplo tambor que aciona o movimento do turbilhão. A junção da corrente e da coroa do RM 020 era uma verdadeira proeza técnica. A corrente inteira com o fecho, a tampa da coroa e o suporte, exigem 580 operações distintas, das quais 140 de acabamento e 126 de controle. Há nada menos do que 189 componentes (27 peças na coroa, 20 na tampa da coroa, 16 no fecho, 65 na corrente e 61 no suporte separado).


No ano de 2010, em mais uma parceria de sucesso com um astro do esporte, o tenista Rafael Nadal, foi lançado o relógio de pulso com turbilhão mecânico mais leve até então, apenas 18 gramas, usado por Rafa nos jogos durante os campeonatos de 2010 e 2011. Já o ano de 2012 foi repleto de novidades. Primeiro ocorreu a criação de 5 caixas exclusivas em safira sólida para abrigar o novo movimento com frações de segundos (split seconds) da RICHARD MILLE. Pouco depois, apresentou o RM 052 Skull, cuja maior atração era uma caveira central, feita a partir de uma placa de titânio grau 5, onde as mandíbulas seguravam o rubi da gaiola do turbilhão, a parte de trás do crânio compunha uma ponte do movimento, e quatro pontes que ligavam o movimento à caixa formavam ossos cruzados, simbolizando uma espécie de bandeira pirata. Depois imaginou uma caixa totalmente nova em forma de tonneau, projetada para suportar choques extremos, como os que podem ocorrer durante um jogo de pólo a cavalo. Assim, uma caixa “blindada” foi criada em carboneto de titânio com dois arcos salientes que incluem duas janelas de visualização para o modelo RM 053 Pablo MacDonough. O formato do movimento e as duas janelas são inclinados em um ângulo 30°. A janela da esquerda exibe os segundos corridos com a gaiola do turbilhão; a da direita, as horas e os minutos. Esta visão angular é ideal da sela do cavaleiro. E por último o calibre do RM 039 Aviation E6-B Flyback Chronograph é um movimento de corda manual com horas, minutos e segundos às 6 horas; exibição de data ampliada; cronógrafo flyback com contador de segundos, minutos centrais e horas às 9 horas; função UTC e contagem regressiva; seletor de função e indicador de reserva de marcha. O modelo é membro do seleto grupo dos relógios mais complicados do mercado.


Como o universo automobilístico é uma constante fonte de inspiração para a marca RICHARD MILLE, a empresa decidiu oferecer seu apoio a um velho amigo, Jean Todt, e à organização global “FIA Action For Road Safety”. Assim, em 2013, nasceu o RM 036 Tourbillon G-Sensor Jean Todt. O sistema de sensor de força G foi desenvolvido e patenteado pela APR&P exclusivamente para RICHARD MILLE e transmite o movimento de um pequeno mecanismo interno a um indicador. Complexo, esse mecanismo foi projetado para exibir a quantidade de força G acumulada pelo usuário durante rápidas desacelerações. Composto por mais de 50 peças e com apenas 17 mm de diâmetro, o sensor de força G do modelo pode suportar desacelerações envolvendo dezenas de G. Em 2014 foi a vez do modelo RM 35-01 Rafael Nadal estrear no mercado. Este relógio de pulso de corda manual alia o espírito da lendária família dos relógios RM 027 e uma caixa criada por meio da tecnologia do carbono NTPT®, composto por mais de 600 camadas de fibras de carbono, à prova de corrosão e altamente resistente a impactos, usado em aeronaves e carros de Formula 1. Já o calibre RMUL3 apresenta uma extraordinária resistência a impactos graças ao uso do titânio grau 5, em todo o movimento altamente esqueletizado.


Em 2015 foi lançado o relógio feminino RM 07-02 Pink Lady Sapphire, cuja caixa é feita a partir de camadas de cristal de safira maciça, transparente, que permite ver todo o seu mecanismo interno. Mais recentemente a marca lançou no mercado um relógio dedicado aos viajantes: o RM 63-02 World Timer, que exibe 24 cidades que representam todos os fusos horários do mundo. Por US$ 145 mil e um movimento simples, o proprietário da peça adapta seu relógio ao horário local de forma quase instantânea. Já a parceria entre a Biwi S.A. e a RICHARD MILLE permitiu elaborar um material inovador que, por meio da mais recente nanotecnologia, fornece resistência e transparência inigualáveis: o Aerospace Nano®. Suas propriedades de reforço são geradas durante o processo de produção. A elasticidade e a resistência natural à água oferecem um toque sedoso e um conforto otimizado para a pulseira.


Para divulgar seus preciosos relógios a marca suíça conta com uma estrelada equipe de embaixadores globais como os tenistas Rafael Nadal e Alexander Zverev; as golfistas Cristie Kerr e Diana Luna; o golfista Bubba Watson; os pilotos de F1 Felipe Massa e Romain Grosjean; os pilotos de rali Sébastien Loeb e Sébastien Ogier; o jogador argentino de pólo a cavalo Pablo MacDonough; os velocista Yohan Blake e Wayde Van Niekerk; o técnico de futebol Roberto Mancini; o esquiador Alexis Pinturault; e a atriz e bailarina malaia Michelle Yeoh. Além disso, a marca é patrocinadora e parceira das escudeiras de F1 McLaren Honda e Hass F1 Team, e da montadora britânica de carros esportivos de luxo Aston Martin, cujo objetivo é o desenvolvimento de uma linha de relógios luxuosos de alta performance e a colaboração em corridas. Essa badalada parceria com consagrados campeões e marcas de luxo também contribuíram para o enorme prestígio da marca suíça.


Essas estrelas, além de patrocínio e parceria com a marca suíça, incluindo o desenvolvimento de edições limitadas, divulgam seus relógios em prestigiados torneios mundiais. Como por exemplo, no torneio de Roland Garros quando o tenista espanhol Rafael Nadal jogou as partidas com um relógio feito de titânio, leve o bastante para passar despercebido no pulso durante uma partida, mas resistente o suficiente para suportar os movimentos do tenista, sem perder o tic-tac. A peça estava avaliada em US$ 800 mil. Já o velocista jamaicano Yohan Blake (foto abaixo) irritou o Comitê Olímpico Internacional (COI) ao correr a final dos 100 metros nos Jogos de Londres/2012 com um relógio RICHARD MILLE avaliado em US$ 500 mil. E o velocista repetiu a dose nos Jogos Rio/2016 ao correr com um relógio da marca suíça avaliado em R$ 2 milhões. Na verdade Yohan Blake é o testador ideal para os relógios RICHARD MILLE. Correndo com os relógios da marca, a empresa tem a possibilidade de observar o movimento do turbilhão mecânico quando submetido a diferentes forças durante os percursos de alta velocidade.


Além das parcerias realizadas com grandes astros do esporte mundial, recentemente a marca anunciou uma colaboração com um dos mais famosos artistas de rua do mundo, Cyril Kongo, artista que vive e trabalha, essencialmente, em Paris e é conhecido como um dos maiores representantes da cena do grafite mundial. O trabalho é o resultado do desejo da RICHARD MILLE querer introduzir a arte contemporânea na alta relojoaria, em uma abordagem sem precedentes. Isto resultou no relógio RM 68-01 Cyril Kongo, uma peça que carrega o trabalho do próprio artista. Limitada a apenas 30 unidades, não se trata de uma mera reprodução do trabalho do artista em seu mostrador. Seu universo e linguagem gráfica foram transferidos para o “coração” de um movimento, a uma escala milimétrica. Cada relógio foi individualmente trabalhado por Cyril Kongo com instrumentos de micro pintura em spray. Cada modelo tem um valor comercial de US$ 685 mil.


O conceito 
Conhecida pelas soluções tecnológicas de ponta em relógios que estão apenas ao alcance de uma clientela exclusiva. Assim é a RICHARD MILLE. As questões externas de um relógio - conforto proporcionado pela escolha do design ergonômico e linhas visualmente impressionantes - são importantes. Porém, elas representam apenas o início de um longo processo de criação. O interior do relógio, com o movimento inteiro, os detalhes aparentemente irrelevantes de forma e de acabamento dos parafusos, o modo arquitetônico de uso do espaço interno para a disposição do movimento (que também deve ser uma obra de arte por si próprio), são aspectos da mesma importância. Esta talvez seja a essência da visão relojoeira da RICHARD MILLE: cada detalhe de um relógio é de extrema relevância e soluções fáceis não fazem parte do vocabulário de trabalho. Somente é possível tentar definir e alcançar a perfeição quando uma abordagem é completamente planejada e executada desta maneira. Estes são os princípios fundamentais que definem cada relógio da coleção RICHARD MILLE.


Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1999 
● Fundador: Richard Mille 
● Sede mundial: Les Breuleux, Suíça 
● Proprietário da marca: Richard Mille S.A. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Richard Mille 
● Faturamento: US$ 200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 30 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 350 
● Segmento: Relojoaria de luxo 
● Principais produtos: Relógios 
● Concorrentes diretos: IWC, Omega, Rolex, Breitling, TAG Heuer, Hublot e Bell & Ross 
● Ícones: O design dos relógios 
● Slogan: A racing machine on the wrist. 
● Website: www.richardmille.com 

A marca no mundo 
A luxuosa marca RICHARD MILLE vende seus cobiçados e caros relógios em aproximadamente 50 países através de uma seleta rede autorizada. A marca possui ainda 30 lojas próprias em 16 países, localizadas em cidades como Las Vegas, Paris, Milão, Londres, Genebra, Xangai, Doha, Tóquio e Munique. A RICHARD MILLE fabrica e vende pouco mais de 3.500 relógios anualmente. 

Você sabia? 
Apesar de ser reconhecida por seus relógios de luxo, recentemente a RICHARD MILLE lançou a caneta RMS05, que utiliza os princípios da relojoaria para criar uma ponta retrátil. Com preço de US$ 105 mil, o corpo da caneta é feito de carbono NTPT® cinza escuro, um material leve e forte. O modelo conta com um recipiente de safira ornamentado com doze pedras preciosas que mantêm as engrenagens, banhadas a rodium, em movimento. A ponta retrátil do objeto tem um nível de complexidade que é similar ao dos relógios da marca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/8/2016

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